Plano de aula leitura do tempo de acordo com a BNCC para Educação Infantil



Fazer a leitura do tempo interpretando os climas, selecionando peças de vestuário de acordo com clima.  

Campo de Experiências da BNCC:
Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações 
Escuta, fala, pensamento e imaginação

Habilidades da Base Nacional Comum Curricula
(EI03ET03) Identificar e selecionar fontes de informações, para responder a questões sobre a natureza, seus fenômenos, sua conservação.
(EI03EF01) Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fotos, desenhos e outras formas de expressão. 

Educação Infantil - Pré escolar idade 4 e 5 anos

Tempo estimado: 3 aulas 


Objetivos de aprendizagens:
Identificar e selecionar fontes de informações sobre o tempo em sua região. 
Ler o tempo e reconhecer símbolos que o representa em veículos de informações. 
Selecionar peças de  vestuário de acordo com o clima e a temperatura.
Escrever palavras usando a escrita espontânea, a partir da interpretação de imagens.   

Atividade 1
Leitura do tempo

Selecione fontes de informações para interpretar o clima em sua cidade. Aplicativos de celulares são importantes ferramentas para apresentar a turma e fazer a leitura do tempo! Alguns sites sobre o tempo também pode ajudar nesta tarefa. Climatempo e ClimaKIDS
Converse com a classe sobre o tema colhendo informações sobre que os alunos sabem a respeito. Mostre aos alunos fotos do tempo em sua região ou se a escola dispor de computador com acesso a internet abra nos sites de leitura do tempo e explique sobre os símbolos dos diversos climas e suas mudanças.
  

Atividade 2 
Identificando peças de vestuário que podem ser usadas de acordo com o clima  
Os tipos de roupas variam também de acordo com a temperatura. No Brasil que é um pais tropical temos basicamente duas estações. 

No inverno que as temperaturas são muito baixas, usamos roupas pesadas que ajudam a isolar ou reter o calor de uma pessoa, como: casacos blusas de manga comprida, calça comprida, cachecol, luvas, botas, meias de lã, gorro.

No verão as temperaturas mais altas exigem roupas leves como: boné, camiseta de manga curta, bermuda, sandálias, vestido, saia.

Usando a escrita espontânea, escreva quente, frio e chuvoso para os objetos e peças de vestuário que podem ser usados de acordo com o tempo.
https://escoladossonhosclaudia.blogspot.com/

Atividade 3 
Selecionando peças de vestuário em situações do dia a dia 
Leve para sala de aula peças de roupas de inverno e separem em duas caixascomo casacos, blusas de manga comprida, calça comprida cachecol, luvas, botas, meias de lã gorro. Peças para clima ensolarado e quente como  boné, camiseta de manga curta, bermuda sandálias, vestido, saia. tempo chuvoso guarda chuva, botas para chuva e capa de chuva. E comece uma brincadeira em que o professor irá dizer várias situações do dia a dia em que os alunos selecionarão as peças de vestuário e objetos de acordo com o tempo. Exemplo: Acordei bem cedinho e fazia muito frio que peças de roupas posso usar para me proteger do frio? Está chovendo e preciso ir a padaria o que poderei usar para me proteger da chuva? Está muito quente e meus amigos me convidaram para ir ao clube tomar banho de piscina que peças roupas devo usar?
https://escoladossonhosclaudia.blogspot.com/


Atividade 4
Selecionando peças de vestuários de acordo com a temperatura
Leve para sala de aula jornais, revistas (se aula for remota peça para que os responsáveis separarem com antecedência)  e proponha aos alunos que recortem peças de vestuários de acordo com o clima: tempo quente e tempo frio e cole em uma folha separadas por duas colunas de um lado a palavra calor e de outro a palavra frio. Uma outra opção é  fazer um cartaz coletivo para colar no mural da sala. 
https://escoladossonhosclaudia.blogspot.com/

Materiais:
Folhas de exercícios, jornais e revistas, Peças de vestuários, laboratórios de informática. tesoura, folha branca e lápis. .

Avaliação: 
A avaliação acontecerá de forma contínua iniciada nas perguntas orais diagnosticadas no início da aula. Posteriormente, as realizações das atividades e interesse pelo tema da aula. Registro e reflexão sobre as atividade realizadas sobre o aprendizado da turma com a experiência vivenciada.

Fontes de consulta 
https://www.smartkids.com.br/trabalho/vestuario
https://www.climatempo.com.br/
http://www.climakids.com.br/cidade

Plano de aula: Profissões para Educação Infantil alinhado a BNCC


A importância das profissões na construção da sociedade 

Trabalhar o tema das profissões na Educação Infantil é fundamental para ampliar o conhecimento das crianças sobre o mundo ao seu redor. Ao conhecer diferentes ocupações, elas desenvolvem o respeito e a valorização pelo trabalho dos outros, além de estimular a curiosidade, a imaginação e o senso de pertencimento social. De forma lúdica e adequada à faixa etária, as atividades sobre profissões ajudam as crianças a entender que todas as funções têm seu valor e importância na comunidade, contribuindo para a formação de cidadãos mais conscientes e empáticos.

Plano de aula para trabalhar o tema profissões com as crianças da educação infantil.  Bom trabalho!

Poderá gostar também de Atividades Profissões

Campo de Experiência da BNCC:
Escuta, fala, pensamento e imaginação

Habilidade da Base Nacional Comum Curricular:
(EI03EF09) Levantar hipóteses em relação à linguagem escrita, realizando registros de palavras e textos, por meio de escrita espontânea.

Tema: As profissões 

Público alvo: Educação infantil 4 e 5 anos (adaptar as atividades de acordo com as idades) 

Objetivos específicos:

Identificar e valorizar os tipos de profissões e suas funções na sociedade. Escrever palavras utilizando o processo de escrita espontânea.
Expressar oralmente desenvolvendo a rapidez de reação e a atenção.
Expressar suas preferências através de desenho.

Incentivo Inicial 

https://escoladossonhosclaudia.blogspot.com/

Para iniciar a aula, o professor poderá levar para sala algumas imagens de profissões e  conversar com a turma perguntando a respeito, fazendo associações as profissões à suas contribuições e importância para a sociedade. Poderá perguntar o que eles sabem sobre o tema e assim construir o conceito de profissões e suas relações com sociedade. 

Atividade 1:
O vídeo sobre as profissões é uma forma divertida para aprender as profissões. Um vídeo para que as crianças aprendam de uma forma divertida os nomes das profissões apresentadas e descubra os "superpoderes" de cada uma delas.
Vídeo Infantil sobre as profissões👇👇👇 



Produção de palavras utilizando o processo de escrita espontânea: 
Após assistir ao vídeo o professor pedirá aos alunos que escrevam os nomes das profissões que mais gostaram no vídeo. 


Atividade 2: 
Brincadeira: O desafio das profissões
Esta brincadeira estimula a Expressão oral, a imaginação, desenvolvendo a rapidez de reação e a atenção.

https://escoladossonhosclaudia.blogspot.com/
Formação: Alunos sentados em circulo, tendo um aluno no centro.

Desenvolvendo a atividade:
Ao sinal do professor, o aluno que está no centro do círculo aponta um colega dizendo o nome de uma profissão. O colega indicado deverá rapidamente, responder como um objeto característico dessa profissão ou alguma atividade específica exercida pelo mesmo. Se o colega do centro disser por exemplo, "jardineiro"e o aluno apontando responder logo, por exemplo, "tesoura de cortar grama", "podar plantas", terá vencido o desafio. Trocam então de lugar e o colega que acertou fica no centro do circulo e da sequência a brincadeira. Se o aluno apontado pelo colega do centro do círculo errar ao responder o objeto ou atividade, deverá sair da brincadeira.

Atividade 3:

O jogo do adivinha sobre as profissões também é bem interessante e estimula a imaginação dos pequenos. O professor poderá usar outras profissões além destas que estão na folhinha. 


Atividade 4:
Nesta atividade o professor irá propor ao aluno para que desenhe a profissão que mais gostou! 


Materiais:
Vídeo das profissões, folhinhas com as atividades, figuras com as profissões.

Avaliação:
Observação e registro quanto à participação, interesse e realização das atividades.

Referências:
Maluf,Angela Cristina Munhoz - Brincadeira para sala de aula- Editora Vozes, 2004
ttp://lucianeandrade12.blogspot.com/2013/02/identidade-e-autonomia-educacao.html
http://lizandra.wikidot.com/plano-de-aula
https://www.gov.br/mec/pt-br/escola-em-tempo-integral/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal.pdf

Atividades e Plano de Aula Profissões para Educação Infantil e Alfabetização


Poderá gostar também de Atividades Profissões

Tema da aula:
 Profissões 

💙Educação Infantil 

Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento BNCC
(EI03EF01) Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fotos, desenhos e outras formas de expressão. 

Campos de Experiências  
Escuta, fala, pensamento e imaginação.

Faixa etária: Crianças pequenas (4 anos a 5 anos e 11 meses) 

💜Alfabetização 

Geografia/1ºano/ Ensino Fundamental 

Unidades temáticas
Mundo do trabalho 

Objeto de conhecimento 
Diferentes tipos de trabalho existentes no seu dia a dia

Habilidades da BNCC para Geografia 
(EF01GE07) Descrever atividades de trabalho relacionadas com o dia a dia da sua comunidade.

Língua Portuguesa / 1º Ano/ Ensino Fundamental 

Práticas de Linguagem  
Escrita 

Habilidades da BNCC para Língua Portuguesa 
(EF01LP02) Escrever, espontaneamente ou por ditado, palavras e frases de forma alfabética – usando letras/grafemas que representem fonemas. Construção do sistema alfabético/ Convenções da escrita.   

Objeto de conhecimento 
Correspondência fonema-grafema

Objetivos específicos da aula:
→Identificar e valorizar os tipos de profissões e suas funções na sociedade 
→Escrever palavras utilizando o processo de escrita espontânea.
→Expressar suas preferências e vivências através de desenho.


👉Vídeo educativo sobre as Profissões 👇



Orientações: As atividades deverão ser adaptadas de acordo com as idades. São ideias de atividades que podem ser reformuladas de acordo com cada realidade escolar. O planejamento não é estanque e o professor poderá reformulá-lo para atender as necessidades de cada turma.

Atividade inicial 
Para iniciar a aula o professor poderá mostrar aos alunos algumas imagens de profissões e conversar com a turma perguntando a respeito, fazendo associações entre as profissões e as suas contribuições e importâncias para a sua comunidade. Poderá perguntar o que eles sabem sobre o tema e assim construir o conceito de profissões e suas relações com a sociedade. Logo depois aplicar a atividade abaixo individualmente, colhendo informações sobre as compreensões dos alunos em relação ao tema.  Para as crianças da alfabetização poderá incentivá-las a escreverem os nomes das profissões abaixo. 

Atividade 1 

Leitura 
Leia o poema fazendo referências às profissões que nele aparecem. O professor poderá destacar essas profissões escrevendo na lousa e perguntando as crianças quais instrumentos e acessórios de trabalho que lembram essas profissões. O professor irá propor  aos alunos desenhem esses instrumentos e acessórios na lousa ou no seu caderno.

Atividade 2
Cada profissão tem o seu valor na construção da nossa sociedade. Nenhuma profissão pode ser desvalorizada, cada uma é importante e necessária na nossa comunidade. Discuta com as crianças sobre essas questões. 


Atividade 3
Antes de aplicar está atividade faça uma pesquisa na turma perguntando sobre as profissões de seus familiares, colhendo da turma se as crianças sabem as profissões dos membros de sua família e que cada profissão representa. Se tiver aluno que não sabe sobre a profissão dos familiares, peça que faça uma pesquisa com seus familiares.  Para depois, então, aplicar esta atividade em que o aluno desenhará uma pessoa da sua família no seu ofício, escrevendo o nome desta profissão. Em seguida compartilhará seus desenhos explicando sobre aquela profissão.  

Atividade 4
Nesta atividade a criança vai ser incentivada a sonhar com uma profissão. Cada aluno poderá desenhar sobre a profissão que mais gostou e também escrever o nome desta profissão. O professor poderá construir um mural sobre o dia da profissão com os desenhos dos alunos. 



Atividade 5
Quebra- cabeças  das profissões
Para aplicar a atividade de forma alternativa colar no papel cartão a cartela abaixo. Cortar nas linhas separando cabeças, trocos e membros. Misturar as partes para que a criança monte cada profissional.    
Jogo da Memória das Profissões 




Materiais

Folhas de atividades, imagens de profissões, papel cartão para confeccionar o quebra cabeças

Avaliação
A avaliação acontecerá de forma contínua iniciada nas perguntas orais diagnosticadas no início da aula. Posteriormente, as realizações das atividades e interesse pelo tema da aula. Registro e reflexão sobre as atividades realizadas sobre o aprendizado da turma com a experiência vivenciada.

Fontes de consultas
http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf

Atividades e Plano de Aula Dia das Mães para Educação Infantil e Alfabetização


💜Educação Infantil

Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento BNCC

(EI03EF01) Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fotos, desenhos e outras formas de expressão.
(EI03EO01) Demonstrar empatia pelos outros, percebendo que as pessoas têm diferentes sentimentos, necessidades e maneiras de pensar e agir.

Campos de Experiências  
Escuta, fala, pensamento e imaginação.
O eu, o outro e o nós 

Faixa etária: Crianças pequenas (4 anos a 5 anos e 11 meses) 

💚Alfabetização 

Ensino Religioso/ 1º ano/ Ensino Fundamental 

Unidades temáticas
Identidades e alteridades
Habilidades da BNCC para Ensino Religioso
(EF01ER01) Identificar e acolher as semelhanças e diferenças entre o eu, o outro e o nós.

Objetos de conhecimento
O eu, o outro e o nós

Língua Portuguesa / 1º Ano/ Ensino Fundamental 

Práticas de Linguagem  
Escrita 

Habilidades da BNCC para Língua Portuguesa 
(EF01LP02) Escrever, espontaneamente ou por ditado, palavras e frases de forma alfabética – usando letras/grafemas que representem fonemas. Construção do sistema alfabético/ Convenções da escrita.   

Objeto de conhecimento 
Correspondência fonema-grafema

Objetivos específicos desta aula 
Escrever palavras utilizando o processo de escrita espontânea.
Expressar suas preferências e vivências através de desenho.
Demonstrar empatia e interesse e acolher as diferenças.
Expressar suas ideias e emoções as pessoas a sua volta.  

Orientações para  aplicar o plano 

Contextualizar o tema a ser trabalhado é bem importante! Discutir com as crianças sobre  comemorações de datas importantes como dia das mães, dia dos pais, dia do amigo entre outras é sinalizar a importância das pessoas em nossas vidas. O ser humano foi criado para viver junto e em comunhão. E, é nessa vivência que aprendemos e nos desenvolvemos. Para uma convivência harmoniosa faz parte aprendemos alguns valores: o respeito, a amizade, a honestidade, a gratidão, etc.  

Orientações de como trabalhar O Dia das Mães para crianças que perderam suas mães:

Converse com as crianças perguntando sobre suas mães. Como é a mãe de cada uma? O professor conhece sua turma e sabe quais da turma, não tem suas mães presentes, por várias razões,  principalmente por falecimento. Trabalhe com a turma os vários jeitos de ser mãe. A pessoa que cuida da criança faz o papel de mãe na vida dela. Converse com as crianças o significado de ser mãe. Mãe é amor, é cuidado, é também corrigir quando precisa. 

👉Poderá gostar de: Atividades e jogos Dia das Mães

As diferenças entre as pessoas também devem ser discutidas com as crianças. As  pessoas são diferentes em muitos aspectos na aparência física, no jeito se ser, de agir. Mas os valores são imutáveis. As crianças precisam entender as diferenças como uma coisa positiva. Conte a história abaixo e em seguida converse com as crianças sobre suas mães e se elas se parecem com os tipos de mães vistos na história.    

Para iniciar a aula faça a leitura do texto: Mães de todos os tipos que podem ser acessados abaixo em PDF e vídeo. 

Mães de todos os tipos PDF

Mãe de todos os tipos em vídeo

Atividade 1
Para aplicar esta atividade de forma alternativa. O professor poderá escrever as qualidades em fichas e ler em voz alta enquanto pergunta aos alunos sobre as qualidades que representam as suas mães. O professor irá registrar na lousa o que o aluno falou ao lado do nome de sua mãe. Quando todos terminarem de apontar as qualidades de suas mães poderá fazer a comparação com todas as mães, percebendo que as pessoas são diferentes em muitos aspectos.

Atividade 2
Para os alunos da alfabetização estimule para que escrevam sobre a sua mãe baseado na história que foi contada. Estimulando sempre pensar nas diferenças que existem entre as pessoas. E que cada mãe é diferente em sua aparência física, no jeito se ser, e de agir. 

Atividade 3
Leitura do poema
Ler o poema junto com a turma, logo após refletir com as crianças sobre as características marcantes das mães. Converse com as crianças perguntando a cada uma sobre o que você mais gosta de fazer junto com a sua mãe? Com essa atividade reforce o laço de afetividade da criança com suas mães ou pessoas que cuidam delas.

Atividade 4
Nesta atividade será trabalhado a palavra gratidão.  Pergunte as crianças o que significa ser grato? Mostre as elas que devemos ser gratos pelas pequenas coisas. Dê alguns exemplos. Como: a mamãe arrumou o meu café, meu lanche,  penteou o meu cabelo, me deu um beijo, etc. Mostre as crianças que devemos ser gratos pelas pequenas coisas. Logo em seguida, a criança irá escrever ou desenhar as coisas que a mãe ou a pessoa que cuida dela faz por ela

Atividade 5 
Como é a minha mãe ou a pessoa que cuida de mim.
Estimule a criança a valorizar os traços físicos e emocionais de sua mãe ou da pessoa que cuida dela. A beleza de uma pessoa está na forma como ela trata as outras pessoas: o carinho, a paciência, o sorriso, a bronca quando necessário.
 

Lembrancinhas para o Dia das Mães
Lembrancinhas lindas e originais para dar no dia das mães. Imprimir,  colar no papel cartão e recortar.   











Materiais:
Leitura: Mães de todos os tipos em PDF e em vídeo, folhas de atividades, lápis de cor e folha. 

Avaliação:
A avaliação acontecerá de forma contínua iniciada nas perguntas orais diagnosticadas no início da aula. Posteriormente, as realizações das atividades e interesse pelo tema da aula. Registro e reflexão sobre as atividades realizadas sobre o aprendizado da turma com a experiência vivenciada.

Fontes de consultas:
http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf

Plano de aula Dia das mães para Educação Infantil de acordo com a BNCC


Campo de Experiências da BNCC: 
Traços, sons, cores e formas
Escuta, fala, pensamento e imaginação

Público alvo:
 Educação Infantil 4 e 5 anos (adaptar as atividades para cada faixa etária)


Tempo estimado: 6 aulas  

Objetivos de aprendizagem:

  • Valorizar a figura da mãe, identificando suas características físicas.
  • Interpretar a pintura Catavento, de Luciana Teruz.
  • Fazer releitura da obra Catavento trocando os personagens do quadro por sua própria imagem quando era bebê e de sua mãe.
  • Valorizar as produções dos colegas e as produções artísticas em geral.
  • Confeccionar uma flor catavento para mamãe.
  • Escrever palavras que expressem sentimentos pela mamãe.
Objetivos de aprendizagem BNCC
(EI03TS02) Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais.
(EI03EF01) Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fotos, desenhos e outras formas de expressão.

👉Poderá gostar de: Atividades e jogos Dia das Mães


Atividade 1
Apreciando obra de arte

Apresentar aos alunos o quadro Catavento, de Luciana Teruz. Pedir aos alunos que façam a interpretação do quadro, fazendo algumas perguntas: O que vocês veem na imagem? O que a pessoa do quadro segura nas mãos? Que cores vocês estão vendo na pintura? O que a imagem representa? E outras perguntas que o professor julgar pertinente para o momento.
      
Resultado de imagem para Catavento, de Luciana Teruz (Brasil 1961)
                    Catavento, de Luciana Teruz (Brasil 1961)

Atividade 2

Releitura de obra de arte

Aproveitando a comemoração dos dias das mães, proponha aos alunos que façam uma releitura da obra trocando as pessoas que aparecem no quadro para representar o (a) aluno (a) quando bebê e sua mãe, através de desenho e pintura com lápis de cor. Depois dos desenhos prontos os alunos apresentaram aos colegas falando dos traços físicos de suas mães. Essa atividade ressalta a diversidade e valoriza a diferença como um ponto positivo na coletividade.

Observação: Como trabalhar o dia das mães para aluno que perdeu sua mãe

O que é releitura?
Releitura e fazer uma nova interpretação baseada em uma obra de arte que já existe ( escultura, pintura, conto, peça, etc), é transformar, recriar. Fazer uma releitura consiste na criação de uma nova obra a a partir de outra já existente acrescentado seu estilo próprio e visão sobre a original, e claro sem fugir da ideia/tema central..Para saber mais sobre releitura Exemplo sobre releitura 👇

             Releitura do quadro Monalisa


Atividade 3

Carta para mamãe (usando a escrita espontânea)

Escrita espontânea: incentive seus alunos a falarem palavras que expressem sentimentos de ternura em relação as suas mães. E, em seguida diga as eles que escrevam na folha abaixo as palavras que disseram. Chamamos de escrita espontânea o fato da criança registar do seu modo, de acordo com a fase em que se encontra e não de acordo com o código de escrita estabelecido.


Atividade 4
Confecção de uma flor cata-vento
Fazer junto com os alunos uma flor cata-vento para presentear a mamãe. Dependo das idades dos alunos, o professor pode trazer a flor semi-pronta e os alunos finalizarão o presente da mamãe.

             Vídeo de como fazer cata-vento de flor em papel

                         


Materiais:

Para fazer o desenho da releitura:
Lápis de cor e folha branca

Para flor:
Sulfite colorido;
Color 7; Cola Branca; Cola Instantânea; Tesoura; Arame; Palito de Churrasco; Glitter

Avaliação: Observação e registro quanto à participação, interesse e realização das atividades durante a aula.

Plano de aula: nascimento, desenvolvimento e família BNCC para educação infantil

Tema da aula: Nascimento, desenvolvimento e família  Faixa etária: Crianças pequenas (4 anos a 5 anos e 11 meses) Objetivos de aprendi...