Plano de aula: nascimento, desenvolvimento e família BNCC para educação infantil


Tema da aula: Nascimento, desenvolvimento e família 

Faixa etária: Crianças pequenas (4 anos a 5 anos e 11 meses)

Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento da BNCC
(EI03ET06) Relatar fatos importantes sobre seu nascimento e desenvolvimento, a história dos seus familiares e da sua comunidade.
(EI03EO06) Manifestar interesse e respeito por diferentes culturas e modos de vida.

Campos de Experiências da BNCC
Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações
Eu, o outro e o nós


Objetivos específicos 
Pesquisar com ajuda da família sobre a origem do seu nome, seus antepassados e seus hábitos.
Valorizar suas características físicas associando-as à dos seus antepassados. 
Respeitar e valorizar as características físicas e culturais existentes entre colegas de classe e adultos de sua convivência.


Atividade 1
Pesquisar sobre seu nascimento
Na roda de conversa o professor iniciará o assunto contando sobre a chegada de uma criança na família. O professor pode levar para sala vários recortes de jornais e revistas mostrando fotos de bebês juntos com seus familiares, mostrando assim que a chegada de um bebê é um momento especial para cada família. Para incentivar os alunos a contarem sobre seu nascimento, você pode iniciar contando a história do seu nascimento, compartilhando a origem do seu nome e outras coisas que achar interessante falar. Fale com as crianças que todos temos histórias e que podemos estar compartilhando com os amigos nossas histórias. Pergunte as crianças sobre seus nascimentos e se existem algo que elas desejam saber. Proponha as crianças que façam uma pesquisa sobre seu nascimento com seus familiares para trazerem na próxima semana e assim, compartilharem com sus amigos! Incentive os alunos a trazerem fotos suas, quando bebês.


Atividade 2
Compartilhando suas pesquisas.
Na semana seguinte, todos vão compartilhar suas pesquisas com ajuda do professor. Cada criança vai contar suas descobertas. Além de trazerem uma foto quando bebês para mostrarem seus colegas.



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Atividade 3
Observando as diferentes famílias
Leve para sala de aula imagens de famílias e pessoas de diferentes culturas. Explique para as crianças que cada um tem características físicas parecidas com de seus pais biológicos, ou seja, o fator genético determina como vamos ser ao nascer. A cor de nossa pele, dos cabelos, dos olhos são herança genética adquiridas de nosso pais. Mas que existem, também, as características culturais como modo de vida, modo de nos vestir e acessórios que usamos (óculos, brincos, sem eles) que usamos, jeito de agir e falar. Mostre para crianças que as diferenças existem e que devem ser valorizadas como pontos positivos. Na roda de conversa deixe que as crianças contem sobre suas famílias, suas características físicas e também características culturais.







Atividade 4

O que será abordado:
Com o apoio da família faça uma pesquisa sobre cada criança. O envolvimento da família é muito importante nesse estudo, até para um resgaste do passado. Usando como norte as seguintes perguntas:
1- Quem é nossa família? Em quantos somos?
2- Quais os lugares que frequentamos? Por quê?
3- Onde moramos? Desde de quando?
4-Quem mora em nossas casas?
Faça com cada criança um "livro" de sua família contento o resultado da pequisa. Cada pergunta poderá ser ilustrada com um desenho da criança!

Atividade 5 
Montar um Portfólio
Para finalizar os estudos, o professor montará um portfólio com todas as atividades feitas pelos alunos e fará uma exposição para que as crianças apresentem suas pesquisas.  Poderá contar com as presenças de suas famílias na apresentação.   



Avaliação:
A avaliação acontecerá de forma contínua iniciada nas perguntas orais diagnosticadas no início da aula. Posteriormente, as realizações das atividades e interesse pelo tema da aula. Registro e reflexão sobre as atividade realizadas sobre o aprendizado da turma com a experiência vivenciada.

Recursos:
Imagens de famílias, folhas brancas e lápis para desenhar, recortes de revistas e jornais com imagens de famílias com seus bebês. Folha de atividades com as perguntas da pesquisa do nascimento e desenvolvimento da criança.

Fontes de consulta
http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf

Plano de aula Alfabetização diferenciando e relacionando letras de imprensa e cursiva BNCC



Língua Portuguesa / 1º Ano/ Ensino Fundamental


Práticas de Linguagem

Oralidade

Leitura

Escrita

Análise linguística/semiótica

Habilidade da Base Nacional Comum Curricular BNCC

(EF01LP11) Conhecer, diferenciar e relacionar letras em formato imprensa e cursiva, maiúsculas e minúsculas.

Objetos de conhecimento:

Grafias do alfabeto

Emprego da letra maiúscula e minúscula

Tema da aula
Estudando Grafias do alfabeto através da música

Objetivos específicos
· Analisar o texto (música)
· Identificar os tipos de grafia do alfabeto.
· Associar palavras iguais em grafias diferentes.
· Diferenciar palavras escritas com letras maiúsculas e minúsculas.


Tempo estimado: 5 aulas

Orientações
Tanto para as aulas presenciais quanto as remotas é necessário se organizar acerca do material a ser utilizado. É importante considerar nas aulas presenciais a nova realidade que nos cerca, por isso é essencial organizar os materiais e o espaço das atividades. Para as aulas remotas é importante a antecedência no envio de material e o bom diálogo com os responsáveis.

Atividade 1

Inicie a aula explicando aos alunos que você vai colocar uma música A música Alecrim Dourado cantada para tocar e que vai dar a letra para eles acompanharem a música. Se eles não conhecerem a música peçam para escutar essa primeira vez com muita atenção, pois depois deverão cantar. Peça para eles cantarem acompanhando com a letra que você deu. No final, pergunte se eles acharam alguma coisa de diferente na letra dessa música. Após as respostas, acrescente ou reafirme (dependendo de como foram essas respostas) que a música está escrita de maneiras diferentes. Parte está escrita com letra cursiva, parte com letra imprensa e parte com letra bastão. Explique as diferenças entre elas. Você pode pedir que eles sublinhem/pintem as partes correspondentes a cada tipo de letra de uma cor, por exemplo: “Pintem de verde aonde está escrito com letra cursiva, inclusive se estiver no título. Ele também faz parte do texto. ”



Atividade 2
Na primeira folha de atividade, os alunos devem escrever quantas vezes as palavras indicadas aparecem no texto. Na parte inferior associarão em uma tabela as palavras coloridas às duas cópias escritas em outro tipo de letra. Na segunda folha eles irão diferenciar palavras do texto escritas com letras maiúsculas e minúsculas. Na parte inferior vão responder a uma pergunta sobre a escrita maiúscula e minúscula da palavra alecrim no texto. Convide os alunos a voltarem no texto da música e deixem que respondam oralmente e depois escrevam sua resposta. Caso haja dificuldade, ajude na formação dessa resposta.




Atividade 3
Proponha que os alunos montem seu nome recortando diferentes letras em jornais e revista. Você pode colar esses nomes em um mural ou pedir que eles se desenhem em baixo dos nomes. Deixe essa atividade mais divertida, por que não colocar uma música para animar? Pode ser a música que foi trabalhada na atividade e outras mais.


Atividade Bônus
Uma possibilidade muito interessante é o uso do recurso do computador. Havendo uma sala de informática, por que não a utiliza-la? O teclado fornece visualmente a grafia na letra bastão (também chamada de imprensa maiúscula), mas ao utiliza-lo junto aos alunos você pode explicar como digitar em minúscula e em outras fontes e tamanhos. Dessa maneira eles podem estabelecer comparações tanto entre uma letra e outra quanto as diferentes formas de uma mesma letra. Você pode orientar os alunos a escreverem o texto trabalhado em sala e depois deixarem que eles explorem as possibilidades de formatação desse texto. O programa mais básico e usual é o Word, mas você pode utilizar o que tiver mais familiarizada


Recursos:
Musica Alecrim Dourado: https://www.youtube.com/watch?v=7t6Lv_S9zO0 (Até 1:30), Aparelho de som, folhas de exercícios, revistas e jornais.

Avaliação:

A avaliação acontecerá durante a realização das atividades e interesse pelo tema da aula. Os registros feitos nas atividades são importante ferramenta para avaliação.

Fonte de consulta:
http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf

Atividades e Plano de Aula Semana do Trânsito para educação infantil BNCC


Campos de experiências

Escuta, fala, pensamento e imaginação 
O eu, o outro e o nós.

Faixa etária da Educação Infantil
Crianças pequenas 4 a 5 anos e 11 meses

Tema da aula:

Sinalização e regras de trânsito

Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento da BNCC
(EI03EF01) Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fotos, desenhos e outras formas de expressão.
(EI03EO04) Comunicar suas ideias e sentimentos a pessoas e grupos diversos.


Objetivos específicos:
Expressar-se oralmente sobre o tema da aula.
Utilizar a escrita espontânea para escrever palavras.
Desenhar um trajeto, observando sinalização de trânsito e pontos de referências.
Identificar e reconhecer a sinalização de trânsito para segurança dos motoristas e pedestres.
Reconhecer as regras de circulação de trânsito para um trânsito mais seguro.

Roda de conversa

Converse coma as crianças sobre o tema. Pergunte a elas o que sabem sobre trânsito. O trânsito é a circulação de veículos e pessoas pelas ruas. Pessoas dirigindo carros, ônibus, camiões, chamamos de motoristas. Pessoas andando nas calçadas e ruas chamamos de pedestres ou transeuntes. Pessoas montadas em motos chamamos de motociclistas e pessoas montadas em bicicletas chamamos de ciclistas. Todas essas pessoas circulando pelas ruas com seus veículos ou a pé chamamos de trânsito. Para que haja segurança no trânsito e não ocorra acidentes é preciso respeitar as regras e normas de trânsito. Pergunte as crianças o que são regas e normas? Deixe que elas discutam sobre o assunto. Pergunte também se conhecem as regas e normas de trânsito. Agregue a conversa algumas regras de trânsito, sempre dando exemplos para ficar mais claro a construção do conceito. 


Veja o vídeo educativo pronto para usar com sua turma 👇


Atividade 1 

Resolva as charadas 

Após a roda de conversa aplique a atividade das charadas sobre algumas atitudes que devemos observar ao andarmos nas ruas.  Chamar atenção das crianças para as normas regras do trânsito é de extrema importância para manter as crianças a salvo de se envolver em acidentes, principalmente atropelamentos. As crianças podem atuar como multiplicadores em suas casas, incentivando aos seus familiares a observarem as regras de trânsito.


Atividade 3 

A função do semáforo e controlar o fluxo de veículos facilitando o funcionamento do trânsito. Leve aos alunos a pensarem como seria o trânsito sem sinalização. Obedecer a sinalização viária evita acidentes, tornando o trânsito mais seguro. Atividade para trabalhar o semáforo. Vermelho pare, verde siga em frente e amarelo atenção.

Atividade 4 

Escreva pare ou siga nos semáforos 


Atividade 5 

Placas de trânsito 

Apresente as placas de trânsito para a turma perguntando se já viram essas placas nas ruas e se sabem o que significa cada uma delas. Explique que as placas servem como um guia para motoristas e pedestres. O professor poderá imprimir as placas de trânsito uma a uma em tamanho grande e colar no papel cartão, e em seguida colar no palito. Desta forma construindo placas para melhor manuseio dos alunos. Depois o professor pode montar um circuito e simular a circulação no trânsito com a turma.


Atividade 6

Desenhando trajetos 

Nesta atividade os alunos irão desenhar o trajeto que fazem de suas casas até a escola. Peça a eles que coloquem pontos de referências como padarias, lojas, placas, faixa de pedestre, semáforo. É bem interessante que a criança faça esse exercício para observar todo o caminho e assim pode planejar sua ida à escola junto com seus familiares.


 Jogo do trânsito 

O jogo de tabuleiro do trânsito apresenta imagens de ações e placas de trânsito para trabalhar a percepção visual e os conceitos aprendidos sobre trânsito.  O jogo é constituído de um tabuleiro e também das instruções de como jogar. Dica: imprima o tabuleiro do jogo colorido para melhor experiência visual.





Fontes de consultas:

https://auto.umcomo.com.br/artigo/placas-de-transito-e-seus-significados-6336.html

http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf

Atividades com a letra R e plano de aula para a Alfabetização BNCC



Língua Portuguesa - 1º Ano Fundamental Anos Iniciais


Práticas de Linguagem:
Análise linguística/semiótica (Alfabetização)

Habilidades da Base Nacional Comum Curricular
(EF01LP05) Reconhecer o sistema de escrita alfabética como representação dos sons da fala.
(EF01LP07) Identificar fonemas e sua representação por letras.

Objeto do conhecimento
Construção do sistema alfabético.

Tema da aula
Letra R e seu som

Objetivos específicos

Reconhecer o som da letra R nas palavras apresentadas.
Identificar a letra R nas palavras apresentadas.
Grafar a letra R em atividades de escrita.

Apresentando a letra R
Orientações: apresente a letra e o seu som. Converse com as crianças mostrando que as letras tem sons. Discuta com as crianças sobre as palavras que tem o som da letra R. Peça as crianças que identifiquem este som nas palavras apresentadas. Faça com as crianças listas com as palavras que começam com letra R. Exemplo animais que começam com letra R. Música que tenha palavras com a letra R. Trava-línguas. Trabalhe com rimas. Mostre também palavras que tenham R no meio e no final da palavra. É importante que a criança faça a conexão do som da fala com a letra. Assista com as crianças o vídeo abaixo para começar o trabalho! Vídeo os sons das letras 

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Nota
A importância da consciência fonológica para alfabetização
Especialistas afirmam que a habilidade mais importante para a alfabetização é o desenvolvimento da consciência fonológica, ou seja, a capacidade de reconhecer os sons individuais que compõem as palavras. Mais informações aqui!
Os três tipos de consciência fonológica 
Consciência sintática: percepção de que a palavra é composta por sílaba. Consciência silábica: manipulação de sílabas na construção de novas palavras. Consciência fonêmica: percepção de que as sílabas são compostas de sons.

Atividade 1 
Apresente a letra R  a partir do texto abaixo. É uma forma bem interessante de estar iniciando o estudo de uma letra. Deixe que as crianças descubram com que letra se inicia as palavras apresentadas. O professor pode escrever o texto na lousa ou no cartaz e apresentá-lo para as crianças fazendo uma leitura inicial do texto e depois uma nova leitura destacando as palavras que tem a letra R inicial e também no meio delas. O professor junto com os alunos destacará as palavras que começam com a letra R e aquelas que tem no seu interior também! Sempre trabalhando o som da letra. Após a leitura o professor dará a folhinha para que cada criança faça a atividade individualmente.


Atividade 2
Nesta tarefa o aluno reconhecerá a letra R inicial ligando a figura a letra destacada. É uma atividade que exigirá do aluno o reconhecimento da letra e também o som que está letra faz.

Atividade 3
Nesta atividade o aluno irá fazer a leitura da palavra com a ajuda da imagem, além de grafar a letra R inicial  de cada palavra.

Atividade 4
Atividade de leitura associando à imagem e fazendo a diferença das letras iniciais das palavras apresentadas na atividade.

Atividade 5

A atividade consiste em circular a palavra que tem o mesmo som inicial. Assim o professor estimulará a consciência fonológica no aluno, tão importante para o processo de alfabetização.

Atividade 6
Atividade de percepção do som inicial da letra. Nesta atividade a criança falará o nome das figuras em voz alta e em seguida irá circular aquela que não pertence ao conjunto de cada objeto que tem a mesma letra.

Atividade 7
Quebra- cabeça  
Nesta atividade o aluno identificará a letra R inicial das imagens brincando com o quebra-cabeça. O professor recortará as peças colocando no saquinho para que cada criança possa montar o seu. 

Materiais:
Folhas contendo as atividades.

Avaliação:
A avaliação acontecerá de forma contínua iniciada nas perguntas orais diagnosticadas no início da aula. Posteriormente, as realizações das atividades e interesse pelo tema da aula. Registro e reflexão sobre as atividades realizadas sobre o aprendizado da turma com a experiência vivenciada.

Fontes de consulta

http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pd

https://blog-pt.kinedu.com/alfabetizacao-a-importancia-da-consciencia-fonologic

Atividades com a letra P e plano de aula para a Alfabetização BNCC


Língua Portuguesa - 1º Ano Fundamental Anos Iniciais

Práticas de Linguagem: Análise linguística/semiótica (Alfabetização)

Habilidades da Base Nacional Comum Curricular
(EF01LP05) Reconhecer o sistema de escrita alfabética como representação dos sons da fala.
(EF01LP07) Identificar fonemas e sua representação por letras.

Objeto do conhecimento
Construção do sistema alfabético.

Tema da aula
Letra P e seu som

Objetivos específicos
Reconhecer o som da letra P nas palavras apresentadas.
Identificar a letra P nas palavras apresentadas.
Grafar a letra P em atividades de escrita.

Apresentando a letra P
Orientações: apresente a letra e o seu som. Converse com as crianças mostrando que as letras tem sons. Discuta com as crianças sobre as palavras que tem o som da letra P. Peça as crianças que identifiquem este som nas palavras apresentadas. Faça com as crianças listas com as palavras que começam com letra P. Exemplo animais que começam com letra P. Música que tenha palavras com a letra P. Trava-línguas. Trabalhe com rimas. Mostre também palavras que tenham P no meio e no final da palavra. É importante que a criança faça a conexão do som da fala com a letra. Assista com as crianças o vídeo abaixo para começar o trabalho! Vídeo os sons das letras

✅Adquira a nossa Apostila de atividades para trabalhar a ​Consciência Fonológica com uma média de 7 ​atividades por letra com texto para cada letra. ​Habilidades trabalhadas em cada letra: nome ​da letra, grafia da letra e som da letra. Além dos ​bônus de atividades para trabalhar as vogais e o ​alfabeto ilustrado de parede com silabário. O ​material possui 207 páginas em PDF. 👇Clique na imagem e saiba mais👇

Nota 
A importância da consciência fonológica para alfabetização
Especialistas afirmam que a habilidade mais importante para a alfabetização é o desenvolvimento da consciência fonológica, ou seja, a capacidade de reconhecer os sons individuais que compõem as palavras. Mais informações aqui!
Os três tipos de consciência fonológica 
Consciência sintática: percepção de que a palavra é composta por sílaba. Consciência silábica: manipulação de sílabas na construção de novas palavras. Consciência fonêmica: percepção de que as sílabas são compostas de sons. 


Atividade 1 
Apresente a letra P  a partir do texto abaixo. É uma forma bem interessante de estar iniciando o estudo de uma letra. Deixe que as crianças descubram com que letra se inicia as palavras apresentadas. O professor pode escrever o texto na lousa ou no cartaz e apresentá-lo para as crianças fazendo uma leitura inicial do texto e depois uma nova leitura destacando as palavras que tem a letra P inicial e também no meio delas. O professor junto com os alunos destacará as palavras que começam com a letra P e aquelas que tem no seu interior também! Sempre trabalhando o som da letra. Após a leitura o professor dará a folhinha para que cada criança faça a atividade individualmente.


Atividade 2
Nesta tarefa o aluno reconhecerá a letra P inicial ligando a figura a letra destacada. É uma atividade que exigirá do aluno o reconhecimento da letra e também o som que está letra faz.

Atividade 3
Nesta atividade o aluno irá fazer a leitura da palavra com a ajuda da imagem, além de grafar a letra P inicial  de cada palavra.

Atividade 4
Atividade de leitura associando à imagem e fazendo a diferença das letras iniciais das palavras apresentadas na atividade. 

Atividade 5
A atividade consiste em circular a palavra que tem o mesmo som inicial. Assim o professor estimulará a consciência fonológica no aluno, tão importante para o processo de alfabetização


Atividade 6
Atividade de percepção do som inicial da letra. Nesta atividade a criança falará o nome das figuras em voz alta e em seguida irá circular aquela que não pertence ao conjunto de cada objeto que tem a mesma letra.

Atividade 7
Brincando de montar palavras com o P inicial. Nesta atividade o aluno fará a manipulação  de sílabas, ou seja, reconhecer que as palavras são formadas de sílabas que apesar de o A inicial estar sozinho ele constitui um som, por tanto, uma sílaba. O aluno  montará as palavras com ajuda do professor.  Recomendação: recorte em sílabas e cole o jogo no papel cartão e coloque papel contact para melhor manipulação e limpeza.



Materiais:
Folhas contendo as atividades, jogo roda letra, vídeo o sons das letras, tesoura para cortar e pregadores.

Avaliação:
A avaliação acontecerá de forma contínua iniciada nas perguntas orais diagnosticadas no início da aula. Posteriormente, as realizações das atividades e interesse pelo tema da aula. Registro e reflexão sobre as atividades realizadas sobre o aprendizado da turma com a experiência vivenciada.

Fontes de consulta

http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf

https://blog-pt.kinedu.com/alfabetizacao-a-importancia-da-consciencia-fonologic

Plano de aula: nascimento, desenvolvimento e família BNCC para educação infantil

Tema da aula: Nascimento, desenvolvimento e família  Faixa etária: Crianças pequenas (4 anos a 5 anos e 11 meses) Objetivos de aprendi...