Atividades com a letra X e Plano de Aula para a Alfabetização BNCC

 

Língua Portuguesa - 1º Ano Fundamental Anos Iniciais

Práticas de Linguagem: Análise linguística/semiótica (Alfabetização)

Habilidades da Base Nacional Comum Curricular

(EF01LP05) Reconhecer o sistema de escrita alfabética como representação dos sons da fala.
(EF01LP07) Identificar fonemas e sua representação por letras.

Objeto do conhecimento

Construção do sistema alfabético.

Tema da aula

Letra X e seu som

Objetivos da aula

Reconhecer o som da letra X nas palavras apresentadas.
Identificar a letra X nas palavras apresentadas.
Grafar a letra X em atividades de escrita.


Apresentando a letra X
Orientações: apresente a letra e o seu som. Converse com as crianças mostrando que as letras tem sons. Discuta com as crianças sobre as palavras que tem o som da letra X. Peça as crianças que identifiquem este som nas palavras apresentadas. Faça com as crianças listas com as palavras que começam com letra X. Exemplo animais que começam com letra X. Música que tenha palavras com a letra X. Trava-línguas. Trabalhe com rimas. Mostre também palavras que tenham X no meio e no final da palavra. É importante que a criança faça a conexão do som da fala com a letra. Assista com as crianças o vídeo abaixo para começar o trabalho! Vídeo os sons das letras

Nota 
A importância da consciência fonológica para alfabetização
Especialistas afirmam que a habilidade mais importante para a alfabetização é o desenvolvimento da consciência fonológica, ou seja, a capacidade de reconhecer os sons individuais que compõem as palavras. 
Os três tipos de consciência fonológica 
Consciência sintática: percepção de que a palavra é composta por sílaba. Consciência silábica: manipulação de sílabas na construção de novas palavras. Consciência fonêmica: percepção de que as sílabas são compostas de sons.

📕Adquira a nossa Apostila de atividades para trabalhar a ​consciência fonológica com uma média de 7 ​atividades por letra com texto para cada letra. ​Habilidades trabalhadas em cada letra: nome ​da letra, grafia da letra e som da letra. Além dos ​bônus de atividades para trabalhar as vogais e o ​alfabeto ilustrado de parede com silabário. O ​material possui 207 páginas em PDF

👉Clique na imagem e adquira a sua👇




Atividade 1 
Apresente a letra X  a partir do texto abaixo. É uma forma bem interessante de estar iniciando o estudo de uma letra. Deixe que as crianças descubram com que letra se inicia as palavras apresentadas. O professor pode escrever o texto na lousa ou no cartaz e apresentá-lo para as crianças fazendo uma leitura inicial do texto e depois uma nova leitura destacando as palavras que tem a letra X inicial e também no meio delas. O professor junto com os alunos destacará as palavras que começam com a letra X e aquelas que tem no seu interior também! Sempre trabalhando o som da letra. Após a leitura o professor dará a folhinha para que cada criança faça a atividade individualmente.

Atividade 2
Nesta tarefa o aluno reconhecerá a letra X inicial ligando a figura a letra destacada. É uma atividade que exigirá do aluno o reconhecimento da letra e também o som que está letra faz.

Atividade 3
Nesta atividade o aluno irá fazer a leitura da palavra com a ajuda da imagem, além de grafar a letra X inicial  de cada palavra.
Atividade 4
Atividade de leitura associando à imagem e fazendo a diferença das letras iniciais das palavras apresentadas na atividade.

Atividade 5
A atividade consiste em circular a palavra que tem o mesmo som inicial. Assim o professor estimulará a consciência fonológica no aluno, tão importante para o processo de alfabetização.

Atividade 6
Atividade de percepção do som inicial da letra. Nesta atividade a criança falará o nome das figuras em voz alta e em seguida irá circular aquela que não pertence ao conjunto de cada objeto que tem a mesma letra inicial.

Atividade 7
Brincando de achar a letra inicial. Nesta atividade o aluno colocará pregadores de roupas nas figuras que começam com a letra X. Recomendação: recorte a cartela e cole o jogo no papel cartão e coloque papel contact para melhor manipulação e limpeza.

Materiais:
Folhas contendo as atividades, jogo roda da letra B, pregadores de roupas para jogar, O clip As letras falam.

Avaliação:

A avaliação acontecerá de forma contínua iniciada nas perguntas orais diagnosticadas no início da aula. Posteriormente, as realizações das atividades e interesse pelo tema da aula. Registro e reflexão sobre as atividades realizadas sobre o aprendizado da turma com a experiência vivenciada.

Fonte de consulta
http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf
https://blog-pt.kinedu.com/alfabetizacao-a-importancia-da-consciencia-fonologica

Atividades com a letra W e Plano de Aula para a Alfabetização BNCC

Língua Portuguesa - 1º Ano Fundamental Anos Iniciais

Práticas de Linguagem: Análise linguística/semiótica (Alfabetização)

Habilidades da Base Nacional Comum Curricular
(EF01LP05) Reconhecer o sistema de escrita alfabética como representação dos sons da fala.
(EF01LP07) Identificar fonemas e sua representação por letras.

Objeto do conhecimento

Construção do sistema alfabético.

Tema da aula

Letra W e seu som

Objetivos da aula

Reconhecer o som da letra W nas palavras apresentadas.
Identificar a letra W nas palavras apresentadas.
Grafar a letra W em atividades de escrita.

Apresentando a letra w
Orientações: apresente a letra e o seu som. Converse com as crianças mostrando que as letras tem sons. Discuta com as crianças sobre as palavras que têm o som da letra W. A letra W tem dois sons diferentes, ela pode ter o som da vogal U ou o som da consoante V. Isso porque ela é uma letra estrangeira que foi incorporada ao nosso alfabeto. As palavras de origem alemã como (WAGNER) tem o som de V e as palavras de origem inglesa tem o som de U como (WEB). Peça as crianças que identifiquem este som nas palavras apresentadas. Faça com as crianças listas com as palavras que começam com letra W. Exemplo nomes de pessoas que começam com letra W. Marcas que tenham palavras com a letra ,W sempre fazendo a distinção dos sons do U e do V. É importante que a criança faça a conexão do som da fala com a letra. Assista com as crianças o vídeo abaixo para começar o trabalho! 
Nota 
A importância da consciência fonológica para alfabetização
Especialistas afirmam que a habilidade mais importante para a alfabetização é o desenvolvimento da consciência fonológica, ou seja, a capacidade de reconhecer os sons individuais que compõem as palavras. Mais informações aqui!
Os três tipos de consciência fonológica 
Consciência sintática: percepção de que a palavra é composta por sílaba. Consciência silábica: manipulação de sílabas na construção de novas palavras. Consciência fonêmica: percepção de que as sílabas são compostas de sons.


📕Adquira a nossa Apostila de atividades para trabalhar a ​consciência fonológica com uma média de 7 ​atividades por letra com texto para cada letra. ​Habilidades trabalhadas em cada letra: nome ​da letra, grafia da letra e som da letra. Além dos ​bônus de atividades para trabalhar as vogais e o ​alfabeto ilustrado de parede com silabário. O ​material possui 207 páginas em PDF

👉Clique na imagem e adquira a sua👇


Atividade 1 
Apresente a letra W  a partir do texto abaixo. É uma forma bem interessante de estar iniciando o estudo de uma letra. Deixe que as crianças descubram com que letra se inicia as palavras apresentadas. O professor pode escrever o texto na lousa ou no cartaz e apresentá-lo para as crianças fazendo uma leitura inicial do texto e depois uma nova leitura destacando as palavras que tem a letra W inicial e também no meio delas. O professor junto com os alunos destacará as palavras que começam com a letra W e aquelas que tem no seu interior também! Sempre trabalhando o som da letra. Após a leitura o professor dará a folhinha para que cada criança faça a atividade individualmente.



Atividade 2
Nesta tarefa o aluno reconhecerá a letra W inicial ligando a figura a letra destacada. É uma atividade que exigirá do aluno o reconhecimento da letra e também o som que está letra faz.

Atividade 3
Nesta atividade o aluno irá fazer a leitura da palavra com a ajuda da imagem, além de grafar a letra W inicial  de cada palavra.

Atividade 4
Atividade de leitura associando à imagem e fazendo a diferença das letras iniciais das palavras apresentadas na atividade.

Atividade 5
A atividade consiste em circular a palavra que tem o mesmo som inicial. Assim o professor estimulará a consciência fonológica no aluno, tão importante para o processo de alfabetização.


Atividade 6
Atividade de percepção do som inicial da letra. Nesta atividade a criança falará o nome das figuras em voz alta e em seguida irá circular aquela que não pertence ao conjunto de cada objeto que tem a mesma letra.

Atividade 7
Nesta atividade a criança será desafiada a fazer o caminho para chegar a letra inicial do unicórnio. O labirinto é uma atividade pedagógica realizada para desenvolver habilidades na criança, como a coordenação motora, o senso de lógica, o senso direcional ou lateralidade, o senso de organização, o planejamento, entre outras.


Materiais:
Folhas contendo as atividades.  

Avaliação:

A avaliação acontecerá de forma contínua iniciada nas perguntas orais diagnosticadas no início da aula. Posteriormente, as realizações das atividades e interesse pelo tema da aula. Registro e reflexão sobre as atividade realizadas sobre o aprendizado da turma com a experiência vivenciada.

Fonte de consulta
http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf

Atividades e Plano de Aula Dia dos Pais Educação Infantil e Alfabetização BNCC


💜Educação Infantil

Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento BNCC
(EI03EF01) Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fotos, desenhos e outras formas de expressão.
(EI03EO01) Demonstrar empatia pelos outros, percebendo que as pessoas têm diferentes sentimentos, necessidades e maneiras de pensar e agir.

Campos de Experiências
Escuta, fala, pensamento e imaginação.
O eu, o outro e o nós

Faixa etária: Crianças pequenas (4 anos a 5 anos e 11 meses)

💚Alfabetização

Ensino Religioso/ 1º ano/ Ensino Fundamental

Unidades temáticas
Identidades e alteridades

Habilidades da BNCC para Ensino Religioso
(EF01ER01) Identificar e acolher as semelhanças e diferenças entre o eu, o outro e o nós.

Objetos de conhecimento
O eu, o outro e o nós

Língua Portuguesa / 1º Ano/ Ensino Fundamental

Práticas de Linguagem
Escrita

Habilidades da BNCC para Língua Portuguesa
(EF01LP02) Escrever, espontaneamente ou por ditado, palavras e frases de forma alfabética – usando letras/grafemas que representem fonemas. Construção do sistema alfabético/ Convenções da escrita.

Objeto de conhecimento
Correspondência fonema-grafema

Objetivos específicos desta aula
Escrever palavras utilizando o processo de escrita espontânea.
Expressar suas preferências e vivências através de desenho.
Demonstrar empatia e interesse e acolher as diferenças.
Expressar suas ideias e emoções as pessoas a sua volta.

Orientações para aplicar o plano

Contextualizar o tema a ser trabalhado é bem importante! Discutir com as crianças sobre comemorações de datas importantes como dia das mães, dia dos pais, dia do amigo entre outras é sinalizar a importância das pessoas em nossas vidas. O ser humano foi criado para viver junto e em comunhão. E, é nessa vivência que aprendemos e nos desenvolvemos. Para uma convivência harmoniosa faz parte aprendemos alguns valores: o respeito, a amizade, a honestidade, a gratidão, etc.

Orientações de como trabalhar O Dia dos Pais para as crianças que perderam seus pais:
Converse com as crianças perguntando sobre seus pais. Como é o pai de cada uma? O professor conhece sua turma e sabe quais da turma, não têm seus pais presentes, por várias razões, principalmente por falecimento. Trabalhe com a turma os vários jeitos de ser pai. A pessoa que cuida da criança faz o papel de pai na vida dela. Converse com as crianças o significado de ser pai. Pai é cuidado, é amizade, é também corrigir quando precisa.
A história escolhida para leitura é A força do exemplo em vídeo . Servir de exemplo não é a melhor forma de ensinar; é a única forma de ensinar. Após a leitura, converse com turma sobre as atitudes do pai de Diego. Porque Diego teve orgulho de seu pai? Peça aos alunos para nomearem aquela atitude positiva. Por exemplo: O pai de Diego foi honesto. O que significa ser honesto? Quando somos honestos com as pessoas, deixamos de prejudica-las. Essas atitudes devem ser observadas e incentivadas nos pequenos para termos uma sociedade mais justa.

Adquira o livro A Força do Exemplo


Atividade 1
A partir da história A Força do Exemplo  lida, o professor poderá criar com as crianças uma lista de atitudes ou palavras para qualificar os pais. Para aplicar esta atividade de forma alternativa. O professor poderá escrever as qualidades em fichas e ler em voz alta enquanto pergunta aos alunos sobre as qualidades que representam seus pais. O professor irá registrar na lousa o que o aluno falou ao lado do nome de seu pai. Quando todos terminarem de apontar as qualidades de seus pais, poderão fazer a comparação com todos os pais, percebendo que as pessoas são diferentes em muitos aspectos.


Atividade 2
Desenho do pai
Para os alunos da alfabetização estimule para que escrevam sobre a seu pai baseado no ABC do Paizão. Estimulando sempre pensar nas diferenças que existem entre as pessoas. E que cada Pai é diferente em sua aparência física, no jeito se ser, e de agir.


Atividade 3
Repórter por um dia
Atividade para estimular a escrita alfabética para alfabetização e também a escrita espontânea para educação infantil. Antes de aplicar esta atividade discuta com as crianças sobre o que é ser um repórter e o que é entrevista. O importante é contextualizar as funções de um repórter e para que serve a entrevista. Na outra semana cada aluno irá compartilhar suas descobertas nas entrevistas com os pais.


Atividade 4
Carta para o papai
Enfeite o envelope com desenhos e pinturas. Escreva o seu nome, o nome do papai. Recorte as plaquinhas e coloque no envelope demonstrando seu amor por seu Paizão. Esta atividade pode ser dada pelo aluno como lembrancinha.



Atividade 5
Filme do papai e eu
Uma atividade super divertida para trabalhar com a faixa etária da alfabetização e da educação infantil. Essa atividade valoriza a amizade, o companheirismo, a apreciação do tempo junto com os familiares tão importante na vida da criança.



Ideias de lembrancinhas para o Dia dos Pais


Certificado para o papai




Um lindo aviso de portas para presentear o papai


Materiais
Folhas de atividades, lápis de cor e folha.

Avaliação
A avaliação acontecerá de forma contínua iniciada nas perguntas orais diagnosticadas no início da aula. Posteriormente, as realizações das atividades e interesse pelo tema da aula. Registro e reflexão sobre as atividades realizadas sobre o aprendizado da turma com a experiência vivenciada.


Fontes de consultas
http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf

Brincadeiras e Atividades para a Semana do Dia da Criança

Planejamento semana da criança: uma brincadeira para cada dia da semana. Poderá gostar também de   Plano de aula Dia das Crianças com histór...