O Blog Profissão Professor compartilha de forma gratuita atividades, planos de aulas e orientações de ensino para professores da educação infantil e do ensino fundamental
Língua Portuguesa - 1º Ano Fundamental Anos Iniciais
Práticas de Linguagem: Análise linguística/semiótica (Alfabetização)
Habilidades da Base Nacional Comum Curricular (EF01LP05) Reconhecer o sistema de escrita alfabética como representação dos sons da fala. (EF01LP07) Identificar fonemas e sua representação por letras. Objeto do conhecimento Construção do sistema alfabético. Tema da aula Letra U e seu som Objetivos da aula Reconhecer o som da letra U nas palavras apresentadas. Identificar a letra U nas palavras apresentadas. Grafar a letra U em atividades de escrita.
Apresentando a letra U
Orientações: apresente a letra e o seu som. Converse com as crianças mostrando que as letras tem sons. Discuta com as crianças sobre as palavras que tem o som da letra U. Peça as crianças que identifiquem este som nas palavras apresentadas. Faça com as crianças listas com as palavras que começam com letra U. Exemplo animais que começam com letra U. Música que tenha palavras com a letra U. Trava-línguas. Trabalhe com rimas. Mostre também palavras que tenham U no meio e no final da palavra. É importante que a criança faça a conexão do som da fala com a letra. Assista com as crianças o vídeo abaixo para começar o trabalho!Vídeo Os sons das letras
✅Adquira a nossa Apostila de atividades para trabalhar a Consciência Fonológica com uma média de 7 atividades por letra com texto para cada letra. Habilidades trabalhadas em cada letra: nome da letra, grafia da letra e som da letra. Além dos bônus de atividades para trabalhar as vogais e o alfabeto ilustrado de parede com silabário. O material possui 207 páginas em PDF. 👇Clique na imagem e saiba mais👇
Nota
A importância da consciência fonológica para alfabetização
Especialistas afirmam que a habilidade mais importante para a alfabetização é o desenvolvimento da consciência fonológica, ou seja, a capacidade de reconhecer os sons individuais que compõem as palavras. Mais informações aqui!
Os três tipos de consciência fonológica
Consciência sintática: percepção de que a palavra é composta por sílaba. Consciência silábica: manipulação de sílabas na construção de novas palavras. Consciência fonêmica: percepção de que as sílabas são compostas de sons.
Atividade 1
Apresente a letra U a partir do texto abaixo. É uma forma bem interessante de estar iniciando o estudo de uma letra. Deixe que as crianças descubram com que letra se inicia as palavras apresentadas. O professor pode escrever o texto na lousa ou no cartaz e apresentá-lo para as crianças fazendo uma leitura inicial do texto e depois uma nova leitura destacando as palavras que tem a letra U inicial e também no meio delas. O professor junto com os alunos destacará as palavras que começam com a letra U e aquelas que tem no seu interior também! Sempre trabalhando o som da letra. Após a leitura o professor dará a folhinha para que cada criança faça a atividade individualmente.
Atividade 2
Nesta tarefa o aluno reconhecerá a letra Uinicial ligando a figura a letra destacada. É uma atividade que exigirá do aluno o reconhecimento da letra e também o som que está letra faz.
Atividade 3
Nesta atividade o aluno irá fazer a leitura da palavra com a ajuda da imagem, além de grafar a letra U inicial de cada palavra.
Atividade 4
Atividade de leitura associando à imagem e fazendo a diferença das letras iniciais das palavras apresentadas na atividade.
Atividade 5
A atividade consiste em circular a palavra que tem o mesmo som inicial. Assim o professor estimulará a consciência fonológica no aluno, tão importante para o processo de alfabetização.
Atividade 6
Atividade de percepção do som inicial da letra. Nesta atividade a criança falará o nome das figuras em voz alta e em seguida irá circular aquela que não pertence ao conjunto de cada objeto que tem a mesma letra.
Atividade 6
Nesta atividade a criança será desafiada a fazer o caminho para chegar a letra inicial do unicórnio. O labirinto é uma atividade pedagógica realizada para desenvolver habilidades na criança, como a coordenação motora, o senso de lógica, o senso direcional ou lateralidade, o senso de organização, o planejamento, entre outras.
Materiais:
Folhas contendo as atividades.
Avaliação:
A avaliação acontecerá de forma contínua iniciada nas perguntas orais diagnosticadas no início da aula. Posteriormente, as realizações das atividades e interesse pelo tema da aula. Registro e reflexão sobre as atividade realizadas sobre o aprendizado da turma com a experiência vivenciada.
Língua Portuguesa - 1º Ano Fundamental Anos Iniciais
Práticas de Linguagem: Análise linguística/semiótica (Alfabetização)
Habilidades da Base Nacional Comum Curricular (EF01LP05) Reconhecer o sistema de escrita alfabética como representação dos sons da fala. (EF01LP07) Identificar fonemas e sua representação por letras.
Objeto do conhecimento Construção do sistema alfabético.
Tema da aula Letra Q e seu som Objetivos específicos: Reconhecer o som da letra Q nas palavras apresentadas. Identificar a letra Q nas palavras apresentadas. Grafar a letra Q em atividades de escrita.
Apresentando a letra Q
Orientações: apresente a letra e o seu som. Converse com as crianças mostrando que as letras tem sons. Discuta com as crianças sobre as palavras que tem o som da letra Q. Peça as crianças que identifiquem este som nas palavras apresentadas. Faça com as crianças listas com as palavras que começam com letra Q. Exemplo animais que começam com letra P. Música que tenha palavras com a letra Q. Trava-línguas. Trabalhe com rimas. Mostre também palavras que tenham Q no meio e no final da palavra. É importante que a criança faça a conexão do som da fala com a letra. Assista com as crianças o vídeo abaixo para começar o trabalho! Vídeo os sons das letras
✅Adquira a nossa Apostila de atividades para trabalhar a Consciência Fonológica com uma média de 7 atividades por letra com texto para cada letra. Habilidades trabalhadas em cada letra: nome da letra, grafia da letra e som da letra. Além dos bônus de atividades para trabalhar as vogais e o alfabeto ilustrado de parede com silabário. O material possui 207 páginas em PDF. 👇Clique na imagem e saiba mais👇
Nota
A importância da consciência fonológica para alfabetização
Especialistas afirmam que a habilidade mais importante para a alfabetização é o desenvolvimento da consciência fonológica, ou seja, a capacidade de reconhecer os sons individuais que compõem as palavras. Mais informações aqui!
Os três tipos de consciência fonológica
Consciência sintática: percepção de que a palavra é composta por sílaba. Consciência silábica: manipulação de sílabas na construção de novas palavras. Consciência fonêmica: percepção de que as sílabas são compostas de sons.
Atividade 1
Apresente a letra Q a partir do texto abaixo. É uma forma bem interessante de estar iniciando o estudo de uma letra. Deixe que as crianças descubram com que letra se inicia as palavras apresentadas. O professor pode escrever o texto na lousa ou no cartaz e apresentá-lo para as crianças fazendo uma leitura inicial do texto e depois uma nova leitura destacando as palavras que tem a letra Q inicial e também no meio delas. O professor junto com os alunos destacará as palavras que começam com a letra Q e aquelas que tem no seu interior também! Sempre trabalhando o som da letra. Após a leitura o professor dará a folhinha para que cada criança faça a atividade individualmente.
Atividade 2
Nesta tarefa o aluno reconhecerá a letra Qinicial ligando a figura a letra destacada. É uma atividade que exigirá do aluno o reconhecimento da letra e também o som que está letra faz.
Atividade 3
Nesta atividade o aluno irá fazer a leitura da palavra com a ajuda da imagem, além de grafar a letra Q inicial de cada palavra.
Atividade 4
Atividade de leitura associando à imagem e fazendo a diferença das letras iniciais das palavras apresentadas na atividade.
Atividade 5
A atividade consiste em circular a palavra que tem o mesmo som inicial. Assim o professor estimulará a consciência fonológica no aluno, tão importante para o processo de alfabetização.
Atividade 6
Atividade de percepção do som inicial da letra. Nesta atividade a criança falará o nome das figuras em voz alta e em seguida irá circular aquela que não pertence ao conjunto de cada objeto que tem a mesma letra.
Atividade 6
Nesta atividade a criança será desafiada a fazer o caminho para chegar a letra inicial do quokka. O labirinto é uma atividade pedagógica realizada para desenvolver habilidades na criança, como a coordenação motora, o senso de lógica, o senso direcional ou lateralidade, o senso de organização, o planejamento, entre outras.Para saber mais!
Materiais:
Folhas contendo as atividades.
Avaliação:
A avaliação acontecerá de forma contínua iniciada nas perguntas orais diagnosticadas no início da aula. Posteriormente, as realizações das atividades e interesse pelo tema da aula. Registro e reflexão sobre as atividade realizadas sobre o aprendizado da turma com a experiência vivenciada.
Olá, meu nome é Cláudia Corrêa, sou professora e o meu trabalho é formar novos professores. Sou formada em Pedagogia, já atuei no magistério do Ensino Fundamental nos anos iniciais. Atualmente trabalho no curso de formação de professores no Ensino Médio Modalidade Normal. Há mais de 11 anos, o Blog Profissão Professor contribui com o trabalho dos professores de todo o Brasil. Conheça os nossos planos de aulas para a educação infantil e alfabetização navegando por nosso site!
Professora Cláudia Corrêa, administradora do Blog Profissão Professor
Selecionei alguns títulos de livros bastantes úteis para a prática do professor que contém muitas atividades práticas que tornarão suas aulas mais atrativas e dinâmicas. Eu fiz uma lista desses livros que me inspiro para planejar minhas aulas.
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Este livro, Brincadeiras para sala de aula traz muitas propostas bem interessantes de brincadeiras criativas, compartilha com os professores, pais e interessados conhecimentos da importância das brincadeiras para o desenvolvimento humano, tanto nas esferas emocional, cognitiva, quanto na social e física. A autora do livro: Angela Cristina Munhoz Maluf Para saber mais ou adquirir 👉Brincadeiras para a sala de aula
A arte de brincar é um livro que reúne mais de 200 brincadeiras tradicionais, são brincadeiras que estão no imaginário nossos os pais e avós que eram praticadas na rua, na praça e sem muitos recursos. Hoje em dia, essas brincadeiras já não ocupam os pensamentos das crianças que dão lugar a televisão, o computador, os videogames e pode prejudicar o desenvolvimento da criança por ficar muitas horas envolvidas com atividades que proporcionam pouco ou nenhum movimento. Este livro torna-se uma contribuição para uma infância mais saudável e criativa. Atora Adriana Friedmann 👉A Arte de Brincar
Brincar com elementos rítmicos permite à criança desenvolver
experiências perceptivas motoras que desenvolvem o seu conhecimento global da
expressão corporal. Este livro, Jogos de ritmos apresenta 75 Jogos de ritmo e oferecerem ao professor atividades
para uma educação rítmica orientada e prática que permite a aquisição fácil por
parte da criança do sentindo do tempo, da velocidade, do espaço e da duração do
movimento. Autoras Jordina Ros e Sonia Alins 👉Jogos de Ritmo
O grande livro dos jogos é um livro reúne 250 atividades de jogos, selecionados de acordo com o nível de dificuldade, os recursos que serão utilizados e o modo como podem ser realizados. O conteúdo desta livro é dividido em três grandes blocos, para facilitar a escolha do jogo mais adequado às condições do ambiente: Jogos de raciocínio, Jogos para ambientes fechados e Jogos para ambientes abertos. Autor Josep Maria Allué 👉O grande livro dos jogos
Jogos para educação infantil é livro que propõe atividades lúdicas, criativas,
prazerosas, livres e espontâneas que visa dá suporte aos professores numa metodologia
eficaz para o desenvolvimento infantil com
objetivos bem definidos para cada faixa
etária da educação infantil. O livro traz uma seleção de jogos em formato de
fichas, distribuídos em várias seções: hábitos; noções espaciais e
psicomotricidade; o corpo humano; propriedades dos objetos; ciências naturais e
expressão artística, para que as crianças de 3 a 5 anos possam usufruir,
conhecer e expressar seu mundo através do jogo. Autores Sofiá Kloppe (Autor), Jorge
Batllori Aguilá (Autor) 👉Jogos para a educação infantil
O livro 90 ideias de jogos e atividades para sala de aula é um livro que mostra as várias possibilidades que podem ser exploradas em um contexto grupal. Está obra pode ser de grande ajuda na preparação de atividades para a sala de aula. Esse livro presenta várias sugestões de atividades que possibilita a ludicidade e o desafio nas tarefas de sala de aula. 👉90 ideias de jogos e atividades para a sala de aula
O livro Jogos de expressão corporal trabalhar a expressão
corporal usando atividades que possibilita ao individuo o conhecimento do
próprio corpo, além de desenvolver a coordenação de movimentos. A criança pode aprender
a se comunicar e a expressar-se através da linguagem corporal dando uma nova
dimensão às suas capacidades corporais. Estes 75 Jogos de expressão corporal
permitem aprofundar a descoberta do funcionamento do corpo criando um mundo de
possibilidades. Autoras Jordina Ros e Sonia Alin 👉Jogos de Expressão Corporal
O livro Dificuldades específicas de aprendizagem traz informações diretas, acessíveis e práticas para reconhecer e entender quais são os sintomas relacionados às dificuldades de aprendizagem mais comuns: dislexia, discalculia, disgrafia, dispraxia, Tdah, ASD, TOC, juntamente com estratégias e diretrizes de ação relacionadas especificamente a esses alunos. A autora descreve de uma forma muito precisa uma visão das fraquezas e pontos fortes associados a cada uma dessas dificuldades, mostrando o que pode ser feito pelo professor para que ele consiga um pleno desenvolvimento de seus alunos. Autora Diana Hudson 👉Dificuldades Específicas de Aprendizagem
Neste livro Jogos para a estimulação das múltiplas inteligências
Celso Antunes propõe mais de trezentos e trinta jogos ou propostas de estímulos
para trabalharmos as inteligências lingüística, lógico-matemática, espacial,
musical, cinestésico-corporal, naturalista, pictórica e as inteligências
pessoais. É uma obra destinada a professores, estudantes de magistério e
pedagogia, psicólogos, psicopedagogos, diretores, orientadores educacionais,
pais e profissionais de RH. 👉Jogos para estimulação das múltiplas inteligências
Os cinco sentidos – visão, audição, olfato, paladar e tato – transformados na prosa poética de Bartolomeu Campos de Queirós instigam o leitor a compreender e a refletir sobre o caráter expressivo, sensível e criativo da linguagem nas suas diferentes formas.
Por meio dos sentidos produzimos linguagem. Por meio dela o homem dialoga consigo mesmo, com os outros e com o mundo a sua volta.
A linguagem, seja verbal ou não verbal, está presente em todas as atividades humanas; saber usá-la com sensibilidade é um desafio da sociedade contemporânea.
Por meio dos sentidos suspeitamos o mundo. (…) Com os olhos nós olhamos a vida.
Olhamos as águas rolando entre pedras, peixes, algas. (…) Com os ouvidos nós escutamos o silêncio do mundo. (…) Com o nariz sentimos os cheiros do mundo. (…) Com a boca sentimos o sabor das coisas… (…) Quando alguém especial nos olha nós nos sentimos tocados. (…) Em cada sentido moram outros sentidos. Veja mais sobre o livro👉 Os cinco sentidos
Habilidades da Base Nacional Comum Curricular
(EI03EF02) Inventar brincadeiras cantadas, poemas e canções, criando rimas, aliterações e ritmos. (EI03EF01) Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita( escrita espontânea), de fotos, desenhos e outras formas de expressão.
Faixa etária Educação Infantil 4 a 5 anos e 11 meses (adaptar as atividades para cada faixa)
Tempo estimado: 6 aulas
Objetivos de Aprendizagem:
Criar rimas cantadas a partir de modelos.
Produzir texto oral e escrito com ajuda do professor.
Escrever listas de palavras usando a escrita espontânea
Rima
A rima é a repetição de sons semelhantes no final das palavras proporcionando sonoridade, ritmo e musicalidade. As crianças pequenas gostam muito de brincadeiras e músicas que rimam! Muitas vezes, as rimas são engraçadas e se tornam um convite para a imaginação das crianças e criação de novas combinações.
Outra brincadeira que chama a atenção das crianças para a sonoridade das palavras é a aliteração. Ela consiste na repetição consecutiva de sons idênticos ou parecidos numa mesma frase. Um exemplo comum do uso da aliteração são os “trava-línguas”. Para saber mais sobre o assunto“Um prato de trigo para três tigres tristes.” “O rato roeu a roupa do rei de Roma.”
Atividade 1
Faça leitura do poema usando recursos de imagens representando cada animal. Para o primeiro verso o professor pode utilizar por exemplo a figura do telhado e a do gato. O professor pergunta: Quem está no telhado? E as crianças respondem olhando a figura do gato. E assim o professor fará com todo o poema.
A casa dos bichos.
Quem está no telhado
Um gato assanhado
Quem está na janela?
Uma pata amarela.
Quem está na varanda?
Um urso panda.
Quem está na porta?
O burro da horta.
Quem está no jardim?
Um lindo pinguim.
Quem está no poço?
Um cão com Um osso.
Quem está no portão?
Um bicho que fala chamado João.
Atividade 2
Brincadeira da rima
A brincadeira da Rima consiste em cantar uma palavra e dessa palavra as crianças vão completando a música uma palavra que rima com aquela que foi dita. E é uma brincadeira gostosa de se fazer e muito criativa. Por exemplo: o que rima com cão. Quando o professor cantar a palavra cada crianças irá dizer uma palavra que rima com aquela. Quem não conseguir dizer a palavra vai saindo da brincadeira.
Brincadeira da rima - Musicalização
https://www.youtube.com/watch?v=5yGfg2VXQQs
Atividade 3
Jogo das rimas
Palavras que rimam são palavras que apresentam uma repetição de sons iguais ou parecidos. Apresente as crianças várias imagens que representam palavras que rimam entre si. Exemplo: Pato rima com gato, camelo rima com cabelo, bola rima com sacola, porta rima com torta. Comece o jogo das rimas mostrando duas imagens de palavras que rimam. Desafie as crianças a criarem oralmente frases que encaixe as duas palavras que rimam em mesma frase. O professor pode começar dizendo a primeira frase. Exemplo: Beto colocou a bola na sacola. A torta foi jogada na porta. O camelo comeu o cabelo. Assim o professor estimulará seus alunos a criarem sonoridade, ritmo e musicalidade.
Atividade 4
Criando poemas a partir de modelos
Professor poderá utilizar como exemplo o poema "A casa dos bichos". Irá propor as crianças que também construa o poema da turma de forma coletiva. A proposta será substituir assim os animais por brinquedos como: bola, pião, pipa, patinete, etc. As crianças irão fazer junto com o professor usando a escrita espontânea a lista dos brinquedos que serão utilizados no processo de criação. Devem ser objetos de uso do cotidiano das crianças. A construção será de formar oral tendo o professor como escriba.
Materiais: Papel colorido na cor azul, folha branca, lápis de cor e lápis preto, vídeo, folha de exercícios. Avaliação Observação e registro quanto à participação, interesse e realização das atividades durante a aula. Referências: https://www.marciabaima.com.br/single-post/2017/05/04/AS-BRINCADEIRAS-COM-RIMAS-E-ALITERA%C3%87%C3%95ES-NA-EDUCA%C3%87%C3%83O-INFANTIL-E-SUA-IMPORT%C3%82NCIA-PARA-A-ALFABETIZA%C3%87%C3%83O
Língua Portuguesa/ 1º Ano / Práticas de Linguagem / Leitura e Escrita
Tema da aula
Atividades com a cantiga popular "A Canoa Virou"
Habilidades da BNCC
(EF01LP02) Escrever, espontaneamente
ou por ditado, palavras e frases de forma
alfabética – usando letras/grafemas que
representem fonemas.
(EF12LP03) Copiar textos breves, mantendo suas características e voltando para o texto sempre
que tiver dúvidas sobre sua distribuição gráfica, espaçamento entre as palavras, escrita das
palavras e pontuação.
(EF01LP16) Ler e compreender, em
colaboração com os colegas e com a ajuda
do professor, quadras, quadrinhas, parlendas, trava línguas, dentre outros gêneros do campo
da vida cotidiana, considerando a situação
comunicativa e o tema/assunto do texto e
relacionando sua forma de organização à sua
finalidade.
Objetos de conhecimento
Compreensão em leitura
Correspondência fonema-grafema
Construção do sistema alfabético/
Estabelecimento de relações anafóricas na
referenciação e construção da coesão
Objetivos específicos:
Cantar, ler e interpretar a letra da música.
Produzir listas de palavras usando letras/grafemas que representem fonemas.
Copiar textos observando sobre distribuição gráfica, espaçamento entre as palavras, escrita das palavras e pontuação.
Cantar, ler e interpretar a parlenda "A canoa virou"
Proponha as crianças que cantem a música acompanhando com a leitura da letra em mãos. Após cantarem a música diversas vezes, substituindo o nome de Maria pelos nomes dos alunos, faça perguntas sobre o que eles compreenderam. O que acontece na música? Que fato a música conta? A onde acontece o fato? Pergunte se sabem como é o mar e já viram as espécies marinhas que vivem lá. Fale para nomearem os animais marinhos. O professor pode mostrar figuras de animais marinhos e escrever seus nomes no quadro para que os alunos se familiarizem com os nomes desses animais.
Atividade 2
Reescrita da música
Nesta atividade os alunos rescreverão a parlenda substituindo as figuras pelos nomes, mantendo as características do texto e voltando para o texto sempre que tiver dúvidas sobre sua distribuição gráfica, espaçamento entre as palavras, escrita das palavras e pontuação.
Atividade 3
Trabalhando com lista nomes
Cante a parlenda trocando o nome de Maria pelo os nomes dos colegas. Peça os alunos que façam uma lista escrevendo os nomes de seus colegas. Depois os alunos faram orientados pelo professor um cartaz coletivo com a música ilustrando com o desenho do fundo do mar e escreveram seus nomes no cartaz.
Atividade 4
Ditado visual
Nesta atividade os alunos escreverão os nomes dos animais marinhos que aparecem na imagem. Em seguida escolheram o animal marinho que mais gostou e reescreverão a parte da música "Se eu fosse um peixinho e soubesse nadar. Eu tirava Maria do fundo do mar" substituindo nome peixinho pelo animal marinho preferido!
Avaliação:
A avaliação acontecerá de forma contínua iniciada nas perguntas orais diagnosticadas no início da aula. Posteriormente, as realizações das atividades e interesse pelo tema da aula. Registro e reflexão sobre as atividade realizadas sobre o aprendizado da turma com a experiência vivenciada.
Recursos:
Letra da música A canos virou, Vídeo da música, cartolina, figuras de animais marinhos, folhas com as atividade.
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento da BNCC
(EI02EF06) Criar e contar histórias oralmente, com base em imagens ou temas sugeridos.
(EI02EF09) Manusear diferentes instrumentos e suportes de escrita para desenhar, traçar letras e outros sinais gráficos.
Objetivos da aula
Criar histórias oralmente dando vida aos personagens inventados!
Contar histórias usando objetos do cotidiano.
Desenhar e traçar letras, e outros sinais gráficos a partir dos personagens inventados.
Explorar diferentes materiais para desenhar, grafar letras e outros sinais gráficos!
Faixas etárias
Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses) (adaptar as atividades para cada faixa etária)
Tema da aula: Contar história usando objetos do cotidiano.
Orientações
Separar os materiais que serão utilizados na aula com antecedência. Observar as capacidades e necessidades de cada criança. Fazer uma avaliação prévia dos conhecimentos da turma em relação aos conteúdos a serem aprendidos. A proposta desse plano de trabalho é proporcionar momentos de contato e exploração dos suportes para escrever e desenhar de forma atrativa e contextualizada.
Organização
Para essa atividade o professor poderá utilizar diferentes objetos como brinquedos, frutas, legumes etc. de acordo com os temas que foram trabalhados, por exemplo, em outro momento ou que já foram trabalhados com a turma como: alimentação, meios de transportes e outros!
Atividade 1
Dando vidas aos objetos na criação de histórias
O professor poderá sugerir para a turma inventar pequenas histórias usando elementos fantásticos. Os alunos vão dar vida aos objetos. Exemplo: era uma vez uma batata falante! Era uma vez um abacaxi que era rei! O professor iniciará a história pegando um objeto e aquele objeto ganhará vida na historia dos alunos. Deixe que todos os alunos participem da criação da história. Poderá inserir novos objetos na narrativa tornando-a mais emocionante! O professor poderá gravar o áudio das histórias e depois reproduzi-las.
Atividade 2
Reproduzindo a história gravada na forma escrita
Na roda de conversa será explicado para as crianças que as histórias criadas por elas podem ser registradas também na forma escrita e que mesmo depois de muito tempo poderá ser lembrada através do registro escrito. O professor reproduzirá a história na lousa ou em cartaz. Escreva os nomes dos objetos que foram usados como personagens em destaque. Se possível desenhe esses objetos. Depois da história escrita, o professor lerá a história e em seguida perguntará se o que foi escrito se parece com aquela que foi narrada por elas. Sempre mostrando a posição da leitura da esquerda para direita. Poderá ser usado uma régua para apontar as palavras em destaque (os nomes dos personagens).
Atividade 3
Ensaiar a escrita
Ainda usando os objetos escolhidos pelo professor, a turma irá desenhar e traçar letras e outros sinais gráficos que representem os personagens das histórias inventadas! Proponha a turma que desenhe os personagens dando a eles características humanas como olhos, bocas e etc. Quando todos os desenhos estiverem prontos, peça aos alunos que escrevam os nomes desses personagens. É lógico que as crianças dessa faixa etária, ainda, não conhecem o processo da escrita. Mas o professor irá proporcionar as crianças a oportunidade de ensaiarem uma forma de grafar letras conhecidas, rabiscos e outros sinais gráficos sem ter a obrigação de escrever de maneira correta!
Recursos
Objetos diversos, lápis de cor, telefone para gravar o áudio.
Avaliação:
A avaliação acontecerá de forma contínua iniciada nas perguntas orais diagnosticadas no início da aula. Posteriormente, as realizações das atividades e interesse pelo tema da aula. Registro e reflexão sobre as atividades realizadas sobre o aprendizado da turma com a experiência vivenciada.