Plano de aula Tema: Dengue para 1º e 2º Anos do Fundamental de acordo com a BNCC


Público alvo: 1º e 2º Anos do Ensino Fundamental

Habilidade da Base Nacional Comum Curricular:
(EF12LP12) Escrever, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, slogans, anúncios publicitários e textos de campanhas de conscientização destinados ao público infantil, dentre outros gêneros do campo publicitário, considerando a situação comunicativa e o tema/ assunto/finalidade do texto.

Práticas de linguagem (Campo da vida pública)

Objeto de conhecimento: Escrita compartilhada

Objetivos específicos 
Conscientizar-se sobre o perigo do Aedes aegypti, o mosquito transmissor da Dengue, chikungunya e Zica.
Ser multiplicador em sua família e vizinhos sobre os modos de prevenção destas doenças.
Escrever de modo compartilhado e com ajuda do professor um folheto de conscientização sobre o perigo do mosquito transmissor Aedes aegypti.  Mais atividade 👉Tema dengue



Atividade 1:
Assistir ao vídeo Xô Dengue, Dengue xô, xô. Após a turma assistir ao vídeo faça perguntas sobre o assunto:
Qual o assunto que é tratado no vídeo? Vocês já ouviram sobre o bichinho transmissor da Dengue, Chikungunya e Zica? Vocês sabem o que estas doenças podem causar nas pessoas? O que podemos fazer para evitar que os mosquitos nasçam e piquem as pessoas.


                                                 

Sistematizando:

O que é Dengue?
A dengue é uma doença viral transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. No Brasil, foi identificada pela primeira vez em 1986. Estima-se que 50 milhões de infecções por dengue ocorram anualmente no mundo.

Principais sintomas
A infecção por dengue pode ser assintomática, leve ou causar doença grave, levando à morte. Normalmente, a primeira manifestação da dengue é a febre alta (39° a 40°C), de início abrupto, que geralmente dura de 2 a 7 dias, acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e articulações, prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos, erupção e coceira na pele.Perda de peso, náuseas e vômitos são comuns. Na fase febril inicial da doença pode ser difícil diferenciá-la. A forma grave da doença inclui dor abdominal intensa e contínua, vômitos persistentes, sangramento de mucosas, entre outros sintomas.

O que é Chikungunya?
A Febre Chikungunya é uma doença transmitida pelos mosquitos Aedes aegypti e Aedes albopictus. No Brasil, a circulação do vírus foi identificada pela primeira vez em 2014. Chikungunya significa "aqueles que se dobram" em swahili, um dos idiomas da Tanzânia. Refere-se à aparência curvada dos pacientes que foram atendidos na primeira epidemia documentada, na Tanzânia, localizada no leste da África, entre 1952 e 1953.

Principais sintomas
Os principais sintomas são febre alta de início rápido, dores intensas nas articulações dos pés e mãos, além de dedos, tornozelos e pulsos. Pode ocorrer ainda dor de cabeça, dores nos músculos e manchas vermelhas na pele. Não é possível ter chikungunya mais de uma vez. Depois de infectada, a pessoa fica imune pelo resto da vida. Os sintomas iniciam entre dois e doze dias após a picada do mosquito. O mosquito adquire o vírus CHIKV ao picar uma pessoa infectada, durante o período em que o vírus está presente no organismoinfectado. Cerca de 30% dos casos não apresentam sintomas.

O que é Zika?
O Zika é um vírus transmitido pelo Aedes aegypti e identificado pela primeira vez no Brasil em abril de 2015. O vírus Zika recebeu a mesma denominação do local de origem de sua identificação em 1947, após detecção em macacos sentinelas para monitoramento da febre amarela, na floresta Zika, em Uganda.


Principais sintomas
Cerca de 80% das pessoas infectadas pelo vírus Zika não desenvolvem manifestações clínicas. Os principais sintomas são dor de cabeça, febre baixa, dores leves nas articulações, manchas vermelhas na pele, coceira e vermelhidão nos olhos. Outros sintomas menos frequentes são inchaço no corpo, dor de garganta, tosse e vômitos. No geral, a evolução da doença é benigna e os sintomas desaparecem espontaneamente após 3 a 7 dias. No entanto, a dor nas articulações pode persistir por aproximadamente um mês. Formas graves e atípicas são raras, mas quando ocorrem podem, excepcionalmente, evoluir para óbito, como identificado no mês de novembro de 2015, pela primeira vez na história. Para saber mais sobre o assunto.

Resumo sobre a Dengue 



Atividade 2:
Apresentar aos alunos o folheto abaixo para a conscientização e prevenção sobre o perigo do mosquito Aedes aegypti transmissor não só da dengue mas,também da Chikungunya e Zica.



Praticando:





Cruzadinha Dengue 


Respostas da cruzadinha dengue:
1- Aedes aegypti
2- Febre 
3- Parada
4- Ajude 
5- Dor
6- Tampados
7- Etapas  
8- Prevenção
9- Sete

Atividade 3 
Apresente aos alunos o folheto abaixo (como um modelo) e proponha para que eles confeccionem um folheto de conscientização sobre a prevenção e combate ao mosquito transmissor da   Dengue, Chikungunya e Zica na comunidade em torno da escola. 

Colocando em prática:
1ª Tarefa: fazer o esboço do folheto usando a escrita compartilhada. 
2ª Tarefa: se na escola tiver sala de informática, os alunos poderão utilizar os recursos na construção do folheto com ajuda do professor. Esse folheto será replicado para que sejam distribuídos pelos alunos.
3ª Tarefa: de posse dos folhetos, o professor poderá promover um passeio pelo entorno da escola, de modo que os alunos distribuam os folhetos e se tornem multiplicadores na sua família e sua comunidade.   

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Materiais: 
Vídeo vídeo Xô Dengue, Dengue xô, xô, folhetos de conscientização sobre a prevenção e combate ao o mosquito transmissor da Dengue, chikungunya e Zica.  

Avaliação:
Observação e registro quanto à  participação, interesse e realização das atividades durante o processo de ensino/aprendizagem. 

Fonte de consulta:
http://combateaedes.saude.gov.br/tira-duvidas
https://www.smartkids.com.br/atividade/dengue-cruzadinha
https://escolaeducacao.com.br/atividades-sobre-a-dengue/atividades-sobre-a-dengue-ciclo-da-vida/

Plano de aula Família para Educação Infantil de acordo com a BNCC


Plano de aula elaborado para o Educação Infantil de acordo com a BNCC com os seguintes objetivos: Identificar os membros de uma família, associando a sua própria família.

Reconhecer e valorizar as diferentes características dos membros de sua família, fazendo a correlação com os membros das famílias dos colegas de turma, observando as diferenças entre elas. Ouvir atentamente e dramatizar a história contada de Cachinhos Dourados.
Fazer interpretação oral da história contada: Cachinhos Dourados.


Campo de Experiências da BNCC : O eu, o outro e o nós

Público alvo: Educação Infantil 4 e 5 anos (Adaptar as atividades de acordo com a faixa etária).

Objetivos específicos 
Identificar os membros de uma família, associando a sua própria família.
Reconhecer e valorizar as diferentes características dos membros de sua família, fazendo a correlação com os membros das famílias dos colegas de turma, observando as diferenças entre elas.
Ouvir atentamente e dramatizar a história contada de Cachinhos Dourados.
Fazer interpretação oral da história contada: Cachinhos Dourados.

Habilidade da Base Nacional Comum Curricular:
(EI03EO01) Demonstrar empatia pelos outros, percebendo que as pessoas têm diferentes sentimentos, necessidades e maneiras de pensar e agir

Atividade 1
Ouvindo histórias 
O professor contará a estória de Cachinhos Dourados para os alunos e logo após fará a interpretação oral da mesma perguntando sobre a família que aparece na estória, nomeando seus membros. O professor irá enfatizar as diferenças que existem entre os membros da família de ursos. Procurando analisar as características físicas e as qualidades descritas de cada um.   
  
Imagem relacionada
Era uma vez, uma família de ursinhos; o Pai Urso, a Mãe Urso e o Pequeno Urso. Os três moravam numa bela casinha, bem no meio da floresta. 
O Papai Urso, o maior dos três, era também o mais forte, muito corajoso e tinha uma voz bem grossa. A Mamãe Urso era um pouco menor, era gentil e delicada e tinha uma voz meiga. O Pequeno Urso era o menorzinho, muito curioso e sua voz era fininha.
Certa manhã, ao se levantarem, Mamãe Urso fez um delicioso mingau, como era de costume. Porém, o mingau estava muito quente. 
Sendo assim, mamãe Urso propôs que fossem dar uma voltinha junta pela floresta, enquanto o mingau esfriava. 
E assim fizeram. Mamãe Urso deixou o mingau em suas tigelinhas, esfriando em cima da mesa e os três ursos saíram pela floresta. 
Enquanto eles estavam fora, apareceu por ali uma menina de cabelos loiros cacheados, era conhecida como Cachinhos Dourados. Ela morava do outro lado da floresta, num vilarejo, e tinha o mau hábito de sair de casa sem avisar seus pais. 
Quando se aproximou da casinha dos ursos, já muito cansada de tanto andar, resolveu bater na porta.
Bateu, bateu, mas ninguém respondeu. 
Assim, ao perceber que a porta estava apenas encostada, resolveu entrar. 
Ao entrar, se deparou com uma mesa forrada com uma bela toalha xadrez e em cima da mesa havia três tigelinhas de mingau. 
Como estava com muita fome, e não viu ninguém na casa, resolveu provar a iguaria. 
Provou, então, o mingau da tigela maior, mas achou-o muito quente. 
Provou o da tigela do meio e achou-o muito frio. 
Provou o mingau da tigelinha menor e achou-o delicioso, não resistiu e comeu-o todo. 
Após comer o mingau, Cachinhos Dourados foi em direção à sala. Lá encontrou três cadeiras, como estava muito cansada, resolveu sentar-se. 
Achou a primeira cadeira muito grande e levantou-se a seguir. 
Sentou-se, então, na cadeira do meio, mas achou-a desconfortável e ainda grande demais. 
Sentou-se na cadeirinha menor e achou-a muito confortável e num bom tamanho. Porém, sentou-se tão desajeitadamente que a quebrou. 
Ainda cansada, Cachinhos Dourados resolveu subir às escadas. 
Encontrou um quarto com três caminhas, uma grande, uma média e uma pequena. 
Tentou deitar-se na cama maior, mas achou-a muito dura. Deitou-se na do meio e achou-a macia demais. Deitou-se na menor e achou-a muito boa. Estava tão cansada que não resistiu e acabou pegando no sono. 
Enquanto ela dormia, os ursinhos voltaram do passeio. Foram logo à cozinha para tomar o mingau, que era o café da manhã. Estranharam a porta aberta, e logo perceberam que alguém havia estado ali. 
__Alguém mexeu no meu mingau! - rosnou o Papai Urso. 
__Alguém comeu do meu mingau! – disse brava a Mamãe Urso. 
__ Alguém comeu todo o meu mingau! –gritou o Pequeno Urso. 
Os três ursos se dirigiram para a sala. Papai Urso olhou para sua cadeira e exclamou: 
__ Alguém sentou na minha cadeira! 
Mamãe Urso, com sua voz, já não tão meiga, reclamou: 
__ Alguém também sentou na minha cadeira! 
O Pequeno Urso, chorando, queixou-se: 
__ Alguém quebrou a minha cadeirinha! 
Os três subiram as escadas, e foram em direção ao quarto. 
Papai Urso olhou para sua cama e perguntou: 
__ Quem deitou na minha cama? 
Mamãe Urso olhou para sua cama e disse: 
__Alguém esteve deitado na minha cama e deixou-a bagunçada! 
O Pequeno Urso, muito bravo, gritou: 
__Alguém está deitado na minha caminha! 
Cachinhos Dourados acordou com o grito de Pequeno Urso. 
Ficou muito assustada ao ver os três ursos bravos olhando para ela. 
Seu susto foi tão grande que em um só pulo saiu da cama e já estava descendo as escadas. Mal deu tempo para que os ursos piscassem os olhos. Num segundo pulo, Cachinhos Dourados pulou a janela e saiu correndo pela floresta, rápida como o pensamento. 
Depois desse enorme susto a menina aprendeu a lição, nunca mais fugiu de casa, muito menos entrou em casa de ninguém sem ser convidada.

Atividade 2 
Dramatizando a história
O professor exibirá o Vídeo para reforçar o aprendizado sobre o conceito apresentado. Após as crianças assistirem ao filme, o professor irá propor aos alunos que dramatizem a história usando os recursos de dedoches ou palitoches onde os alunos irão pintar os principais personagens e colar nos palitos para fazerem a dramatização.  


Vídeo: Cachinhos Dourados e os Três Ursos 




Dedoches e sua importância no desenvolvimento da criança 
Os dedoches e palitoches são um meio de aproximar a criança do mundo das estórias. Desenvolvendo desse o modo o gosto não só por ouvir a estória, mas representa-la através de personagens, onde a criança irá participar ativamente deste processo. A criança nesta brincadeira aprende a expressar seus sentimentos de maneira criativa, desenvolvendo  a expressão oral e a interação com o grupo. Para brincar, basta colocá-lo  dedo e  soltar a imaginação!   



Vídeo de como fazer dedoches!

Moldes dos dedoches dos personagens da estória de Cachinhos Dourados



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http://www.cantinhoalternativo.com.br/2014/05/cachinhos-dourados-e-os-tres-ursos_7643.html

Imagens dos personagens para fazer os palitoches! 
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Atividade 3
Apresentando os membros da família
Na história de Cachinhos Dourados a família de ursos apresentam características diferentes uns dos outros. Dentro de cada família vamos encontrar diferentes características e  jeitos de ser de cada um. Em círculo converse com seus alunos sobre as características físicas e emocionais de cada membro da família a que pertencem, fazendo a correlação com as famílias dos colegas de classe e como essas características podem ser passadas para eles por meio da genética ou pela convivência. Após a conversa com a turma o professor irá propor aos alunos que desenhem sua família ou façam colagem de figuras de pessoas que possam representar os membros de sua família. Em seguida os alunos apresentarão aos colegas seus desenhos, nomeando cada membro de suas famílias e explorando as características de cada um. Bom trabalho!   


   
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Atividade 4
Contando histórias da família
Assim como na história da família de ursos, onde foi narrado um fato curioso. Incentive também as crianças a contar um fato divertido, curioso e até mesmo surpreendente que aconteceu em sua família! Proponha as crianças que contem junto com seus familiares um fato importante ou divertido que aconteceu em sua família. A criança irá pedir a mamãe ou o papai para relatar um acontecimento sobre ela ou/e também sobre seus familiares. A criança poderá ilustrar o ocorrido com desenhos dos integrantes da família. Poderá desenhar cada integrante da sua família separadamente e fazer os  palitoches para narrar os fatos. Outra alternativa é usar o álbum  de fotos da  família para contar a história!


Materiais: 
Vídeo, lápis de cor, folhas com exercícios, revistas ou livros usados para recorte.  

Avaliação:
Observação e registro quanto à  participação, interesse e realização das atividades.durante a aula.

Fonte:
https://www.acessaber.com.br/atividades/atividade-de-historia-familia-1o-ano/
http://www.cantinhoalternativo.com.br/2014/05/cachinhos-dourados-e-os-tres-ursos_7643.html
https://www.youtube.com/watch?v=U680P13fu4A


Atividades para o Dia da Mulher Educação infantil e Alfabetização planejamento BNCC


Tema da aula: Dia da mulher

Língua Portuguesa/ 1º ano e 2º/ Ensino Fundamental

Práticas de Linguagem:
Leitura/escuta (compartilhada e autônoma)

Objeto de conhecimento
Compreensão em leitura

Habilidades da BNCC
(EF12LP17) Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, enunciados de tarefas escolares, diagramas, curiosidades, pequenos relatos de experimentos, entrevistas, verbetes de enciclopédia infantil, entre outros gêneros do campo investigativo, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.

Objetivos específicos:
Ler e interpretar pequenos textos

Educação Infantil/ faixa etária: 
Crianças pequenas (4 anos a 5 anos e 11 meses)

Campo de experiências:
Escuta, fala, pensamento e imaginação

Objetivos de aprendizagem e desenvolvimentos da BNCC
(EI03EF01) Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fotos, desenhos e outras formas de expressão.

💖Poderá gostar também: 👉 Lindo Poema Dia da mulher! 


Atividade 1
Aproveitando o tema Dia das mulheres, o professor poderá trabalhar com fichas de leitura como na imagem abaixo contendo a história de mulheres que ajudaram a revolucionar o mundo como a Malala entre outras. O professor poderá utilizar pequenas fichas de leitura para trabalhar a leitura e a compreensão na alfabetização. Fazer a leitura junto com os alunos do texto abaixo e perguntando oralmente sobre o que foi lido. Para os alunos da educação infantil, o professor conversará com a turma sobre o tema levando para sala a imagem da Malala ou de outras mulheres e contando suas histórias.

Mulheres que ajudaram a revolucionar o mundo
Mulheres que ajudaram a revolucionar o mundo apresentadas pela turma da Mônica com a turminha mais famosa dos quadrinhos! A exposição Donas da Rua da História, criada por Mauricio de Sousa Produções. Mais informações aqui!


Fichas de leituras

Fonte da imagem: https://www.pngwing.com/pt/free-png-pkkgv/download


Fichas de leitura 

Atividade 2 
Para os alunos da Alfabetização a ideia é escrever algumas frases apresentando uma mulher inspiradora  e escrever os 3 adjetivos para essa mulher. Os alunos poderão expressar sobre as mulheres que expiram suas vidas como: suas mães, tias, avós, irmãs entre outras. Para os alunos da Educação Infantil a proposta será para que os alunos apresentem oralmente a mulher inspiradora e desenhem as três qualidades da mulher inspiradora para eles.   Mais atividades 👉Atividades para o dia internacional da mulher

Atividade 3 
Nesta atividade, o aluno desenhará os traços da mulher inspiradora como cabelos, olhos, boca, nariz e acessórios como brincos, lenços, cordões, arranjos de cabeças e outros. Essa atividade poderá ser aplicadas para as modalidades da educação infantil e ensino fundamental. 

Atividade 4 
Fazer uma homenagem para a mulher inspiradora descrita e desenhada pelos os alunos nas tarefas anteriores. O aluno escreverá seu nome e o nome da mulher inspiradora. 


Fontes de consultas
https://saopauloparacriancas.com.br/donas-da-rua-turma-da-monica-homenageia-grandes-mulheres-exposicao-gratis-conjunto-nacional-2020/

https://pebmed.com.br/turma-da-monica-faz-homenagem-as-pioneiras-da-enfermagem/

https://saopauloparacriancas.com.br/donas-da-rua-turma-da-monica-homenageia-grandes-mulheres-exposicao-gratis-conjunto-nacional-2020/

http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf

Plano de aula Geografia casa, escola, praça, lugar onde vivemos de acordo com a BNCC


Plano de aula - Lugares Onde Vivemos
Na unidade temática: O sujeito e seu lugar no mundo, focalizam-se as noções de pertencimento e identidade.

Habilidade da Base Nacional Comum Curricular 
(EF01GE01) Descrever características observadas de seus lugares de vivência (moradia, escola etc.) e identificar semelhanças e diferenças entre esses lugares.

(EF02GE08) Identificar e elaborar diferentes formas de representação (desenhos, mapas mentais, maquetes) para representar componentes da paisagem dos lugares de vivência.

Objetivos de aprendizagem:
Identificar os diferentes lugares de vivência (casa, escola, praça) com as diferenças e semelhanças entre cada um, trabalhando coletivamente e de maneira participativa. 
Elaborar  maquete da sala de aula, desenho de sua casa ( planta baixa).
Desenhar trajetos conhecidos(da casa até a escola).

Tempo estimado: 6 aulas

Plano de aula: 1º e 2 º anos do Fundamental - Geografia-  O sujeito e o seu lugar no mundo (adaptar as atividades para cada faixa etária) 

Lugar 
"Lugar é o espaço percebido pelo homem; é aquele apropriado pelo seu e seus sentimentos. O lugar tem uma identidade que é dada pelos elementos que o compõem; o reconhecimento desses elementos possibilita ter certeza de onde o indivíduo se encontra. As pessoas mantêm relações individualizadas com o lugar em que vivem  e podem através da fala expressar as mesmas." (Diretrizes Curriculares dos anos iniciais do Ensino Fundamental de Geografia)    

Atividade 1 
Mostre aos alunos imagens sobre moradias, escola e parques ou praças. Deixe que os alunos descrevam oralmente e façam comparações com os lugares que foram mostrados. Faça perguntas a turma sobre os espaços observados. 
Busque apresentar para a turma que os espaços de convivências são importantes e que todos temos necessidades desses espaços para morar, estudar e brincar. E são nesses espaços que aprendemos a conviver e seguir regras. 
Pergunte aos alunos sobre as pessoas que vivem em suas casas, sobre as pessoas que estudam em sua escola e sobre as pessoas que frequentam a pracinha de seu baixo ou espaço coletivo daquele lugar. Leve os alunos perceberem as relações que existem entre seus familiares, colegas de classe e colegas que frequentam a pracinha, por exemplo. 
Casa 
     Escola 
Parque/Praça
Atividade 2
Maquete da sala de aula 
Proponha a turma que faça uma maquete que represente a sala de aula e depois  proponha, ainda, que represente a maquete em planta baixa.  É uma forma de ensinar cartografia para as crianças já que ler mapas não é uma tarefa fácil para os pequenos. Esse exercício vai possibilitar o maior entendimento sobre o conceito. 



Atividade 3 
Planta da casa
Uma atividade, também, bastante interessante e que vai aguçar a  curiosidade da turma é representar o espaço onde mora em forma de desenho. Proponha a turma para desenhar cada cômodo de sua residência e escrever o nome de cada parte de sua casa, dizendo como são usados esses espaços pelos moradores.   

Atividade 4
Desenho de uma pracinha
A turma irá fazer um desenho do espaço coletivo ao ar livre, o qual eles frequentam: parque ou pracinha colocando elementos que o compõem como: árvores, jardins, bancos, brinquedos, etc.  


Atividades 5
Proponha aos alunos que  desenhe o trajeto que cada criança faz para ir de sua casa até a escola. Converse com a turma pedindo que coloquem os pontos de referências que eles veem no caminho como a padaria, atravessar uma ponte, uma banca de jornais etc.   


Materiais:
Para a maquete, caixa de papelão, EVA, cola, palito de picolé, papel e lápis preto e lápis de cor. 

Avaliação: 
Observação e registro quanto à  participação, interesse e realização das atividades durante a aula.

Plano de aula Geografia rua bairro lugares de vivências de acordo com a BNCC



Plano de aula - Lugares Onde Vivemos
Na unidade temática: O sujeito e seu lugar no mundo, focalizam-se as noções de pertencimento e identidade.

Habilidade da Base Nacional Comum Curricular 
(EF01GE01) Descrever características observadas de seus lugares de vivência (moradia, escola etc.) e identificar semelhanças e diferenças entre esses lugares.

Objetivos específicos:
Identificar os diferentes lugares de vivência (casa, escola, praça, rua, bairro) com as diferenças e semelhanças entre cada um, trabalhando coletivamente e de forma cooperativa.

Tempo estimado: 4 aulas

Plano de aula: 1º ano do Fundamental - Geografia-  O sujeito e o seu lugar no mundo

Lugar 

"Lugar é o espaço percebido pelo homem; é aquele apropriado pelo seu e seus sentimentos. O lugar tem uma identidade que é dada pelos elementos que o compõem; o reconhecimento desses elementos possibilita ter certeza de onde o indivíduo se encontra. As pessoas mantêm relações individualizadas com o lugar em que vivem  e podem através da fala expressar as mesmas." (Diretrizes Curriculares dos anos iniciais do Ensino Fundamental de Geografia) 

Atividade 1 
Leitura da história "O bairro do Marcelo" de Ruth Rocha  

Neste livrinho simples e divertido, o personagem mais conhecido da Ruth Rocha — aquele de Marcelo, marmelo, martelo — apresenta para o leitor o bairro ele onde vive. A cada página, nos deparamos com um lugar diferente: de repente estamos na livraria, vendo livros de todo tipo; no instante seguinte, no açougue, que o Marcelo acha que devia se chamar carneira (manias desse garoto levado...), porque é lá que se vende carne etc. 
Aos poucos, a gente percebe que os bairros do mundo são todos iguais, ou pelo menos parecidos, e o do Marcelo talvez não seja tão diferente do seu.

Desse modo a criança irá perceber as diferenças e semelhanças do bairro onde mora com o bairro do personagem do livro.  Adquira o livro aqui


O livro "O bairro do Marcelo" em vídeo



Na roda de conversa o professor explicará como surgiram os bairros e sua composição, comparando assim com o bairro de Marcelo da história de Ruth Rocha. Buscando analisar as relações que se estabelecem com as pessoas que se conhecem no bairro. 

O que é bairro?
O bairro é um conjunto de ruas, de praças e de moradias. Os bairros se dividem em residenciais, comerciais e rurais
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Como sugiram os bairros? 
Em razão do crescimento, as cidades passaram a ser divididas por bairros para facilitar a localização dos endereços. Os bairros são compostos por casas, edifícios residenciais e comerciais, escolas, parques e praças públicas. São formados também pela comunidade, ou seja, o grupo de pessoas que moram no bairro
Quando moramos muito tempo em um bairro passamos a conhecer várias pessoas e nos tornamos amigos. Isso é muito bom porque conviver com pessoas conhecidas nos dá segurança e tranquilidade.
É dever de todos cuidar e manter o bairro em que vivemos em ordem, respeitando os direitos e os deveres de toda a comunidade. Para saber mais sobre bairro!

Atividade 2
Construção de um livro da turma
Proponha aos alunos que desenhe e descreva sobre o bairro onde mora, fazendo assim, como o personagem da história. Monte um livro da turma sobre o bairro onde os alunos vivem. Fonte da atividade!  
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Atividade 3 
O que é rua? 
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O professor conversará com a turma explicando o que é rua e como elas são importantes para a circulação de pedestres, carros, ônibus, bicicletas etc. e também são por elas que temos acesso a nossa casa e estabelecimentos comerciais em nosso bairro.  
A rua é uma via por onde circulam pessoas, veículos, motos e bicicletas. Em cidades do interior encontramos animais passando pelas ruas.
Nas ruas podemos observar várias construções como casas, prédios, indústrias, estabelecimentos comerciais, além do movimento de pessoas e de veículos que transitam sem parar.
As ruas possuem histórias e nomes. Cada uma recebe um nome, e cada casa ou prédio recebe um número para que seja possível a localização e a identificação. Para saber mais sobre o assunto!

https://escoladossonhosclaudia.blogspot.com/
Fazendo pesquisa sobre a rua onde moro
Proponha aos alunos que façam uma pesquisa com ajuda de seus responsáveis sobre a rua onde mora. 
Qual é o significado do nome da sua rua? Por que ela tem esse nome?
O que as pessoas costumam fazer na sua rua?
A sua rua é muito ou pouco movimentada?
Há construções novas e antigas?
Em sua rua existem pontos comerciais? Escreva quais e suas funções.
Na rua que você mora há mais residências ou estabelecimentos comerciais?



Atividade 4 
Aprendendo sobre a localização da minha casa
Professor, converse com a turma sobre a importância de um endereço completo, com ele localizamos o lugar que procuramos, seja uma residência, um estabelecimento comercial, dentre outros. Fonte da atividade aqui!

No endereço completo deve conter:
O nome da rua.
O número da construção a que se refere (casa, prédio).
O nome do bairro onde fica localizada a rua.
O nome do município e do estado.


https://escoladossonhosclaudia.blogspot.com/


Materiais:
Livro O bairro do Marcelo" de Ruth Rocha, O livro "O bairro do Marcelo" em vídeo, ficha de endereço,  

Avaliação: 
Observação e registro quanto à  participação, interesse e realização das atividades durante a aula.

Referências: 
https://escolakids.uol.com.br/geografia/os-bairros.htm 
http://obairroeacidade.blogspot.com/2010/09/nosso-bairro-e-o-bairro-do-marcelo.html
https://www.colegioweb.com.br/educador/como-ensinar-a-diferenca-de-rua-e-bairro.html
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=56391

Brincadeiras e Atividades para a Semana do Dia da Criança

Planejamento semana da criança: uma brincadeira para cada dia da semana. Poderá gostar também de   Plano de aula Dia das Crianças com histór...