Projeto de Leitura Completo para trablahar o gosto pela leitura na Educação Infantil e Alfabetização

PROJETO DE LEITURA: ENCANTANDO-SE COM A LITERATURA INFANTIL

1. Identificação

Público-alvo: Crianças da Educação Infantil (4 a 5 anos) e alfabetização 

Duração: 3 meses (podendo ser adaptado conforme a necessidade)

Área do conhecimento: Linguagem oral e escrita, Artes e Desenvolvimento Socioemocional

2. Justificativa

A literatura infantil desempenha um papel fundamental no desenvolvimento cognitivo, emocional e social das crianças. Desde cedo, o contato com os livros amplia o vocabulário, estimula a imaginação, aprimora a escuta ativa e fortalece a expressão oral. Além disso, por meio das histórias, as crianças aprendem sobre valores, emoções e diferentes realidades, contribuindo para a construção da empatia e do senso crítico.

Na Educação Infantil e na alfabetização o ato de ler e ouvir histórias deve ser uma experiência prazerosa e significativa. O ambiente lúdico da leitura favorece a criatividade e o protagonismo infantil, permitindo que os pequenos interajam com os personagens, recriem enredos e desenvolvam sua capacidade de interpretação.

Dessa forma, este projeto busca incentivar o hábito da leitura desde a infância, promovendo momentos de encantamento e descobertas. A literatura será trabalhada de maneira interativa, com dramatizações, contações de histórias, exploração de diferentes tipos de livros e atividades que estimulem a imaginação e a expressão das crianças. Assim, além de fortalecer o vínculo com os livros, contribuiremos para a formação de leitores críticos, criativos e apaixonados pelo mundo da leitura.

 3. Objetivos

Geral:

Desenvolver o hábito da leitura e o gosto pela literatura infantil.

Específicos:

Participar ativamente de atividades que estimule a imaginação, a criatividade e a oralidade.

Ouvir atentamente a leitura das histórias mantendo a atenção, concentração.

Ampliar o repertório linguístico através da exploração das palavras.

Trabalhar valores e emoções por meio das histórias.

Contribuir para um ambiente acolhedor e interativo para a leitura.

No projeto de leitura "Encantando com a Literatura Infantil", diversos campos de experiências e habilidades da BNCC (Base Nacional Comum Curricular) podem ser trabalhados.

📌 Campos de Experiências (Educação Infantil - BNCC)

O Eu, o Outro e o Nós

Ao ouvir e interagir com histórias, as crianças refletem sobre valores como amizade, respeito e cooperação, fortalecendo suas relações interpessoais.

Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação

A contação de histórias e a exploração de livros estimulam a oralidade, o pensamento crítico e a imaginação, além de ampliar o repertório linguístico.

(EI03EF01) Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fotos, desenhos e outras formas de expressão. 

(EI03EF04) Recontar histórias ouvidas e planejar coletivamente roteiros de vídeos e de encenações, definindo os contextos, os personagens, a estrutura da história.

(EI03EF05) Recontar histórias ouvidas para produção de reconto escrito, tendo o professor como escriba.

(EI03EF06) Produzir suas próprias histórias orais e escritas (escrita espontânea), em situações com função social significativa.

(EI03EF09) Levantar hipóteses em relação à linguagem escrita, realizando registros de palavras e textos, por meio de escrita espontânea.

Corpo, Gestos e Movimentos

Atividades como dramatizações e encenações de histórias ajudam no desenvolvimento da expressão corporal e na coordenação motora.

(EI03CG01) Criar com o corpo formas diversificadas de expressão de sentimentos, sensações e emoções, tanto nas situações do cotidiano quanto em brincadeiras, dança, teatro, música.

(EI03CG02) Demonstrar controle e adequação do uso de seu corpo em brincadeiras e jogos, escuta e reconto de histórias, atividades artísticas, entre outras possibilidades.

(EI03CG03) Criar movimentos, gestos, olhares e mímicas em brincadeiras, jogos e atividades artísticas como dança, teatro e música.

Traços, Sons, Cores e Formas

Ilustrações, músicas, pinturas e produções artísticas relacionadas às histórias enriquecem a criatividade e a percepção estética das crianças.

(EI03TS02) Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais.

Esse alinhamento com a BNCC garante que o projeto de leitura contribua para o desenvolvimento integral das crianças, fortalecendo a oralidade, a criatividade, a imaginação e a socialização.


Habilidades da BNCC - Alfabetização 

❎Lingua Portuguesa/ 1ºANO 

CAMPO ARTÍSTICO-LITERÁRIO – Campo de atuação relativo à participação em situações de leitura, fruição e produção de textos literários e artísticos, representativos da diversidade cultural e linguística, que favoreçam experiências estéticas. Alguns gêneros deste campo: lendas, mitos, fábulas, contos, crônicas, canção, poemas, poemas visuais, cordéis, quadrinhos, tirinhas, charge/ cartum, dentre outros.

PRÁTICAS DE LINGUAGEM

Leitura/escuta (compartilhada e autônoma)

Oralidade 

OBJETOS DE CONHECIMENTO 

Formação do leitor literário

Leitura colaborativa e autônoma 

Apreciação estética/Estilo Formação do leitor literário/Leitura multissemiótica 

Contagem de histórias 

(EF15LP15) Reconhecer que os textos literários fazem parte do mundo do imaginário e apresentam uma dimensão lúdica, de encantamento, valorizando-os, em sua diversidade cultural, como patrimônio artístico da humanidade.

 (EF15LP16) Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor e, mais tarde, de maneira autônoma, textos narrativos de maior porte como contos (populares, de fadas, acumulativos, de assombração etc.) e crônicas. 

(EF15LP17) Apreciar poemas visuais e concretos, observando efeitos de sentido criados pelo formato do texto na página, distribuição e diagramação das letras, pelas ilustrações e por outros efeitos visuais. 

(EF15LP18) Relacionar texto com ilustrações e outros recursos gráficos. 

(EF15LP19)Recontar oralmente, com e sem apoio de imagem, textos literários lidos pelo professor.

❎Artes/1º Ano 

(EF15AR20) Experimentar o trabalho colaborativo, coletivo e autoral em improvisações teatrais e processos narrativos criativos em teatro, explorando desde a teatralidade dos gestos e das ações do cotidiano até elementos de diferentes matrizes estéticas e culturais. 

(EF15AR21) Exercitar a imitação e o faz de conta, ressignificando objetos e fatos e experimentando-se no lugar do outro, ao compor e encenar acontecimentos cênicos, por meio de músicas, imagens, textos ou outros pontos de partida, de forma intencional e reflexiva. 

(EF15AR22) Experimentar possibilidades criativas de movimento e de voz na criação de um personagem teatral, discutindo estereótipos. 

UNIDADES TEMÁTICAS

Teatro

OBJETOS DE CONHECIMENTO

Contextos e práticas 

Elementos da linguagem 

Processos de criação 


                ✅Clique na imgem e faça parte do nosso Canal no Telegram👇 

Fichas de leitura 




Rastreador de livros 




Modelo de Certificado de Pequeno Leitor 



Marcador de páginas para imprir e pintar 



💜Dicas de livros para trabalhar no projeto no final da página👇 

 

4. Metodologia

 1ª Etapa – Explorando o Mundo dos Livros

Apresentação de diferentes tipos de livros infantis: contos, fábulas, livros interativos, livros sensoriais.

Visitação à biblioteca da escola (se houver) ou organização de um “cantinho da leitura” na sala.

Momento de contação de histórias com diferentes recursos: fantoches, teatro de sombras, dobraduras e músicas.


Objetivos:

Reconhecer que a literatura pode ser uma forma de informar, aprender e imaginar.

Manusear diferentes tipos de livros infantis.

Criar junto com os colegas um ambiente interativo para ouvir histórias.

1. Apresentação dos Diferentes Tipos de Livros

Atividade: Montar uma roda de conversa e mostrar diversos tipos de livros infantis:
Contos clássicos (exemplo: Chapeuzinho Vermelho, Os Três Porquinhos)
Fábulas (exemplo: A Cigarra e a Formiga, O Leão e o Rato)

Livros interativos (com abas, pop-ups, livros-brinquedo)

Livros sensoriais (com texturas, sons, cheiros, feitos de tecido ou EVA)

Perguntar às crianças quais já conhecem, qual parece mais interessante e qual gostariam de explorar.

Permitir que manuseiem os livros livremente para sentir texturas, ver ilustrações e interagir.


2. Visitação à Biblioteca ou Criação do "Cantinho da Leitura"

Se houver biblioteca na escola:
✔Fazer um passeio até a biblioteca e mostrar como os livros estão organizados.
✔Explicar a importância do cuidado com os livros e como emprestar e devolver.
✔Permitir que cada criança escolha um livro para explorar no espaço.

Se não houver biblioteca:
✔Criar um “Cantinho da Leitura” na sala com um tapete confortável, almofadas e caixas organizadoras com livros variados.
✔Decorar o espaço com cartazes sobre a importância da leitura.
✔Cada criança pode ajudar a montar o cantinho e sugerir nomes para ele.

 

3. Momento de Contação de Histórias com Diferentes Recursos

✔ Com fantoches: Usar bonecos ou criar fantoches com meias, colheres de pau ou saquinhos de papel para contar uma história.
✔ Teatro de sombras: Projetar silhuetas em um lençol branco usando lanternas para dar vida aos personagens.
✔ Dobraduras: Contar uma história e, ao mesmo tempo, fazer dobraduras que representem elementos do enredo (exemplo: um barco de papel para uma história de aventura).
✔ Com músicas: Utilizar canções temáticas para tornar a história mais dinâmica (ex: cantar uma música sobre os animais de uma história).

💜Dica extra: Após a contação, estimular a participação das crianças com perguntas como:

O que acharam da história?

Qual foi a parte mais legal?

Como o final poderia ser diferente?

Conclusão e Reflexão

Pedir para cada criança escolher um livro para “adotar” por um dia e levar para casa (se possível).
Criar um momento para que, nos dias seguintes, cada criança compartilhe o que achou do livro.
Sugerir que desenhem a parte da história que mais gostaram.


  2ª Etapa – Vivenciando a História

Dramatização de histórias conhecidas pelas crianças.

Reconto oral das histórias pelos alunos com apoio de ilustrações ou objetos.

Atividades de pintura, colagem e modelagem baseadas nos personagens dos livros lidos.


Objetivos:

Expressar-se oralmente dando suas opniões. 

Vivenciar as histórias de forma lúdica e interativa.

Identificar os papeis representados pelos personagens das histórias, através de diferentes formas de expressão artística.

 1. Dramatização de Histórias Conhecidas

✔  Escolher uma história familiar às crianças (ex: Os Três Porquinhos, Chapeuzinho Vermelho, O Pequeno Príncipe).
✔ Distribuir os papéis para as crianças e, se necessário, narrar a história enquanto elas representam.
✔ Usar fantasias simples e acessórios (máscaras, chapéus, tecidos) para enriquecer a dramatização.
✔ Adaptar o enredo conforme a criatividade das crianças, permitindo que inventem falas ou modifiquem o final.

💜 Variação: Se o grupo for muito grande, dividir em pequenos grupos e deixar cada um encenar uma parte da história.

2. Reconto Oral com Ilustrações e Objetos

✔ Cada criança pode recontar uma história usando ilustrações, fantoches, dedoches ou objetos concretos (ex: folhas para representar uma floresta, um boneco para o protagonista).
✔ A turma pode criar um "varal de histórias", pendurando desenhos ou imagens de momentos importantes da narrativa.
✔ Usar um dado de história (com figuras de personagens, locais e objetos) para incentivar a improvisação e criar novas versões das histórias conhecidas.

 💜Dica: Perguntar às crianças como mudariam o final ou como gostariam que a história continuasse.

 3. Expressão Artística: Pintura, Colagem e Modelagem

✔Pintura e Desenho: Cada criança pode ilustrar sua cena favorita da história.
✔Colagem: Usar diferentes texturas (papel crepom, EVA, algodão) para criar personagens e cenários.
✔Modelagem com massinha ou argila: Reproduzir personagens ou elementos importantes da história (ex: os três porquinhos e suas casas, o lobo, uma carruagem de princesa).
✔Criação de um mural coletivo: Juntar todas as produções para montar um grande painel da história lida.

💜Atividade extra: Criar um "livro coletivo" onde cada criança desenha ou escreve (com ajuda do professor) uma parte da história recontada.

 Conclusão e Reflexão

✔Fazer uma roda de conversa para que cada criança compartilhe sua experiência com as atividades.
Perguntar: "O que mais gostaram?" "O que aprenderam com essa história?" "Como fariam diferente?"
Se possível, registrar as atividades com fotos e criar um "álbum da história" para deixar na sala de leitura.

 ✅ 3ª Etapa – Interação e Produção

Criação coletiva de um livro ilustrado com uma história inventada pelas crianças.

Construção de um mural com os personagens favoritos e as histórias preferidas da turma.

“Sacolinha literária”: cada criança levará um livro para casa por um dia e compartilhará com a turma sua experiência de leitura.


Objetivos:

Trabalhar a criatividade em produção coletiva de histórias.

 Interagir ao relizar trabalhos coletivos.

Criar vínculos com a leitura por meio de experiências individuais e compartilhadas.

 


1. Criação Coletiva de um Livro Ilustrado

 ✅ Passo 1 – Escolha do Tema: Fazer uma roda de conversa para decidir sobre o que será a história. Pode ser uma aventura, um conto de fadas, uma história de animais ou até um tema livre sugerido pelas crianças.
 ✅Passo 2 – Desenvolvimento da História: Perguntar às crianças:

Quem será o personagem principal?

Onde a história acontece?

Qual será o problema/desafio e como ele será resolvido?
 ✅ Passo 3 – Ilustração e Montagem: Cada criança pode ilustrar uma parte da história ou ajudar a montar as páginas com colagens, pinturas e desenhos.
 ✅Passo 4 – Finalização: Montar o livro e criar uma capa. Depois, fazer uma leitura coletiva e deixar o livro na sala para todos explorarem.

 Variação: Se possível, criar versões digitais com a ajuda do professor e imprimir cópias para as crianças levarem para casa.

 2. Construção de um Mural Literário

 ✅ Painel dos Personagens Favoritos: Cada criança desenha e decora seu personagem preferido das histórias lidas durante o projeto.
 ✅ Mapa das Histórias: Criar um painel com os títulos das histórias lidas e pequenas frases das crianças sobre o que mais gostaram.
 ✅ Elementos Interativos: Deixar espaços onde as crianças possam adicionar novas descobertas ao longo do tempo, como desenhos, palavras novas ou até sugestões de novas histórias.

💜Dica extra: Fazer um “cantinho dos recadinhos”, onde cada um pode deixar bilhetes com recomendações de livros para os colegas.

 

3. “Sacolinha Literária” – Levando a Leitura para Casa

  ✅Passo 1 – Preparação da Sacolinha: Criar uma sacolinha decorada com as crianças, onde cada uma levará um livro para casa.

  ✅Passo 2 – Leitura em Família: O livro pode ser lido com a ajuda dos responsáveis, incentivando a participação da família no processo.

  ✅Passo 3 – Compartilhando a Experiência: No dia seguinte, a criança compartilha com a turma o que achou do livro, o que mais gostou e se mudaria algo na história.

 ✅Passo 4 – Rodízio: A cada dia, uma nova criança leva um livro, garantindo que todos tenham a oportunidade de explorar diferentes leituras.

💜Dica: Criar um “diário da sacolinha”, onde cada criança pode desenhar ou registrar sua experiência de leitura.

Conclusão e Reflexão

🔹 Ao final, organizar um evento para expor os livros criados e os murais produzidos.
🔹 Convidar familiares para uma pequena apresentação, onde as crianças podem contar um pouco sobre suas histórias e personagens favoritos.
🔹 Refletir com perguntas como: "O que vocês aprenderam com esse projeto?" "Como foi criar uma história juntos?" "Qual livro mais gostaram de levar para casa?"

 ✅4ª Etapa – Encerramento e Culminância

Feira de leitura: exposição dos trabalhos realizados.

Apresentação de uma peça teatral ou musical baseada em um livro lido.

Entrega de um “Certificado de Pequeno Leitor” para cada criança.


Objetivos:

  • Celebrar as conquistas ao longo do projeto.
  • Compartilhar com as famílias os aprendizados e produções.
  • Conncientizar-se da importância da continuidade do hábito da leitura.

 1. Feira de Leitura: Uma Exposição Interativa

 Organização: Criar diferentes espaços temáticos para expor os trabalhos das crianças, como:

  • Cantinho dos Contos Ilustrados: Exposição dos livros coletivos criados pelas crianças.
  • Painel dos Personagens Favoritos: Mural interativo onde cada criança pode contar sobre seu personagem preferido.
  • Estação das Histórias Invertidas: Local onde as crianças podem inventar finais alternativos para histórias conhecidas.
  • Espaço da Criatividade: Exibição das pinturas, colagens e modelagens inspiradas nas histórias trabalhadas.

Interação com o Público: Durante a feira, algumas crianças podem se revezar como "guias", apresentando os espaços e explicando suas produções para os visitantes.


2. Apresentação Artística: Peça Teatral, Musical ou Contação de História

Peça Teatral ou Musical: Escolher uma história que as crianças gostaram e encenar uma peça curta, usando fantasias e adereços simples.
Música e Poesia: Apresentar uma música baseada em uma história ou um poema coletivo criado pela turma.
Momento de Contação de Histórias: As crianças podem recontar uma história de forma dramatizada, usando fantoches, teatro de sombras ou dobraduras.

Dica: Para envolver as famílias, um adulto pode participar narrando ou interagindo com as crianças durante a apresentação.

 3. Cerimônia de Encerramento: Pequenos Leitores em Destaque

Entrega do “Certificado de Pequeno Leitor” para cada criança, reconhecendo sua participação e envolvimento.
Sacolinha Surpresa: Cada criança pode receber um marcador de páginas personalizado ou um pequeno livro para incentivar a continuidade da leitura.
Momento Fotográfico: Criar um cenário temático para registrar esse dia especial com fotos individuais e coletivas.

 Conclusão e Reflexão

🔹 Perguntar às crianças: "O que foi mais divertido neste projeto?" "Qual história mais marcou vocês?" "O que gostariam de ler a seguir?"
🔹 Encorajar as famílias a continuarem incentivando a leitura em casa, sugerindo práticas como leitura compartilhada e visitas a bibliotecas.

5. Recursos Didáticos

Livros infantis variados

Fantoches e avental de histórias

Materiais para arte (papel, tinta, cola, tesoura, EVA)

Áudio de histórias e músicas infantis

Caixa surpresa com objetos das histórias

 

6. Avaliação

A avaliação será feita de forma contínua e observacional, considerando:
O interesse e a participação das crianças durante as leituras.
A capacidade de recontar e interagir com as histórias.
O envolvimento nas atividades lúdicas e criativas.
A expressão oral e imagética na produção coletiva.

 

7. Considerações Finais

O projeto visa despertar o encanto pela leitura, fortalecendo o vínculo das crianças com a literatura desde cedo. Ao explorar histórias de forma interativa, criativa e prazerosa, ampliaremos a imaginação e contribuiremos para o desenvolvimento integral dos pequenos leitores.

📚 "Ler é viajar sem sair do lugar!"

Dicas de livros infantis com resumos que são perfeitos para trabalhar em um projeto de leitura na Educação Infantil (4 a 5 anos). Todos promovem valores, criatividade, oralidade e envolvimento emocional com a leitura:

 

📘 1. "A Casa Sonolenta" – Audrey Wood

Resumo:
Em uma casa onde todos dormem, um por um os personagens vão se juntando na mesma cama: a avó, o menino, o cachorro, o gato... até que algo inesperado acontece e todos acordam!
Temas: Rotina, repetição, sequência lógica, humor.
Dica: Ótimo para dramatizações e recontos com fantoches.

 

📗 2. "O Monstro das Cores" – Anna Llenas

Resumo:
O Monstro das Cores está confuso com o que sente, e uma menina o ajuda a identificar cada emoção com uma cor diferente: alegria, tristeza, raiva, medo e calma.
Temas: Emoções, autoconhecimento, educação socioemocional.
Dica: Trabalhe com potinhos coloridos representando as emoções ou faça um mural das cores das emoções.

 

📕 3. "O Grande Rabanete" – Tatiana Belinky

Resumo:
Uma família tenta arrancar um enorme rabanete da terra, mas ele é tão grande que precisam da ajuda de várias pessoas e até de animais para conseguir.
Temas: Cooperação, trabalho em equipe, oralidade.
Dica: Ideal para teatro com as crianças ajudando a "puxar" o rabanete!

 

📘 4. "Chapeuzinho Amarelo" – Chico Buarque

Resumo:
Chapeuzinho Amarelo tem medo de tudo, principalmente do lobo. Mas um dia ela enfrenta seus medos e descobre que o lobo não é tão assustador assim.
Temas: Medo, coragem, superação.
Dica: Trabalhe com sombras ou dramatizações para dar leveza ao tema do medo.

 

📗 5. "A Lagarta Muito Comilona" – Eric Carle

Resumo:
Conta a história de uma lagarta que come de tudo até se transformar em uma linda borboleta.
Temas: Alimentação, dias da semana, metamorfose.
Dica: Relacione com a natureza, faça atividades com frutas ou explore os dias da semana com ilustrações.

 

📕 6. "Menina Bonita do Laço de Fita" – Ana Maria Machado

Resumo:
Um coelhinho branco admira a beleza de uma menina negra e quer saber o segredo de sua cor. A história valoriza a diversidade de forma poética e delicada.
Temas: Identidade, autoestima, diversidade.
Dica: Ótimo para rodas de conversa sobre beleza e respeito às diferenças.

 

📘 7. "O Patinho Feio" – Hans Christian Andersen (adaptações infantis)

Resumo:
Um patinho diferente sofre rejeição por ser "feio", mas no final descobre que é um belo cisne.
Temas: Autoaceitação, empatia, transformação.
Dica: Explore com atividades de espelho, identidade e valorização de si.


📕O Mundo sem Cor, de Cláudia Corrêa, é uma obra infantil que aborda, de forma sensível e educativa, a importância da preservação ambiental. Conheça mais sobre o livro👉Livro O Mundo sem cor

Resumo da história

A narrativa gira em torno de Mara, uma menina que vive em um mundo sem cores, onde a natureza parece ter desaparecido. Um dia, ela avista uma borboleta colorida em seu quintal, o que a instiga a embarcar em uma aventura para descobrir a origem daquele ser tão vibrante. Durante sua jornada, Mara descobre um mundo maravilhoso e colorido, o que a leva a tomar uma decisão importante para mudar a história e o futuro do mundo ao seu redor.

Temas abordados

  • Preservação ambiental A história destaca a importância de cuidar do meio ambiente e preservar o verde do nosso planet.

  • Consciência ecológica Ao mostrar um mundo sem cores, o livro chama a atenção para as consequências da degradação ambienta.

  • Aventura e descoberta A jornada de Mara é uma metáfora para a busca de soluções e a esperança de um futuro melho.

Sugestões de atividades pedagógicas

  • *Roda de conversa: Discutir com as crianças sobre a importância das cores na natureza e o que aconteceria se elas desaparecessm.

  • *Atividades artísticas: Criar desenhos ou colagens representando um mundo colorido e outro sem cores, incentivando a reflexão sobre a preservação ambientl.

  • *Projeto de jardinagem: Plantar sementes em sala de aula para observar o crescimento das plantas e reforçar a conexão com a naturea.

O Mundo sem Cor é uma excelente ferramenta para introduzir temas ambientais na educação infantil, promovendo a reflexão e o engajamento das crianças em ações de cuidado com o meio ambiene.

✅Clique na imgem e faça parte do nosso Canal no Telegram👇 


Atividades e Plano de Aula para o Dia Nacional do Livro Infantil Educação Infantil e Alfabetização BNCC


Educação Infantil

Campos de Experiências
Escuta, fala, pensamento e imaginação
Corpo, gestos e movimentos

Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento
(EI03EF01) Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fotos, desenhos e outras formas de expressão.
(EI03CG02) Demonstrar controle e adequação do uso de seu corpo em brincadeiras e jogos, escuta e reconto de histórias, atividades artísticas, entre outras possibilidades.

Faixa etária: Crianças pequenas (4 anos a 5 anos e 11 meses)

Língua Portuguesa/ 1º Ano/ Ensino Fundamental

Habilidades da Base nacional comum Curricular BNCC
(EF15LP15) Reconhecer que os textos literários fazem parte do mundo do imaginário e apresentam uma dimensão lúdica, de encantamento, valorizando-os, em sua diversidade cultural, como patrimônio artístico da humanidade.
(EF15LP19) Recontar oralmente, com e sem apoio de imagem, textos literários lidos pelo professor.

Práticas de linguagem
Leitura/escuta (compartilhada e autônoma) e oralidade

Objetos de conhecimento
Formação do leitor literário
Contagem de histórias

Objetivos específicos
Valorizar os textos literários como parte integrante da cultura.
Reconhecer a importância da leitura como forma de aprender, se informar e se divertir.
Recontar histórias ouvidas usando recursos ou não.

Estudo sobre como foi criado o Dia Nacional do Livro Infantil 

Clique na imagem e baixe o material completo!


O que você vai encontrar no PDF pronto para baixar 

✅Como surgiu o dia do livro?
✅Descrição dos personagens do Sítio.
✅Atividades sobre os personagens do sítio.
✅Trecho do livro adaptado: A história da “Pílula Falante” de Monteiro Lobato.
✅Sugestões de lembrancinhas.


👉Veja o vídeo educativo sobre como foi criado o Dia Nacional do Livro Infantil e mais 
Monteiro Lobato e a Turma do Sítio 👇




Proposta inicial 
Para começar a comemoração do dia do livro conte a história da Menina da cabeça quadrada A proposta desse planejamento é estimular a leitura por parte dos alunos. É trazer para a discussão a importância da leitura no nosso dia a dia. Por que lemos? Para que lemos? Estamos vivendo em tempos que a tecnologia é uma aliada da educação. Mas não podemos negligenciar a leitura de um livro como forma de aprender, se informar e se divertir. A leitura desta história vai para além disso, ela nos adverte de que precisamos colocar nas nossas agendas "brincadeiras redondas" que mexem com imaginário e também com o corpo.


A Menina da Cabeça Quadrada
O livro da Menina da Cabeça Quadrada conta a estória de Cecília, uma garotinha que assim como muitas crianças apostam nos aparelhos eletrônicos sejam eles televisão, celulares ou tablets como uma forma frequente e rotineira de distração e diversão. Percebe que já passou dos limites quando sua cabeça amanhece quadrada, pois os prazeres e brincadeiras da infância ela esquece de viver. Preocupada, procura sua avó que a ajuda com dicas redondas de coisas para se fazer e brincar, dessas que todas as crianças precisam. Jogar bola, andar de bicicleta, pião, bolinhas de sabão e ciranda são algumas das coisas bem redondinhas que Cecília precisa fazer para que sua cabeça e a de muitas outras crianças volte ao normal.

Na roda de leitura 
Este trabalho poderá ser feito de forma remota por vídeo chamada utilizando a História da menina da cabeça quadrada em vídeo. Após contar a história, o professor fará perguntas sobre a história contada, enfatizando a importância das brincadeiras que mexam com o corpo, a mente e que estimulem a criatividade e a interação com os colegas.
Jogo de perguntas 
Adaptar as perguntas para o ensino remoto, visando o distanciamento social.

Sugestões de perguntas a cerca da história: A menina da cabeça quadrada
Vocês já viram alguém com a cabeça quadrada?
Por que a cabeça de Cecília ficou quadrada?
O que Cecília resolveu fazer para a sua cabeça voltar a ficar redondinha novamente?
Vocês costumam passar muito tempo assistindo televisão ou brincando no celular?
Qual a sua brincadeira preferida? (individual) na sua casa?
Vocês brincam na rua depois quando chegam da escola?
Brincam com os amiguinhos de coisas redondinhas? (como: bola de gude, futebol, bicicleta, bolinha de sabão).
Vocês gostam de ler um livro ou ouvir uma história? 
O que aprendemos com a história de Cecília? 
Por que lemos livros? Qual a importância da leitura?  

Sugestões de atividades com a história 

Nestes tempos de isolamento social estamos vivendo momentos em que as crianças não podem brincar nas ruas com os colegas, mas podem brincar em casa, jogar jogos e também ler um livro, ou ouvir uma história. O professor pode promover em suas aulas roda de leitura, seja ela presencial ou virtual. História da menina da cabeça quadrada em vídeo Por exemplo cada um ler uma parte da história durante a roda de leitura. Para as crianças que ainda não sabem ler, faça as atividades de leitura das gravuras da história, Ilustração sobre a história lida ou ouvida. Estimule as crianças criarem suas próprias histórias oral ou escrita. Mudar o final da história. Dar continuação a história. Lance desafios depois de cada história lida ou ouvida.  Proponha que as crianças criem suas próprias histórias através da escrita, desenhos ou oralmente.  

1- Desenhe a personagem principal da história 

Proponha aos alunos que desenhem a personagem da história  e também os objetos que deixaram a cabeça de Cecília quadrada. Após desenharem, deixe que compartilhem seus desenhos e falem suas opiniões sobre o assunto.

2- Reconte a história 

A proposta da atividade é dar oportunidade aos alunos de recontar a história do seu jeito. O professor lançará um desafio de recontar a história de formas diferentes, usando as sugestões abaixo ou outras que professor achar mais pertinentes para a turma. A turma pode ser divida em grupos ou pode ser feita de forma individual se aula for remota.  


3- Crie sua própria história 

Proponha que as crianças criem suas próprias histórias através da escrita, desenhos ou oralmente. Ou pode usar os dois recursos (escrita e desenho). Vai depender das idades e níveis de desenvolvimento das crianças.  



4- Adivinha a  brincadeira 

A avó de Cecília propôs que ela brincasse de brincadeiras redondinhas como Jogar bola, andar de bicicleta, pião, bolinhas de sabão e ciranda são algumas das coisas bem redondinhas que Cecília precisa fazer para que sua cabeça e a de muitas outras crianças volte ao normal. A proposta desta atividade é adivinhar as brincadeiras através das palavras que o professor falar. O professor poderá ajudar dando algumas pistas. 
1- BOLA/MÃO, 2- SOBRE/RODAS, 3- EMPURRAR/VEICULO, 4-BALANÇAR/VENTO, 
5- CANTAR/ RODANDO, 6- BOLHAS/TRANSPARENTES, 7-ANDAR/BIYK . 
8- PACIENTE/REMÉDIO

1- JOGAR BOLA

2- ESQUEITE, PATINETE 

3- BRINCAR DE CARRINHO 

4- BRINCAR DE BALANÇO 

5- BRINCADEIRA DE RODA

6- BOLHA DE SABÃO

7- ANDAR DE BICICLETA

8- BRINCAR DE MÉDICO

Modelo de ficha de leitura (Alfabetização)

Modelo de ficha de leitura (Educação Infantil)


Lembrancinha marcador de página

Faça esse dia especial de uma lembrança no dia do livro! Imprimir cortar e colar no papel cartão. 

Materiais:
Livro da história: A menina da cabeça quadrada e o vídeo da história, recursos para contar histórias, lápis de cor e folha. 

Avaliação:
A avaliação acontecerá de forma contínua iniciada nas perguntas orais diagnosticadas no início da aula. Posteriormente, as realizações das atividades e interesse pelo tema da aula. Registro e reflexão sobre as atividades realizadas sobre o aprendizado da turma com a experiência vivenciada.

Fontes de consultas:
https://escolakids.uol.com.br/datas-comemorativas/dia-nacional-do-livro-infantil.htm

http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf

Atividades e Plano de Aula para o Dia dos povos indígenas - Cultura indígena para Educação Infantil e Alfabetização


💚Poderá gostar também de 👉 Brincadeiras e jogos da cultura indígena

Tema da aula:
Cultura indígena

💜Educação Infantil 

Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento BNCC
(EI03EF01) Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fotos, desenhos e outras formas de expressão. 
(EI03CG05) Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas.
(EI03EO06) Manifestar interesse e respeito por diferentes culturas e modos de vida.

Campos de Experiências  
Escuta, fala, pensamento e imaginação.
Corpo gestos e movimentos
O eu, o outro e o nós

Faixa etária: Crianças pequenas (4 anos a 5 anos e 11 meses) 

💚Alfabetização 

Arte/ 1º ano/ Ensino Fundamental 

Unidades temáticas
Artes integradas

Objetos de conhecimento
Patrimônio cultural
Matrizes estéticas culturais

Habilidades da BNCC Arte
(EF15AR25) Conhecer e valorizar o patrimônio cultural, material e imaterial, de culturas diversas, em especial a brasileira, incluindo-se suas matrizes indígenas, africanas e europeias, de diferentes épocas, favorecendo a construção de vocabulário e repertório relativos às diferentes linguagens artísticas.
(EF15AR24) Caracterizar e experimentar brinquedos, brincadeiras, jogos, danças, canções e histórias de diferentes matrizes estéticas e culturais.

Práticas de Linguagem/ Língua Portuguesa/1ºano/Ensino fundamental 
Oralidade

Objetos de conhecimento
Escuta atenta
Relato oral/Registro formal e informal

Habilidades da BNCC Língua Portuguesa
(EF15LP10) Escutar, com atenção, falas de professores e colegas, formulando perguntas pertinentes ao tema e solicitando esclarecimentos sempre que necessário.
(EF15LP13) Identificar finalidades da interação oral em diferentes contextos comunicativos (solicitar informações, apresentar opiniões, informar, relatar experiências etc.).

Objetivos específicos desta aula
Escutar com atenção a exposição do professor sobre o assunto da aula.
Apresentar suas considerações sobre o assunto estudado.
Comunicar resultado de pesquisas sobre o assunto em questão.
Valorizar a cultura indígena como parte integrante da cultura do nosso pais.
Confeccionar brinquedos referentes à cultura indígena.

Orientações: As atividades deverão ser adaptadas de acordo com as idades. São ideias de atividades que podem ser reformuladas de acordo com cada realidade escolar. O planejamento não é estanque e o professor poderá reformulá-lo para atender as necessidades de cada turma.

Poderá gostar também de 👉Atividades sobre a cultura indígena

Aprendendo sobre a cultura indígena 

Na roda de conversa apresente a cultura indígena. O professor poderá fazer alguns cartazes  com ilustrações para facilitar a compreensão dos pequenos. Poderá apresentar por parte como na divisão abaixo. Ou mesmo solicitar uma pesquisa  aos alunos sobre cada tópico apresentado. E depois na roda de conversa cada aluno apresentar suas descobertas. Se a escola tiver acesso à internet poderá facilitar esta pesquisa. Se a aula for remota certifique-se que todos tenham acesso à internet para realizar a pesquisa. Para realização desta pesquisa os alunos deverão contar com o auxilio do professor ou dos responsáveis. 



Vídeo educativo sobre a cultura indígena! Clique na foto e assista com seus alunos! 👇👀 Uma ótima ferramenta para abordar o tema!


Atividade 1 
Nesta atividade os alunos irão identificar objetos que pertencem à cultura indígena. De acordo com os estudos sobre a cultura indígena encontre os nomes das figuras que representam esta cultura. 


Atividade 2 
A arte indígena é muito rica. Os índios  criam seus próprios utensílios para preparar seus alimentos usando o barro, madeiras.  Usam a palha para fazer cestos, redes e outros objetos.  Use a criatividade e decore o vaso abaixo.  



Atividade 3
A culinária indígena é muito rica, e é feita com ingredientes naturais. Muitos desses alimentos são consumidos pelos brasileiros  e se tornou tradição em nossas mesas. A degustação desses alimentos também é uma atividade bastante interessante para se fazer numa feira da cultura indígena. Apresente algumas comidas de origem indígena e peça que identifiquem aquelas que conhecem e que já experimentaram.   


Atividade 4 
Faz parte da cultura indígena usar tintas naturais  para fazer decoração do corpo e utensílios. Faça tintas naturais juntos com seus alunos para fazer a atividade abaixo assista ao vídeo Aprenda a fazer tintas caseiras Muito divertido criar suas próprias tintas e depois decorar com elas. 

Tintas Naturais! Aprenda como fazer tinta caseira.

Atividade 5 
Bingo das palavras indígenas 
Muitas palavras que usamos no nosso dia a dia são de origens indígenas. Apresentar essas palavras as  crianças é sinalizar que o povo indígena  tem  um papel importante na construção da nossa cultura  e que devemos valorizar o povo indígena como parte integrante da nossa cultura, assim como os povos africanos.   




Atividade 6
Fazer e jogar peteca 
A peteca também faz parte da cultura indígena brasileira. É um brinquedo usado para atividade esportiva. A palavra peteca significa bater com a mão. Para saber mais sobre o brinquedo. O professor poderá pedir uma pesquisa sobre o brinquedo e depois propor a construção do brinquedo com materiais alternativos. Ainda fazer um concurso da peteca mais bonita! Faça a sua própria peteca Como fazer peteca de papel


Atividade 7
 
Pintar e desenhar o rosto do indígena no cocar








Materiais:
Folhas de atividades, folha de revistas, papel de presente, fita adesiva e barbante para confeccionar a peteca : Ver vídeo acima. Materiais para tinta caseira ver vídeo acima.

Avaliação:
A avaliação acontecerá de forma contínua iniciada nas perguntas orais diagnosticadas no início da aula. Posteriormente, as realizações das atividades e interesse pelo tema da aula. Registro e reflexão sobre as atividades realizadas sobre o aprendizado da turma com a experiência vivenciada.

Fontes de consultas:
http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf
http://g1.globo.com/educacao/blog/dicas-de-portugues/post/palavras-que-vem-das-linguas-indigenas.html
https://memoria.ebc.com.br/infantil/voce-sabia/2015/10/palavras-indigenas-nomeiam-maior-parte-das-plantas-e-animais-do-brasil
https://escolaeducacao.com.br/comidas-indigenas/

Projeto Educacional de combate ao bullying na escola Educação Infantil e Ensino Fundamental


PROJETO: "AMIGOS NÃO MACHUCAM"

Tema: Conscientização sobre o bullying na Educação Infantil e Ensino Fundamental I

Público-alvo: Crianças de 4 a 5 anos e crianças 6 a 7 anos

Duração: 1 semana (ou conforme a necessidade da turma)

Justificativa:

O bullying é um problema presente em diversos ambientes escolares, e sua prevenção deve começar desde a infância. Nesta fase as crianças da Educação Infantil e da alfabetização estão desenvolvendo sua comunicação e compreensão social no ambiente escolar, é fundamental fazer com que desde cedo elas possam desenvolver suas percepções sobre respeito, empatia e amizade.

Este projeto visa conscientizar as crianças sobre a importância de tratar bem os colegas, ajudando-as a identificar atitudes que podem machucar os outros e a valorizar comportamentos positivos. Por meio de atividades lúdicas, como histórias, teatro de fantoches e dinâmicas interativas, buscamos tornar o aprendizado acessível e significativo para essa faixa etária.

Além disso, o ambiente escolar tem um papel essencial na formação social e emocional das crianças. Ao trabalhar o tema bullying de forma preventiva, contribuímos para a construção de um espaço acolhedor, onde todos se sintam seguros, respeitados e incluídos. Dessa forma, este projeto não apenas combate o bullying, mas também fortalece os laços de amizade e promove um ambiente escolar mais harmonioso e saudável.

O Dia Nacional de Combate ao Bullying e à Violência na Escola

O Dia Nacional de Combate ao Bullying e à Violência na Escola, celebrado em 7 de abril no Brasil, foi instituído para conscientizar sobre a importância de prevenir e combater a violência no ambiente escolar. A data busca promover a reflexão sobre as consequências do bullying e incentivar práticas que favoreçam um ambiente educacional mais seguro, respeitoso e inclusivo.  A data foi instituída pela Lei nº 13.277, de 29 de abril de 2016. 

A data foi escolhida em memória do ocorrido na Escola Municipal Tasso da Silveira, no Rio de Janeiro, em 2011, quando um ex-aluno entrou armado e tirou a vida de 12 crianças. O episódio chamou a atenção para a gravidade do bullying e suas possíveis consequências extremas.

 O que é bullying?

O bullying é um comportamento agressivo e repetitivo que pode ser físico, verbal, psicológico ou virtual (cyberbullying), causando sofrimento à vítima. Entre os principais exemplos estão:

Insultos e xingamentos

Agressões físicas

Exclusão social

Intimidação e ameaças

Disseminação de boatos 

Público alvo do projeto

✔️ Educação Infantil

Campo de experiências da BNCC:
O eu, o outro e o nós
Corpo, gestos e movimentos

Habilidade da Base Nacional Comum Curricular:
(EI03EO01) Demonstrar empatia pelos outros, percebendo que as pessoas têm diferentes sentimentos, necessidades e maneiras de pensar e agir.
(EI03CG02) Demonstrar controle e adequação do uso de seu corpo em brincadeiras e jogos, escuta e reconto de histórias, atividades artísticas, entre outras possibilidades.

 ✔️ 1º ano do Ensino fundamental

Objetos de conhecimentos:

O eu, o outro e o nós

Imanência e transcendência

Habilidade da Base Nacional Comum Curricular:

(EF01ER01) Identificar e acolher as semelhanças e diferenças entre o eu, o outro e o nós.

(EF01ER03) Reconhecer e respeitar as características físicas e subjetivas de cada um

(EF01ER04) Valorizar a diversidade de formas de vida.

Objetivo Geral:

Desenvolver a conscientização sobre o bullying, adotando atitudes de respeito, amizade e empatia entre os colegas de classe.

Objetivos Específicos:

✔️ Reconhecer a prática do bullying como atitudes negativas que pode ferir as pessoas.
✔️ Demonstrar empatia pelos colegas de classe através de atitudes positivas.
✔️ Identificar as ações que podem caracterizar a prática do bullying.
✔️ Participar de atividades que envolva a possiblidade de reflexão sobre o tema.

 Metodologia (Atividades)

Orientações de trabalho:

O professor pode trabalhar durante a semana de combate ao bullying uma atividade por dia dentro de suas aulas.

1-  Mediação de leitura 

Objetivos:
Identificar atitudes de bullying, refletir sobre os sentimentos dos envolvidos, adotando positivas para resolver conflitos.

 Materiais necessários:

  • Um livro sobre bullying 👉Sugestões de livros ou vídeo educativo sobre o tema. 👉Sugestão de vídeo  'Bullying, na minha escola não! 👇
  • Fantoches ou bonecos (opcional).
  • Cartões com expressões faciais (feliz, triste, bravo, assustado, etc.).
  • Caixa surpresa com "Soluções Mágicas" (explicação abaixo).

Como aplicar:

1️- Preparando o momento mágico:

  • Crie expectativa dizendo que irão conhecer um monstro especial chamado "Monstro do Bullying".
  • Antes de começar a leitura, mostre os cartões com expressões faciais e peça para as crianças identificarem os sentimentos.

2️-Leitura interativa:

  • Leia a história escolhida, fazendo pausas para perguntar:
    • "Como esse personagem está se sentindo agora?"
    • "Vocês acham que essa atitude foi correta?"
    • "Se isso acontecesse com um amigo nosso, o que poderíamos fazer?"
  • Se possível, use fantoches para tornar a história mais envolvente.

3️- O Desafio do Herói:

  • Diga que agora as crianças serão "heróis da amizade" e precisam ajudar o personagem a vencer o Monstro do Bullying.
  • Apresente a Caixa das Soluções Mágicas, onde há cartões com ações positivas para combater o bullying (exemplo: chamar um adulto, dar apoio ao amigo, dizer palavras gentis).
  • Cada criança pega um cartão e tenta aplicar a solução ao problema do personagem da história.

4️- Encerramento especial:

  • Pergunte: "Como podemos derrotar o Monstro do Bullying na nossa escola?".
  • Incentive as crianças a fazerem um pacto da amizade, onde cada uma se compromete a ser gentil e ajudar os amigos.
  • Se quiser, finalize com uma música sobre amizade e respeito.

Dicas extras:
✔️ Ao longo da semana, sempre que uma criança demonstrar uma atitude positiva contra o bullying, coloque um adesivo ou estrela em um mural chamado "Heróis da Amizade".
✔️ Se houver tempo, peça para as crianças desenharem como imaginam o Monstro do Bullying e como derrotá-lo.

 

 2- A Caixa das Palavras Mágicas

Objetivo:
Demonstrar empatia usando palavras gentis no dia a dia, promovendo empatia e um ambiente positivo na sala de aula.

 Materiais necessários:

  • Uma caixa decorada (pode ser chamada de "Caixa Mágica da Amizade").
  • Papéis coloridos ou cartõezinhos.
  • Canetinhas ou lápis de cor.
  • Adesivos ou figurinhas (opcional).

 Como aplicar:  

1️- Explorando o poder das palavras:

  • Comece perguntando: "Como vocês se sentem quando alguém diz algo bonito para vocês?" e "E quando alguém fala algo que machuca?".
  • Dê exemplos de palavras que fazem as pessoas felizes (por favor, obrigado, você é especial, eu gosto de você).

2️- Criando a Caixa Mágica:

  • Apresente a caixa e diga que ela só aceita palavras mágicas (palavras gentis e positivas).
  • Cada criança recebe um papel e pode escrever (ou ditar para o professor) uma palavra ou frase positiva.
  • Se quiser deixar mais lúdico, peça para desenharem algo que represente gentileza e amizade junto com a palavra.

3️- O momento mágico:

  • Misture os papéis dentro da caixa.
  • Faça um sorteio: cada criança pega um papel e lê (ou o professor lê para elas).
  • Depois de lerem, pergunte: "Como essa palavra ou frase faz você se sentir?".

4️- Espalhando a magia:

  • Fixe os papéis em um mural chamado "Palavras que Acolhem".
  • Combine com a turma que sempre que alguém estiver triste, pode pegar uma palavra da caixa para se sentir melhor.
  • Desafie as crianças a usarem pelo menos uma palavra mágica durante o dia com os colegas.

Dicas extras:
✔️ Transforme a atividade em um hábito semanal, renovando as palavras na caixa.
✔️ Use adesivos ou carimbos para premiar quem usa palavras mágicas no dia a dia.
✔️ Introduza a brincadeira do "Amigo Secreto da Palavra Mágica", onde cada criança recebe um colega para dizer algo gentil.

 

2- O Balão dos Sentimentos

Objetivo:
Demonstrar, de forma visual e lúdica, como as palavras e ações influenciam os sentimentos das pessoas, incentivando a empatia e o respeito.

 Materiais necessários:

  • Balões coloridos.
  • Canetinhas permanentes.
  • Tirinhas de papel ou post-its.

Como aplicar:

1️-        Explorando os sentimentos:

  • Pergunte às crianças: "Como vocês se sentem quando alguém fala algo bonito para vocês?" e "E quando alguém diz algo ruim?".
  • Anote no quadro palavras boas e palavras ruins ditas por elas.

2️- O balão triste:

  • Entregue um balão murcho para cada criança e peça que desenhem nele um rosto triste.
  • Em seguida, peça para elas dizerem palavras ruins (como apelidos feios, gritos, exclusão) enquanto vão enchendo lentamente o balão.
  • Explique que essas palavras ruins enchem o coração da pessoa de tristeza, assim como o balão está ficando cheio.
  • No final, avise que, se continuarmos enchendo o balão com sentimentos ruins, ele pode estourar (representando alguém que não aguenta mais a dor do bullying). (Opcional: estoure um dos balões para enfatizar o impacto das palavras ruins.)

3️- O balão feliz:

  • Agora, entregue um novo balão e peça que desenhem rostinhos felizes.
  • Cada criança deve dizer ou escrever uma palavra gentil (como "amigo", "carinho", "brincar juntos", "ajudar") em tirinhas de papel e colocá-las dentro do balão antes de enchê-lo.
  • Conforme enchem os balões, explique que boas palavras e atitudes fazem nosso coração crescer de alegria.

4️- Reflexão final:

  • Pergunte: "Qual balão vocês gostariam de ser? O cheio de palavras ruins ou o cheio de palavras boas?".
  • Reforce a ideia de que nossas palavras e atitudes podem encher o coração de alguém de tristeza ou felicidade.

Dicas extras:

  • Faça um mural com as palavras gentis usadas no balão feliz.
  • Ensine a "Regra de Ouro": "Trate os outros como gostaria de ser tratado."
  • Finalize com um abraço coletivo ou uma música sobre amizade.

4- O Espelho da Empatia

Objetivo:
Trabalhar a empatia e a consciência emocional para que compreenderem como suas ações podem impactar os outros.

 Material necessário:

  • Um espelho grande ou um espelho de mão.
  • Cartões ou imagens representando diferentes emoções (alegria, tristeza, raiva, medo, surpresa, etc.).
  • Bonecos ou fantoches (opcional).

 Como aplicar:
1️-Explorando emoções: Antes de usar o espelho, mostre os cartões com expressões faciais e pergunte às crianças: "O que essa expressão significa?" ou "Quando você já se sentiu assim?".

2️-O espelho das emoções: Peça para uma criança olhar no espelho e dizer como se sente quando alguém a trata com carinho e respeito. Incentive a descrever a expressão do próprio rosto.

3️- Vivenciando o oposto: Simule uma situação negativa (como um amigo não querer brincar ou alguém dizer algo rude). Peça para a criança observar sua própria expressão no espelho e compartilhar como se sente.

4️- Transformando sentimentos: Agora, pergunte: "O que podemos fazer para mudar essa carinha triste para uma feliz?". Deixe que as crianças sugiram atitudes gentis que podem melhorar o dia de alguém.

5️- Finalização: Reforce a "Regra de Ouro" da empatia: "Devemos tratar os outros como gostaríamos de ser tratados."

 Dica extra:

  • Use fantoches ou personagens para criar pequenas histórias e pedir que as crianças ajudem a resolver as situações com empatia.
  • Deixe que as crianças desenhem suas próprias expressões faciais e montem um "Mural das Emoções".

5. O Abraço da Amizade

Objetivo:
Fortalecer os laços entre os colegas de classe, valorizando o respeito, a empatia e a amizade dos colegas.

 Material necessário:

  • Cartões com frases iniciadoras (opcional).
  • Música suave de fundo (opcional).

 Como aplicar:
1️- Roda do carinho: Reúna as crianças em círculo e explique a importância de dizer palavras gentis para os amigos. Diga que cada um terá a chance de elogiar ou dizer algo positivo sobre um colega.

2️- Elogio especial: Cada criança deve escolher um colega para elogiar, começando frases como:

  • "Eu gosto do (nome) porque ele(a)..."
  • "O (nome) é especial porque..."
  • "O que mais gosto no (nome) é..."

 Dica: Se necessário, use cartões com sugestões para ajudar as crianças que tiverem dificuldade em expressar um elogio.

3️- Momento do carinho: Após cada elogio, a dupla pode trocar um gesto de carinho, como um abraço, um toque de mãos ou um "high five" (cumprimento com as mãos).

4️- Corrente do bem: Para envolver toda a turma, peça que cada criança que recebe um elogio passe adiante para outro colega até que todos tenham sido reconhecidos.

5️- Fechamento especial: No final, proponha um "abraço coletivo" (ou outra demonstração de carinho, como um grande círculo de mãos dadas). Finalize reforçando que palavras gentis fazem o dia de alguém mais feliz.

Dicas extras:

  • Use uma "Caixinha da Amizade", onde as crianças podem deixar bilhetinhos gentis para os colegas durante a semana.
  • Ao longo do mês, faça um "Cartaz da Turma", onde cada criança pode colar um elogio recebido.

Atividade de Encerramento: "O Túnel do Amor e da Amizade"

Essa atividade é divertida, emocionante e cheia de carinho para fortalecer os laços de amizade e reforçar a importância do respeito entre as crianças.

 

Materiais:

Música animada e inspiradora (ex: "Amigos para Sempre" ou uma música infantil alegre)

Papel colorido e canetinhas

Balões ou bandeirinhas para enfeitar

 

O Túnel da Superação

Organize as crianças em duas filas, formando um túnel com os braços levantados e tocando as pontas das mãos.

Cada criança passará pelo túnel enquanto os colegas falam palavras bonitas e incentivadoras, como "Você é especial!", "Adoro brincar com você!", "Você é um bom amigo!"

A Mensagem do Coração

Antes da atividade, cada criança desenha e escreve (com ajuda do professor, se necessário) uma mensagem de carinho para um colega. Pode ser um elogio ou um agradecimento.

Após passar pelo túnel, cada criança recebe sua mensagem e pode trocar abraços ou um aperto de mão com o amigo que escreveu para ela.

O Grito da Amizade

No final, todos dão as mãos e gritam juntos uma frase escolhida pela turma, como:
"Somos amigos e cuidamos uns dos outros!" ou "Na nossa turma, bullying não tem vez!"

Avaliação do Projeto "Amigos Não Machucam"

A avaliação será realizada de forma contínua e lúdica, considerando a participação das crianças, a mudança de comportamento e a compreensão sobre o tema. A avaliação será feita por meio de observação, rodas de conversa e atividades interativas.

O professor observará se, ao longo do projeto, houve mudanças no comportamento das crianças, como:
✅ Maior respeito e gentileza entre os colegas.
Identificação de atitudes inadequadas e busca por ajuda.
✅ Demonstração de empatia e acolhimento.
Redução de comportamentos agressivos ou excludentes.

 Fontes de consultas

https://www.spsp.org.br/dia-nacional-de-combate-ao-bullying-e-a-violencia-na-escola/

https://lunetas.com.br/10-livros-para-ajudar-na-conversa-sobre-bullying-com-as-criancas/

https://www.gov.br/mec/pt-br/escola-em-tempo integral/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal.pdf

Brincadeiras e Atividades para a Semana do Dia da Criança

Planejamento semana da criança: uma brincadeira para cada dia da semana. Poderá gostar também de   Plano de aula Dia das Crianças com histór...