Plano de aula: nascimento, desenvolvimento e família BNCC para educação infantil
Plano de aula Alfabetização diferenciando e relacionando letras de imprensa e cursiva BNCC
Língua Portuguesa / 1º Ano/ Ensino Fundamental
Práticas de Linguagem
Oralidade
Leitura
Escrita
Análise linguística/semiótica
Habilidade da Base Nacional Comum Curricular BNCC
(EF01LP11) Conhecer, diferenciar e relacionar letras em formato imprensa e cursiva, maiúsculas e minúsculas.
Objetos de conhecimento:
Grafias do alfabeto
Emprego da letra maiúscula e minúscula
Tema da aula
Estudando Grafias do alfabeto através da música
Objetivos específicos
· Identificar os tipos de grafia do alfabeto.
· Associar palavras iguais em grafias diferentes.
· Diferenciar palavras escritas com letras maiúsculas e minúsculas.
Atividade Bônus
Musica Alecrim Dourado: https://www.youtube.com/watch?v=7t6Lv_S9zO0 (Até 1:30), Aparelho de som, folhas de exercícios, revistas e jornais.
Avaliação:
A avaliação acontecerá durante a realização das atividades e interesse pelo tema da aula. Os registros feitos nas atividades são importante ferramenta para avaliação.
Fonte de consulta:
http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf
Atividades e Plano de Aula Semana do Trânsito para educação infantil BNCC
Escuta, fala, pensamento e imaginação
Faixa etária da Educação Infantil
Crianças pequenas 4 a 5 anos e 11 meses
Tema da aula:
Sinalização e regras de trânsito
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento da BNCC
(EI03EF01) Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fotos, desenhos e outras formas de expressão.
(EI03EO04) Comunicar suas ideias e sentimentos a pessoas e grupos diversos.
Objetivos específicos:
Expressar-se oralmente sobre o tema da aula.
Utilizar a escrita espontânea para escrever palavras.
Desenhar um trajeto, observando sinalização de trânsito e pontos de referências.
Identificar e reconhecer a sinalização de trânsito para segurança dos motoristas e pedestres.
Reconhecer as regras de circulação de trânsito para um trânsito mais seguro.
Roda de conversa
Converse coma as crianças sobre o tema. Pergunte a elas o que sabem sobre trânsito. O trânsito é a circulação de veículos e pessoas pelas ruas. Pessoas dirigindo carros, ônibus, camiões, chamamos de motoristas. Pessoas andando nas calçadas e ruas chamamos de pedestres ou transeuntes. Pessoas montadas em motos chamamos de motociclistas e pessoas montadas em bicicletas chamamos de ciclistas. Todas essas pessoas circulando pelas ruas com seus veículos ou a pé chamamos de trânsito. Para que haja segurança no trânsito e não ocorra acidentes é preciso respeitar as regras e normas de trânsito. Pergunte as crianças o que são regas e normas? Deixe que elas discutam sobre o assunto. Pergunte também se conhecem as regas e normas de trânsito. Agregue a conversa algumas regras de trânsito, sempre dando exemplos para ficar mais claro a construção do conceito.
Atividade 1
Resolva as charadas
Após a roda de conversa aplique a atividade das charadas sobre algumas atitudes que devemos observar ao andarmos nas ruas. Chamar atenção das crianças para as normas regras do trânsito é de extrema importância para manter as crianças a salvo de se envolver em acidentes, principalmente atropelamentos. As crianças podem atuar como multiplicadores em suas casas, incentivando aos seus familiares a observarem as regras de trânsito.
Atividade 3
A função do semáforo e controlar o fluxo de veículos facilitando o funcionamento do trânsito. Leve aos alunos a pensarem como seria o trânsito sem sinalização. Obedecer a sinalização viária evita acidentes, tornando o trânsito mais seguro. Atividade para trabalhar o semáforo. Vermelho pare, verde siga em frente e amarelo atenção.
Atividade 4
Escreva pare ou siga nos semáforos
Atividade 5
Placas de trânsito
Atividade 6
Jogo do trânsito
O jogo de tabuleiro do trânsito apresenta imagens de ações e placas de trânsito para trabalhar a percepção visual e os conceitos aprendidos sobre trânsito. O jogo é constituído de um tabuleiro e também das instruções de como jogar. Dica: imprima o tabuleiro do jogo colorido para melhor experiência visual.
Fontes de consultas:
https://auto.umcomo.com.br/artigo/placas-de-transito-e-seus-significados-6336.html
http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf
Atividades com a letra R e plano de aula para a Alfabetização BNCC
Língua Portuguesa - 1º Ano Fundamental Anos Iniciais
Práticas de Linguagem: Análise linguística/semiótica (Alfabetização)
Habilidades da Base Nacional Comum Curricular
(EF01LP05) Reconhecer o sistema de escrita alfabética como representação dos sons da fala.
(EF01LP07) Identificar fonemas e sua representação por letras.
Objeto do conhecimento
Construção do sistema alfabético.
Tema da aula
Letra R e seu som
Objetivos específicos
Reconhecer o som da letra R nas palavras apresentadas.
Identificar a letra R nas palavras apresentadas.
Grafar a letra R em atividades de escrita.
Materiais:
Folhas contendo as atividades.
Avaliação:
A avaliação acontecerá de forma contínua iniciada nas perguntas orais diagnosticadas no início da aula. Posteriormente, as realizações das atividades e interesse pelo tema da aula. Registro e reflexão sobre as atividades realizadas sobre o aprendizado da turma com a experiência vivenciada.
Fontes de consulta
http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pd
Atividades com a letra P e plano de aula para a Alfabetização BNCC
Língua Portuguesa - 1º Ano Fundamental Anos Iniciais
Práticas de Linguagem: Análise linguística/semiótica (Alfabetização)
(EF01LP05) Reconhecer o sistema de escrita alfabética como representação dos sons da fala.
(EF01LP07) Identificar fonemas e sua representação por letras.
Objeto do conhecimento
Construção do sistema alfabético.
Tema da aula
Letra P e seu som
Objetivos específicos
Reconhecer o som da letra P nas palavras apresentadas.
Identificar a letra P nas palavras apresentadas.
Grafar a letra P em atividades de escrita.
Materiais:
Folhas contendo as atividades, jogo roda letra, vídeo o sons das letras, tesoura para cortar e pregadores.
Avaliação:
A avaliação acontecerá de forma contínua iniciada nas perguntas orais diagnosticadas no início da aula. Posteriormente, as realizações das atividades e interesse pelo tema da aula. Registro e reflexão sobre as atividades realizadas sobre o aprendizado da turma com a experiência vivenciada.
Fontes de consulta
http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf
https://blog-pt.kinedu.com/alfabetizacao-a-importancia-da-consciencia-fonologic
Plano de aula: nascimento, desenvolvimento e família BNCC para educação infantil
Tema da aula: Nascimento, desenvolvimento e família Faixa etária: Crianças pequenas (4 anos a 5 anos e 11 meses) Objetivos de aprendi...
.png)
-
💢Planejameto para trabalhar o tema Dia das Mães com as crianças do maternal, faixa etária da BNCC crianças bem pequenas. Histórias, ativida...
-
Atividades para ensinar as vogais para as crianças da educação infantil O ensino das vogais para crianças da educação infantil é fundamenta...
-
💜Educação Infantil Crianças de 4 e 5 anos Campos de Experiências O eu, o outro e nós Escuta, fala, pensamento e imaginação Objetivos de A...