Atividades e Plano de Aula com a letra M para Alfabetização BNCC




Língua Portuguesa - 1º Ano Fundamental Anos Iniciais

Práticas de Linguagem: Análise linguística/semiótica (Alfabetização)

Habilidades da Base Nacional Comum Curricular
(EF01LP05) Reconhecer o sistema de escrita alfabética como representação dos sons da fala.
(EF01LP07) Identificar fonemas e sua representação por letras.


Objeto do conhecimento

Construção do sistema alfabético.

Tema da aula
Letra M e seu som


Objetivos específicos 
Reconhecer o som da letra M nas palavras apresentadas.
Identificar a letra M nas palavras apresentadas.
Grafar a letra M em atividades de escrita.

Apresentando a letra M
Orientações: apresente a letra e o seu som. Converse com as crianças mostrando que as letras tem sons. Discuta com as crianças sobre as palavras que tem o som da letra M. Peça as crianças que identifiquem este som nas palavras apresentadas. Faça com as crianças listas com as palavras que começam com letra M. Exemplo animais que começam com letra M. Música que tenha palavras com a letra M. Trava-línguas. Trabalhe com rimas. Mostre também palavras que tenham M no meio e no final da palavra. É importante que a criança faça a conexão do som da fala com a letra. Assista com as crianças o vídeo abaixo para começar o trabalho! Vídeo os sons das letras

✅Adquira a nossa Apostila de atividades para trabalhar a ​Consciência Fonológica com uma média de 7 ​atividades por letra com texto para cada letra. ​Habilidades trabalhadas em cada letra: nome ​da letra, grafia da letra e som da letra. Além dos ​bônus de atividades para trabalhar as vogais e o ​alfabeto ilustrado de parede com silabário. O ​material possui 207 páginas em PDF. 👇Clique na imagem e saiba mais👇


Nota
A importância da consciência fonológica para alfabetização
Especialistas afirmam que a habilidade mais importante para a alfabetização é o desenvolvimento da consciência fonológica, ou seja, a capacidade de reconhecer os sons individuais que compõem as palavras. Mais informações aqui!
Os três tipos de consciência fonológica 
Consciência sintática: percepção de que a palavra é composta por sílaba. Consciência silábica: manipulação de sílabas na construção de novas palavras. Consciência fonêmica: percepção de que as sílabas são compostas de sons. 

Atividades para fazer todos os dias na alfabetização

Atividade 1 
Apresentando a letra M
Apresente a letra M  a partir do texto abaixo. É uma forma bem interessante de estar iniciando o estudo de uma letra. Deixe que as crianças descubram com que letra se inicia as palavras apresentadas. O professor pode escrever o texto na lousa ou no cartaz e apresentá-lo para as crianças fazendo uma leitura inicial do texto e depois uma nova leitura destacando as palavras que tem a letra M inicial e também no meio delas. O professor junto com os alunos destacará as palavras que começam com a letra M e aquelas que tem no seu interior também! Sempre trabalhando o som da letra. Após a leitura o professor dará a folhinha para que cada criança faça a atividade individualmente.




Atividade 2
Identificando o som da letra M
Nesta tarefa o aluno reconhecerá a letra M inicial ligando a figura a letra destacada. É uma atividade que exigirá do aluno o reconhecimento da letra e também o som que está letra faz.


Atividade 3
Grafando a letra M
Nesta atividade o aluno irá fazer a leitura da palavra com a ajuda da imagem, além de grafar a letra M inicial  de cada palavra.


Atividade 4
Fazendo a leitura e diferenciando o som inicial
Atividade de leitura associando à imagem e fazendo a diferença das letras iniciais das palavras apresentadas na atividade.
 
     

Atividade 5
Percebendo o som inicial da palavra
A atividade consiste em circular a palavra que tem o mesmo som inicial. Assim o professor estimulará a consciência fonológica no aluno, tão importante para o processo de alfabetização.

                                               
Atividade 6
Descobrindo o som da letra.Atividade de percepção do som inicial da letra. Nesta atividade a criança falará o nome das figuras em voz alta e em seguida irá circular aquela que não pertence ao conjunto de cada objeto que tem a mesma letra.

          
               

Atividade 7
Quebra- cabeça das famílias silábicas do M
Nesta atividade o aluno identificará as imagens que tem o mesmo só som de cada família silábica. Brincando com o quebra-cabeça o aluno fará a manipulação de sílabas, ou seja, reconhecer que as palavras são formadas de sílabas. O professor recortará as peças colocando no saquinho para que cada criança possa montar o seu.

                       

Materiais:
Folhas contendo as atividades, labirinto, vídeo o sons das letras.

Avaliação:
A avaliação acontecerá de forma contínua iniciada nas perguntas orais diagnosticadas no início da aula. Posteriormente, as realizações das atividades e interesse pelo tema da aula. Registro e reflexão sobre as atividades realizadas sobre o aprendizado da turma com a experiência vivenciada.

Fontes de consulta

http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf

https://blog-pt.kinedu.com/alfabetizacao-a-importancia-da-consciencia-fonologic

Atividades com a letra L e plano de aula para alfabetização BNCC



Língua Portuguesa - 1º Ano Fundamental Anos Iniciais

Práticas de Linguagem: Análise linguística/semiótica (Alfabetização)

Habilidades da Base Nacional Comum Curricular
(EF01LP05) Reconhecer o sistema de escrita alfabética como representação dos sons da fala.
(EF01LP07) Identificar fonemas e sua representação por letras.

Objeto do conhecimento
Construção do sistema alfabético.

Tema da aula
Letra L e seu som

Objetivos Específicos 
Reconhecer o som da letra L nas palavras apresentadas.
Identificar a letra L nas palavras apresentadas.
Grafar a letra L em atividades de escrita.

Apresentando a letra L
Apresente a letra e o seu som. Converse com as crianças mostrando que as letras têm sons. Discuta com as crianças sobre as palavras que tem o som da letra L. Peça às crianças que identifiquem este som nas palavras apresentadas. Faça com as crianças listas com as palavras que começam com letra L. Exemplo animais que começam com letra. Música que tenha palavras com a letra L. Trava-línguas. Trabalhe com rimas. Mostre também palavras que tenham L no meio e no final da palavra. É importante que a criança faça a conexão do som da fala com a letra. Assista com as crianças ao vídeo As letras falam.


Nota
A importância da consciência fonológica para alfabetização
Especialistas afirmam que a habilidade mais importante para a alfabetização é o desenvolvimento da consciência fonológica, ou seja, a capacidade de reconhecer os sons individuais que compõem as palavras. Mais informações aqui!

Os três tipos de consciência fonológica
Consciência sintática: percepção de que a palavra é composta por sílaba. 
Consciência silábica: manipulação de sílabas na construção de novas palavras. 
Consciência fonêmica: percepção de que as sílabas são compostas de sons.

📙Adquira a nossa Apostila com estas atividades para trabalhar a ​Consciência Fonológica de A à Z com uma média de 7 ​atividades por letra com texto para cada letra. ​Habilidades trabalhadas em cada letra: nome ​da letra, grafia da letra e som da letra. Além dos ​bônus de atividades para trabalhar as vogais e o ​alfabeto ilustrado de parede com silabário. O ​material possui 207 páginas em PDF.


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Atividades para fazer todos os dias na alfabetização
 

Atividade 1
Apresente L letra a partir da charada abaixo. É uma forma bem interessante de estar iniciando o estudo de uma letra. Deixe que as crianças descubram a letra de que a charada está falando. O professor pode escrever a charada na lousa ou no cartaz e apresentar o texto para as crianças fazendo uma leitura inicial do texto e depois uma nova leitura destacando as palavras que tem a letra L inicial e também no meio delas. O professor com os alunos destacará as palavras que começam com a letra L e aquelas que tem no seu interior também! Sempre trabalhando o som da letra. Após a leitura o professor dará a folhinha para que cada criança faça a atividade individualmente.



Atividade 2
Nesta tarefa o aluno reconhecerá a letra L inicial ligando a figura à letra destacada. É uma atividade que exigirá do aluno o reconhecimento da letra e também o som que está letra faz.

Atividade 3
Atividade de leitura associando à imagem e fazendo a diferença das letras iniciais das palavras apresentadas na atividade.

Atividade 4
Nesta atividade o aluno irá fazer a leitura da palavra com a ajuda da imagem além de grafar a letra L inicial de cada palavra.

Atividade 5
A atividade consiste em circular a palavra que tem o mesmo som inicial. Assim o professor estimulará a consciência fonológica no aluno, tão importante para o processo de alfabetização.
Atividade 6
Atividade de percepção do som inicial da letra. Nesta atividade a criança falará o nome das figuras em voz alta e em seguida circulará aquela que não pertence ao conjunto de cada objeto que tem a mesma letra.

Atividade 7
Brincando de montar palavras com o L inicial. Nesta atividade o aluno fará a manipulação de sílabas, ou seja, reconhecer que as palavras são formadas de sílabas. O aluno montará as palavras com ajuda do professor. Recomendação: recorte em sílabas e cole o jogo no papel cartão e coloque papel contacte para melhor manipulação e limpeza.

Materiais:
Folhas contendo as atividades, jogo das sílabas, o vídeo: As letras falam.

Avaliação:
A avaliação acontecerá de forma contínua iniciada nas perguntas orais diagnosticadas no início da aula. Posteriormente, as realizações das atividades e interesse pelo tema da aula. Registro e reflexão sobre as atividades realizadas sobre o aprendizado da turma com a experiência vivenciada.


Fonte de consulta
http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf
https://blog-pt.kinedu.com/alfabetizacao-a-importancia-da-consciencia-fonologica

Atividades e Plano de Aula com a letra K para Alfabetização BNCC




Língua Portuguesa - 1º Ano Fundamental Anos Iniciais

Práticas de Linguagem: Análise linguística/semiótica (Alfabetização)

Habilidades da Base Nacional Comum Curricular
(EF01LP05) Reconhecer o sistema de escrita alfabética como representação dos sons da fala.
(EF01LP07) Identificar fonemas e sua representação por letras.

Objeto do conhecimento
Construção do sistema alfabético.

Tema da aula
Letra K e seu som

Objetivos específicos 
Reconhecer o som da letra K nas palavras apresentadas.
Identificar a letra K nas palavras apresentadas.
Grafar a letra K em atividades de escrita.

Apresentando a letra k
Orientações: apresente a letra e o seu som. Converse com as crianças mostrando que as letras tem sons. Discuta com as crianças sobre as palavras que tem o som da letra K. Peça as crianças que identifiquem este som nas palavras apresentadas. Faça com as crianças listas com as palavras que começam com letra K. Exemplo: nomes próprios, produtos, marcas, objetos que começam com letra K. É importante que a criança faça a conexão do som da fala com a letra. Assista com as crianças o vídeo abaixo para começar o trabalho! Vídeo os sons das letras

✅Adquira a nossa Apostila de atividades para trabalhar a ​Consciência Fonológica com uma média de 7 ​atividades por letra com texto para cada letra. ​Habilidades trabalhadas em cada letra: nome ​da letra, grafia da letra e som da letra. Além dos ​bônus de atividades para trabalhar as vogais e o ​alfabeto ilustrado de parede com silabário. O ​material possui 207 páginas em PDF. 👇Clique na imagem e saiba mais👇


Nota
A importância da consciência fonológica para alfabetização
Especialistas afirmam que a habilidade mais importante para a alfabetização é o desenvolvimento da consciência fonológica, ou seja, a capacidade de reconhecer os sons individuais que compõem as palavras. Mais informações aqui!

Os três tipos de consciência fonológica 
Consciência sintática: percepção de que a palavra é composta por sílaba. Consciência silábica: manipulação de sílabas na construção de novas palavras. Consciência fonêmica: percepção de que as sílabas são compostas de sons. 
Atividades para fazer todos os dias na alfabetização

Atividade 1 
Apresente a letra k  a partir do texto abaixo. É uma forma bem interessante de estar iniciando o estudo de uma letra. Deixe que as crianças descubram com que letra se inicia as palavras apresentadas. O professor pode escrever o texto na lousa ou no cartaz e apresentá-lo para as crianças fazendo uma leitura inicial do texto e depois uma nova leitura destacando as palavras que tem a letra k inicial e também no meio delas. O professor junto com os alunos destacará as palavras que começam com a letra k e aquelas que têm no seu interior também! Sempre trabalhando o som da letra. Após a leitura o professor dará a folhinha para que cada criança faça a atividade individualmente.

Atividade 2
Nesta tarefa o aluno reconhecerá a letra K inicial ligando a figura a letra destacada. É uma atividade que exigirá do aluno o reconhecimento da letra e também o som que está letra faz.


Atividade 3
esta atividade o aluno irá fazer a leitura da palavra com a ajuda da imagem além de grafar a letra inicial de cada palavra.



Atividade 4
Atividade de leitura associando à imagem e fazendo a diferença das letras iniciais das palavras apresentadas na atividade.



Atividade 5
A atividade consiste em circular a palavra que tem o mesmo som inicial. Assim o professor estimulará a consciência fonológica no aluno, tão importante para o processo de alfabetização.


Atividade 6
Atividade de percepção do som inicial da letra. Nesta atividade a criança falará o nome das figuras em voz alta e em seguida irá circular aquela que não pertence ao conjunto de cada objeto que tem a mesma letra.

                     
Atividade 7
Nesta atividade a criança será desafiada a fazer o caminho para chegar a letra inicial de cada de cada criança. O labirinto é uma atividade pedagógica realizada para desenvolver habilidades na criança, como a coordenação motora, o senso de lógica, o senso direcional ou lateralidade, o senso de organização, o planejamento, entre outras. Para saber mais!



Materiais:
Folhas contendo as atividades, labirinto, vídeo o sons das letras.


Avaliação:

A avaliação acontecerá de forma contínua iniciada nas perguntas orais diagnosticadas no início da aula. Posteriormente, as realizações das atividades e interesse pelo tema da aula. Registro e reflexão sobre as atividades realizadas sobre o aprendizado da turma com a experiência vivenciada.

Fontes de consulta

http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf

https://blog-pt.kinedu.com/alfabetizacao-a-importancia-da-consciencia-fonologic

Atividades com a letra J e plano de aula para a Alfabetização BNCC


Língua Portuguesa - 1º Ano Fundamental Anos Iniciais

Práticas de Linguagem: Análise linguística/semiótica (Alfabetização)

Habilidades da Base Nacional Comum Curricular
(EF01LP05) Reconhecer o sistema de escrita alfabética como representação dos sons da fala.
(EF01LP07) Identificar fonemas e sua representação por letras.

Objeto do conhecimento
Construção do sistema alfabético.

Tema da aula
Letra J e seu som

Objetivos específicos 
Reconhecer o som da letra J nas palavras apresentadas.
Identificar a letra J nas palavras apresentadas.
Grafar a letra J em atividades de escrita.

Apresentando a letra J

Orientações: apresente a letra e o seu som. Converse com as crianças mostrando que as letras têm sons. Discuta com as crianças sobre as palavras que tem o som da letra J. Peça as crianças que identifiquem este som nas palavras apresentadas. Faça com as crianças listas com as palavras que começam com letra J. Exemplo animais que começam com letra J. Música que tenha palavras com a letra J. Trava-línguas. Trabalhe com rimas. Mostre também palavras que tenham J no meio e no final da palavra. É importante que a criança faça a conexão do som da fala com a letra. Assista com as crianças o vídeo abaixo para começar o trabalho! Vídeo os sons das letras



📙Adquira a nossa Apostila com estas atividades para trabalhar a ​Consciência Fonológica de A à Z com uma média de 7 ​atividades por letra com texto para cada letra. ​Habilidades trabalhadas em cada letra: nome ​da letra, grafia da letra e som da letra. Além dos ​bônus de atividades para trabalhar as vogais e o ​alfabeto ilustrado de parede com silabário. O ​material possui 207 páginas em PDF.

👉Clique na imagem e adquira a sua👇


Nota
A importância da consciência fonológica para alfabetização
Especialistas afirmam que a habilidade mais importante para a alfabetização é o desenvolvimento da consciência fonológica, ou seja, a capacidade de reconhecer os sons individuais que compõem as palavras. Mais informações aqui!


Os três tipos de consciência fonológica
Consciência sintática: percepção de que a palavra é composta por sílaba. Consciência silábica: manipulação de sílabas na construção de novas palavras. Consciência fonêmica: percepção de que as sílabas são compostas de sons.
Atividades para fazer todos os dias na alfabetização

Atividades para fazer todos os dias na alfabetização




Atividade 1
Apresente a letra J a partir do texto abaixo. É uma forma bem interessante de estar iniciando o estudo de uma letra. Deixe que as crianças descubram com que letra se inicia as palavras apresentadas. O professor pode escrever o texto na lousa ou no cartaz e apresentá-lo para as crianças fazendo uma leitura inicial do texto e depois uma nova leitura destacando as palavras que tem a letra J inicial e também no meio delas. O professor com os alunos destacará as palavras que começam com a letra J e aquelas que tem no seu interior também! Sempre trabalhando o som da letra. Após a leitura o professor dará a folhinha para que cada criança faça a atividade individualmente.


Atividade 2
Nesta tarefa o aluno reconhecerá a letra J inicial ligando a figura a letra destacada. É uma atividade que exigirá do aluno o reconhecimento da letra e também o som que está letra faz.


Atividade 3
Nesta atividade o aluno irá fazer a leitura da palavra com a ajuda da imagem, além de grafar a letra J inicial de cada palavra.



Atividade 4
Atividade de leitura associando à imagem e fazendo a diferença das letras iniciais das palavras apresentadas na atividade.


Atividade 5
A atividade consiste em circular a palavra que tem o mesmo som inicial. Assim o professor estimulará a consciência fonológica no aluno, tão importante para o processo de alfabetização.

Atividade 6
Atividade de percepção do som inicial da letra. Nesta atividade a criança falará o nome das figuras em voz alta e em seguida circulará aquela que não pertence ao conjunto de cada objeto que tem a mesma letra.


Atividade 7
Brincando de achar a letra inicial. Nesta atividade o aluno colocará pregadores de roupas nas figuras que começam com a letra J. Recomendação: recorte a cartela e cole o jogo no papel cartão e coloque papel contacte para melhor manipulação e limpeza.


Materiais:
Folhas contendo as atividades, jogo roda letra, vídeo os sons das letras, tesoura para cortar e pregadores.

Avaliação:
A avaliação acontecerá de forma contínua, iniciada nas perguntas orais diagnosticadas no início da aula. Posteriormente, as realizações das atividades e interesse pelo tema da aula. Registro e reflexão sobre as atividades realizadas sobre o aprendizado da turma com a experiência vivenciada.

Fontes de consulta

http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf

https://blog-pt.kinedu.com/alfabetizacao-a-importancia-da-consciencia-fonologic

Atividades com a letra I e Plano de Aula para Alfabetização BNCC


Língua Portuguesa - 1º Ano Fundamental Anos Iniciais

Práticas de Linguagem: Análise linguística/semiótica (Alfabetização)

Habilidades da Base Nacional Comum Curricular
(EF01LP05) Reconhecer o sistema de escrita alfabética como representação dos sons da fala.
(EF01LP07) Identificar fonemas e sua representação por letras.


Objeto do conhecimento
Construção do sistema alfabético.

Tema da aula
Letra I e seu som


Objetivos específicos 
Reconhecer o som da letra I nas palavras apresentadas.
Identificar a letra I nas palavras apresentadas.
Grafar a letra I em atividades de escrita.


Apresentando a letra I
Orientações: apresente a letra e o seu som. Converse com as crianças mostrando que as letras têm sons. Discuta com as crianças sobre as palavras que tem o som da letra I. Peça as crianças que identifiquem este som nas palavras apresentadas. Faça com as crianças listas com as palavras que começam com letra I. Exemplo animais que começam com letra I. Música que tenha palavras com a letra I. Trava-línguas. Trabalhe com rimas. Mostre também palavras que tenham I no meio e no final da palavra. É importante que a criança faça a conexão do som da fala com a letra. Assista com as crianças o vídeo abaixo para começar o trabalho! Vídeo os sons das letras


Nota
A importância da consciência fonológica para alfabetização
Especialistas afirmam que a habilidade mais importante para a alfabetização é o desenvolvimento da consciência fonológica, ou seja, a capacidade de reconhecer os sons individuais que compõem as palavras. Mais informações aqui!

Os três tipos de consciência fonológica
Consciência sintática: percepção de que a palavra é composta por sílaba. Consciência silábica: manipulação de sílabas na construção de novas palavras. Consciência fonêmica: percepção de que as sílabas são compostas de sons.


Adquira a nossa Apostila com estas atividades para trabalhar a ​Consciência Fonológica de A à Z com uma média de 7 ​atividades por letra com texto para cada letra. ​Habilidades trabalhadas em cada letra: nome ​da letra, grafia da letra e som da letra. Além dos ​bônus de atividades para trabalhar as vogais e o ​alfabeto ilustrado de parede com silabário. O ​material possui 207 páginas em PDF


👉Clique na imagem e adquira a sua👇


Atividades para fazer todos os dias na alfabetização

Atividade 1
Apresente a letra I letra a partir do texto abaixo. É uma forma bem interessante de estar iniciando o estudo de uma letra. Deixe que as crianças descubram com letra se inicia as palavras apresentadas. O professor pode escrever o texto na lousa ou no cartaz e apresentá-lo para as crianças fazendo uma leitura inicial do texto e depois uma nova leitura destacando as palavras que tem a letra I inicial e também no meio delas. O professor com os alunos destacará as palavras que começam com a letra I e aquelas que tem no seu interior também! Sempre trabalhando o som da letra. Após a leitura o professor dará a folhinha para que cada criança faça a atividade individualmente.


Atividade 2
Nesta tarefa o aluno reconhecerá a letra I inicial ligando a figura a letra destacada. É uma atividade que exigirá do aluno o reconhecimento da letra e também o som que está letra faz.


Atividade 3
Nesta atividade o aluno irá fazer a leitura da palavra com a ajuda da imagem além de grafar a letra I inicial de cada palavra.


Atividade 4
Atividade de leitura associando à imagem e fazendo a diferença das letras iniciais das palavras apresentadas na atividade.


Atividade 5
A atividade consiste em circular a palavra que tem o mesmo som inicial. Assim, o professor estimulará a consciência fonológica no aluno, tão importante para o processo de alfabetização.

Atividade 6
Atividade de percepção do som inicial da letra. Nesta atividade a criança falará o nome das figuras em voz alta e em seguida circulará aquela que não pertence ao conjunto de cada objeto que tem a mesma letra.


Atividade 7
Antes das crianças iniciarem o Jogo da memória com a letra inicia I, trabalhe com essas palavras fazendo uma leitura inicial do som da letra I. Recomendação: recorte as cartas e cole o jogo no papel cartão e coloque papel contacte para melhor manipulação e limpeza.


Materiais:

Folhas contendo as atividades, jogo quebra- cabeça D, vídeo, os sons das letras, tesoura para cortar.

Avaliação:
A avaliação acontecerá de forma contínua, iniciada nas perguntas orais diagnosticadas no início da aula. Posteriormente, as realizações das atividades e interesse pelo tema da aula. Registro e reflexão sobre as atividades realizadas sobre o aprendizado da turma com a experiência vivenciada.

Fontes de consulta

http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf

https://blog-pt.kinedu.com/alfabetizacao-a-importancia-da-consciencia-fonologic

Plano de aula: nascimento, desenvolvimento e família BNCC para educação infantil

Tema da aula: Nascimento, desenvolvimento e família  Faixa etária: Crianças pequenas (4 anos a 5 anos e 11 meses) Objetivos de aprendi...