Plano de aula sobre o uso consciente da água de acordo com a BNCC Educação Infantil


Campos de experiências 
Espaços, tempos, quantidades e transformações
Corpo, gestos e movimentos.
Habilidade da Base Nacional Comum Curricular
(EI03ET03) Identificar e selecionar fontes de informações, para responder a questões sobre a natureza, seus fenômenos, sua conservação.
(EI03CG03) Criar movimentos, gestos, olhares e mímicas em brincadeiras, jogos e atividades artísticas como dança, teatro e música

Público Alvo: Educação Infantil (Crianças pequenas (4 anos a 5 anos e 11 meses)

Tempo estimado: 8 aulas


Objetivos de aprendizagem:
  • Identificar os principais usos da água e seu consumo consciente.  
  • Reconhecer que a água é um bem natural e que é fonte de vida para o nosso planeta.
  • Expressar-se através da música, associando ao tema estudado.

"As crianças vivem inseridas em espaços e tempos de diferentes dimensões, em um mundo constituído de fenômenos naturais e socioculturais." (BNCC)  

✅Veja mais atividades com esse tema aqui:👉 Atividades para o Dia Mundial da Água

O Dia Mundial da Água é comemorado anualmente em 22 de março.. Esta data foi criada com o objetivo de alertar a população internacional sobre a importância da preservação da água para a sobrevivência de todos os ecossistemas do planeta.

💙Vídeo de curiosidades sobre a água! Veja clicando na imagem abaixo👇



Atividade 1

Curiosidades sobre a água
Na roda de conversa, com ajuda de imagens fale de algumas curiosidades sobre a água. A onde encontramos água em nosso planeta? Como a água encontrada em nosso planeta pode ser? Utilizamos a água para fazer o quê? Podemos viver sem água? O planeta Terra também é conhecido como o Planeta Água. A justificativa para o nome deve-se ao fato de que 70,9% de sua superfície é coberta por água. Apenas 3% da água do mundo é doce. Deste total, 70% está na forma de gelo ou no solo.


A história do  camelo, do burro e da água
O camelo, o burro e a água é uma fábula visual – Um dia sem água na vida do camelo e do burro. Cada um age de um jeito. Uma reflexão importante sobre as práticas que evitam o desperdício. De Sérgio Merli, pela, Melhoramentos. Para adquirir o livro aqui!



História: O camelo, o burro e a água em vídeo 

Atividade 2 
Jogo de perguntas e respostas sobre a história 
O professor exibirá o vídeo com a história, logo após fará perguntas sobre os comportamentos vistos na história "O camelo, o burro e a água". Dessa formar o professor chamará a atenção das crianças para o consumo consciente da água.

Faça com a turma o jogo das perguntas sobre os personagens da história. Quem escova os dentes com a torneira aberta? quem lava a louça com a torneira aberta? quem molha as plantas com mangueira ? Quem toma banho e não desliga o chuveiro para se ensaboar? Quem se esquece da vida no chuveiro cantando? Quem Deixa a torneira aberta pingando? Quem ficou sem água? O burro ou camelo? Quem da história economizava água e quem desperdiçava.  Por que não se pode desperdiçar água?


O camelo, o burro e a água em Música


Atividade 3
Cantando a música da história O camelo, o burro e água.
O professor colocará o vídeo da música e incentivará os alunos a  cantarem também. Depois que a música tiver bem ensaiada com toda a turma. O professor irá oferecer para cada aluno um violão e também, um microfone de faz de conta para que a turma faça apresentação musical. Essa atividade pode ser feita com todos os alunos de uma vez ou individual. Essa apresentação poderá fazer parte de um teatro musical e poderá ser utilizada para finalização de um projeto de mesmo tema.

Atividade 4
Produção
O professor voltará a comentar sobre história, observando junto com os alunos os comportamentos positivos e negativos sobre os usos da água mostrados na história. Perguntado sobre quem usou de esperteza ao economizar água.
Faça com a turma um cartaz  sobre os usos conscientes da água com o seguinte título: Seja esperto não desperdice água!" Poderá incentivar a turma a fazer um cartaz utilizando imagens sobre o uso consciente da água ou os personagens da historia, variando assim a
atividade.
Origem da imagem: http://ief-eramsf.blogspot.com/2014/11/campanha-de-consumo-consciente-da-agua.html

Atividade 5
Crachá Guardiões da água
Ressalte a esperteza do Camelo em economizar água. Economizando não vai faltar! Alerte aos alunos para serem multiplicadores da ideia em suas casas, com seus familiares. Faça com as crianças crachás com o título guardiões da água ou outro título que o professor achar pertinente. Exemplo para colocar no crachá: Pedro Guardião da água. Veja alguns modelos de crachás:

https://escoladossonhosclaudia.blogspot.com/

https://escoladossonhosclaudia.blogspot.com/

https://escoladossonhosclaudia.blogspot.com/

       
https://escoladossonhosclaudia.blogspot.com/

https://escoladossonhosclaudia.blogspot.com/

       
Avaliação:
Observação e registro quanto à participação, interesse e realização das atividades durante o desenvolvimento das aulas.

Fontes de consulta
:

https://www.educacaoetransformacao.com.br/painel-dia-da-agua/moldes-de-gotas-de-agua/

http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf

Plano de aula reconhecendo as letras: Vogais de acordo com a bncc para Educação Infantil


Campo de experiências da BNCC
Escuta, fala, pensamento e imaginação

Habilidade da Base Nacional Comum Curricular
(EI03EF09) Levantar hipóteses em relação à linguagem escrita, realizando registros de palavras e textos, por meio de escrita espontânea.

Público Alvo: Educação Infantil 4 e 5 anos (adaptar as atividades para cada faixa) 


Tempo estimado: 4 aulas


Objetivos de Aprendizagem:
Dramatizar a história das vogais. 

Identificar as vogais na história contada.
Reconhecer as vogais no próprio nome e nos nomes dos colegas.
Grafar as vogais e escrever o próprio nome.
Escrever uma lista  de nomes dos colegas com auxílio do professor.



Apresente as vogais de forma lúdica clicando na imagem abaixo!👇👇
Vídeo as vogais 


Atividade 1
Teatrinho das vogais 
Após assistirem o vídeo, A CASINHA DAS VOGAIS proponha aos alunos que façam a dramatização da história das vogais. O professor confeccionará as vogais e colará nos palitos de picolé para que os alunos façam o teatrinho das vogais. Organize para  que todos participem desta atividade.


O Vídeo abaixo ajuda as crianças a identificarem as vogais e também a observarem como fazer o traçado das vogais de forma lúdica.   

Vídeos ensinando a falar e escrever as vogais, através da música.


Atividade 2
Treinando o traçado das vogais na caixa de areia 
O professor disponibilizará uma caixa de areia na sala de aula para que os alunos com os dedos ou um bastão desenhem o traçado das vogais. O professor levantará uma vogal e assim como aparece na história e o aluno deverá desenha-la na areia. Fonte da atividade aqui!

Resultado de imagem para atividade com areia educação infantil
 http://faybrandao.blogspot.com/2016/04/caixa-de-areia.html

Atividade 3
Identificando as vogais no próprio nome e nos nomes dos colegas
Explique para as crianças que as vogais aparecem em todas as palavras e juntos com as consoantes formam os nomes de tudo o que vemos no dia adia. Antes de fazer a atividade abaixo, faça a apresentação dos nomes dos alunos, seja em crachás ou mesmo na chamadinha. Pergunte a cada um sobre as vogais que viram na história. Deixe que os alunos conversem sobre as vogais que aparecem em seus nomes e de seus colegas. Depois da atividade pronta, deixem que as crianças compartilhem sobre as vogais que encontraram nos seus nomes.



Atividade 4
Lista de nomes dos alunos da turma
Explique que as listas fazem parte de nossa rotina, escrevemos e lemos listas. Entre elas, estão a de compras do mercado, de convidados para um aniversário ou de atividades que temos programadas para o dia. Portanto, se apropriar desse recurso de elencar conteúdos é significativo para as crianças, porque ele tem uma função social. 

O professor fará junto com a turma uma lista dos nomes dos alunos da turma, escrevendo na lousa ou em um cartaz. Após escrever os nomes, o professor pedira aos alunos que identifiquem as letras (vogais) nos nomes da lista. Deverá fazer um nome de cada vez. 
https://escoladossonhosclaudia.blogspot.com/
Faça parte do nosso Instagram clicando na imagem!👇👇👇  


Materiais:
Folha de atividade, caixa de areia, vogais em EVA, palito de picolé e cola quente. 

Avaliação: 
Observação e registro quanto à participação, interesse realização das atividades durante a aula.
Fonte de consulta:
https://loucosportecnologias.blogspot.com/2017/04/alfabetizacao-historia-das-vogais.html
http://faybrandao.blogspot.com/2016/04/caixa-de-areia.html

Plano de aula números, registrando quantidades Alfabetização BNCC



Números/ 1º Ano/ Ensino Fundamental 


Objeto de conhecimento
Contagem de rotina

Habilidade da Base Nacional Comum Curricular 

(EF01MA01) Utilizar números naturais como indicador de quantidade ou de ordem em diferentes situações cotidianas e reconhecer situações em que os números não indicam contagem ou ordem, mas sim código de identificação.

Objetivos específicos
Registrar quantidades associando aos números naturais.
Escrever listas associando ao uso cotidiano como indicador de quantidade e ordem.
Atividade 1
Para iniciar a aula conte a história da Lista da Dona Girafa! Converse com as crianças sobre o que é lista para que serve. Busque associar ao uso do número e suas quantidades no dia a dia.

A lista da Dona Girafa ( Autora Cláudia Corrêa)  

Este livro conta a história da Dona Girafa, muito esperta e organizada, que preparou uma linda festa para seus convidados. Para esta tarefa utilizou os numerais para escrever a lista dos bichos que ela convidaria. Uma ótima história para ensinar e aprender números e quantidades de forma divertida! 👉Para adquirir o livro clique na imagem!👇



 
Veja a  história "A Lista da Dona Girafa"  em vídeo clicando na imagem👇

Atividade 2
https://escoladossonhosclaudia.blogspot.com/

Para fazer jogo o professor irá imprimir a cartela contendo os bichos de acordo com a quantidade da história da Dona Girafa 1 urso, 2 pinguins, 3 raposas, 4 sapos, 5 tigres, 6 elefantes, 7 zebras, 8 leões, 9 macacos e 0 hipopótamo. O professor distribuirá as figuras dos bichos de acordo com que se pede. O professor indicará a quantidade que o aluno deve separar de figuras de cada bicho e assim, fará até terminar o jogo. 

Num segundo momento, o professor poderá variar as quantidades de cada bicho para isso vai imprimir mais cartelas com as figuras dos bichos para que se possa fazer a variação das quantidades. Assim, aquele bicho que só tinha um passa a ter mais quantidades e aquele que tinha mais quantidades passa a ter menos quantidades. 

https://escoladossonhosclaudia.blogspot.com/

Atividade 3

https://escoladossonhosclaudia.blogspot.com/
Atividade 4
https://escoladossonhosclaudia.blogspot.com/
Atividade 5
Proponha as crianças que façam uma lista de coisas que usamos no nosso dia a dia! Como uma lista de compras no supermercado para mamãe, por exemplo. Colocando as quantidades de cada produto que será comprado!
https://escoladossonhosclaudia.blogspot.com/

Avaliação:
A avaliação acontecerá de forma contínua iniciada nas perguntas orais diagnosticadas no início da aula. Posteriormente,  as realizações das atividades e  interesse pelo tema da aula. Registro e  reflexão sobre as atividade realizadas sobre o aprendizado da turma com a experiência vivenciada.

Fontes:
http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf

Video A lista da Dona Girafa: https://youtu.be/io5gneEtCZ8?si=JUmXkWZAShfZ2Mg_


Plano de aula Meio Ambiente os seres vivos e não vivos de acordo com a BNCC



Este plano poderá ser aplicado para a educação infantil e também para o ensino fundamental, adaptando as atividades de acordo com a faixa etária 


Tema da aula: 

Meio ambiente e os seres vivos e não vivos no ambiente


Faixa etária: 
Crianças pequenas (4 anos a 5 anos e 11 meses)

Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento BNCC
(EI03ET03) Identificar e selecionar fontes de informações, para responder a questões sobre a natureza, seus fenômenos, sua conservação.

Campo de experiências da BNCC
Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.

Objetivos da aula:

Ouvir atentamente a história contada.
Refletir sobre as atitudes que prejudicam  o meio ambiente. 
Identificar ações relacionadas a preservação do meio ambiente.
Identificar os seres vivos e não vivos no ambiente.


Geografia/ 2º ano/Vida e evolução

Objeto do conhecimento:
Seres vivos no ambiente 

Habilidades da BNCC 
(EF02CI04) Descrever características de plantas e animais (tamanho, forma, cor, fase da vida, local onde se desenvolvem etc.) que fazem parte de seu cotidiano e relacioná-las ao ambiente em que eles vivem

💚Poderá gostar também de: 👇



Atividade inicial 
Contar a história 

O mundo sem cor   (Autora Cláudia Corrêa)  
Este livro conta a história de Mara, uma menina que viveu uma aventura inusitada quando avistou uma borboleta colorida em seu quintal. O mistério que envolve a borboleta leva Mara a embarcar nesta aventura que tem um final surpreendente. A história fala da importância de se preservar o verde do nosso planeta. 👉Para adquirir o livro clique na imagem!👇




👀Veja essa história em vídeo 👉 clicando na imagem abaixo👇



Atividade 1 

Roda de conversa sobre a história contada
Após contar  a história de Mara "O mundo sem cor", converse com as crianças perguntando sobre o mundo de Mara. Peça as crianças para descreverem como era o mundo dela na história. Será que Mara era feliz com aquele mundo todo cinza e sem cor?  Qual atitude de Mara ao acordar daquele sonho? Porque é importante preservar a natureza e o meio ambiente?



Atividade 2 

Trabalhando os 5 Rs 
Na história, Mara começou a pensar que deveria conscientizar as pessoas sobre a preservação da natureza para o mundo continuar colorido! Podemos fazer isso utilizando os 5 Rs. Converse com as crianças sobre as atitudes que são importantes para a preservação do meio ambiente. Oriente as crianças a repensarem sobre as atitudes que podem amenizar o acúmulo de lixo. Se compramos menos, menos lixos vamos produzir. Por exemplo, promover na família, na rua, no baixo, na escola a troca de brinquedos, e roupas que não servem mais para você, mas servem para outras crianças. Faça um cartaz junto com as crianças sobre ações que elas podem promover na sua casa e na escola para a preservação da natureza! 


♻️Meio Ambiente - Reciclagem - Os 5 Rs
Veja o vídeo clicando na imagem👇


Atividade 3 
Cuidando de plantas 
Incentive as crianças a fazerem uma pequena horta em casa. Toda criança adora mexer com terra. O professor pode levar para escola uma plantinha de horta para incentivar a turma. Poderá fazer junto com a turma usando potes que iriam para o lixo como o potinho de de sorvete e outros. A turma poderá acompanhar a evolução da planta e também adquirir o habito de cuidar de um ser vivo. O professor poderá fazer uma escala de quem irá molhar a planta e os dias que a planta será molhada. 





Sistematizando
Os seres vivos são aqueles que tem vida. eles nascem, crescem, reproduzem e morrem. Os animais e as plantas são seres vivos. Todos o seres vivos precisam de alimento e água para viver. 

Os seres na natureza que não tem vida: não nascem, não reproduzem e não morrem. São chamados de seres não vivos. são seres Que compõem o ambiente físico. como a água, as pedras, o solo. 

Os Objetos criados pelos seres humanos como: os brinquedos, os móveis, o telefone celular, também são seres não vivos. 
Após explicar sobre os seres vivos e não vivos, peça as crianças que nomeiem todos os seres não vivos que estão observando naquele momento e depois os seres vivos que estão observando naquele momento. Para os maiores peça que registrem no caderno.


Atividade 4
Aula passeio 
Leve a turma para o lado de fora da sala se na escola tiver um jardim. Ou leve a turma a um parque. Deixe que explorem em pequenos grupos o ambiente, observando e fazendo coleta de alguns materiais como: pedras, folhas, solo e outros. Leve para sala e separe em seres vivos e não vivos. Se não tiver essa alternativa peças aos pais que tragam de casa amostra de plantas, solos e outros elementos vivos e não vivos existentes natureza. Explique para a turma sobre os seres que encontramos na natureza seja ser vivo ou não! Seres vivos como planta, animais e seres não vivos como pedras, solo e água são elementos que compõem a natureza e devem ser preservados.


Atividade 5 

Identificando os elementos vivos e não vivos
Reconte a história "O mundo sem cor" e junto com os alunos vão identificando os elementos vivos e não vivos que aparecem na história. Depois proponha aos alunos que desenhem todos os seres vivos e os não vivos que eles viram na história "O mundo sem cor", separando em colunas. Para os maiores proponham que escrevam os nomes dos seres.
Avaliação:
A avaliação acontecerá de forma contínua iniciada nas perguntas orais diagnosticadas no início da aula. Posteriormente,  as realizações das atividades e  interesse pelo tema da aula. Registro e  reflexão sobre as atividade realizadas sobre o aprendizado da turma com a experiência vivenciada.

Recursos:
História "O mundo sem cor", elementos que compõem o ambiente. 

Fontes de consulta 
http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf
https://www.chegadetrabalhoinfantil.org.br/noticias/materias/dia-crianca-consumismo/
https://www.rededecisao.com.br/single-post/2018/11/13/A-Voz-do-Aluno---Vamos-economizar-%C3%A1gua
https://educacaoinfantil.aix.com.br/meio-ambiente-na-educacao-infantil/

Livro Assim eu aprendo de Joanita Souza 

Plano de aula meio ambiente Respeito à natureza de acordo com a BNCC



Faixa etária:
Crianças pequenas (4 anos a 5 anos e 11 meses)

Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento BNCC
(EI03ET03) Identificar e selecionar fontes de informações, para responder a questões sobre a natureza, seus fenômenos, sua conservação.
(EI03TS02) Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais.
(EI03CG05) Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas.


Campos de experiências da BNCC
Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.
Traços, sons, cores e formas.
Corpo, gestos e movimentos


Objetivos específicos:
Ouvir atentamente a poesia.
Refletir sobre as atitudes que prejudicam o meio ambiente.
Identificar ações relacionadas a preservação do meio ambiente.
Relacionar os animais que estão entrando em extinção.
Construir brinquedos com matriais recicláveis.


Tempo estimado: 6 aulas

Tema da aula:

Respeito à natureza

O respeito à natureza está intimamente ligado a nossa sobrevivência e também as relações sociais que se estabelecem. Faz se necessário a conscientização sobre a preservação do meio ambiente que nos cerca afim de manter a qualidade de vida da comunidade onde se vive.  


Atividade 1 

Leitura da poesia para as crianças: Animais em Extinção e seu habitat

O primeiro passo é a leitura. Poderá utilizar recursos visuais para chamar a atenção das crianças.  Em seguida, é feito um trabalho de interpretação oral do que as crianças ouviram, o que mais chamaram atenção delas?


Animais em Extinção e seu habitat

PENSE LÁ NA FRENTE,
UM FUTURO NÃO DISTANTE.
SE AINDA HAVERÁ
ANIMAIS COMO O ELEFANTE...

PARE E PENSE EM UMA PLANTA OU NUM BICHO BEM BONITO,
QUE AINDA HOJE EXISTE
E AMANHÃ PODE ESTAR EXTINTO...

PENSE LÁ NA FRENTE,
NUM FUTURO MUITO PERTO
NÃO TER VERDE, FLORES, FRUTOS
E VIVER EM UM DESERTO.

MAS NEM TUDO ESTÁ PERDIDO,
ISSO EU SEI TENHO CERTEZA,
SE CUIDARMOS COM CARINHO
DESTA NOSSA NATUREZA.

E POR ISSO É MUITO IMPORTANTE
RENOVAR O SENTIMENTO
DE CUIDAR DOS ANIMAIS
E DO REFLORESTAMENTO.

 


O professor irá propor  aos alunos para fazerem um retrato (desenho) da poesia. Estes desenhos que poderão ser expostos numa amostra cultural no final do ano. Os alunos construirão juntos, participando de todos os processos.




Atividade  2

Converse com os alunos sobre os animais citados na poesia.

Eles sofrem risco de extinção? Aproveite os conhecimentos prévios dos alunos para saberem o que eles sabem sobre o assunto. Em seguida, peça para os alunos pesquisarem( com ajuda dos pais) em livros e revistas, Internet e em casa quais são as espécies ameaçadas no Brasil.Mais informações sobre o assunto aqui!


Imagem relacionada

Fonte da imagem: https://www.institutonetclaroembratel.org.br/educacao/para-ensinar/planos-de-aula/meio-ambiente-animais-em-extincao-no-brasil/


Atividade 3

Releitura de obra

O artista plástico Cândido Portinari pintou um quadro chamado Flora e Fauna Brasileira, apresente  aos alunos, oriente para que  façam, individualmente, a sua própria releitura, usando guache e pincel ou canetinha.

Depois de prontos, exponha os trabalhos em um mural para que todos da escola possam apreciar. Exponha todos os trabalhos feitos durante as aulas, nomeando as participações individuais e coletivas dos alunos.  Obras de Cândido Portinari Cândido Portinari  Flora e Fauna Brasileira 


Atividade 4  

Na roda de conversa leve a turma a refletir sobre a poluição em sua cidade e como a poluição pode afetar a qualidade de vida. O ar da cidade em que moramos é poluído?  E as ruas são cheias de lixos? Por que? O que acontece quando o lixo é jogado nas ruas? Conte a eles o tempo que um lixo leva para se degradar. Faça uma pesquisa junto com a turma e construa um painel para ilustrar a conversa. Mais informações aqui


Resultado de imagem para atividade sobre o tempo que leva para degradação do lixo



♻️Meio Ambiente - Reciclagem - Os 5 Rs
Veja o vídeo clicando na imagem👇


Atividade 4 

Proponha uma conversa sobre a reutilização de sucatas

Explique as crianças que nem tudo precisa ser jogado no lixo, que muitos materiais são recicláveis, como o papel. Brinquedos feitos com materiais reciclados 48 modelos com passo a passo  Faça junto com as crianças alguns brinquedos para brincarem e também expor seus trabalhos!


Avaliação:
A avaliação acontecerá de forma contínua iniciada nas perguntas orais diagnosticadas no início da aula. Posteriormente,  as realizações das atividades e  interesse pelo tema da aula. Registro e  reflexão sobre as atividade realizadas sobre o aprendizado da turma com a experiencia vivenciada.

Recursos:
Poesia Animais em Extinção e seu habitat, materiais recicláveis.Jornais, revistas e internet. 

Fonte de consulta 
Poema: http://poemasepoetas-isabella.blogspot.com/2012/04/animais-em-extincao-poema.html
http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf

Brincadeiras e Atividades para a Semana do Dia da Criança

Planejamento semana da criança: uma brincadeira para cada dia da semana. Poderá gostar também de   Plano de aula Dia das Crianças com histór...