Atividades e plano de aula para a Páscoa Educação Infantil alinhado à BNCC


Poderá gostar de: Atividades Páscoa para o ensino fundamental

Tema da aula 

Ensinando sobre Páscoa cristã

Conte para as crianças que a Páscoa Cristã não é ovo de chocolate e nem coelho! A Páscoa é a celebração da morte e ressurreição de Cristo! Jesus Cristo, o filho de Deus que  veio a está Terra para morrer por nós, e em nosso lugar para perdoar os nossos pecados para que assim tenhamos paz com Deus, o criador de todas as coisas. Conte para crianças que quando somos maus e desobedecemos a nossos pais entristecemos o coração de Deus, o nosso Pai do céu! Por isso devemos amar e respeitar as pessoas assim como Cristo nos amou. 

Tempo estimado: 6 aulas 

Objetivos de aprendizagem e desenvolvimentos da BNCC

(EI03EF04) Recontar histórias ouvidas e planejar coletivamente roteiros de vídeos e de encenações, definindo os contextos, os personagens, a estrutura da história. 

(EI03EF01) Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fotos, desenhos e outras formas de expressão.

(EI03EF09) Levantar hipóteses em relação à linguagem escrita, realizando registros de palavras e textos, por meio de escrita espontânea. 

(EI03EO06) Manifestar interesse e respeito por diferentes culturas e modos de vida.  

(EI03EO04) Comunicar suas ideias e sentimentos a pessoas e grupos diversos. 

Educação Infantil/ faixa etária: 
Crianças pequenas (4 anos a 5 anos e 11 meses)

Campo de experiências:
Escuta, fala, pensamento e imaginação
O eu, o outro e o nós 

Objetivos específicos:
Escrever palavras usando a escrita espontânea 
Expressar ideias e sentimentos através de desenhos.
Recontar histórias de modo a manter a ordem em que ocorrem os fatos. 
Respeitar diferentes culturas e modos de vida. 
Atividade Inicial 
Antes de contar a história faça perguntas para as crianças sobre significado da páscoa. Deixe que elas falem sobre o tema. Então, o professor colocará o vídeo ou contará a história.  Após contar a história ou assistir ao vídeo, o professor perguntará se elas conheciam a história? O que Jesus e seus amigos fizeram antes que Jesus fosse preso? Conte a elas que a última ceia de Jesus com seus amigos tem um significado muito importante. É quando Jesus pede aos seus amigos que se lembrem Dele todas as vezes que fizerem a Ceia pascoal. Por esse ato de JESUS foi instituída a Páscoa Cristã para lembrarmos da morte e ressurreição de Cristo para perdoar os nossos pecados. Jesus demonstrou amor por toda a humanidade e que também devemos amar a todos sem distinção. 

 



A verdadeira história da Páscoa em vídeo
 


A verdadeira história da Páscoa - Cantinho da Criança
Pascoa não e somente coelho e ovos não! Um dia Jesus foi a Jerusalém com seu jumentinho; Todos juntaram ramos de arvore e os levantaram, eles jogavam suas roupas no chão. Hosana, hosana é o filho de Deus. Então na ultima noite com os seus amigos ele fez uma refeição com eles, eles comeram a ultima ceia e ele pediu que se lembrassem dele, toda vez que fizessem aquela ceia. Ele foi ao jardim orar, GITSEMANI, mas os discípulos caíram no sono junto com o jumentinho. Depois que Jesus orou ele foi preso, os soldados eram muito mal, Jesus disse que ele era o filho de Deus e eles não gostaram nadinha disso. As pessoas ficaram com tanta raiva que colocaram Jesus na cruz, sua mãe e seus amigos ficaram muito triste porque eles o amava. Jesus morreu porque queria perdoar os nossos pecados. Eles o tiraram da cruz e os levavam para uma caverna que tinha uma pedra bem grande para que não pudessem sair dali. No sábado estavam muito triste e muito assustado, no domingo foram dar uma olhada em Jesus e viram que ele não estava mais lá o tumulo estava vazio e um anjo disse às mulheres que Jesus tinha ressuscitado. As mulheres foram correndo avisar os discípulos, mas eles não quiseram acreditar, Jesus apareceu na sala e todos fiaram felizes e surpresos eles ficaram tão felizes que passaram um mês se encontrando. Depois de se divertirem bastante Jesus subiu no topo de uma montanha e se despediu de seus amigos, ele disse: EU VOU VOLTA, ENQUANTO ISSO FALE DE MIM PRA TODO MUNDO. Ele subiu ate céu, e os discípulos contaram para todo mundo que Jesus os perdoaria para sempre. Agora eu sei que Jesus me ama, ama minha irmãzinha, minha mãe e meu pai ele ama todo mundo. E por isso que eu e minha irmãzinha vamos à igreja pra celebrar a pascoa, quando celebramos a pascoa estamos dizendo para Jesus “obrigado , te amamos muito”

💓Vídeo educativo 👇 Páscoa... uma Linda História de                    Amor 👇 Clique na imagem para assistir👇 



Todas as atividades apresentadas aqui poderão ser adaptadas e  transcritas para cartazes, quadro, folha branca e etc. Bom trabalho!

Atividade 1 
Símbolos da Páscoa Cristã
Antes de iniciar a atividade converse com as crianças sobre os principais símbolos da páscoa Cristã para que as crianças percebam que a pascoa não é só ovos de chocolate. A páscoa tem um significado de amor e entrega pelo outro. É um momento de celebrar a vida, a família que Deus nos deu. Nesta atividade a criança vai identificar os símbolos da páscoa cristã diferenciando dos demais.  Está atividade desenvolverá as habilidades: (EI03EO06).
Atividade 2
Ordenando e recontando a história
Recortar as cenas e organizá-las na ordem em que a história acontece. A partir das imagens cada aluno poderá também recontar a história. Objetivo desta atividade é recontar a história de forma coletiva ou individual. Se a aula for presencial poderá fazer essa atividade de forma coletiva. Mas se aula for remota poderá ser de forma individual com ajuda da família. O importante é trabalhar a ordem em que acontecem os fatos na história ouvida. Está atividade desenvolverá as habilidades: (EI03EF04) e (EI03EO06).

Atividade 3 
Palavra escondida
Nesta atividade o aluno desvendará o mistério da palavra escondida a partir dos símbolos. Esta atividade poderá ser transcrita para lousa ou cartaz para que as crianças descubram a palavra escondida. O professor poderá usar outras palavras como PÁSCOA.  Está atividade trabalhará a habilidade (EI03EF09). 

Atividade 4 
O amor gera boas ações  
Será proposto nesta atividade fazer um cartaz coletivo (ou individual) sobre as boas ações que devemos ter para com o nosso próximo, assim como Jesus amou todas as pessoas sem distinção. Toda vez que praticamos boas ações estamos amando a Jesus. Porém, se desobedecemos aos nossos pais, maltratamos nossos amiguinhos, estamos fazendo coisas que desagradam a Jesus. Portanto, devemos nos arrepender sinceramente porque Jesus nos perdoa, ele nos ama e quer o nosso bem!  
Atividade 5
Amo minha família 
Nesta atividade, o aluno desenhará a sua família e também poderá escrever usando a escrita espontânea. "A escrita espontânea pode ser compreendida como toda a produção gráfica da criança que se encontra em processo de compreensão do princípio alfabético, mesmo quando ainda não domina este princípio".
A folha abaixo é só uma ilustração. O professor poderá usar folha branca para aplicar atividade. O aluno expressará o seu amor por sua família, assim como Jesus demonstrou um grande amor por todos na história. Está atividade desenvolverá as habilidades: (EI03EF09) e (EI03EO04)
Atividade 6 
Amo meus amigos
Demonstrar apreço por seus colegas de classe desenhando e escrevendo palavras (usando a escrita espontânea) de carinho, relembrando o gesto de amor de Jesus por toda a humanidade. Devemos amar nossos colegas de classe sem distinção. Jesus nos ensinou que devemos amar o nosso semelhante assim como ele nos amou. A folha abaixo é só uma ilustração. O professor poderá usar folha branca para aplicar atividade.  Está atividade desenvolverá as habilidades:  (EI03EF09) e (EI03EO04)

Atividade 7 
Carta para uma pessoa que amo 
Para organizar está atividade, fazer um amigo oculto de Cartinha. O aluno escreverá uma carta para um amigo que foi sorteado na brincadeira. A carta poderá ser um desenho para o amigo ou palavras escritas usando a escrita espontânea. O objetivo e fazer uma reflexão sobre o amor de Jesus, demonstrando que devemos amar  e respeitar também o nossos amigos, familiares e todas as pessoas  que nos cercam. A folha abaixo é só uma ilustração. O professor poderá usar folha branca para aplicar atividade.  Está atividade desenvolverá as habilidades:  (EI03EF09), (EI03EO04)

Atividade 8
Coroas para pintar 
Quando Jesus morreu na cruz nos deu o direito de ser chamados filhos de Deus e portanto, somos co-herdeiros com Cristo. E quando entregamos o nosso coração a Deus nos  tornamos príncipes e princesas do nosso Pai altíssimo. Conte a todos essa novidade! 




Fonte de Consulta 
http://www.ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/verbetes/escrita-espontanea#
http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf

Plano de aula Produção textual: história em quadrinhos de acordo com a BNCC para Ensino Fundamental I


Plano de aula elaborado para o Ensino Fundamental com os seguintes objetivos: Construir conceitos sobre a estrutura de histórias em quadrinhos. Ler histórias em quadrinhos analisando sua estrutura. Produzir texto sobre o gênero apresentado.

Plano de aula 
Produção textual: gênero textual quadrinhos

CAMPO ARTÍSTICO-LITERÁRIO – Campo de atuação relativo à participação em situações de leitura, fruição e produção de textos literários e artísticos, representativos da diversidade cultural e linguística, que favoreçam experiências estéticas. Alguns gêneros deste campo: lendas, mitos, fábulas, contos, crônicas, canção, poemas, poemas visuais, cordéis, quadrinhos, tirinhas, charge/ cartum, dentre outros.

Componente curricular: 
Língua Portuguesa

Objeto do conhecimento:
Leitura de imagens em narrativas visuais
Construção do sistema alfabético/Convenções da escrita
Formação do leitor literário/Leitura multissemiótica

Base Nacional Comum Curricular 

(EF15LP14) Construir o sentido de histórias em quadrinhos e tirinhas, relacionando imagens e palavras e interpretando recursos gráficos (tipos de balões, de letras, onomatopeias).
(EF35LP07) Utilizar, ao produzir um texto, conhecimentos linguísticos e gramaticais, tais como ortografia, regras básicas de concordância nominal e verbal, pontuação (ponto final, ponto de exclamação, ponto de interrogação, vírgulas em enumerações) e pontuação do discurso direto, quando for o caso.
(EF15LP18) Relacionar texto com ilustrações e outros recursos gráficos.

Público alvo: 2º 3º e 4º anos do Ensino Fundamental

Objetivos específicos:

Construir conceitos sobre a estrutura de histórias em quadrinhos.
Ler histórias em quadrinhos analisando sua estrutura.
Produzir texto sobre o gênero apresentado.

Atividade 1
Apresentar aos alunos diversas histórias em quadrinhos deixando que eles explorarem seus conteúdos.

Atividade 2
Em seguida explicar as características desse gênero textual, apresentado suas peculiaridades.

*O diálogo entre os personagens aparece através de balões, sendo que eles variam muito de formato, como por exemplo, linhas contínuas, interrompidas (fala sussurrada), ziguezagueadas (demonstrando um grito, um som de rádio ou televisão), ou em forma de nuvem (simbolizando o pensamento dos personagens).

* Os sinais de pontuação são variados, reforçando a voz dos personagens e indicando o modo como eles revelam seus sentimentos, como raiva, espanto, alegria, tristeza.

* Há também a presença das onomatopeias, causando certa animação à história, por meio de sons produzidos por pessoas (zzz, para o sono, rrr, para o rosnado de um cão, entre outros), e por ambientes (crash, para a batida de um carro ou buuum para representar uma explosão).

*São compostas por uma linguagem verbal e uma não verbal, fazendo uma associação entre imagens e palavras, procurando facilitar o entendimento do leitor.


Atividade 3
Apresentar a estrutura e a característica linguística desse gênero textual (balões, diálogos, onomatopeias).


BALÕES


Após a leitura apresentar para os alunos o quadro acima contendo os diversos tipos de balões, o professor irá pedir aos alunos que identifiquem esses balões nas histórias em quadrinhos apresentadas no início da aula.

ONOMATOPEIAS

Trata-se de figura de palavra que especifica a reprodução de sons ou ruídos. Portanto, quando escrevemos um som, seja ele de que tipo for, estamos utilizando esta alternativa linguística.



Atividade 4
Explore junto com os alunos as palavras do quadro abaixo tentando descobrir os sons a que representam.


Atividade 5 

 Praticando a escrita: escreva a história para os personagens abaixo:

Materiais:
Revistas em quadrinhos, folhas com exercícios.

Avaliação:
Observação e registro quanto à participação, interesse e realização das atividades durante a aula.


Referências: 
https://escolakids.uol.com.br/portugues/historia-em-quadrinhos.htm https://www.viverdeeducar.net/2014/07/atividades-educativas-para-educacao.html
http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf


Campo de Experiências da BNCC:
Corpo, gestos e movimentos 
Traços, sons, cores e formas

Habilidades da Base Nacional Comum Curricular 
(EI03CG01)  Criar com o corpo formas diversificadas de expressão de sentimentos, sensações e emoções, tanto nas situações do cotidiano quanto em brincadeiras, dança, teatro, música
(EI03TS01) Utilizar sons produzidos por materiais, objetos e instrumentos musicais durante brincadeiras de faz de conta, encenações, criações musicais, festas.

Público alvo: 
Educação Infantil - Pré escolar idade 4 e 5 anos

Tempo estimado: 4 aulas 


Objetos de aprendizagem:
Expressão sonora (audição das músicas), expressão corporal livre acompanhados por instrumentos de percussão

Objetivos de aprendizagens:
Adequar movimentos a mudanças rítmicas.
Discriminar estímulos sonoros.
Construir instrumentos de percussão a partir de materiais recicláveis. 
Utilizar os sons dos instrumentos produzidos durante as danças. 

Orientações 
Escolha as músicas de acordo com as preferências das crianças
Construa junto com as crianças instrumentos de percussão para acompanhar as performances das crianças.
Converse com as crianças sobre as atividades que serão realizadas, contando sobre os instrumentos de percussão que serão construídos por elas para realizar as atividades de música e dança.

Primeira etapa:
Apresentar para as crianças os instrumentos de percussão na forma de imagem, vídeo ou levar alguns instrumentos reais para que as crianças observem e manipulem  esses instrumentos.

O que são instrumentos de percussão?
Os instrumentos de percussão são todos aqueles que produzem som ao passarem por impacto, agitação ou raspagem. Esse processo pode acontecer tanto com o auxílio das mãos como de outros itens específicos. A maior parte dessa família tem uma função rítmica – como o tambor, por exemplo – mas também existem instrumentos com função melódica e harmônica – o xilofone é um exemploPara saber mais sobre o assunto!


https://escoladossonhosclaudia.blogspot.com/
https://escoladossonhosclaudia.blogspot.com/

Segunda etapa
Construção de instrumentos de percussão
Propor aos alunos que construam instrumentos de percussão com materiais recicláveis como: chocalhos, tambor, maracas, xilofone e outros. Explique para crianças que os sons desses objetos são causados pela vibração ou percussão por batidas, fricção ou embalos. Dicas para a construção de instrumentos musicais com materiais recicláveis aqui!




Terceira etapa
Seleção das músicas 
Depois da construção dos instrumentos, o professor fará uma pesquisa com os alunos sobre as músicas que os alunos da turma se identificam ou poderá também a presentar músicas que a turma não conhece ainda. O professor selecionará as músicas que os alunos mais gostaram para fazer a atividade. 
https://escoladossonhosclaudia.blogspot.com/


Quarta etapa
Orientações  
Para fazer essa atividade certifique que o local é adequado para o movimento das crianças, para a dança precisará de uma espaço amplo de acordo com o número de crianças.

1- Audição das músicas 
O professor colocará as músicas para tocar e incentivará as crianças ouvirem os sons e aos poucos sentirem a melodia,  elas começarão a cantar mesmo que o professor não solicite. 

2- Tocar os instrumentos de percussão
Em seguida o professor incentivará aos alunos que além de cantar que elas usem seus objetos de percussão para acompanhar o ritmo e sentir a vibração da música. 

3- Dançar livremente
Logo depois o professor pedirá as crianças que também dancem livremente embalados pelo som da música. As músicas selecionadas podem ser em um ritmo lento, no início, crescendo para rápido e retornando ao lento.

4- Seguindo a batida 
Em seguida as crianças devem e fazer movimentos sugeridos pelo professor seguindo a batida e a velocidade da música. Ajude as crianças a perceberem como a velocidade da música aumenta e diminui, e varie também o volume para que eles alternem seus movimentos de acordo com a intensidade e o ritmo do som. 


https://escoladossonhosclaudia.blogspot.com/


Observação e registro: 
O professor observará as reações das crianças em relação ao ritmo da música, aos instrumentos, aos movimentos da música e interação entre os colegas de classe. O registro acompanhará as observações das crianças em relação a brincadeira  na roda de conversa após a execução da atividade. 

Materiais utilizados:
Pendrive com as músicas, caixa de som, materiais de sucata para a produção dos instrumentos de percussão.
Fonte de consulta:
http://blog.multisom.com.br/conheca-os-tipos-de-instrumentos-de-percussao/

https://www.omo.com/br/se-sujar-faz-bem/datas-comemorativas/comemorando-o-dia-internacional-da-danca.html

Livro I A nova Pré escola Histórico da Educação pré escolar - Orientações metodológicas 

http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf

Plano de aula Animais Domésticos para Educação Infantil de acordo com a BNCC


Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento
(EI02ET03) Compartilhar, com outras crianças, situações de cuidado de plantas e animais nos espaços da instituição e fora dela.
(EI02CG01) Apropriar-se de gestos e movimentos de sua cultura no cuidado de si e nos jogos e brincadeiras.

Campos de experiências da BNCC
Corpo, gestos e movimentos
Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações

Faixa etária:
Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses) 

Tema da aula
Os animais domésticos 

Objetivos específicos:
Identificar os animais domésticos relacionando-os aos espaços de convivência.
Adotar postura de cuidados com os animais, em geral, como forma de preservação do meio ambiente. 
Reconhecer os sons dos animais apresentados.
Imitar os sons dos animais em situações de brincadeiras.

Tempo estimado: 4 aulas
Atividade 1 
Apresentando os animais domésticos 
Apresente o vídeo abaixo às crianças e depois em roda faça perguntas sobre os animais domésticos que foram vistos no vídeo.  Pergunte se já conheciam alguns deles e quais deles estão vendo pela primeira vez. Converse com as crianças sobre as características que tornam tais animais domésticos. Explique que os animais domésticos são aqueles que convivem com os seres humanos. Pergunte as crianças se eles conhecem outros animais domésticos além desses que viram no vídeo apresentado.  

Assista ao vídeo clicando na imagem abaixo👇



Atividade 2 

Os animais domésticos e seus lugares de vivências 
Apresente às crianças os amimais abaixo fazendo correlação com os seus lugares de vivências. Discuta com as crianças sobre os lugares que esses animais vivem e suas necessidades. A criança deve fazer diferença entre uma animal que pode viver dentro de casa e aqueles que precisam de lugares específicos para viverem, mantendo assim o bem estar do animal. Use imagens de bichos de verdade para que a experiência se aproxime mais do real possível.  

O cavalo é um animal domesticado pelo homem, mas pelo seu tamanho vivem em espaços amplos como pastos e fazendas, assim com as vacas e bois. 

                                   

Ovelhas e cabras também vivem em espaços amplos como fazendas, pois necessitam de pastagens e lugares espaçosos para circularem. 
                                


Galinhas e porcos vivem em espaços apropriados como em sítio ou fazenda. Porcos gostam de rolar na lama e fuçam tudo. Galinhas gostam de comer bichinhos na terra e fazem ninhos para pôr seus ovos! 
                               

Os gatos e cachorros são bichos que mais convivem com os seres humanos por serem doces e gostarem de brincar. Eles podem viver em pequenos espaços como, por exemplos, quintais e dentro de casas. 

                               

Atividade 3

Animais de estimação 
Converse com as crianças sobre os animais de estimação. Pergunte se elas tem animais em casa e como é a rotina desses animais. Pergunte o tipo de animal  e seus nomes! Mesmo a criança que não tenha um animal em sua casa  pode ter contato com animais nas casas de seus avós, tios, vizinhos e outros. Explique que para ter um animal de estimação em casa é preciso que todos da família ajudem de alguma forma para que o animal tenha um lugar apropriado e limpo para viver. Para termos animais de estimação como cães e gatos devemos adotar alguns cuidados essenciais são eles: higiene, alimentação, vacinas passeios periódicos para aqueles que vivem em apartamentos, além de carinho e atenção! Para saber mais!   Proponha as crianças que desenhem seu  animal de estimação ou desenhe o animal de estimação que mais gostou!  

Atividade 4
Imitando os sons dos animais 
Nesta atividade o professor exibirá o vídeo abaixo para  que as crianças identifiquem  e reconheçam os sons dos animais. Deixe que as crianças cantem e imitem os sons dos bichos. Após assistirem ao vídeo, desafie as crianças a imitarem os animais que aparecem no vídeo. Em roda,  mas em pé para que as crianças tenham mais liberdade de movimentos para imitarem os sons e se expressarem com o corpo, também. Organize para que um de cada vez imite os sons que lembrarem dos animais que viram no vídeo.  Em seguida, todos juntos farão as vozes dos bichos que o professor mandar. Por exemplo, agora todos imitando o cachorro. Agora todos imitando o gato. A última parte da brincadeira o professor pedirá  para que cada uma imite um bicho diferente todos de uma vez formando uma orquestra da bicharada!   

CANÇÃO INFANTIL IMITANDO OS ANIMAIS / QUE BICHO É ESSE?



Avaliação
A avaliação acontecerá de forma contínua iniciada nas perguntas orais diagnosticadas no início da aula. Posteriormente, as realizações das atividades e interesse pelo tema da aula. Registro e reflexão sobre as atividade realizadas sobre o aprendizado da turma com a experiências vivenciadas.

Recursos

Vídeos animais domésticos e Canção infantil imitando os animais imagens de animais domésticos.

Plano de aula Formas Geométricas para Educação Infantil de acordo com a BNCC



Campo de Experiências da BNCC:
 

Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações 

Habilidade da Base Nacional Comum Curricular:
(EI03ET05) Classificar objetos e figuras de acordo com suas semelhanças e diferenças.


Público alvo: Educação Infantil 4 e 5 anos (adaptar as atividades para cada faixa etária)

Tempo estimado:
4 aulas

Objetivos específicos 
Identificar as formas geométricas, classificando-as em circulo, triângulo, retângulo, quadrado.
Reconhecer as formas geométricas, comparando com objetos vistos no dia a dia.


História das formas geométricas (Autora Cláudia Corrêa) 

Sejam- Bem vindos! Este livro conta a história das formas geométricas quadrado, triângulo, retângulo e circulo que vivia no pais das formas geométricas. Um dia enquanto estavam brincando tiveram uma grande ideia para transformar tudo a sua volta! Aprendendo os conceitos sobre formas geométricas lendo um livro!  💙💚💛💜Para adquirir o livro Clique na imagem 👇


Veja a História das Formas Geométricas em vídeo CLICANDO NA IMAGEM👇


Atividade 1
O professor poderá contar a história utilizando os recursos de figuras (formas geométricas) que aparecem na história e a medida que for contando a história vai colocando as figuras e fazendo comparações com os objetos a sua volta.   


Atividade 2

https://atividadespedagogicas.net/2017/10/atividades-sobre-formas-geometricas.ht

Atividade 3
Essa atividade é bem interessante, pois estimula os alunos a olharem o entorno e fazerem comparações entre objetos e as formas geométricas estudadas, buscando diferenças e semelhanças entre eles. 

Atividade 4
Após os exercícios sobre classificação e o reconhecimento das formas geométricas, o professor poderá oferecer aos alunos várias formas geométricas cortadas em cartolina e incentiva-los a construírem objetos e paisagens como na história das Formas Geométricas. 

https://escoladossonhosclaudia.blogspot.com/

Atividade 5

Amarelinha das formas geométricas

Desenhar a amarelinha no chão usando as formas geométricas: quadrado, retângulo, círculo e triângulo.

Objetivos:Identificar e diferenciar as formas geométricas estudas: quadrado, retângulo, círculo e triângulo.

Regras: as mesmas da amarelinha convencional, porém é preciso reconhecer as formas geométricas no percurso da brincadeira.
http://domalexandre.blogspot.com/2012/04/projeto-brincando-e-aprendendo.html

Materiais 
Para fazer a paisagem de figuras geométricas:
Lápis de cor, folha branca, cola e figuras geométricas cortadas em cartolina colorida.
Folhas de atividades, lápis de cor. 

Avaliação
Observação e registro quanto à  participação, interesse e realização das atividades durante a aula.

Fontes
https://atividadespedagogicas.net/2017/10/atividades-sobre-formas-geometricas.ht
http://domalexandre.blogspot.com/2012/04/projeto-brincando-e-aprendendo.html
http://tiajacque.blogspot.com/2012/02/historia-das-figuras-geometricas.html
http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf

Brincadeiras e Atividades para a Semana do Dia da Criança

Planejamento semana da criança: uma brincadeira para cada dia da semana. Poderá gostar também de   Plano de aula Dia das Crianças com histór...