Plano de aula identidade e respeito às diferenças de acordo com a BNCC


Adaptando as atividades e observando as Habilidades esse plano pode ser trabalhado tanto na Educação Infantil como no Ensino Fundamental
Campo de experiências da BNCC:
Eu, outro e nós

Público Alvo: Educação Infantil 4 e 5 anos

Habilidades da Base Nacional Comum Curricular 
(EI03EO05)  Demonstrar valorização das características de seu corpo e respeitar as características dos outros (crianças e adultos) com os quais convive.

Objetivos de aprendizagem para a Educação Infantil
Identificar e valorizar as características de seu corpo e respeitar as características dos outros. 
  
Ciências 1º ano - Vida e evolução - Corpo humano

Habilidades da Base Nacional Comum Curricular 
(EF01CI04) Comparar características físicas entre os colegas, reconhecendo a diversidade e a importância da valorização, do acolhimento e do respeito às diferenças

Objetivos de aprendizagem para o 1º ano Fundamental
Identificar e  comparar características físicas entre os colegas, reconhecendo a diversidade e a importância da valorização do outro




Cada um com seu jeito, cada jeito é de um! Texto de Lucimar Rosa Dias e ilustrações de Sandra Beatriz Lavandeira. Editora Alvorada, 2012.


O livro infantil conta a história de Luanda, uma menina negra muito sapeca e vaidosa, que adora o seu cabelo crespo onde envolve todas da família nos diversos penteados que inventa para desfilar sempre linda na escola. Foi seu pai quem escolheu esse nome para ela por acreditar que ela seria tão linda quanto à cidade africana que ele conheceu quando era jovem. A leitura promove o reconhecimento e a valorização das diferenças e das características pessoais que fazem de cada indivíduo um ser único e que deve se amar do jeitinho que é. Para adquirir o livro aqui!



Após contar a historia "Cada um com seu jeito, cada jeito é de um!" Questione as crianças sobre a características físicas da menina. Pergunte sobre seus cabelos, sua cor, sobre sua altura etc. Ajude as crianças observarem em si mesma e nos colegas características semelhantes e também diferentes que os amigos possam ter. Os alunos devem observar que as diferenças fazem parte da coletividade e que as características  pessoais de cada indivíduo  fazem dele diferente e único.  Livro em pdf aqui!  



Atividade 1 
Minhas características 
Leve para sala de aula um espelho para que cada criança possa se olhar dizendo suas características físicas como: meus olhos são... meus cabelos são.. a minha pele é... etc. Feito isso o professor entregará a folhinha abaixo para que eles marquem suas características.   

https://escoladossonhosclaudia.blogspot.com/

Atividade 2
Auto retrato
Cada aluno desenhará a si mesmo fazendo um auto retrato, explique que muitos artistas famosos fazem seus auto retratos e que eles vão fazer o mesmo. Peça aos alunos que expliquem seus auto retratos dizendo sobre suas características físicas para os colegas.  
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Atividade 3
Por que somos do jeitinho que somos?
Explique para as crianças que cada um tem  características físicas  parecidas com de seus pais biológicos, ou seja, o fator genético determina como vamos ser ao nascer. A cor de nossa pele, dos cabelos, dos olhos são heranças genéticas adquiridas de nosso pais. Mas que existem, também, as características culturais como modo de vida, modo de nos vestir e  acessórios que usamos (óculos, brincos, sem eles) que usamos, jeito de agir e falar, ainda assim somos iguais em direitos e deveres. Deixe que os alunos observem e discutam sobre as diferenças que existem na turma e que reflita sobre a importância de se aceitar como é, e também a seus colegas. O professor pedirá que aos alunos escolham um colega para fazer seu retrato explorando suas características e físicas (cabelos, olhos, altura, etc.) e culturais como: o modo como usa o cabelo, acessórios, roupas etc. Depois monte uma exposição com os desenhos da turma. 


Música: Ninguém é igual a ninguém 👇- Legendado em vídeo


Atividade 4
Recorte e colagem
Depois de cantarem a música "Ninguém é igual a ninguém" proponha aos alunos que recortem imagens de rostos de pessoas em jornais e revistas para compararem as semelhanças e diferenças existentes entre as pessoas. Faça um painel da turma que represente a diversidade. Fonte da atividade aqui! 

Fonte da imagem: http://sabrinadartes.blogspot.com/2009/06/atividade-11-diversidade-cultural.html

Atividade 5

Jogo com bola: semelhanças e diferenças

O professor deverá levar os alunos para fora da sala de aula e solicitar que se organizem em uma roda. Pedir para eles que se olhem, prestando atenção nas características do outro: cor de cabelo, dos olhos, da pele, altura, acessórios (óculos, brincos, relógios, roupas...) e outras. Prosseguir até perceber que todos se familiarizaram com este tipo de percepção. 

Propor, então, o seguinte jogo: Na 1ª rodada, um aluno de cada vez deverá escolher um colega para jogar a bola, dizendo uma característica semelhante entre eles (Por exemplo: Eu jogo a bola para o Pedro, porque nós dois usamos óculos, ou porque temos cabelo curto...). Não pode repetir a característica e nem o colega.  Nesse momento, os alunos exercitam a memória; a capacidade de atenção e concentração; a percepção de seus sentimentos, emoções; a flexibilidade do pensamento - no sentido de ter que abrir mão do colega ou da característica escolhidas anteriormente e pensar em outras possibilidades. 

Quando todos já tiverem jogado e recebido a bola, inicia-se a 2ª rodada. Cada aluno deverá devolver a bola para o colega que o escolheu na 1ª rodada, dizendo uma característica diferente entre eles. Novamente, não pode repetir a característica (Ex: Pedro devolve a bola para o colega, porque é baixo e ele é alto). E assim, sucessivamente, até que todos retornem a bola para os colegas que os escolheram na 1ª rodada Fonte da atividade aqui!
https://escoladossonhosclaudia.blogspot.com/



Materiais:
Vídeo Ninguém é igual a ninguém, folhas de atividades, jornais e revistas, cola, tesoura, bola.

Avaliação: 
Observação e registro quanto à  participação, interesse e realização das atividades durante a aula.
  
Fonte de consulta:
https://pretassimoa.wordpress.com/2014/11/25/12-livros-infantis-para-trabalhar-relacoes-raciais-na-escola/
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?pagina=espaco%2Fvisualizar_aula&aula=8057&secao=espaco&request_locale=es

Plano de aula texturas e sensações de acordo com a BNCC para Educação Infantil




Campos de experiências 
Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações

Objetivos de Aprendizagem
(EI03ET01) Estabelecer relações de comparação entre objetos, observando suas propriedades.
(EI02ET01)Explorar e descrever semelhanças e diferenças entre as características e
propriedades dos objetos (textura, massa, tamanho).

Direitos de Aprendizagem e Desenvolvimento:
 Explorar 


Objetivos específicos
Explorar diferentes materiais, observando suas texturas.
Comparar diferentes materiais, explorando sensações táteis e visuais.

Tempo estimado: 5 aulas

Faixas etária: 
Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses) e  crianças pequenas (4 e 5 anos e 11 meses).

Observação: adaptar a atividade para cada faixa etária.

Atividade 1
Manipulação de materiais diversos
Apresentar diversos materiais ( de textura lisa, macia, áspera) para a turma, deixando que as crianças manipulem esses materiais. Faça perguntas sobre suas texturas e deixem que explorem através das sensações  táteis e visuais estes materiais.

Atividade 2
Caixa das sensações 
Em outro momento coloque os objetos dentro da caixa das sensações para que as crianças possam sentir suas texturas e dizer se o material tem textura lisa, macia ou áspera). 


Fonte da imagem http://wwwaartedeensinarcom.blogspot.com/2011/09/orgaos-dos-sentidos.html?m=1

Atividade 3
Trabalhando com areia colorida
O professor irá levar para sala de aula areia colorida de diversas cores. Corte quadros de papelão 20 cm por 20 cm, passe cola no papelão e peça aos alunos que colem a areia nos quadros de papelões. Faça um quadrado de cada cor. Deixe secar. No dia seguinte já pode usar.



Atividade 4
Trabalhando com novelos de lã
Leve para sala novelos de lã de diversas cores  para que as crianças possam manipular e sentir sua textura. Logo após, proponha uma atividade de colagem com lã. Corte quadros de papelão 20 cm por 20 cm, deixe as crianças criarem com a lá uma imagem abstrata. Oriente as crianças cobrirem a maior parte da superfície do quadro. O objetivo é deixar a superfície do quadro coberto pela lã. Deixe secar. No outro dia já pode usar.



Atividade 5
Explorando as diferentes texturas 
Para representar a textura lisa o professor poderá cortar quadros de EVA 20 cm por 20 cm (diversas cores)  e colar no papelão. Feito isso, o professor irá expor os quadros de (areia colorida, o de lã e de EVA)  com as diversas cores e texturas de forma que fiquem misturados em grande mural onde os alunos poderão manipular observando as texturas e as cores. O professor fará perguntas sobre as texturas para orientar a exploração dos pequenos. Este trabalho será feito com um aluno de cada vez para que a experiência seja bem aproveitada por cada um. 




Materiais: 
Areia colorida, lã, EVA, caixa de papelão, cola, materiais de diversos formatos e texturas para caixa de sensações. 

Avaliação:
A avaliação acontecerá de forma contínua iniciada nas perguntas orais diagnosticadas no início da aula. Posteriormente, as realizações das atividades e interesse pelo tema da aula. Registro e reflexão sobre as atividades realizadas sobre o aprendizado da turma com a experiência vivenciada 

Fonte de Consulta:
Fonte da imagem caixa das sensações http://wwwaartedeensinarcom.blogspot.com/2011/09/orgaos-dos-sentidos.html?m=1  Super recomendo site! Muito boa atividade!

Plano de aula partes do corpo humano de acordo com a BNCC


Ciências 1º ano - Vida e evolução - Corpo humano

Habilidades da base nacional Comum Curricular

(EF01CI02) Localizar, nomear e representar graficamente (por meio de desenhos) partes do corpo humano e explicar suas funções

Objetivos específicos:
Identificar e nomear as partes do corpo como: cabeça, tronco e membros.
Representar graficamente a cabeça, localizando nelas suas pates e associando suas funções.  

Objeto de conhecimento: Corpo Humano

Tempo estimado: 6 aulas 

Atividade 1
Sistematizando:
Converse com os alunos sobre as partes do corpo humano, deixe que eles identifiquem as partes do corpo a partir do seu próprio corpo e de seus colegas.  

O nosso corpo é formado de cabeça, tronco e membros. Os membros superiores são os braços e os membros inferiores são as penas. A cabeça é formada pelo crânio e pela face. Dentro do crânio está o cérebro. Na face estão localizados o nariz, os olhos, orelhas e a boca. Livro Volume 1 - A maneira lúdica de ensinar de Graça Batuci e Clélia Marcia de A. Melo
Atividade 2
Praticando: Complete com as palavras relacionadas ao tema estudado.

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Atividade 3
Brincadeiras para aprender sobre o corpo humano: Conversa Divertida

Público alvo: Pode ser feita com crianças maiores, principalmente as crianças que já possuem percepção para poderem desenhar na lousa.
Idade: Crianças a partir de 6 anos de idade, ou que possam estar no ensino fundamental que tenha entre os 06 até os 10 anos de idade.
Recursos: Será necessário uma lousa. Papéis para escrever o nome da parte do corpo que uma criança deverá desenhar na lousa, e fazer com que todos seus amiguinhos adivinhem e mais papéis para anotar os pontos de cada criança.
Objetivos: Identificar e reconhecer as partes do corpo humano, além do uso das mãos para desenhar quais as partes do corpo que ele encontrou no papel.

Passo a passo da brincadeira sobre o corpo humano, Conversa divertida:
Deve ser colados em papéis várias partes do corpo do qual a criança deverá desenhar na lousa para os colegas adivinharem.
A ideia fará os alunos desenvolverem habilidades de desenhar e de identificar qual a parte do seu corpo que deverão desenhar.
É interessante também que os alunos precisam adivinhar, e ganha quem adivinha mais vezes o desenho. Fonte da atividade aqui!


Atividade 4
Proponha aos alunos que recortem de revistas e jornais partes do corpo humano separadamente: cabeça, tronco, braços e pernas. Após terminarem deverão juntá-las colando as partes  para formar  um corpo. Em seguida eles  devem escrever os nomes das partes do corpo humano.
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 Atividade 5
O professor contará a história da Chapeuzinho Vermelho usando os recursos orelhas, nariz, boca e olhos grandes, para enfatizar as partes que vão ser trabalhadas. Em seguida o professor organizará os alunos para dramatizarem o pedaço da estória que aparece as partes da cabeça e suas funções.

Estória da chapeuzinho Vermelho completa aqui!
Parte da história para dramatizar 
O lobo, que era muito rápido, foi entrando e de uma só vez engoliu a vovozinha. Depois vestiu as roupas dela, e ficou  esperando  Chapeuzinho Vermelho. Chegando na casa da vovó, ela encontrou o lobo e perguntou:
- Vovó! Por que esse nariz tão grande?
- É Para sentir o seu cheirinho, minha netinha!    
– Vovó! Por que suas orelhas estão tão grandes?
– É para te ouvir melhor.
– Vovó! Para que esses olhos tão grandes?
– É para te ver melhor.
– Credo vovó, por que a senhora está com essa boca tão grande?
– É para te comer! — respondeu o lobo.  

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Atividade 6
Praticando: 


Atividade 7
Recortar de jornais ou revistas as partes que faltam para completar a face ou desenhar.  
 
Materiais:
Folhas com as atividades, EVA, canetinha e palitos de picolé para construir os olhos, boca, nariz e orelhas para contar a estória e fazer a dramatização. Pilot de quadro e lousa para fazer a brincadeira.

Avaliação: 
Observação e registro quanto à  participação, interesse e realização das atividades durante a aula.

Fonte de consulta 
https://demonstre.com/brincadeiras-para-aprender-sobre-o-corpo-humano/
https://www.belaefeliz.biz/atividades-de-artes-para-imprimir/
http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf

Fontes das atividades
https://dani-alfabetizacaodivertida.blogspot.com/2013/07/atividades-sobre-corpo-humano.html
http://miriamveiga.com/atividade-chapeuzinho-vermelho-1/
https://soatividades.com/atividades-sobre-o-corpo-humano-para-educacao-infantil/
https://escolaeducacao.com.br/atividades-sobre-o-corpo-humano/
Livro Volume 1 - A maneira lúdica de ensinar de Graça Batuci  e Clélia Marcia de A. Melo

Plano de aula higiene e saúde de acordo com a BNCC


Adaptar as atividades de acordo com a faixa etária pretendida

Tema: Higiene pessoal 

Campo de experiências da BNCC:

Corpo, gestos e movimentos

Público Alvo:
Educação Infantil - Faixa etária ( crianças pequenas 4 e 5 anos e 11 meses)

Habilidades da Base Nacional Comum Curricular
EI03CG04) Adotar hábitos de autocuidado relacionados à higiene, alimentação, conforto e aparência.


Objetivos específicos 
Reconhecer que os hábitos de auto cuidado são necessários para manter a saúde, e o bem estar físico.
Identificar os produtos de higiene, associando os seus usos no dia dia; como cuidados com os cabelos, pele, dentes, unhas etc.

Ciências 1º ano - Vida e evolução - Corpo humano

Habilidades da Base Nacional Comum Curricular 
(EF01CI03) Discutir as razões pelas quais os hábitos de higiene do corpo (lavar as mãos antes de comer, escovar os dentes, limpar os olhos, o nariz e as orelhas etc.) são necessários para a manutenção da saúde.

Objetivos de aprendizagem para o 1º ano do Ensino Fundamental:
Identificar os hábitos de cuidados com o corpo e  higiene como necessários para manutenção da saúde. e bem estar físico.

Tempo estimado: 4 aulas 

Atividade 1
Discutir com os alunos sobre os hábitos de higiene que praticam no seu dia a dia. Perguntando sobre os diversos hábitos que devemos observar como: escovar os dentes, tomar banho lavando todo o corpo, aparar as unhas, lavar as mãos antes das refeições e depois de  usar o vaso sanitário, enfatizando que são hábitos necessários para manter a saúde. Durante a conversa, o professor poderá escrever no quadro sobre os hábitos de higiene e os produtos utilizados no ato de higiene. 

Perguntas para a turma:
Quais produtos de higiene que utilizamos para tomar banho?
E para lavar as mãos? Por que é importante lavar as mãos?
O que devemos usar para escovar e proteger nossos dentes da cárie?
Quais os utensílios que utilizamos para pentear os cabelos?   

Cultive o hábito de lavar as mãos! Lavar as mãos corretamente pode evitar uma série de doenças infectocontagiosas e a propagação de vírus e bactérias. 
Resultado de imagem para lavar as mãos passo a passo
Atividade 2 

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Saúde bucal 
Para ter um sorriso bonito e saudável, é preciso escovar os dentes todos os dias, após cada refeição e também uma última vez antes de dormir, utilizando uma escova de dente de tamanho adequado, com cerdas macias e creme dental com flúor. A complementação da escovação pode ser feita passando o fio dental entre todos os dentes.
Manter uma alimentação saudável, controlando a frequência da ingestão de alimentos doces, principalmente entre as refeições também colabora com a saúde bucal.
Visitar um dentista também é importante, pois ele é o profissional que faz os tratamentos necessários, como limpeza profunda, aplicação de flúor, tratamento das cáries; e ensina como fazer a escovação correta. Para saber mais sobre o assunto! 

Atividade 3 
Assistir ao vídeo
Para saber como escovar os dentes de maneira correta assista ao vídeo. Um vídeo muito interessante e divertido sobre a importância da escovação.  

Varal de histórias Juca Machuca no dentista 

Organizando um cartaz
Após a historia proponha aos alunos que façam um cartaz, organizando  os principais cuidados que devemos ter com os nossos dentes. Apresente a eles uma imagem de um dente cariado e um dente saudável. Converse com eles sobre o personagem da historia e sobre  como o seu dentinho ficou doente.  Faça um recorte e colagem com as imagens abaixo, e escreva sobre os cuidados que devemos ter com a limpeza dos nossos dentes para manté-los  brilhantes e saudáveis. 

Dentinho limpinho e brilhante 
Dentinho sujo e doente 



Creme dental e escova de dente 
                   


Higiene corporal
A higiene corporal faz parte dos "rituais" diários da higiene pessoal, ou seja, todos os hábitos que auxiliam na limpeza, asseio, assepsia e conservação do bem-estar e saúde do corpo humano. Exemplo: tomar banho, escovar os dentes, cortar as unhas dos pés e das mãos, cortar o cabelo regularmente, fazer a barba e etc.

💦Veja uma história super divertida sobre higiene pessoal 👇clicando na imagem abaixo!




Banho 
A pele tem milhões de glândulas especiais que produzem suor, e outras que produzem uma substância parecida com o sebo. A falta de banho provoca o acúmulo gradativo dessas substâncias, que se somam às sujeiras exteriores (poeiras, terra, areia, etc.). A conseqüência é o aparecimento de assaduras, além do odor (mau cheiro) desagradável, e o risco de aparecimento de piolhos e sarna. Frisar a importância do banho diário em países de clima quente, como no nosso, e destacar o banho de chuveiro, que é mais higiênico. Para saber mais sobre o assunto!

Cabelos 
Devemos cuidar também de nossos cabelos lavando e penteando. Atenção ao se sentir sua cabeça coçar mesmo estando com os cabelos limpos, pode ser sinal de piolhos. Fale com seus pais e seus professores, para que medida de combate aos piolhos sejam tomadas para evitar proliferação. 
O piolho do couro cabeludo é um inseto que se alimenta do sangue das pessoas e reproduz-se com rapidez. Transmitido de uma pessoa para outra, ele se instala no folículo piloso, ou seja, na base do cabelo, onde deposita seus ovos – as lêndeas -, fáceis de serem reconhecidos e que diferem da caspa porque ficam grudadas no pelo.

Atividade 4
Recorte de encarte de supermercado e farmácia
Para essa atividade o professor precisará de encartes de vendas para produtos de supermercado e farmácia. Os alunos cortarão dos encartes os produtos que utilizam em casa no seu dia a dia para: cuidar do corpo, lavar as mãos, limpar os dentes, lavar os cabelos. O professor poderá reproduzir o quadro abaixo na cartolina para fazer um cartaz.

Atividade 5
A partir das figuras abaixo monte um jogo da memória com os hábitos de higiene que devemos observar  em nossos dia a dia. Imprima a imagem fazendo 2 cópias, cole no papel cartão, recorte e faça as cartinhas para jogar em duplas. 

Como jogar
Escolha duas cartas clicando nelas para elas desvirarem;
Se formarem um par, elas são eliminadas. Caso contrário, elas são viradas novamente;
Encontre todos os pares para eliminar todas as cartas do jogo


Resultado de imagem para atividade sobre higiene


Materiais:
Folhas com as atividades, encartes de supermercado e farmácia, cola branca, tesoura, papel cartão, cartolina, marcador de quadro e lousa.

Avaliação: 
Observação e registro quanto à  participação, interesse e realização das atividades durante a aula.


Fonte de consulta
http://www.blog.saude.gov.br/index.php/entenda-o-sus/50230-saude-bucal-cuidado-com-os-dentes-e-fundamental

https://pedagogiaaopedaletra.com/projeto-higiene-e-saude/

https://www.significados.com.br/higiene/

http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf


Plano de aula usos da água e consumo consciente para 5º ano de acordo com BNCC



Base Nacional Comum Curricular 
(EF05CI04) Identificar os principais usos da água e de outros materiais nas atividades cotidianas para discutir e propor formas sustentáveis de utilização desses recursos.
  
Plano de aula: 5º ano do Fundamental - Ciências - Matéria e energia                                                                                                         
Tema da aula: Uso da água e consumo consciente 

Objetivos de aprendizagem:
Identificar os principais usos da água e seu consumo consciente.  
Identificar as ações que causam poluição da água
Indicar ações para a preservação das fontes de água. 

O uso da água no Brasil 
A água é utilizada, em todo o mundo, para diversas finalidades, como o abastecimento de cidades e usos domésticos, a geração de energia, a irrigação, a navegação e a agricultura (pesca).
A maior demanda por água no Brasil, como acontece em grande parte dos países, é a agricultura, sobretudo a irrigação, com cerca de 65% do total. O uso doméstico responde por 18% da água, em seguida está a indústria e, por último, a pecuária (dessedentação animal). Para saber mais sobre o assunto! 
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A água é utilizada para:
Consumo doméstico.
Atividades comerciais.
Criação de animais.
Atividades pecuárias e agrícolas.
Produção industrial.
Geração de energia hidroelétrica.
Mineração e exploração de petróleo.
Transporte em geral.
Fins recreativos

Estima-se que a distribuição do consumo médio diário de água, por pessoa, é aproximadamente a seguinte:
36% na descarga do banheiro.
31% em higiene corporal.
14% na lavagem de roupa.
8% na rega de jardins, lavagem de automóveis, limpeza de casa, atividades de diluição e outras.
7% na lavagem de utensílios de cozinha, e 4% para beber e alimentação.

Atividade 1  
Apos discutir com turma sobre os usos da água proponha aos alunos que façam uma pesquisa sobre o consumo médio de água por pessoa e a construa um gráfico sobre este consumo. 
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Atividade 2
Em grupos, os alunos discutirão sobre ideias e soluções para diminuir o consumo diário nas residencias. O grupo irá fazer um registro dessas ideias e apresentará aos colegas, que será discutido na turma e escolhido as melhores soluções  e ideias para serem trabalhadas na próxima atividade.   


Atividade 3 
Proponha aos alunos que elaborem, de forma coletiva, um folheto de conscientização sobre o uso consciente da água nas atividades domésticas. Os alunos devem propor algumas soluções para diminuir o consumo diário por pessoa. O professor poderá utilizar o laboratório de informática para a construção do folheto. Feito isso os alunos farão uma campanha de consumo consciente da água, usando o folheto produzido por eles, na escola e nos entornos da escola.  

Resultado de imagem para uso correto da agua imagens

A poluição da água 
A poluição da água é a contaminação dos corpos d'água por elementos físicos, químicos e biológicos que podem ser nocivos ou prejudiciais aos organismos, plantas e à atividade humana. É uma questão muito séria, já que a água é essencial para a vida humana. Ela representa cerca de 70% da massa do corpo humano e seu consumo é fundamental para a nossa sobrevivência. Podemos sobreviver se ficarmos períodos de até 50 dias sem nos alimentar, porém, não é possível ficar mais de quatro dias sem o consumo de água. 

Um fator preocupante dessa poluição é que os lençóis freáticos, os lagos, os rios, os mares e os oceanos são o destino final de todo e qualquer poluente solúvel em água que tenha sido lançado no ar ou no solo. Desta forma, além dos poluentes que são lançados diretamente nos corpos d'água, as redes hídricas ainda recebem a poluição vinda da atmosfera e da litosfera (o solo).

A principal fonte de poluição são de causas humanas, como o descarte incorreto de produtos e o lançamento de esgoto e produtos químicos na água vindo das indústrias etc. 

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Atividade 4
Converse com turma sobre a importância da água para existência e permanência da vida no planeta. Explique que a poluição, e também do mal uso da água, pode levar a extinção de desse recurso natural na forma pura e livre de contaminação. Mostre aos alunos que a poluição da água é um fator preocupante e que todos nós somos responsáveis em maior ou  menor escala.  Pergunte aos alunos se eles conhecem alguma fonte de água poluída e diga a eles para descrevê-la. Do mesmo modo, pergunte, também, sobre uma fonte de água limpa. Deixe que a turma perceba como a poluição da água afeta a vida animal e humana na Terra. Após discussão fazer a experiência abaixo. 

 Experiência
1. Despeje um copo cheio de água no recipiente grande.
2. "Poluir" esta água, adicionando um pouco de corante alimentício.
3. Adicione água limpa, um copo de cada vez, até que a água pareça clara.
4. Discuta com os alunos quais são os resultados desta experiência. Ajude-o a fazer as ligações entre esta experiência e o mundo real.

Serão feitas as seguintes perguntas oralmente:
Se alguém beber essa água, também beberá a tinta?
O que aconteceria se essa tinta fosse venenosa ou perigosa?
Beber água poluída faz mal? 
É possível a vida marinha em uma água poluída? 

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Atividade 5
Proponha aos alunos que façam uma pesquisa sobre as ações que podem ser feitas por todos nós, usuários domésticos da água e também aqueles da indústria, agricultura, comércio, etc  para diminuir a poluição dos rios e lençóis freáticos. 
Em grupos façam cartazes sobre o descarte consciente do lixo doméstico  para não contaminação das fontes de água. Façamos nossa parte! 

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Materiais 
Cartolina 
Para a experiência  
Recipientes transparentes
Copo
Corante
Água

Avaliação: 
Será avaliado durante a aula o interesse, a participação e o desempenho nas atividades propostas através de observação e registro do professor.

Fonte de consulta:
 https://www.portalsaofrancisco.com.br/meio-ambiente/usos-da-agua

https://www.ecycle.com.br/2945-poluicao-da-agua.html

http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf

Brincadeiras e Atividades para a Semana do Dia da Criança

Planejamento semana da criança: uma brincadeira para cada dia da semana. Poderá gostar também de   Plano de aula Dia das Crianças com histór...