Plano de aula: associando os números as suas quantidades de acordo com a BNCC para educação infantil

Este plano pode ser trabalhado com a Alfabetização fazendo as devidas adaptações!

Campo de Experiências da BNCC
Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações

Habilidade da Base Nacional Comum Curricular para Educação Infantil
(EI03ET07) Relacionar números às suas respectivas quantidades e identificar o antes, o depois e o entre em uma sequência.

Educação Infantil: 4 a 5 anos e 11 meses (adaptar as atividades para cada faixa etária)

Habilidade da Base Nacional Comum Curricular para o 1º ano (Alfabetização)

(EF01MA01) Utilizar números naturais como indicador de quantidade ou de ordem em diferentes situações cotidianas e reconhecer situações em que os números não indicam contagem nem ordem, mas sim código de identificação.

Objeto do conhecimento: Contagem de rotina ( para o 1º ano do Ensino Fundamental)

Tempo estimado: 4 aulas

Objetivos específicos:
Construir a noção de quantidade fazendo relações com os numerais apresentados.
Identificar os numerais associando-os às suas respectivas quantidades.
Atividade 1
Contagem e associação de números

O professor fará fichas com os números de 0 a 9, para que as crianças façam a contagem de meninas e meninos da turma. O professor,
junto com os alunos contarão o número de meninas, assim que terminar a contagem o professor perguntará que numeral representa a quantidade de meninas. Deixe que as crianças façam suas tentativas para acerta o numeral que corresponde ao número de meninas. Da mesma forma ocorrerá com o número de meninos. O professor poderá utilizar de outras estratégias para trabalhar numerais mais baixos, como entregar aos alunos plaquinhas (ou fichas) de cores variadas, o professor pedirá que levantem as plaquinhas daqueles que tiverem a cor amarela. O professor perguntará qual numeral representa a quantidade de alunos com as plaquinhas amarelas. Desse modo o professor poderá trabalhas todo os numerais e suas quantidades de uma forma lúdica e prazerosa.

Atividade 2
Relacionar à quantidade ao número escrito

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O professor colará em caixas (de sapato) os numerais (um número para cada caixa) que deseja trabalhar. Disponibilizará objetos como tampinhas de garrafa ou pecinhas de lego. Organizará os alunos para que um de cada vez coloquem nas caixas as quantidades de objetos em que está o numeral. Através da atividade lúdica a criança constrói símbolos. Elas devem ter a oportunidade de inventar (construir) as relações matemáticas em vez de simplesmente entrar em contato com o pensamento pronto, formular suas hipóteses a partir de ensaio e erro, para confirmá-las ou refutá-las. 


Atividade 3 
Jogo do Caracol e as quantidades

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Como brincar: no jogo tradicional do caracol, cada criança vai pulando num pé só em cada casa numerada até atingir o céu. O professor desenhará o caracol no chão da sala ou pátio. O professor construirá 2 dados gigantes de papelão para ser jogado para que os participantes possam contar o número que saiu no jogo.  Em seguida o aluno irá pular até a casa que saiu o respectivo número na contagem. O aluno fará a associação do numeral a sua respectiva quantidade. Se o participante errar outro jogará em seu lugar. O objetivo é pular até o número obtido na contagem e não chegar ao céu como é na brincadeira tradicional. Ganha quem associar corretamente mais vezes o número à contagem. (Jogo adaptado). 


Resultado de imagem para brincadeira com caracol

Atividade 4
Com a criança pequena, devemos começar trabalhando, atividades que envolvam a noção do + 1. Só através do concreto ela poderá perceber que dentro do 3 tem o 2, que dentro do 2 tem o 1. Um exemplo para esta assimilação são os jogos de compra. 
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Jogo de compra

Propomos ao grupo que façam uma rodinha, no centro colocamos vários palitos de picolé e um dado com a quantidade 1, sugerimos a criança, cada uma respeitando a sua vez, que jogue o dado e compre a mesmo tanto de palitos que o dado indicou. Após a compra o professor explora com o grupo: – Quantos palitos de picolé o João comprou? – E a Ana, quantos comprou? Bem explorada esta rodada, passa-se para próxima, onde irão jogar o dado e comprar mais um palito de picolé. O professor lança novos questionamentos: – João comprou 1 palito de picolé na outra rodada, agora ela comprou + 1, quantos palitos ficou o João? – E a Ana, ela tinha 1 palito, comprou + 1, quantos ela tem agora? Este tipo de exploração proporciona a criança perceber a existência do mais 1, que a quantidade 3 não é um único objeto, e sim 1 + 1 + 1. Fonte da atividade aqui!

Atividade 5 
Encontrei esta ideia no Instagram e achei bem criativa para fazer com meu aluno da educação especial, recriei atividade e postei aqui. Atividade consiste em jogar o dado e a quantidade que cair a criança deve circular na folha! Bom trabalho!




Materiais:
Fichas com os números de 0 a 9, fichas de cores variadas, caixas de sapatos e objetos, 2 dados, giz para desenhar o caracol, palitos de picolé. Folhas de atividades contagem.

Fonte de consulta:
https://www.pastoraldacrianca.org.br/brincadeiras?start=9
http://marypoppins.com.br/a-construcao-do-numero-na-educacao-infantil/

Plano de aula partes da planta e suas funções de acordo com a BNCC



Plano de aula/Ciências 2º Ano/ Vida e Evolução

Habilidades da Base Nacional Comum Curricular
(EF02CI06) Identificar as principais partes de uma planta (raiz, caule, folhas, flores e frutos) e a função desempenhada por cada uma delas, e analisar as relações entre as plantas, o ambiente e os demais seres vivos.

Objeto(s) do conhecimento
Seres vivos no ambiente
Plantas

Objetivos de aprendizagem:
Identificar as partes de uma planta (raiz, caule, folhas, flores e frutos) associando suas funções. 

Tempo estimado: 6 aulas 

Orientações: Apresente as partes da planta de forma geral e posteriormente trabalhe cada parte de forma a apresentar os detalhes de cada uma e suas funções na planta.


Atividade 1
Apresentar as partes de uma planta a partir de modelos, associando com plantas que os alunos veem em seu dia a dia. Se nas proximidades da escola tiver plantas ou árvores leve os alunos para observarem e converse sobre suas partes, perguntando sobre suas funções. Se não houver possibilidade, leve para sala de aula, fotos de plantas de verdade para que as crianças tenham uma experiência mais natural.  Pergunte as crianças sobre as partes que compõem as plantas em geral. Se já observaram essas partes nas plantas e se sabem as funções de cada uma delas. É importante, entretanto, lembrar, que nem todas as plantas apresentam essa mesma estrutura. 


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VÍDEO EDUCATIVO PARA CRIANÇAS SOBRE AS PARTES DA PLANTA E SUAS FUNÇÕES 👇👇👇👇👇👇



Partes das plantas e suas funções:

Folhas, responsáveis pela alimentação, respiração e transpiração das plantas;

Atividade 2
Experimento: A Transpiração das Plantas
Esse é um experimento que pode ser feito a qualquer momento. O objetivo é demonstrar o processo de transpiração em uma planta.
Para realizá-lo, você vai precisar de:
Vaso, uma planta viva, cheia de galhos e folhas.Saco plástico grande, incolor e sem furos. barbante, fita adesiva.
Para começar, coloque alguns galhos da planta dentro do saco plástico e amarre com um barbante. Em seguida, coloque o vaso em um local onde possa receber luz do sol, como próximo a uma janela. Após alguns minutos, observe o interior do saco.
Após cerca de 15 minutos, será possível notar a presença de gotículas de água na superfície interna do saco plástico. Isso ocorre por conta do fenômeno da transpiração foliar, em que a planta elimina vapor d’água através de estruturas chamadas estômatos, responsáveis pelas trocas gasosas.
Nas plantas, a quantidade de folha e a dimensão da superfície foliar é que vão determinar uma maior ou menor taxa de transpiração. Isso é essencial para a sobrevivência e nutrição das plantas, uma vez que é pela transpiração que substâncias importantes, como sais minerais e aminoácidos, serão transportados da raiz até a folha, em uma espécie de força de sucção. Fonte da atividade aqui!


Atividade 3
Frutos, responsáveis por proteger as sementes;
Leve para sala de aula frutos diversos para explicar sobre como eles protegem as sementes e maioria deles servem com alimentação. Parta os frutos ao meio para revelar as sementes. Explicando que as sementes são responsáveis pelo nascimento de novas plantas. Mostre para a turma que é, na semente  que acontece a germinação. A germinação é o processo de crescimento de uma planta a partir da semente, que se encontra em estado de latência até que encontre condições ambientais adequadas para germinar. Dentre os principais fatores que afetam a germinação, podemos citar a temperatura, a disponibilidade de água, oxigênio e luz.  Com ajuda do vídeo abaixo, o professor poderá mostrar para os alunos como acontece o nascimento de uma nova planta. 


Vídeo: Germinação e desenvolvimento das plantas 


                                                                                                                                   


Atividade 4
Leve para sala de aula, flores de diversas espécies para mostrar suas partes internas. Explique que as flores são responsáveis pela formação do fruto e da semente. Contribui para a produção de sementes do vegetal. Desta maneira, novas plantas são capazes de surgirem e crescerem. As flores são consideradas o órgão reprodutor da planta. A polinização é o ato de reprodução das plantas que consiste na transferência do pólen da parte masculina da flor para a parte feminina. 


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Atividade 5
Caule, responsável por sustentar a planta, além de levar sais minerais e água, por meio da raiz, para as outras partes da planta. Raiz: responsável pela retirada de água e sais minerais do solo para a planta, e pela sustentação dela. 
Faça a experiência abaixo para mostrar como funciona o transporte da água e sais minerais pelo resto planta.                                                                                                    Experimento:
Esse é uma experiência simples de fazer e faz sucesso entre os alunos. A ideia é demonstrar a condução de água nos vasos das plantas. Esse processo vai desde a absorção de água pelas raízes até sua distribuição por toda a planta, chegando até flores e folhas. 
Colorindo Flores
Esse é uma experiência simples de fazer e que faz sucesso entre os alunos. A ideia é demonstrar a condução de água nos vasos das plantas. Esse processo vai desde a absorção de água pelas raízes até sua distribuição por toda a planta, chegando até flores e folhas.
Você vai precisar de:
Flores brancas, água,2 copos, tesoura, estilete, 2 colheres, corante de alimentos de duas diferentes cores; azul e vermelho.
Para começar, coloque água até a metade dos copos. Adicione cerca de 30 gotas do corante azul em um copo e do vermelho em outro. Misture. Em seguida, escolha uma flor e corte o caule em um ponto que permita que ela seja colocada no copo sem que derrube a água. Depois, com o estilete, divida a parte final do caule em duas partes iguais. Coloque a flor na água com corante, de modo que metade do caule fique dentro do copo vermelho e a outra metade fique fora dele. É só aguardar. Para resultados ainda mais impressionantes, coloque cada parte do caule em copos com corantes diferentes.
Dependendo do dia, os resultados começam a aparecer em cerca de 10 minutos. Você vai perceber que as pétalas da flor branca vão começar a se colorir conforme a cor da água pela qual são irrigadas. O resultado é muito bonito e, depois de algumas horas, as folhas também ficam coloridas.  Fonte da atividade aqui!

Vale lembrar que nem todas as plantas possuem sistema condutor. As que são dotadas de vasos pertencem ao grupo das traqueófitas. Ao longo da sua evolução, essas plantas desenvolveram tecidos especializados na condução de água e seiva, que transportam os nutrientes necessários para todas as partes da planta.


Nesse experimento, folhas e flores ficam coloridos por conta de dois fenômenos relacionados a esses vasos: a capilaridade e transpiração. O primeiro permite que os líquidos subam naturalmente através dos vasos das plantas. Porém, isso não é o suficiente para que água chegue até as partes mais altas das árvores, por exemplo. É aí que entra a transpiração, que cria uma espécie de sucção, que leva os nutrientes até as folhas e flores.

Atividade 6 
Seminário
Proponha aos alunos que façam um desenho de uma planta completa com caule, raiz, folhas, flores e frutos, escrevendo suas partes. O desenho será compartilhado com os amigos numa apresentação em que os alunos explicarão as funções de cada parte desenhada. O professor deverá instruir os alunos que estudem sobre o tema para apresentar com maior propriedade o assunto.  
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Materiais

Para fazer o experimento: flores brancas, água,2 copos, tesoura, estilete, 2 colheres, corante de alimentos de duas diferentes cores; azul e vermelho. Vaso, uma planta viva, cheia de galhos e folhas. Saco plástico grande, incolor e sem furos. Barbante, fita adesiva.

Avaliação
Observação e registro quanto à participação, interesse e realização das atividades durante a aula.


Fonte de consultas
http://ler-com-prazer.blogspot.com/2011/09/dia-21-de-setembro-dia-da-arvore.html
http://blog.homelab.com.br/4-experiencias-de-biologia-com-plantas-para-fazer-hoje/
https://escolakids.uol.com.br/ciencias/as-plantas.htm

Plano de aula lateralidade para educação infantil de acordo com a BNCC


Campos de experiências 
Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações


Habilidade da Base Nacional Comum Curricular 
(EI02ET04) Identificar relações espaciais (dentro e fora, em cima, embaixo, acima, abaixo, entre e do lado) e temporais (antes, durante e depois).
(EI03ET04) Registrar observações, manipulações e medidas, usando múltiplas linguagens (desenho, registro por números ou escrita espontânea), em diferentes suportes.

Faixas etárias: Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses) e crianças pequenas (4 e 5 anos) 

Objetivos específicos:
Identificar relações espaciais dentro, fora e direita, esquerda.

Observar imagens, fazendo comparações e registro através de desenhos.

Tempo estimado: 4 aulas

O que é lateralidade?
A lateralidade ocorre quando se verifica o domínio de um lado do corpo sobre o outro, portanto a esfera motora da parte esquerda ou da direita tem ascendência em relação à outra. Quando bebê, a criança é considerada ambidestra, ou seja, ela utiliza sempre as duas mãos.
É por volta dos 6 aos 8 anos de idade que a lateralidade se manifesta. Não se sabe ainda ao certo o que provoca esse fenômeno, mas alguns pesquisadores creem ser ela de natureza genética. Assim, estudos apontam que pais destros só terão filhos canhotos em 9,5% dos casos. Já os genitores canhotos têm uma alta probabilidade de ter filhos canhotos – se ambos utilizarem o lado esquerdo, o filho terá 26% de possibilidade de também ter o predomínio desta parte do corpo. 



Atividade 1
Para realizar essa atividade o professor servirá como exemplo. O professor junto com um aluno fará os movimentos. E explicará que todos devem imitar. Logo depois os alunos farão os movimentos sem ajuda do professor, aos pares, um aluno de frente para o outro realizam movimentos de acordo com os comandos do professor. Faixa etária: 4 e 5 anos.
Deem a mão esquerda;
Ergam o braço direito;
Coloque a mão direita, no ombro do colega;
Pulem com o pé esquerdo;
Toque a mão esquerda no pé direito do colega;


Atividade 2
Controle dos pés: 
Os pequenos devem chutar bolinhas coloridas com um dos pés. Logo depois, o objeto precisa ser estimulado com o outro pé. É aconselhável que cada criança faça essa brincadeira para treinar a lateralidade. Faixas etárias: 1 ano e 7 meses a 3 anos e 4 e 5 anos. Para as crianças de 4 e 5 anos peça que chute com o pé esquerdo e o pé direito. 

Atividade 3
Pulando em círculos:
O professor precisa desenhar círculos pelo chão. A ideia é disponibilizar menos círculos que o número total de alunos. Todos eles devem participar da brincadeira que consiste em uma ordem dada pelo professor: pulem para a direita, pulem para a esquerda (faixa etária 4 e 5 anos). Use o mesmo recurso para trabalhar dentro e fora com as crianças bem pequenas(faixa etária 1 ano e 7 meses a 3 anos). As crianças ao comando do professor pularam para dentro do círculo e para fora do círculo. Nesse caso o professor fará um círculo por criança.  

Atividade 4 
Algumas argolas e figuras de pés coloridos que são distribuídas aleatoriamente formando um guia onde os pequenos deverão seguir as pegadas pulando com os pés juntos ou separados. Essa atividade é riquíssima para estimular a coordenação motora grossa, a lateralidade, raciocínio lógico, sequência etc. A atividade vai trabalhar o conceito dentro e fora: pular dentro com 2 pés, pular fora com 2 pés, pular dentro com um pé só.  
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Atividade 5 

Exercitando o aprendido: Atividade para a faixa etária:  4 e 5 anos 
matemática - 5 e 6 anos (18)                                                                                                                                                      Mais
Materiais: 
Bola colorida, círculos, pés de papelão, giz branco, folha com atividade.

Avaliação:
Observação e registro quanto à  participação, interesse e realização das atividades durante a aula.

Fonte de consulta: 
https://www.infoescola.com/psicologia/lateralidade/
https://neurosaber.com.br/atividades-que-desenvolvem-lateralidade/
https://fissuradanamaternidade.com/2017/01/25/mamaefonoaudiologa-lateralidade/
https://pedagogiaaopedaletra.com/apostila-de-datas-comemorativas-5-e-6-anos/

Plano de aula - Número como código de identificação - Alfabetização


Números como Código de identificação

Matemática/ 1º Ano/ Ensino Fundamental

Habilidade da Base Nacional Comum Curricular BNCC


(EF01MA01) Utilizar números naturais como indicador de quantidade ou de ordem em diferentes situações cotidianas e reconhecer situações em que os números não indicam contagem nem ordem, mas sim código de identificação.

Objeto de conhecimento

Números representando códigos de identificação.

Tema da aula:

Número como código numérico.

Objetivos específicos 

Identificar os números que indicam código de identificação, associando os seus usos no dia a dia.

Orientações:

Separar os materiais que serão utilizados na aula com antecedência. Observar o espaço disponível para aplicação das atividades, evitando assim o improviso!

Além de imprimir a Atividade 2, é interessante que o professor plastifique ou proteja com papel contact transparente as fichas. Fica mais fácil a limpeza com álcool e aumenta a durabilidade do jogo.

Atividade 1

Primeiras Impressões

Inicie a aula perguntando aos alunos para que servem os números? Onde podemos encontrá-los. Deixe que os alunos explorem o assunto colocando suas impressões sobre o exposto. Logos após, o professor pode mostrar algumas situações envolvendo os números e seus usos. Os números servem para quantificar (contar): quantidade de tampinhas de uma coleção. Medir: peso, altura, número do sapato. Localizar ou ordenar: segundo da fila. Identificar: número de telefone, placa de carro. Relacione as respostas com o fato de que nem todos os números representam ordem ou quantidade. Informe que hoje vocês verão os números como códigos de identificação, dê exemplos como códigos de barra, números de telefone, CEP, número do ônibus e etc.

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Atividade 2

Bingo!
Separe a turma em quatro grupos e dê uma cartela para cada grupo. Explique que você irá sortear os códigos que são as placas dos carros e eles devem marcar na cartela conforme forem sendo sorteados. O grupo que marcar a cartela toda primeiro ganha. Faça uma rodada teste para ver se eles entenderam o jogo.

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Atividade 3

Hora de Praticar!
Agora que os alunos já estão familiarizados com essa forma de utilizar os números, peça para eles realizarem as atividades abaixo:

 

Recursos:
Marcadores, bingo impresso, folhas de exercícios.

Avaliação:
A avaliação acontecerá de forma contínua iniciada nas perguntas orais diagnosticadas no início da aula. Posteriormente, as realizações das atividades e interesse pelo tema da aula. Registro e reflexão sobre as atividades realizadas sobre o aprendizado da turma com a experiência vivenciada.

Fonte de consulta:
http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf

Plano de aula Contagem indicando ordem Alfabetização BNCC



Números/ 1º Ano/ Ensino Fundamental 

Habilidade da Base Nacional Comum Curricular BNCC
(EF01MA01) Utilizar números naturais como indicador de quantidade ou de ordem em diferentes situações cotidianas e reconhecer situações em que os números não indicam contagem nem ordem, mas sim código de identificação.

Objeto de conhecimento 
Contagem de rotina 

Tema da aula:
Contagem de objetos indicando ordem 

Objetivos da aula: 
Identificar a partir de uma série e de um ponto de referência o primeiro, o último, o que vem antes e que vem depois.  


Atividade 1
Quem vem antes e quem vem depois em uma fila
Formar fila com a metade da turma a partir de um ponto determinado. A outra metade responderá às perguntas do professor. Quem é o primeiro da fila? Quem é o último da fila? Quem vem antes de Paulinho? Quem vem depois de Rafael? Logo em seguida, inverterá os que responderam vão para fila e os que estavam na fila vão responder.

Atividade 2 
Trabalhando a ordem a partir de um ponto de referência 
Formar fileiras com todos os alunos. Os alunos sentados, a medida que o professor for falando as posições deverão levantar e assumir o seu lugar na fila. Exemplo: Carolina se coloque em primeiro na fila, Lucas se coloque em segundo na fila, Lia se coloque em terceiro e assim por diante até alcançar o numeral que o professor deseja trabalhar. Quando a fila estiver completa, o professor começa a trocar os alunos de posição o que estava em primeiro vai para último e assim vai fazendo o revezamento.

Atividade 3
Contando de objetos indicando a ordem
Formar fileiras de objetos a partir de um ponto pré-determinado,  verbalizando o que vem primeiro e o que vem último, o que vem antes e  o que vem depois. Os alunos colocarão  objetos em fileira e vão dizer as ordens em que esses objetos se encontram.  Exemplo: O caderno está em primeiro lugar,  o lápis está em último lugar, o apontador está em terceiro, a borracha está em quarto lugar. Desta forma o professor vai pedido aos alunos que peguem os objetos que estão em fila sobre a mesa. Exemplo Carolina pegue o objeto que está em primeiro, Paulinho pegue o objeto que está em quarto lugar e assim por diante.



Atividade 4
Exercitando o aprendido



Recursos: 
Objetos diversos, folha de exercícios 

Avaliação: 
A avaliação acontecerá de forma contínua iniciada nas perguntas orais diagnosticadas no início da aula. Posteriormente, as realizações das atividades e interesse pelo tema da aula. Registro e reflexão sobre as atividades realizadas sobre o aprendizado da turma com a experiência vivenciada. 

Fonte de consulta: 

Atividades com músicas para Educação Infantil de acordo com a BNCC


Música na Educação Infantil 

Trabalhar músicas na educação infantil é essencial para o desenvolvimento das crianças, pois estimula a linguagem, a memória, o progresso motor e a socialização. Além disso, a música que promove a expressão emocional, amplia o repertório cultural e torna o aprendizado mais lúdico e envolvente. Ao cantar e explorar ritmos, as crianças desenvolvem habilidades cognitivas e sensoriais de forma

Campos de experiências

Corpo, gestos e movimentos 
Traços, sons, cores e formas


Habilidades da Base Nacional Comum Curricular 

(EI03CG01) Criar com o corpo formas diversificadas de expressão de sentimentos, sensações e emoções, tanto nas situações do cotidiano quanto em brincadeiras, dança, teatro, música.
(EI03TS03) Reconhecer as qualidades do som (intensidade, duração, altura e timbre), utilizando-as em suas produções sonoras e ao ouvir músicas e sons.

Educação Infantil 

Faixa etária ( crianças pequenas 4 e 5 anos e 11 meses)

Os benefícios da música na Educação Infantil

A música tem a capacidade de estimular várias áreas do cérebro. Isso porque o desenvolvimento psicomotor, socioafetivo, cognitivo e linguístico é desenvolvido. Além de facilitar o processo de aprendizagem.

Um diferencial se relacionar a outras linguagens, como escrita e oral. Esse trabalho aumenta a sensibilidade das crianças e  incentiva a concentração e a memória.

Quanto mais cedo a escola iniciar o trabalho musical, melhor. A música faz parte da cultura das crianças, principalmente pelas músicas de ninar e  brincadeiras. Logo, a criança teria maior facilidade para adaptar-se à forma de aprendizado.

Atividade 1 
Cantigas de roda
Professor apresentará várias cantigas folclórica, para isso poderá usar o vídeo abaixo. Os alunos irão escolher as músicas que mais gostaram. Após a escolha das músicas poderão cantar essas músicas com ajuda de instrumentos para marcar o ritmo. 15 Ideias criativas para fazer instrumentos musicais

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Atividade 2 
Criando uma cantiga 
O professor incentivará turma para que também crie uma cantiga de roda. Converse com os alunos sobre as propriedades da música como ritmo, letra, melodia, rima. (propriedades de uma música) Uma letra de música sempre nasce de uma inspiração, de uma vivência ou situação vivida pelo criador. Proponha aos alunos que também criem uma cantiga da turma. Nessa criação os alunos expressarão suas ideias e o professor anotará aos poucos a letra da música. assim que a música tiver pronta. o professor organizará uma apresentação da turma. Letras de cantigas para imprimir e usar!

Coletânea de cantigas de roda em vídeo



Atividade 3
Imitando os sons dos instrumentos 
Depois de exibir o vídeo abaixo, o professor poderá propor as crianças que imitem os sons dos instrumentos que foram vistos no vídeo. As  crianças serão estimuladas a criar uma brincadeira em que cada aluno imitará os sons dos instrumentos criando sequência de sons. Objetivos:  identificar os diferentes dos sons que produzem os instrumentos  musicais;  produzir sons utilizando voz, corpo na realizações de brincadeiras vocais.

Adivinhar os sons dos instrumentos musicais 

Atividade 4
Caixa musical 
A brincadeira da caixa musical estimula a criança a cantar várias musicas a partir de imagens apresentadas pelo professor. Os objetivos  são ampliar seu repertório musical; Conhecer diversificados ritmos musicais; Fortalecer e expandir a percepção visual (cores movimentos), auditiva (sons), tátil (diferentes sensações); 
Caixa musical



Caixa musical


Atividade 5
Brincadeira imitando os sons dos bichos 
Junto com a música do sítio do seu Lobato as crianças vão imitar os sons dos animais. Deixe as crianças catarem a música e imitarem os sons dos animais. Depois pare o vídeo e deixe que as crianças experimentem imitar os sons que fazem os animais sem ajuda da música. Objetivos: Identificar e diferenciar os sons  que produz cada animal. Produzir sons utilizando a voz, corpo na realizações de brincadeiras vocais.


 

Músicas para organizar a rotina

Sugestões de músicas para rotina da educação infantil: hora da entrada, hora da higiene, formar fila, hora da história, guardar os brinquedos, hora da saída. Como organizar a rotina na sala de aula na educação infantil


Músicas de acolhida e despedida

Coletânea de música com vários temas  para a Educação Infantil  



Fontes de consulta:
https://escolaeducacao.com.br/a-importancia-da-musica-na-educacao-infantil/

Brincadeiras e Atividades para a Semana do Dia da Criança

Planejamento semana da criança: uma brincadeira para cada dia da semana. Poderá gostar também de   Plano de aula Dia das Crianças com histór...