Atividades com a letra G e Plano de Aula para Alfabetização BNCC


Língua Portuguesa - 1º Ano Fundamental Anos Iniciais

Práticas de Linguagem: Análise linguística/semiótica (Alfabetização)

Habilidades da Base Nacional Comum Curricular
(EF01LP05) Reconhecer o sistema de escrita alfabética como representação dos sons da fala.
(EF01LP07) Identificar fonemas e sua representação por letras.

Objeto do conhecimento
Construção do sistema alfabético.

Tema da aula
Letra G e seu som

Objetivos da aula
Reconhecer o som da letra G nas palavras apresentadas.
Identificar a letra G nas palavras apresentadas.
Grafar a letra G em atividades de escrita.

Apresentando a letra G
Orientações: apresente a letra e o seu som. Converse com as crianças mostrando que as letras tem sons. Discuta com as crianças sobre as palavras que tem o som da letra G. Peça as crianças que identifiquem este som nas palavras apresentadas. Faça com as crianças listas com as palavras que começam com letra G. Exemplo animais que começam com letra G. Música que tenha palavras com a letra G. Trava-línguas. Trabalhe com rimas. Mostre também palavras que tenham G no meio e no final da palavra. É importante que a criança faça a conexão do som da fala com a letra. Assista com as crianças o vídeo abaixo para começar o trabalho! Vídeo os sons das letras


Nota
A importância da consciência fonológica para alfabetização
Especialistas afirmam que a habilidade mais importante para a alfabetização é o desenvolvimento da consciência fonológica, ou seja, a capacidade de reconhecer os sons individuais que compõem as palavras.  

A neurociência tem contribuído significativamente para entender como o cérebro processa a linguagem escrita e como melhorar o ensino da alfabetização. Saiba mais: Como a Neurociência pode ajudar no processo de alfabetização


Os três tipos de consciência fonológica
Consciência sintática: percepção de que a palavra é composta por sílaba. Consciência silábica: manipulação de sílabas na construção de novas palavras. Consciência fonêmica: percepção de que as sílabas são compostas de sons.

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Atividade 1

Apresente a letra G letra a partir do texto abaixo. É uma forma bem interessante de estar iniciando o estudo de uma letra. Deixe que as crianças descubram com letra se inicia as palavras apresentadas. O professor pode escrever o texto na lousa ou no cartaz e apresentá-lo para as crianças fazendo uma leitura inicial do texto e depois uma nova leitura destacando as palavras que tem a letra G inicial e também no meio delas. O professor junto com os alunos destacará as palavras que começam com a letra G e aquelas que tem no seu interior também! Sempre trabalhando o som da letra. Após a leitura o professor dará a folhinha para que cada criança faça a atividade individualmente.


Atividade 2

Nesta tarefa o aluno reconhecerá a letra G inicial ligando a figura a letra destacada. É uma atividade que exigirá do aluno o reconhecimento da letra e também o som que está letra faz.



Atividade 3

Nesta atividade o aluno irá fazer a leitura da palavra com a ajuda da imagem além de grafar a letra G inicial de cada palavra.


Atividade 4

Atividade de leitura associando à imagem e fazendo a diferença das letras iniciais das palavras apresentadas na atividade.



Atividade 5

A atividade consiste em circular a palavra que tem o mesmo som inicial. Assim o professor estimulará a consciência fonológica no aluno, tão importante para o processo de alfabetização.


Atividade 6

Atividade de percepção do som inicial da letra. Nesta atividade a criança falará o nome das figuras em voz alta e em seguida irá circular aquela que não pertence ao conjunto de cada objeto que tem a mesma letra.



Atividade 7

Brincando de montar palavras com o G inicial. Nesta atividade o aluno fará a manipulação de sílabas, ou seja, reconhecer que as palavras são formadas de sílabas que apesar de o G inicial estar sozinho ele constitui um som, por tanto, uma sílaba. O aluno montará as palavras com ajuda do professor. Recomendação: recorte em sílabas e cole o jogo no papel cartão e coloque papel contact para melhor manipulação e limpeza.



Materiais:

Folhas contendo as atividades, Jogo das sílabas, vídeo com os sons das letras.

Avaliação:

A avaliação acontecerá de forma contínua iniciada nas perguntas orais diagnosticadas no início da aula. Posteriormente, as realizações das atividades e interesse pelo tema da aula. Registro e reflexão sobre as atividades realizadas sobre o aprendizado da turma com a experiência vivenciada.

Fontes de consulta

http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf
https://blog-pt.kinedu.com/alfabetizacao-a-importancia-da-consciencia-fonologica

Atividades e Plano de Aula com a letra H para a alfabetização BNCC


Língua Portuguesa - 1º Ano Fundamental Anos Iniciais

Práticas de Linguagem: Análise linguística/semiótica (Alfabetização)

Habilidades da Base Nacional Comum Curricular

(EF01LP10) Nomear as letras do alfabeto e recitá-lo na ordem das letras.

(EF01LP06) Segmentar oralmente palavras em sílabas. 

Objeto do conhecimento
Construção do sistema alfabético.
Conhecimento do alfabeto do português do Brasil

Tema da aula
Letra H e sua grafia

Objetivos específicos 
Nomear a letra H reconhecendo suas peculiaridades.
Identificar a letra H nas palavras apresentadas.
Grafar a letra H em atividades de escrita.

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Apresentando a letra H
Orientações: apresente a letra conversando com os alunos sobre as peculiaridades desta letra. A letra H não tem som, mas ela está presente em muitas palavras que usamos no dia a dia. Mostre alguns exemplos dessas palavras. Faça com as crianças listas com as palavras que começam com letra H. Exemplo animais que começam com letra H. Mostre também palavras que tenham H no meio. A letra H encontra-se também presente nos dígrafos, tais como:  ch, lh, nh, nas interjeições, como, por exemplo, ah!, hã?, hum!
Atividade 1
Apresente a letra H letra a partir do texto abaixo. É uma forma bem interessante de estar iniciando o estudo de uma letra. Deixe que as crianças descubram com letra se inicia as palavras apresentadas. O professor pode escrever o texto na lousa ou no cartaz e apresentá-lo para as crianças fazendo uma leitura inicial do texto e depois uma nova leitura destacando as palavras que tem a letra H inicial e também no meio delas. O professor junto com os alunos destacará as palavras que começam com a letra H e aquelas que tem no seu interior também! Após a leitura o professor dará a folhinha para que cada criança faça a atividade individualmente.


Atividade 2
Nesta tarefa o aluno reconhecerá a letra H inicial ligando a figura a letra destacada. É uma atividade que exigirá do aluno o reconhecimento da letra, assim como sua grafia.


Atividade 3
Nesta atividade o aluno irá fazer a leitura da palavra com a ajuda da imagem, além de grafar a letra H inicial de cada palavra.



Atividade 4
Atividade de leitura associando à imagem e fazendo a diferença das letras iniciais das palavras apresentadas na atividade.


Atividade 5
Nesta atividade a criança será desafiada a fazer o caminho para chegar a letra inicial de cada bicho! O labirinto é uma atividade pedagógica realizada para desenvolver habilidades na criança, como a coordenação motora, o senso de lógica, o senso direcional ou lateralidade, o senso de organização, o planejamento, entre outras. Para saber mais!


Atividade 6
Neste jogo, o aluno irá recortar as partes da letra contendo as figuras ou o professor já entregará o quebra- cabeça recortado para gerar mais suspense. Depois montará a letra lendo as palavras com a letra H e associando à imagem a grafia da letra.

Materiais:
Folhas contendo as atividades, jogo quebra- cabeça da letra H, tesoura para cortar.

Avaliação:
A avaliação acontecerá de forma contínua, iniciada nas perguntas orais diagnosticadas no início da aula. Posteriormente, as realizações das atividades e interesse pelo tema da aula. Registro e reflexão sobre as atividades realizadas sobre o aprendizado da turma com a experiência vivenciada.


Fonte de consulta
http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/
BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf

Atividades com a letra F e Plano de Aula para Alfabetização BNCC


Língua Portuguesa - 1º Ano Fundamental Anos Iniciais

Práticas de Linguagem: Análise linguística/semiótica (Alfabetização)
Habilidades da Base Nacional Comum Curricular
(EF01LP05) Reconhecer o sistema de escrita alfabética como representação dos sons da fala.
(EF01LP07) Identificar fonemas e sua representação por letras.

Objeto do conhecimento
Construção do sistema alfabético.

Tema da aula
Letra F e seu som

Objetivos específicos
Reconhecer o som da letra F nas palavras apresentadas.
Identificar a letra F nas palavras apresentadas.
Grafar a letra F em atividades de escrita.


Apresentando a letra F
Orientações: apresente a letra e o seu som. Converse com as crianças mostrando que as letras têm sons. Discuta com as crianças sobre as palavras que tem o som da letra F. Peça as crianças que identifiquem este som nas palavras apresentadas. Faça com as crianças listas com as palavras que começam com letra F. Exemplo animais que começam com letra F. Música que tenha palavras com a letra F. Trava-línguas. Trabalhe com rimas. Mostre também palavras que tenham F no meio e no final da palavra. É importante que a criança faça a conexão do som da fala com a letra. Assista com as crianças o vídeo abaixo para começar o trabalho! Vídeo os sons das letras


Nota
A importância da consciência fonológica para alfabetização
Especialistas afirmam que a habilidade mais importante para a alfabetização é o desenvolvimento da consciência fonológica, ou seja, a capacidade de reconhecer os sons individuais que compõem as palavras. Mais informações aqui!

Os três tipos de consciência fonológica
Consciência sintática: percepção de que a palavra é composta por sílaba. Consciência silábica: manipulação de sílabas na construção de novas palavras. Consciência fonêmica: percepção de que as sílabas são compostas de sons.

Adquira a nossa Apostila com estas atividades para trabalhar a ​consciência fonológica de A à Z com uma média de 7 ​atividades por letra com texto para cada letra. ​Habilidades trabalhadas em cada letra: nome ​da letra, grafia da letra e som da letra. Além dos ​bônus de atividades para trabalhar as vogais e o ​alfabeto ilustrado de parede com silabário. O ​material possui 207 páginas em PDF


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Atividades para fazer todos os dias na alfabetização



Atividade 1

Apresente a letra F letra a partir do texto abaixo. É uma forma bem interessante de estar iniciando o estudo de uma letra. Deixe que as crianças descubram com letra se inicia caracol. O professor pode escrever a charada na lousa ou no cartaz e apresentar o texto para as crianças fazendo uma leitura inicial do texto e depois uma nova leitura destacando as palavras que tem a letra F inicial e também no meio delas. O professor com os alunos destacará as palavras que começam com a letra F e aquelas que tem no seu interior também! Sempre trabalhando o som da letra. Após a leitura o professor dará a folhinha para que cada criança faça a atividade individualmente.

Atividade 2

Nesta tarefa o aluno reconhecerá a letra F inicial ligando a figura a letra destacada. É uma atividade que exigirá do aluno o reconhecimento da letra e também o som que está letra faz.



Atividade 3
Nesta atividade o aluno irá fazer a leitura da palavra com a ajuda da imagem além de grafar a letra F inicial de cada palavra.

Atividade 4
Atividade de leitura associando à imagem e fazendo a diferença das letras iniciais das palavras apresentadas na atividade.


Atividade 5
A atividade consiste em circular a palavra que tem o mesmo som inicial. Assim o professor estimulará a consciência fonológica no aluno, tão importante para o processo de alfabetização.

Atividade 6
Nesta atividade a criança será desafiada a fazer o caminho para chegar a letra inicial de cada bicho! O labirinto é uma atividade pedagógica realizada para desenvolver habilidades na criança, como a coordenação motora, o senso de lógica, o senso direcional ou lateralidade, o senso de organização, o planejamento, entre outras. Para saber mais!


Atividade 7
Atividade de percepção do som inicial da letra. Nesta atividade a criança falará o nome das figuras em voz alta e em seguida circulará aquela que não pertence ao conjunto de cada objeto que tem a mesma letra.



Materiais:
Folhas contendo as atividades, jogo do labirinto, vídeo os sons das letras.

Avaliação:
A avaliação acontecerá de forma contínua iniciada nas perguntas orais diagnosticadas no início da aula. Posteriormente, as realizações das atividades e interesse pelo tema da aula. Registro e reflexão sobre as atividades realizadas sobre o aprendizado da turma com a experiência vivenciada.


Fonte de consulta
http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf
https://blog-pt.kinedu.com/alfabetizacao-a-importancia-da-consciencia-fonologica

Atividades com a letra E e Plano de Aula para Alfabetização BNCC


Língua Portuguesa - 1º Ano Fundamental Anos Iniciais

Práticas de Linguagem: Análise linguística/semiótica (Alfabetização)

Habilidades da Base Nacional Comum Curricular
(EF01LP05) Reconhecer o sistema de escrita alfabética como representação dos sons da fala.
(EF01LP07) Identificar fonemas e sua representação por letras.


Objeto do conhecimento
Construção do sistema alfabético.


Tema da aula
Letra E e seu som


Objetivos específicos 
Reconhecer o som da letra E nas palavras apresentadas.
Identificar a letra E nas palavras apresentadas.
Grafar a letra E em atividades de escrita.



Apresentando a letra E
Orientações: apresente a letra e o seu som. Converse com as crianças mostrando que as letras têm sons. Discuta com as crianças sobre as palavras que tem o som da letra E. Peça as crianças que identifiquem este som nas palavras apresentadas. Faça com as crianças listas com as palavras que começam com letra E. Exemplo animais que começam com letra E. Música que tenha palavras com a letra E. Trava-línguas. Trabalhe com rimas. Mostre também palavras que tenham E no meio e no final da palavra. É importante que a criança faça a conexão do som da fala com a letra. Assista com as crianças o vídeo abaixo para começar o trabalho! Os sons das letras Para assistir no YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=pNQpOiSixrw

Nota
A importância da consciência fonológica para alfabetização
Especialistas afirmam que a habilidade mais importante para a alfabetização é o desenvolvimento da consciência fonológica, ou seja, a capacidade de reconhecer os sons individuais que compõem as palavras. Mais informações aqui!

Os três tipos de consciência fonológica
Consciência sintática: percepção de que a palavra é composta por sílaba. Consciência silábica: manipulação de sílabas na construção de novas palavras. Consciência fonêmica: percepção de que as sílabas são compostas de sons.

📙Adquira a nossa Apostila com estas atividades para trabalhar a ​Consciência Fonológica de A à Z com uma média de 7 ​atividades por letra com texto para cada letra. ​Habilidades trabalhadas em cada letra: nome ​da letra, grafia da letra e som da letra. Além dos ​bônus de atividades para trabalhar as vogais e o ​alfabeto ilustrado de parede com silabário. O ​material possui 207 páginas em PDF

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Atividades para fazer todos os dias na alfabetização


Atividade 1
Apresente a letra E letra a partir do texto abaixo. É uma forma bem interessante de estar iniciando o estudo de uma letra. Deixe que as crianças descubram com letra se inicia caracol. O professor pode escrever a charada na lousa ou no cartaz e apresentar o texto para as crianças fazendo uma leitura inicial do texto e depois uma nova leitura destacando as palavras que tem a letra E inicial e também no meio delas. O professor com os alunos destacará as palavras que começam com a letra E aquelas que tem no seu interior também! Sempre trabalhando o som da letra. Após a leitura o professor dará a folhinha para que cada criança faça a atividade individualmente.



Atividade 2
Nesta tarefa o aluno reconhecerá a letra E inicial ligando a figura da letra destacada. É uma atividade que exigirá do aluno o reconhecimento da letra e também o som que está letra faz.

Atividade 3
Nesta atividade o aluno irá fazer a leitura da palavra com a ajuda da imagem além de grafar a letra E inicial de cada palavra.

Atividade 4
Atividade de leitura associando à imagem e fazendo a diferença das letras iniciais das palavras apresentadas na atividade.

Atividade 5
A atividade consiste em circular a palavra que tem o mesmo som inicial. Assim o professor estimulará a consciência fonológica no aluno, tão importante para o processo de alfabetização.

Atividade 6
Atividade de percepção do som inicial da letra. Nesta atividade a criança falará o nome das figuras em voz alta e em seguida circulará aquela que não pertence ao conjunto de cada objeto que tem a mesma letra.


Atividade 7
Antes das crianças iniciarem o Jogo da memória com a letra inicia E, trabalhe com essas palavras fazendo uma leitura inicial do som da letra E.  Recomendação: recorte as cartas e cole o jogo no papel cartão e coloque papel contact para melhor manipulação e limpeza.

Materiais:
Folhas contendo as atividades, jogo quebra- cabeça D, vídeo, o sons das letras, tesoura para cortar. 

Avaliação:

A avaliação acontecerá de forma contínua iniciada nas perguntas orais diagnosticadas no início da aula. Posteriormente, as realizações das atividades e interesse pelo tema da aula. Registro e reflexão sobre as atividades realizadas sobre o aprendizado da turma com a experiência vivenciada.

Fontes de consulta
http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf
https://blog-pt.kinedu.com/alfabetizacao-a-importancia-da-consciencia-fonologica


Atividades com a letra D e Plano de Aula para Alfabetização BNCC



Língua Portuguesa - 1º Ano Fundamental Anos Iniciais

Práticas de Linguagem: Análise linguística/semiótica (Alfabetização)

Habilidades da Base Nacional Comum Curricular
(EF01LP05) Reconhecer o sistema de escrita alfabética como representação dos sons da fala.
(EF01LP07) Identificar fonemas e sua representação por letras.


Objeto do conhecimento
Construção do sistema alfabético.


Tema da aula
Letra D e seu som


Objetivos específicos 
Reconhecer o som da letra D nas palavras apresentadas.
Identificar a letra D nas palavras apresentadas.
Grafar a letra D em atividades de escrita.


Apresentando a letra D
Orientações: apresente a letra e o seu som. Converse com as crianças mostrando que as letras têm sons. Discuta com as crianças sobre as palavras que tem o som da letra D. Peça as crianças que identifiquem este som nas palavras apresentadas. Faça com as crianças listas com as palavras que começam com letra D. Exemplo animais que começam com letra D. Música que tenha palavras com a letra D, trava línguas Trabalhe com rimas. Mostre também palavras que tenham D no meio e no final da palavra. É importante que a criança faça a conexão do som da fala com a letra. Assista com as crianças o vídeo abaixo para começar o trabalho!
Os sons das letras


Nota

A importância da consciência fonológica para alfabetização
Especialistas afirmam que a habilidade mais importante para a alfabetização é o desenvolvimento da consciência fonológica, ou seja, a capacidade de reconhecer os sons individuais que compõem as palavras. Mais informações aqui!


Os três tipos de consciência fonológica
Consciência sintática: percepção de que a palavra é composta por sílaba. Consciência silábica: manipulação de sílabas na construção de novas palavras. Consciência fonêmica: percepção de que as sílabas são compostas de sons.

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Atividades para fazer todos os dias na alfabetização




Atividade 1
Apresente a letra D letra a partir do texto abaixo. É uma forma bem interessante de estar iniciando o estudo de uma letra. Deixe que as crianças descubram com letra se inicia caracol. O professor pode escrever a charada na lousa ou no cartaz e apresentar o texto para as crianças fazendo uma leitura inicial do texto e depois uma nova leitura destacando as palavras que tem a letra D inicial e também no meio delas. O professor com os alunos destacará as palavras que começam com a letra D e aquelas que tem no seu interior também! Sempre trabalhando o som da letra. Após a leitura o professor dará a folhinha para que cada criança faça a atividade individualmente.




Atividade 2
Nesta tarefa o aluno reconhecerá a letra D inicial ligando a figura a letra destacada. É uma atividade que exigirá do aluno o reconhecimento da letra e também o som que está letra faz.



Atividade 3
Nesta atividade o aluno irá fazer a leitura da palavra com a ajuda da imagem além de grafar a letra D inicial de cada palavra.


Atividade 4
Atividade de leitura associando à imagem e fazendo a diferença das letras iniciais das palavras apresentadas na atividade.


Atividade 5
A atividade consiste em circular a palavra que tem o mesmo som inicial. Assim o professor estimulará a consciência fonológica no aluno, tão importante para o processo de alfabetização.



Atividade 6
Atividade de percepção do som inicial da letra. Nesta atividade a criança falará o nome das figuras em voz alta e em seguida circulará aquela que não pertence ao conjunto de cada objeto que tem a mesma letra.



Atividade 7
Neste jogo, o aluno irá recortar as partes da letra contendo as figuras ou o professor já entregará o quebra- cabeça recortado para gerar mais suspense. Depois montará a letra lendo as palavras com a letra D e associando à imagem ao som da letra.

Materiais:
Folhas contendo as atividades, jogo quebra- cabeça D, vídeo os sons das letras, tesoura para cortar.

Avaliação:
A avaliação acontecerá de forma contínua iniciada nas perguntas orais diagnosticadas no início da aula. Posteriormente, as realizações das atividades e interesse pelo tema da aula. Registro e reflexão sobre as atividades realizadas sobre o aprendizado da turma com a experiência vivenciada.


Fonte de consulta
http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf
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Plano de aula: nascimento, desenvolvimento e família BNCC para educação infantil

Tema da aula: Nascimento, desenvolvimento e família  Faixa etária: Crianças pequenas (4 anos a 5 anos e 11 meses) Objetivos de aprendi...