Campo de experiências da BNCC:
O eu, o outro e o nós
Corpo, gestos e movimentos
Habilidade da Base Nacional Comum Curricular:
(EI03EO01) Demonstrar empatia pelos outros, percebendo que as pessoas têm diferentes sentimentos, necessidades e maneiras de pensar e agir.
(EI03CG02) Demonstrar controle e adequação do uso de seu corpo em brincadeiras e jogos, escuta e reconto de histórias, atividades artísticas, entre outras possibilidades.
Público Alvo:
Educação Infantil 4 e 5 anos. Também pode ser trabalho com Ensino Fundamental I (adaptar as atividades de acordo com a faixa etária).
Tempo estimado: 6 aulas
Objetivos específicos
Reconhecer a prática do bullying como atitudes negativas que pode ferir as pessoas.
Demonstrar empatia pelos colegas de classe através de atitudes positivas.
Identificar as ações que podem caracterizar a prática do bullying.
Como falar de bullying na escola?
Uma professora jogou uma maçã no chão e depois pediu que os alunos xingassem a maçã. Ela mostrou a maçã para os alunos e comparou com uma outra maçã que parecia ser igual, mas havia recebido elogios. Quando ela abriu as duas maças, seus alunos tiveram uma surpresa. Isso também acontece com quem ouve palavras feias. As vezes a pessoa que fala não percebe que feriu, mas quem foi ofendido fica ferido por dentro.
Quer saber como falar de bullying para crianças da educação infantil ou ensino fundamental? Quer saber o que é bullying? Está com dificuldades de conversar sobre preconceito na escola? Assista essa contação de história e mostre para seus alunos. É um ensinamento muito bacana sobre Bullying na escola de educação infantil ou ensino fundamental.
É uma ideia interessante para trabalhar o preconceito em sala de aula, afinal as vezes é difícil lidar com bullying na escola. Marina Bastos
A professora britânica Rosie Dutton encontrou uma criativa e bem eficaz maneira de se falar com as crianças sobre os efeitos do bullying
Ela só precisou de duas maçãs. Para saber mais sobre esta história
A dinâmica da maçã pode ser usada com a Educação Infantil e Ensino Fundamental
Observação: Essa dinâmica é para ser trabalhada como os alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental
Atividade 4
Música para cantar e dançar! Faça um musical com sua turma para apresentar a comunidade escolar. Música com ritmo dançante, fácil de aprender, as crianças vão amar!
Música Cristina Mel - Bullying, Sai Pra Lá
Bullying, Sai Pra lá
Meu cabelo, meu nariz, minha orelha e barrigão
Apelidos que machucam eu não quero ouvir não
O meu pé, meu corpicho, minha boca ou dentão
Apelidos que machucam eu não quero ouvir não
Deus me ama
Eu me amo, bullying sai pra lá
Bullying sai pra lá!
O preconceito está nos olhos daquele que me vê
Respeito é bom e eu gosto vou avisando a você
Cada um tem seu jeitinho todo lindo de ser
Somos todos exclusivos feitos a imagem de Deus
Deus me ama
Eu me amo, bullying sai pra lá
Bullying sai pra lá!
Como amar ao próximo
Se eu não me amo
Eu me aceito como sou
Eu sou lindo do meu jeito
Eu sou lindo do meu jeito!
Deus me ama
Eu me amo, bullying sai pra lá
Bullying sai pra lá!
Materiais:
Vídeo Vídeo Vermelhinha ou Vermelhona - Como falar de Bullying na escola? Vídeo Bullying, Sai Pra lá.
Avaliação:
Observação e registro quanto à participação, interesse e realização das atividades durante a aula.
https://exame.abril.com.br/mundo/professora-da-licao-sobre-bullying-usando-duas-macas/
https://www.vagalume.com.br/cristina-mel/bullying-sai-pra-la.html