O Blog Profissão Professor compartilha de forma gratuita atividades, planos de aulas e orientações de ensino para professores da educação infantil e do ensino fundamental
Campos de experiências:
Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações
Habilidade da Base Nacional Comum Curricular (EI03ET03)Identificar e selecionar fontes de informações, para responder a questões sobre a natureza, seus fenômenos, sua conservação.
Objetivos de Aprendizagem:
Ouvir atentamente a história contada.
Dramatizar a história utilizado os recursos de palitoches.
Identificar fatos relacionados a preservação do meio ambiente.
Relacionar as ações humanas na degradação do meio ambiente.
Identificar paisagem natural e modificada pelo homem.
Educação Infantil: Crianças Pequenas (4 e 5 anos)
Tempo estimado: 6 aulas
Contação de histórias "O dia em que duas menininhas salvaram uma Arvore" Clique no link e veja 👉 A história Completa
A história conta sobre duas menininhas que amavam a natureza e gostavam de brincar perto de uma linda árvore que ficava num parque. Certo dia, apareceu um homem querendo derrubar a árvore e as duas menininhas foram em defesa da pobre árvore. A história completa aqui
Atividade 1
Faça a contação história utilizando o recurso de palitoches. Imprima as figuras, cole no palito de picolé e está pronto para contar essa história de amor de duas meninas pela natureza. Em um segundo momento, deixe também que os pequenos contem a história do seu jeito, manipulando os palitoches. Organize para que todos possam contar a história. Bom trabalho!
Na roda de conversa, pergunte sobre história enfatizando sobre como a natureza está sendo ameaçada todos os dias e, é o nosso dever preservar as florestas. Quando o ser humano faz intervenção no ambiente natural, gera uma série de problemas ambientais. A medida que acabamos com as florestas, colocamos a vida dos animais em risco e também do próprio ser humano. Uma das primeiras atuações mundiais sobre o meio ambiente foi a criação do dia da árvore no 21 de setembro em 1872 nos Estados Unidos. A partir desse dia foi instituído o dia mundial da Árvore, com intuito de preservar o meio ambiente e também motivar o plantio de árvores.
Atividade 2
Mostre as crianças as imagens naturais de florestas intocadas pelo homem, e também imagens de desmatamento. Leve os alunos a perguntarem sobre essas imagens. E juntos fazerem uma reflexão sobre o que pode acontecer quando não houver mais árvores no planeta. O desmatamento pode acabar com as espécies vegetais e animais do planeta Terra.
Atividade 3
Crie junto com os alunos uma árvore no mural da sala com a folha abaixo. Faça cópias para que cada aluno tenha sua própria folha. Peça aos alunos que pintem suas folhas e coloque o seu nome nela. A seguir o professor colará as folhas com os nomes na árvore. O mural poderá ter um nome sugestivo como: Todos pela preservação do meio ambiente!
Atividade 4
Assim como as meninas da história que demostraram um grande amor pela natureza, peça aos alunos, que também, demostrem seu amor amor pela natureza, desenhando uma árvore sem folhas. No lugar das folhas, peça para que as crianças escrevam palavras de afeto (mensagem) ou desenhem algo que expressem seu amor pela natureza (exemplo corações) . Use canetinha verde ou tinta guache para este processo. Faça uma exposição das árvores do afeto no dia ou na semana
da árvore.
Patati Patatá - A Árvore
Atividade 5
Musical do dia da árvore, com a música”A árvore – Patati Patatá
“Pegue uma sementinha
E faça um buraquinho no jardim
Pegue um regador com água
E molhe a sementinha assim, chuá, chuáTodo dia, de manhã
Vá lá no jardim para ver
Uma plantinha bonita e verdinha
Vai começar a nascer
Rega, rega
Prá sua plantinha, uma árvore ser
Rega, rega
E o nosso planeta proteger
Árvore também tem vida
E ajuda a gente a viver
Ela dá flores e frutas gostosas
É só colher e comer, nhám, nhám
Regue sempre sua árvore
Prá ela ser forte e cada vez maior
Árvore acaba com a poluição
E a gente respira melhor”
Cantiga popular:
“Meu limão, meu limoeiro
Meu pé de jacarandá
Uma vez, tindolelê
Outra vez, tindolalá”
A ÁRVORE – Raul Aroeira Serrano
“Criança, a árvore merece
A nossa estima sincera
Dá frutos doces no outono
E flores na primavera.
Nunca maltrates uma árvore
A quem tudo nós devemos
Desde a madeira da porta
Ao lápis com que escrevemos.
Na sombra da árvore amiga
Pensa bem no teu destino
Pois dela foi feito
O teu berço pequenino.”
Atividade 6
Depois de cantar a música sobre a importância das árvores para o meio ambiente e como que através delas a natureza fornece muitos benefícios para nós seres humanos, proponha as atividades abaixo. Respostas da atividade: flor, fruto, raiz e caule.
Escuta, fala, pensamento e imaginação Corpo, gestos e movimentos
Faixa etária da Educação Infantil Crianças pequenas 4 a 5 anos e 11 meses
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento BNCC (EI03EF01) Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fotos, desenhos e outras formas de expressão (EI03CG05) Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas.
Objetivos específicos Identificar e diferenciar os meios de transportes e suas peculiaridades. Realizar movimentos de coordenação motora e a atenção visual. Confeccionar carrinho com materiais recicláveis. Cantar música sobre o tema apresentado.
Eu vou viajar de avião, de avião, de avião é um meio de transporte pelo ar Então vou voar
Vou viajar, vou de navio, de navio, de navio É um meio de transporte pelo mar Eu vou navegar!
Eu vou viajar eu vou de trem, vou de trem, vou de trem É um meio de transporte pelo chão Eu vou no vagão
Eu vou viajar de avião...
Eu vou viajar, vou trem Ch! Ch! Ch! Ch! Ch! Ch! Ch! Ch! É um meio de transporte pelo chão Eu vou no vagão
Atividade 1 Apresentado os meios de transporte: ´ Vídeo abaixo com a música da Eliana
Atividade 2
Apresente os meios de transporte por meio de imagens explicando suas finalidades e funcionalidades. Deixe que as crianças exponham suas ideias sobre o tema aula através da expressão oral, descrevendo cada meio de transporte mostrados nas figuras. Faça atividade individualmente para que haja mais aproveitamento da experiência por cada um.
Sistematizando:
O transporte terrestre é realizado em ônibus, carros, motocicletas e caminhões que se deslocam em ruas, estradas e rodovias. Outro tipo de transporte terrestre é o ferroviário, realizado em trens que se movimentam sobre trilhos.
O transporte aquaviário é caracterizado pelo deslocamento em lagos, rios, mares e oceanos. As pessoas e/ou mercadorias são transportadas em canoas, barcos, navios, etc. Essa é uma alternativa muito utilizada para o transporte de cargas entre países de diferentes continentes (transporte marítimo).
O transporte aéreoé considerado o meio de transporte mais rápido e sofisticado do mundo. Ele é extremamente importante para quem deseja realizar viagens em curto tempo, pois o avião atinge velocidades elevadíssimas se comparado aos outros meios de transporte. Além dos aviões, o transporte aéreo também pode ser feito em helicópteros ou balões.
🚨 Vídeo educativo para crianças da alfabetização e educação infantil com o tema tipos de meios de transporte: aéreos, terrestres e aquáticos. Clique na imagem e assista 👇👇👇
Pinte os tipos de meios transporte de acordo com as cores pedidas.
Atividade 3
Proponha as crianças que desenhem e escreva ( usando a escrita espontânea) o meio de transporte que mais utiliza em seu dia dia para se locomover.
Atividade 4
Reforçando o aprendido:
Recorte de jornais e revistas exemplos de meios de transporte.
Atividade 5
Escreva que tipo de transporte é esse e pinte bem bonito.
Materiais: Vídeos meios de transporte, música Eliana: meio de transporte, folhas com atividades.
Avaliação: Observação e registro quanto à participação, interesse e realização das atividades.
Campo de Experiência da BNCC: Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações
Habilidade da Base Nacional Comum Curricular:
(EI03ET03)Identificar e selecionar fontes de informações, para responder a questões sobre a natureza, seus fenômenos, sua conservação.
Público alvo:
Educação infantil 5 e 6 anos (adaptar as atividades de acordo com as idades)
Tempo estimado: 8 aulas
Objetivos específicos:
Identificar as características existentes entre as estações do ano, fazendo a diferença entre elas.
Ouvir atentamente a história da Margarida Insatisfeita, fazendo a Interpretação oralmente da mesma.
Reproduzir a história contada através de dramatização.
Incentivo inicial:
Sistematizando: O professor apresentará as estações do ano através do vídeo Palavras Cantadas: O vai e vem das estações. Um lindo vídeo musical que apresenta as quatro estações de forma muito criativa.
O Verão O Verão se inicia quando? O Verão começa de 21 de dezembro e se estende até 21 de março. É a estação mais quente do ano.
O Outono Quando começa o Outono? O Outono começa em 21 de março a vai até 21 de junho. O outono é conhecida por ser as estações das frutas.
O Inverno Qual a data de início do Inverno? O inverno tem início em 21 de junho e termina em 23 de setembro. É a estação mais fria do ano, como consequência da menor incidência de luz solar sobre a superfície terrestre.
A Primavera Quando inicia a primavera? A primavera se inicia em 23 de setembro. É a estação das cores, onde as flores tomam conta do ambiente e os dias são agradáveis e coloridos.
Vídeo Palavra Cantada | Vai e Vem das Estações
Atividade 1
Esse vídeo é perfeito para trabalhar as estações do ano,
pois exemplifica de forma bem simples cada estação do ano. Após assistir ao
vídeo faça uma roda de conversa sobre as estações do ano, fazendo apontamentos
sobre as características de cada estação e como elas afetam o clima e nossos
hábitos do dia adia.
Atividade 2
Atividade interessante para trabalhar o tema estações do ano com a educação infantil. Descrição da atividade: fazer o cartaz com cada árvore das estações! Cada árvore terá barbante colado em sua copa. O professor sorteará uma figura que representa uma estação e os alunos terão que dizer a que estação se refere aquela figura que será colada no barbante.
Atividade aplicada pelas professorandas: @eduarda_junger @gonçalves_amanda @eu_marialuizax
Créditos da imagem: @eduarda_junger @gonçalves_amanda @eu_marialuizax
Material para usar no cartaz!
Atividade 3
O professor contará a fábula da Cigarra e a Formiga
chamando atenção da turma para as estações do ano que aparecem na história. Após
a leitura da história o professor poderá fazer as seguintes perguntas: O que a
formiga fazia durante o verão? E a cigarra? O que a cigarra sentiu quando o
inverno chegou?
A cigarra e a formiga
Era uma vez uma cigarra que vivia saltitando e cantando pelo bosque, sem se
preocupar com o futuro. Esbarrando numa formiguinha, que carregava uma folha
pesada, perguntou:
- Ei, formiguinha, pra que todo esse trabalho? O verão é pra gente aproveitar!
O verão é pra gente se divertir!
- Não, não, não! Nós, formigas, não temos tempo pra diversão. É preciso guardar
comida para o inverno. Durante o verão, a cigarra continuou se divertindo e passeando por todo o
bosque. Quando tinha fome, era só pegar uma folha e comer.
Um belo dia, passou de novo perto da formiguinha carregando outra pesada folha.
A cigarra então aconselhou:
- Deixa esse trabalho pras outras! Vamos nos divertir. Vamos, formiguinha,
vamos cantar! Vamos dançar!
A formiguinha gostou da sugestão. Ela resolveu ver a vida que a cigarra levava
e ficou encantada. Resolveu viver também como sua amiga.
Mas, no dia seguinte, apareceu a rainha do formigueiro e, ao vê-la divertindo,
olhou feio pra ela e ordenou que voltasse ao trabalho. Tinha terminado a
vidinha boa.
Dai, a rainha das formigas falou pra cigarra:
- Se não mudar de vida, no inverno você há de se arrepender, cigarra! Vai
passar fome e frio.
A cigarra nem ligou, fez uma reverência pra rainha e comentou:
- Hum!! O inverno ainda está longe, querida!
Pra cigarra, o que importava era aproveitar a vida, e aproveitar o hoje, sem
pensar no amanhã. Pra que construir um abrigo? Pra que armazenar alimento?
Começou o inverno, e a cigarra começou a tiritar de frio. Sentia seu corpo
gelado e não tinha o que comer. Desesperada, foi bater na casa da formiga.
Abrindo a porta, a formiga viu na sua frente a cigarra quase morta de frio.
Puxou-a pra dentro, agasalhou-a e deu-lhe uma sopa bem quente e deliciosa.
Naquela hora, apareceu a rainha das formigas que disse à cigarra.
-No mundo das formigas, todos trabalham e se você quiser ficar conosco, cumpra
o seu dever: toque e cante pra nós.
- A-ha! Pra cigarra e pras formigas, aquele foi o inverno mais feliz das suas
vidas.
Atividade 4
Para trabalhar o outono professor poderá contar a história da "Folhinha de Outono" fazendo comparações entre as estações e também as mudanças que ocorrem para a chegada de uma nova estação. E como as folhas das árvores vão se modificando a cada estação.
A história da folhinha de outono
Era uma época do ano chamada Primavera, antes do verão,
quando o calor e o sol ficam muito quentes. Em uma árvore do parque
aqui pertinho, nasceu uma folhinha bem verdinha, toda enroladinha. Ela era uma
folhinha pequenininha. Com o passar do tempo ela foi se desenrolando e
crescendo. Foi ficando grossa, maior e mais forte.
Quando o vento batia nas árvores do parque, a folha grande
balançava, fazendo uma dança, junto com as outras folhas companheiras. É muito
bonito de se ver e ouvir os barulhos das folhas balançando ao vento. E a folha
da nossa história gostava muito de dançar!
Quando o calor foi diminuindo e uma época do ano chamada
outono foi chegando, a folha foi percebendo que ela e suas colegas estavam
mudando de cor: algumas estavam mais amarelas, outras marrons e outras
avermelhadas. Sentiu também que o vento estava mais frio e mais forte. Quando
olhava para o chão, via outras folhas voando e caindo pelo parque.
Curiosa e assustada, a folha perguntou para os amigos
galhos: o que está acontecendo com as folhas que estão mudando de cor e voando
para longe das árvores?
Os galhos então explicaram para a folha que estava chegando
o dia do grande voo da folhinha. Ela estava se vestindo com outra cor para sair
voando pelo parque, enfeitando as ruas e dando lugar para as novas folhinhas
que iam chegar quando o calor voltasse.
E assim aconteceu. Um vento forte puxou a folhinha que já
estava amarelinha, para um voo lindo. Ela passeou por todo o parque. Viu a sua
árvore de longe e percebeu como ela era grande e forte. Viu o lago dos
patinhos. Viu as crianças brincando no balanço do outro lado da rua. E, no
final do voo, se juntou a muitas folhas diferentes de outras árvores que nunca
tinha conhecido.https://www.historias-infantis.com/a-linda-folhinha-de-outuno-2/
Praticando: O professor fará moldes das mãos dos alunos e eles decorarão as mãozinhas com materiais diversos ou poderá colorir para representar nas árvores as quatro estações do ano. Depois, o professor proporá que os alunos apresentem suas árvores falando das mudanças que acontecem em cada estação.
Para falar da primavera o professor poderá contar de forma criativa a história da Margarida Insatisfeita que conta a vida de uma margarida que não estava satisfeita com sua cor e queria trocar de cor. É uma história bem interessante e que as crianças vão amar.
Minha amiga Primavera🌸🌹🌺 História infantil sobre as estações do ano Assista clicando na imagem!
Dramatizando: Após contar a história, Amiga primavera faça a interpretação oral da mesma com a turma, buscando analisar o grau de compreensão dos alunos em relação a história. Feito isso, o professor irá propor a turma uma dramatização da história. O professor poderá fazer a caracterização das crianças com as fantasias do verão, outono, primavera e inverno!
Recursos: Vídeo: história, da Margarida Insatisfeita Folha de exercícios, cartolina marrom para fazer as arvorezinhas e materiais diversos para enfeitá-las, máscaras da margarida.
Avaliação: Observação e registro quanto à participação, interesse e realização das atividades. durante a aula.
Referências: Atividade das arvorezinhas http://okuloncesifaaliyetler.blogspot.com/2012/02/okul-oncesi-sanat-etkinligi-ornekleri.html Atividades exercícios das estações do ano https://aprendendocomtiadebora.blogspot.com/2014/07/projeto-estacoes-do-ano.html A máscara da margarida http://krazettoartes.blogspot.com/ https://www.historias-infantis.com/a-linda-folhinha-de-outuno-2/
Campo de Experiências da BNCC: Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações
Habilidade da Base Nacional Comum:
(EI03ET03)Identificar e selecionar fontes de informações, para responder a questões sobre a natureza, seus fenômenos, sua conservação. Público alvo: Educação infantil 4 e 5 anos (adaptar as atividades a cada faixa etária)
Tempo estimado: 3 aulas
Objetivos específicos: Identificar os animais selvagens e domésticos fazendo a diferença entre eles. Classificar os animais em domésticos e selvagens. Realizar movimentos que desenvolva percepção, a reação e a atenção através de brincadeiras relacionadas ao tema da aula. Aumentar o vocabulário e fazer associações de ideias. Utilizar escrita espontânea para escrever os nomes dos animais.
Incentivo Inicial O professor irá apresentar a turma os animais domésticos e selvagens através de vídeos ou fotos.
Sistematizando:
Após a exibição dos vídeos educativo abaixo, o professor conversará com os alunos perguntando sobre os animais que observaram, fazendo comparações entre eles. Os animais selvagens vivem livres e soltos na natureza, em seu habitat natural onde encontram formas de se alimentar e sobreviver sozinhos. Os animais domésticos são aqueles que vivem próximos do seres humanos, gostam de receber carinho, alguns nos fornecem algum tipo de benefícios como carne, leite e lã, ovos e outros.
Para assistir o vídeo dos animais domésticos e selvagens clicar na imagem abaixo👇
Atividade 1
Reforçando o aprendido.
Atividade 2
Brincadeiras dos animais
O gatinho que faz caretas
As crianças formarão uma roda. A criança que será o gatinho ficará no centro e iniciará o jogo. Ficará na frente de um colega e começará a "miar" e fazer caretas. A criança provocada não poderá rir e passará a mão na cabeça do "gatinho" dizendo "Coitadinho do gatinho" tentará três vezes fazer o colega e se conseguir trocará com ele de lugar. Se não conseguir provocará outro colega até que algum ria.
Os tatus que procuram suas tocas
As crianças formarão duas filas números irregulares de jogadores. As crianças de uma fila serão as tocas e as crianças da outra fila serão os tatus. O professor dará o sinal e os tatus correrão e passarão sob as pernas de seus companheiros (toca), colocando atrás dos mesmos. Os tatus que ficarem sem toca devem imitar um animal selvagem e doméstico que a professora indicar. Na segunda etapa que foi toca será tatu e vice -versa.
Atividade 3
Jogo de advinha
Os jogos de adivinhas ou adivinhação ajudam a
estimular a inteligência das crianças. Um dos jogos mais divertidos e
inteligentes para desfrutar em família e entre amiguinhos são as
adivinhações. Além de divertido que são, as adivinhações ajudam a criança a
aprender, associar idéias e palavras, a aumentar seu vocabulário, etc.
As adivinhas são ditos populares, jogos infantis geniais que
têm como meta entreter e divertir as crianças, contribuindo ao mesmo tempo com
aprendizagem e o ensino de novo vocabulário. Para saber mais sobre o jogo!
Faça um cartaz e divida ao meio com uma linha. Escreva de um lado animais domésticos e do outro animais selvagens. Leve para escola figuras de animais e diga aos alunos para colarem os animais de acordo com a classificação: selvagens e domésticos. Logo depois proponha aos alunos que escrevam os nomes dos animais que estão no cartaz utilizando a escrita espontânea. Chamamos de escrita espontânea o fato da criança registar do seu modo, de acordo com a fase em que se encontra e não de acordo com o código de escrita estabelecido. Bom trabalho!
Materiais:
Vídeos animais domésticos e selvagens ,folhinhas com as atividades.
Avaliação:
Observação e registro quanto à participação, interesse e realização das atividades durante a aula.
(EF01LP02) Escrever, espontaneamente ou por ditado, palavras e frases de forma alfabética – usando letras/grafemas que representem fonemas.
(EF12LP18) Apreciar poemas e outros textos versificados, observando rimas, sonoridades, jogos de palavras, reconhecendo seu pertencimento ao mundo imaginário e sua dimensão de encantamento, jogo e fruição.
Ensino religioso/ 1º ano
(EF01ER02) Reconhecer que o seu nome e o das demais pessoas os identificam e os
diferenciam.
Geografia /1º ano
(EF01GE07) Descrever atividades de trabalho relacionadas com o dia a dia da sua comunidade.
Objetos de conhecimento:
Escuta atenta
O eu, o outro e o nós
Relato oral/Registro formal e informal
Correspondência fonema-grafema
Diferentes tipos de trabalho existentes no seu dia a dia
Tema da aula
Dia da escola
Objetivos específicos
Identificar os funcionários da escola e suas funções.
Pesquisar sobre os ambientes da escola e suas funções.
Ouvir atentamente a leitura de poemas.
Reconhecer a importância da escola na vida das pessoas.
Escrever nomes próprios associando as suas identidades.
💓Um lindo poema para trabalhar na semana do Dia da Escola. O Dia da Escola é comemorado no dia 15 de março. O objetivo é fazer uma homenagem a instituição escolar e a quem trabalha e estuda nela. É importante ressaltar que a escola deve ser um ambiente vivo e acolhedor para todos! Todas as atividades poderão ser adaptadas para usar no quadro, no caderno, na folha branca. 💚As folhinhas são apenas sugestões.💟 Aproveite as ideias e dê asas a sua imaginação. Bom trabalho!
👉Todos os direitos autorais reservado ao autor da obra de acordo com o artigo 5º da Constituição Federal.
👉Veja o Poema em vídeo clicando na imagem👇
0
Atividade 1
Leitura do poema pelo professor e interpretação oral. Depois da leitura do poema " O QUE TEM NA ESCOLA o aluno irá ilustrar a parte que mais gostou.
s
Atividade 2
Fazer um acróstico usando a palavra escola. O professor pode incentivar os alunos a escreverem palavras que aparecem no poema como: confiança, solidariedade ou outras palavras que imaginação mandar. Acróstico é uma composição escrita para formar palavras ou frases a partir das letras de uma palavra.
Atividade 3
A partir das imagens e da letra inicial o aluno escreverá nomes das atividades que ele faz na escola. Respostas: LER, ESCREVER, BRINCAR e DESENHAR.
Atividade 4
Nesta atividade os alunos escreverão 3 qualidades de sua escola no cartaz abaixo. Depois de todos prontos o professor poderá montar um mural e compartilhar com toda escola.
Atividade 5
Os alunos vão recortar as formas geométricas e construir a imagem de uma escola colando em um papel branco e poderá completar a paisagem com desenhos.
Atividade 6
Para fazer esta atividade a turma deve explorar os lugares da escola com intuito de conhecer cada local e seus funcionamentos. Os alunos poderão acrescentar outros locais que não tiver na folha abaixo.
Atividade 7
Para esta atividade a turma deve fazer uma pesquisa para conhecer cada funcionário da escola, suas funções, assim como seus nomes. Os alunos poderão acrescentar outras funções que não tiver na folha abaixo.
Atividade 8
Voltando ao poema "O QUE TEM NA ESCOLA" o professor irá conversar com a turma sobre as pessoas que trabalham na escola comentando sobre suas funções e como elas são importantes para o funcionamento da escola. Depois da pesquisa cada aluno irá escolher um funcionário para presenteá-lo
Atividade 9
💛Atividade especial para presentear uma professora ou um professor
O professor deverá voltar ao poema "O QUE TEM NA ESCOLA" e conversar com os alunos sobre a importância da profissão de professor e propor à turma que pesquisem a quantidade de professores que tem na escola e seus nomes. E em seguida cada aluno deverá escolher um professor para presentear o seu cartão.
Materiais Folhas de atividades, poema "O QUE TEM NA ESCOLA", tesoura, lápis preto e lápis de cor.
Avaliação A avaliação acontecerá de forma contínua iniciada nas perguntas orais diagnosticadas no início da aula. Posteriormente, as realizações das atividades e interesse pelo tema da aula. Registro e reflexão sobre as atividades realizadas sobre o aprendizado da turma com a experiência vivenciada.
Fontes de consultas http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf