Plano de aula: como falar de bullying na escola de acordo com a BNCC


Tema: Bullying

Campo de experiências da BNCC:
O eu, o outro e o nós
Corpo, gestos e movimentos

Habilidade da Base Nacional Comum Curricular:
(EI03EO01) Demonstrar empatia pelos outros, percebendo que as pessoas têm diferentes sentimentos, necessidades e maneiras de pensar e agir.
(EI03CG02) Demonstrar controle e adequação do uso de seu corpo em brincadeiras e jogos, escuta e reconto de histórias, atividades artísticas, entre outras possibilidades.

Público Alvo:
Educação Infantil 4 e 5 anos. Também pode ser trabalho com Ensino Fundamental I (adaptar as atividades de acordo com a faixa etária).

Tempo estimado: 6 aulas

Objetivos específicos 
Reconhecer a prática do bullying como atitudes negativas que pode ferir as pessoas.
Demonstrar empatia pelos colegas de classe através de atitudes positivas.
Identificar as ações que podem caracterizar a prática do bullying. 


Como falar de bullying na escola?
Uma professora jogou uma maçã no chão e depois pediu que os alunos xingassem a maçã. Ela mostrou a maçã para os alunos e comparou com uma outra maçã que parecia ser igual, mas havia recebido elogios. Quando ela abriu as duas maças, seus alunos tiveram uma surpresa. Isso também acontece com quem ouve palavras feias. As vezes a pessoa que fala não percebe que feriu, mas quem foi ofendido fica ferido por dentro.

Quer saber como falar de bullying para crianças da educação infantil ou ensino fundamental? Quer saber o que é bullying? Está com dificuldades de conversar sobre preconceito na escola? Assista essa contação de história e mostre para seus alunos. É um ensinamento muito bacana sobre Bullying na escola de educação infantil ou ensino fundamental.

É uma ideia interessante para trabalhar o preconceito em sala de aula, afinal as vezes é difícil lidar com bullying na escola. Marina Bastos

A professora britânica Rosie Dutton encontrou uma criativa e bem eficaz maneira de se falar com as crianças sobre os efeitos do bullying
Ela só precisou de duas maçãs. Para saber mais sobre esta história

A dinâmica da maçã pode ser usada com a Educação Infantil e Ensino Fundamental

Incentivo Inicial:

Vídeo Vermelhinha ou Vermelhona - Como falar de Bullying na escola?


Após assistir ao vídeo faça perguntas para crianças sobre a história observando as duas atitudes que viram. Mostre a elas que as maças da história representam o coração das pessoas, e quando maltratamos alguém usando palavras que ofendem, o coração fica machucado e quando usamos palavras de elogio o coração fica feliz! Deixe que elas percebam que existem atitudes e palavras que entristecem os corações das pessoas e que as atitudes positivas alegram os corações das pessoas. O professor perguntará aos alunos o que são palavras de elogios e também perguntará o que não são. Pergunte, também, quais atitudes machucam os corações das pessoas.
Atividade 1

Dinâmica: Dizendo palavras de elogios

Objetivos: Facilitar o entrosamento, despertar a cordialidade, usar a prática do elogio, dizendo uma qualidade sobre o colega.
Material:  Fichas ou crachás com os nomes das crianças participantes e uma caixa para colocar os crachás
Tempo aproximado: 15 minutos
Como fazer:
Colocar todos os crachás em uma caixa;
As crianças se sentam na roda e a professora fica com um apito;
A caixa vai passando e quando ouvir o apito, o aluno abre a caixa e pega uma ficha/crachá e diz alguma qualidade do colega escolhido pelo nome para os outros adivinharem quem é.
(Adaptado) Para saber mais!

https://escoladossonhosclaudia.blogspot.com/
Atividade 2
Árvore do elogio 
O professor construirá uma árvore do elogio e colocará envelopes (um por aluno) pendurados nela . O professor fará sorteio do nome do aluno que começará a brincadeira tirando um envelope da árvore. O aluno lerá o elogio que está dentro dele, ( se forem alunos da educação infantil o professor poderá ler para eles). E o aluno dirá para quem ele indicará aquele elogio, assim o aluno que foi indicado deverá indicar outro colega até terminar a brincadeira. (Adaptado) Para saber mais! 
https://escoladossonhosclaudia.blogspot.com/



Atividade 3
Recebendo elogios 
Observação: Essa dinâmica é para ser trabalhada como os alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental

Objetivos:  Demonstrar sentimentos através de palavras de elogios.

Tempo aproximado: 15 minutos

Material uma folha, caneta hidrocor e um pedaço de fita crepe para cada participante

Como fazer: Cada criança cola uma folha nas costas com fita crepe e fica com uma caneta nas mãos ao som da música andam pelo espaço
Quando a música parar, escrever uma palavra de elogio/qualidade nas costas de um colega que estiver mais próximo. Depois de algumas vezes, o professor para a brincadeira e pede que os alunos retirem o papel das costas e leiam o que os colegas escreveram sobre ele. Faça um mural juntos com os alunos para compartilhar o trabalho com as outras turmas da escola. (Adaptado) Para saber mais!

https://escoladossonhosclaudia.blogspot.com/


Atividade 4
Música para cantar e dançar! Faça um musical com sua turma para apresentar a comunidade escolar. Música com ritmo dançante, fácil de aprender, as crianças vão amar! 

Música Cristina Mel - Bullying, Sai Pra Lá





Bullying, Sai Pra lá

Meu cabelo, meu nariz, minha orelha e barrigão

Apelidos que machucam eu não quero ouvir não
O meu pé, meu corpicho, minha boca ou dentão
Apelidos que machucam eu não quero ouvir não
Deus me ama
Eu me amo, bullying sai pra lá
Bullying sai pra lá!

O preconceito está nos olhos daquele que me vê
Respeito é bom e eu gosto vou avisando a você
Cada um tem seu jeitinho todo lindo de ser
Somos todos exclusivos feitos a imagem de Deus

Deus me ama
Eu me amo, bullying sai pra lá
Bullying sai pra lá!
Como amar ao próximo
Se eu não me amo

Eu me aceito como sou
Eu sou lindo do meu jeito
Eu sou lindo do meu jeito!

Deus me ama
Eu me amo, bullying sai pra lá
Bullying sai pra lá!

Materiais:
Vídeo Vídeo Vermelhinha ou Vermelhona - Como falar de Bullying na escola? Vídeo Bullying, Sai Pra lá.

Avaliação:
Observação e registro quanto à participação, interesse e realização das atividades durante a aula.

Fonte de consulta:
http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf
https://exame.abril.com.br/mundo/professora-da-licao-sobre-bullying-usando-duas-macas/
https://www.papodaprofessoradenise.com.br/7-dinamicas-rapidas-para-o-inicio-das-aulas/
https://www.vagalume.com.br/cristina-mel/bullying-sai-pra-la.html

Plano de aula contagem de objetos, registrando suas quantidades educação infantil de acordo com a BNCC


Campos de Experiências da BNCC
Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações
O eu, o outro e o nós

Habilidades da Base Nacional Comum Curricular para Educação Infantil

(EI03ET07) Relacionar números às suas respectivas quantidades e identificar o antes, o depois e o entre em uma sequência.
(EI03EO02) Agir de maneira independente, com confiança em suas capacidades, reconhecendo suas conquistas e limitações.
(EI02ET07) Contar oralmente objetos, pessoas, livros etc., em contextos diversos. 
(EI02ET08) Registrar com números a quantidade de crianças (meninas e meninos, presentes e ausentes) e a quantidade de objetos da mesma natureza (bonecas, bolas, livros etc.).

Objetivos específicos 
Contar objetos separando-os em conjuntos.
Fazer comparações entre os conjuntos verbalizando sobre as quantidades de elementos.  
Registrar os números relacionando-os as quantidades verbalizadas.
Agir de forma independente para realizar as atividades propostas na aula. 

Educação Infantil:  Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses) e crianças pequenas (4 a 5 anos e 11 meses). Adaptar as atividades de acordo com a faixa etária.

Observação:

Todos as atividades poderão ser feitas utilizando materiais do dia a dia como brinquedos, tampinhas de garrafas, peças de encaixe, livros o que tiver a mão. 
Atividade 1 
Fazer a contagem dos colegas de turma, logo depois separar os meninos das meninas da turma e verbalizar qual o conjunto que tem menos elementos. Observar mesas e cadeiras verbalizando qual conjunto tem mais ou menos elementos. Olhar janelas e portas no ambiente e verbalizar qual o conjunto que tem mais elementos. As  crianças  irão relacionar os números as suas quantidades aos resultados verbalizados pelos alunos. Enquanto as crianças verbalizam  a quantidade, o professor registrará o número a que pertence a quantidade verbalizada pelo s alunos. 
Atividade 2
Nesta atividade poderá se utilizar de objetos como brinquedos, materiais escolares para fazer a contagem separando os elementos semelhantes. Num conjunto de vários elementos diferentes, as crianças irão separar os elementos semelhantes e em seguida fazer contagem falando que conjunto tem mais e que conjunto tem menos elementos. As  crianças  irão relacionar os números as suas quantidades aos resultados verbalizados pelos alunos. Enquanto as crianças verbalizam a quantidade, o professor registrará o número a que pertence a quantidade verbalizada pelos alunos. 



Atividade 3 

Para realizar essa atividade o professor também poderá utilizar objetos do dia a dia das crianças como brinquedos, tampinhas de garrafa, brinquedo de encaixe com Lego entre outros objetos disponíveis.

Nesta atividade as crianças irão comparar os três primeiros conjuntos verbalizando se os três conjuntos têm as mesmas quantidades. Logo em seguida, com os conjuntos separados, o professor poderá realizar outras alterações como retirando e colocando objetos e pedindo aos alunos façam comparações entre um e outro, perguntando em qual conjunto tem mais? Em qual conjunto tem menos? Se tem algum conjunto que tenha mesma quantidade? As  crianças  irão relacionar os números as suas quantidades aos resultados verbalizados pelos alunos. Enquanto as crianças verbalizam  a quantidade, o professor registrará o número a que pertence a quantidade verbalizada pelos alunos.


Atividade 4

Neste exercício os alunos irão relacionar um a um os elementos de dois conjuntos equivalentes (com a mesma quantidade de elementos). Por exemplo, cada urso corresponde a cada boneca não sobrando nenhum elemento.Os alunos irão verificar que os conjuntos de ursos e bonecas tem a mesma quantidade de elementos. As  crianças  irão relacionar os números as suas quantidades aos resultados verbalizados pelos alunos. Enquanto as crianças verbalizam  a quantidade, o professor registrará o número a que pertence a quantidade verbalizada pelos alunos. 


Atividade 5   
Formar pares de calças e blusas procedendo da mesma forma que nos exercícios anteriores. Este exercícios poderá ser feito com muitos objetos. Pode ser usados recortes de jornais revistas ou peças de vestuário de verdade como calcas, blusas, sapatos e outros. Quantos pares de blusas e calças podemos formar?  As  crianças  irão relacionar os números as suas quantidades aos resultados verbalizados pelos alunos. Enquanto as crianças verbalizam  a quantidade, o professor registrará o número a que pertence a quantidade verbalizada pelos alunos.  



Materiais utilizados nesta aula:
Objetos do dia a dia como brinquedos, tampinhas de garrafas, peças de encaixe, livros o que tiver a mão. 
Avaliação:
Observação e registro quanto à participação, interesse e realização das atividades durante a aula.

Fontes de consultas
http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf

Atividades e Plano de aula trabalhando Poema Dia Nacional da Poesia Alfabetização BNCC


👉Dia nacional da poesia é comemorado no dia 31 de outubro em homenagem à Carlos Drummond de Andrade. Para esta proposta o professor pode usar vários poemas. Veja alguns👉 Poemas famosos aqui!

Língua Portuguesa/ 1º ano

CAMPO ARTÍSTICO-LITERÁRIO – Campo de atuação relativo à participação em situações de leitura, fruição e produção de textos literários e artísticos, representativos da diversidade cultural e linguística, que favoreçam experiências estéticas. Alguns gêneros deste campo: lendas, mitos, fábulas, contos, crônicas, canção, poemas, poemas visuais, cordéis, quadrinhos, tirinhas, charge/ cartum, dentre outros.

Habilidades da BNCC
(EF12LP19) Reconhecer, em textos versificados, rimas, sonoridades, jogos de palavras, palavras, expressões, comparações, relacionando-as com sensações e associações.

(EF01LP02) Escrever, espontaneamente ou por ditado, palavras e frases de forma alfabética – usando letras/grafemas que representem fonemas.

Objeto de conhecimento:
Formas de composição de textos poéticos
Correspondência fonema-grafema

Objetivos específicos
Ler de forma compartilhada poemas.
Identificar a estrutura de um poema. 
Reconhecer rimas, sonoridade e jogo de palavras na composição de um poema.  
Escrever frases e palavras que rimam. 
Interpretar poemas de forma oral e escrita.
Atividade inicial 
Para iniciar a aula, leia o poema para a turma. É importante que os alunos percebam a entonação, o ritmo e as rimas (musicalidade) que aparecem no poema. Converse com a turma sobre a estrutura de um poema. O poema é composto de linhas e cada linha de um poema é chamado de verso. E, em muitos poemas são compostos de rimas que são palavras que têm sons finais parecidos, como no poema abaixo: bola e rola, pé e fé. O professor pode propor às crianças que coloquem  música no poema. Esta leitura vai ficar bem interessante. 


Atividade 1
Exploração e interpretação do poema 
Depois da leitura e discussão sobre o poema, escreva os nomes das brincadeiras citadas no poema. Explore o poema com as crianças perguntando sobre as brincadeiras que aparecem no poema. Assim, como em qualquer proposta de leitura de poemas precisa ter a exploração e interpretação deste texto para que as crianças se apropriem e entendam a finalidade deste gênero textual. O poema é uma forma de expressar sentimentos, emoções, usando palavras e pode ser organizado em versos, estrofes ou prosa.  

Atividade 2 
Trabalhando o poema 
A interpretação de um poema pode ser feita de forma oral ou escrita, vai depender da proposta. Trabalhar as palavras e seus significados dentro do poema será muito muito importante para a turma. A palavra "roda" tem significados diferentes dependendo do contexto em que for usada. Dentro do poema significa uma brincadeira. Mas se for usada em outro contexto: A roda do carro caiu, por exemplo, terá um novo sentido. 




Atividade 3 
Trabalhando rimas
Trabalhar com rimas na alfabetização é de grande ajuda para que as crianças percebem as semelhanças e diferenças entre os sons das palavras. Os poemas transmitem a beleza da sonoridade e a musicalidade a leitura.   Este gênero desperta interesse pela leitura, aumenta a consciência ortografia e a percepção de fonemas.


Atividade 4
Produção de frases com palavras que rimam
Nesta atividade o aluno irá perceber as semelhanças dos sons das sílabas finais das palavras. Os alunos serão estimulados a inventarem frases com palavras que rimam.  



Atividade 5 
Brincando com as palavras
Proponha para a turma a ideia de escrever um poema com rimas. Escolha um tema para que fique mais fácil para desenvolver. Os alunos podem sugerir temas que podem ser escolhidos por votação.  Este poema pode ser escrito de forma individual ou coletiva com ajuda do professor. Os alunos vão brincar com as palavras sem muitas cobranças de certo ou errado. A finalidade é soltar a imaginação e estimular a produção escrita.   



Materiais:
Folhas contendo as atividades. Poema: Brincadeiras de Criança de Cláudia Corrêa 

Avaliação:
A avaliação acontecerá de forma contínua iniciada nas perguntas orais diagnosticadas no início da aula. Posteriormente, as realizações das atividades e interesse pelo tema da aula. Registro e reflexão sobre as atividade realizadas sobre o aprendizado da turma com a experiência vivenciada.

Fonte de consulta
http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf

Dia do Circo 10 Atividade Práticas para Educação Infantil e Ensino Fundamental

A comemoração do Dia do Circo na Educação Infantil é uma oportunidade rica para estimular a imaginação, a criatividade e o desenvolvimento social das crianças. O circo é um universo lúdico que encanta com suas cores, músicas e personagens, despertando emoções e promovendo experiências inesquecíveis. 👉Poderá gostar de: Plano de aula Dia do Circo


🌟 Aprendizados importantes para as crianças explorando o tema circo:


Desenvolvimento da Expressão Corporal e Criatividade
Atividades como teatro, malabares e mímicas ajudam as crianças a explorarem novas formas de expressão e a se comunicarem de maneira mais espontânea.

Valorização da Cultura Popular

O circo faz parte da cultura e da tradição artística, e apresentar essa arte às crianças ajuda a preservar sua importância e história.

Estímulo à Imaginação e Fantasia
O mundo circense é mágico e permite que as crianças sonhem e criem histórias, contribuindo para o desenvolvimento cognitivo e emocional.

Trabalho com a Coordenação Motora e Equilíbrio
Brincadeiras inspiradas no circo, como equilibrar objetos, pular e lançar bolinhas, ajudam a fortalecer habilidades motoras de forma lúdica.

Desenvolvimento da Autoconfiança e Socialização
A interação nas atividades circenses permite que as crianças superem desafios, percam a timidez e trabalhem em equipe.

Promoção da Alegria e do Bem-Estar
O riso e a diversão proporcionados pelo circo ajudam na regulação emocional, promovendo momentos de felicidade e leveza

Ensino de Valores como Respeito e Cooperação
No circo, cada artista tem um papel importante. Ao vivenciarem essas experiências, as crianças aprendem sobre a importância do trabalho em equipe e do respeito às diferenças.

🎭 Tema Circo como Ferramenta Pedagógica

Além de ser um dia de festa, a comemoração pode ser usada para ensinar conteúdos diversos, como cores, formas, números e até mesmo temas sobre inclusão e diversidade, mostrando que o circo acolhe todos os tipos de talentos.

Celebrar o Dia do Circo na Educação Infantil é muito mais do que apenas diversão – é uma experiência enriquecedora que contribui para o desenvolvimento integral das crianças! 🎪✨

10 Atividades Práticas para comemorar o Dia do Circo 

🎪 1. Pintura de Rosto

As crianças podem se transformar em palhaços, mágicos ou malabaristas com pinturas faciais coloridas. Use tinta própria para a pele e incentive-as a escolherem seus personagens.


🤹‍♂️ 2. Circuito de Malabares

Crie um circuito com atividades como equilibrar um saco de feijão na cabeça, pular corda, caminhar sobre uma linha no chão e jogar bolinhas no cesto.

🎭 3. Teatrinho de Palhaços

Proponha que as crianças criem pequenas apresentações como palhaços, usando narizes de papel vermelho e roupas coloridas. Incentive-as a contar piadas simples e interagir com os colegas.


🎈 4. Escultura com Balões

Faça bichinhos, espadas e flores com balões modeláveis. Você pode chamar um animador ou assistir a tutoriais simples para aprender a modelar.

🍿 5. Barraca de Pipoca e Algodão-Doce

Monte um cantinho com pipoca e algodão-doce para deixar o dia ainda mais especial. As crianças podem participar decorando saquinhos ou ajudando a distribuir.

🎶 6. Dança das Cadeiras com Músicas de Circo

Toque músicas animadas e faça uma dança das cadeiras temática. Quem sair pode ajudar a animar a torcida com palminhas e gritos de incentivo.

🎯 7. Jogo do Lançamento de Argolas

Monte uma atividade onde as crianças jogam argolas em garrafas coloridas. Você pode usar cones ou rolos de papelão para servir como alvo.

🎨 8. Colagem de Palhaço

Entregue um desenho de palhaço sem rosto e peça para as crianças colarem pompons, botões, lantejoulas e pedaços de papel colorido para criar cabelos, nariz e roupas divertidas.

🐘 9. Desfile de Fantasias Circenses

Cada criança pode se vestir como um personagem do circo (palhaço, equilibrista, mágico, domador). Depois, elas desfilam ao som de música, enquanto os colegas aplaudem.


🃏 10. Mágica com Copos e Bolinhas

Mostre truques de mágica simples, como esconder uma bolinha embaixo de um copo e trocá-la de lugar. Depois, deixe as crianças tentarem brincar de mágicos.

Essas atividades tornarão o Dia do Circo muito mais divertido e educativo! 🎪✨ Bom trabalho!!!

Atividades e Plano de Aula Dia do Circo Educação Infantil BNCC



Tema da aula: Dia do Circo

Campos de experiências 

Corpo, gestos e movimentos
(EI03CG03) Criar movimentos, gestos, olhares e mímicas em brincadeiras, jogos e atividades artísticas como dança, teatro e música.
(EI03CG05) Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas

Escuta, fala, pensamento e imaginação.
(EI03EF01) Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fotos, desenhos e outras formas de expressão.

Objetivos específicos:
Imitar os artistas de circo fazendo mímicas.
Representar papeis relacionados aos artistas de circos.
Interpretar o poema de forma oral.
Escrever palavras usando a escrita espontânea.
Pintar, contar e desenhar relacionando ao tema.

Faixa etária: Crianças pequenas de 4 e 5 anos

Atividade inicial
Leitura do poema e imitação
Coloque as crianças em roda e faça a leitura do Poema: " O que tem no circo de Cláudia Corrêa. Mostre as imagens sobre o que estiver lendo, deixe que as crianças explorem as imagens e façam perguntas. Pergunte o que cada artista faz e vai explicando a medida que as crianças tiverem curiosidades. Depois da exploração, peça as crianças que façam imitações dos artistas apresentados nos versos do poema.

👉Todos os direitos autorais reservado ao autor da obra de acordo com o artigo 5º da Constituição Federal.

Poema na Cartola 
Como fazer a cartola 👉🎩 Modelo de cartolas

Baixe o poema completo abaixo
👇
Atividade 1
Representando papeis  
Coloque dentro de uma caixa adereços e objetos para que os alunos se fantasiem de palhaços, malabaristas, mágicos e representem estes papeis para a turma. 


Atividade 2 
Interpretação do poema
O professor irá voltar a leitura do poema  para que o aluno faça as atividades a seguir. O aluno irá circular somente as imagens que representam as palavras do poema e em seguida deverá desenhar na cartola o bicho que tem na cartola de acordo com o poema!




Atividade 3

Complete o palhaço
O aluno irá desenhar o que falta no palhaço. E inventar um nome para o seu palhaço!

Atividade 4
Desenhar a cabeleira do palhaço
Desenhar a cabeleira do palhaço e pintar fazendo de forma artística, usando os dedos ou outros objetos para carimbar. Veja no vídeo👉 Palhaço pintura divertida!

Atividade 5 
Contar e desenhar livremente relacionando ao tema estudado.


Atividade 6
Brincando com as cores
Pintando o palhaço de acordo com as cores indicadas. Ou ainda o aluno poderá colar lâ ou bolinhas de papel crepom  de acordo com as cores pedidas. 



Materiais
Folhas de atividades, poema "O QUE TEM NO CIRCO", tesoura, lápis preto e lápis de cor, lã, papel crepom, tinta guache. 

Avaliação
A avaliação acontecerá de forma contínua iniciada nas perguntas orais diagnosticadas no início da aula. Posteriormente, as realizações das atividades e interesse pelo tema da aula. Registro e reflexão sobre as atividades realizadas sobre o aprendizado da turma com a experiência vivenciada.

Fontes de consultas
http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf

Plano de aula: diversidade e diferença de acordo com a BNCC para o 1º Ano do Ensino Fundamental


Lingua Portuguesa/Produção Textual


Público alvo: 1º Ano do Ensino Fundamental

Número de aulas: 2 aulas

Objeto do conhecimento
Escrita autônoma e compartilhada

Habilidades da Base Nacional Comum Curricular
(EF01LP26) Identificar elementos de uma narrativa lida ou escutada, incluindo personagens, enredo, tempo e espaço.

(EF01LP25) Produzir, tendo o professor como escriba, recontagens de histórias lidas pelo professor, histórias imaginadas ou baseadas em livros de imagens, observando a forma de composição de textos narrativos (personagens, enredo, tempo e espaço).

Objetivos específicos:
Ouvir atentamente a história contada, identificado na narrativa personagens, enredo, tempo, espaço.
Interpretar a história, analisando os aspectos: diversidade e diferença.
Produzir texto oral tendo o professor como escriba.
Dramatizar a história contada.
Fazer interpretação oral e escrita da história contada.


 

Parte 1 do plano (1ª aula):

Atividade 1
Assistir ao filme e logo após fazer a interpretação oral da história apresentada, buscando analisar os fatos que se passam na história de maneira despertar a curiosidade das crianças em relação aos aspectos da diversidade e diferenças entre os seres.


Perguntas que podem ser feitas sobre a história:
Quais são as características físicas da Menina da história?
Qual era o maior desejo do coelho?
Que segredo o coelho queria saber?
O coelho realizou seu desejo? Como?

Vídeo Menina Bonita do Laço de Fita

Sobre o filme
"Menina Bonita do Laço de Fita" é um curta metragem de animação adaptado de obra homônima de Ana Maria Machado. A produção é da Oger Sepol Produções e a direção de Diego Lopes e Claudio Bitencourt.

O filme aborda o aspecto racial e o não-preconceito, através da convivência harmoniosa de indivíduos de raças e cores diferentes. Para isso, conta a história de um coelho que, apaixonado pela cor negra de sua vizinha, faz tudo para ficar igual ela. Depois de várias tentativas frustradas, acaba encontrando a felicidade ao se casar com uma coelha preta e ao ter filhos brancos, pretos e malhados.

Resultado de imagem para menina bonita do laço de fita filme


Atividade 2
Após assistir o curta metragem o professor irá propor aos alunos que recontem a história da "Menina Bonita do Laço de Fita" de forma coletiva. Os alunos vão verbalizando sobre a estória e o professor irá escreve-la na lousa, sempre chamando a atenção dos alunos para o tema da aula. O professor fará a intervenção observando a sequência de acontecimentos (início, meio e fim).

Parte 2 do plano (2ª aula):
O professor fará a leitura da estória para a turma, pedindo que ouçam atentamente. Após a leitura o professor fará a interpretação oral da estória. O professor chamará atenção dos alunos da turma sobre o fato de que uma estória pode ser contada de várias maneiras em vídeo como já vimos, escrita como acabamos de fazer e também na forma de dramatização como faremos no final da aula.

Menina Bonita do Laço de Fita


Atividade 3
Após a leitura da história da Menina Bonita do Laço de Fita é escrever as palavras do quadro associando às características da menina da história.  


Atividade 4
Os alunos poderão dramatizar a história da Menina Bonita do Laço de Fita, ou parte dela usando dedoches ou palitoches como estes da foto: 




http://arteandressa.blogspot.com/



Materiais:
Vídeo: Menina Bonita do Laço de Fita, livro da história da Menina Bonita do Laço de Fitas, folhas de exercícios.

Avaliação:
Observação e registro quanto à participação, interesse e realização das atividades, durante a aula.

Referências:
Folhas de atividades

https://atividadesparaprofessores.com.br/menina-bonita-do-laco-de-fita-sequencia-didatica/

Brincadeiras e Atividades para a Semana do Dia da Criança

Planejamento semana da criança: uma brincadeira para cada dia da semana. Poderá gostar também de   Plano de aula Dia das Crianças com histór...