Plano de aula Primavera - a importância das flores - com os 5 campos de experiências da BNCC



Faixas etárias: Crianças pequenas (4 anos a 5 anos e 11 meses) 

Objetivos de Aprendizagem e desenvolvimento BNCC
(EI03ET03) Identificar e selecionar fontes de informações, para responder a questões sobre a natureza, seus fenômenos, sua conservação.
(EI03CG05) Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas.
(EI03EO04) Comunicar suas ideias e sentimentos a pessoas e grupos diversos.
(EI03TS02) Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais.
(EI03EF01) Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fotos, desenhos e outras formas de expressão. 

Campos de Experiências 
Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações
Corpo, gestos e movimentos
Eu, o outro e o nós
Traços, sons, cores e formas
Escuta, fala, pensamento e imaginação

Objetivos da aula:
Identificar as característica das quatro estações do ano, fazendo a diferença entre elas.
Diferenciar a primavera das demais estações.
Reconhecer a importância das flores para a manutenção e promoção da biodiversidade. 
Observar o fenômeno da polinização através de vídeo.  
Aplicar os conhecimentos adquiridos em atividades práticas. 
Expressar suas ideias oralmente, por desenhos e  através da escrita espontânea.
Usar habilidade manual para confeccionar flores de materiais recicláveis.   

Tempo estimado: 6 aulas 

Orientações:
Antes de entrar no tema primavera devemos conversar com as crianças sobre a importância desta estação do ano para a vida reprodutiva das plantas. Aplicar um amontoado de atividades sobre flores não levam as crianças refletirem sobre a importância desta estação. 

Separar os materiais que serão utilizados na aula com antecedência. Observar as capacidades e necessidades de cada criança. Fazer uma avaliação prévia dos conhecimentos da turma em relação aos conteúdos a serem aprendidos.


Algumas perguntas para iniciar o tema
O que sabemos sobre as flores? Para que servem as flores? As flores existem por uma razão bem específica, a reprodução da planta! Ou seja, sem a polinização não existe a reprodução, o nascimento de novas plantas. Para que os grãos de pólen sejam transportados do órgão masculino da flor para órgão feminino precisa da ajuda de insetos, pequenos animais e até mesmo do vento. O encontro desse material gera novas plantas. 

Porque as flores são perfumadas e coloridas? Tem um porquê das flores terem essas características. As cores e o perfume são atrativos para os insetos e animais. Desta forma o pólen é transportado de uma flor para outra ou dentro da mesma flor quando esta tem as duas estruturas: masculinas e femininas. A polinização é responsável pela produção de frutos e sementes e que dá origem a uma nova planta. Sendo um dos principais mecanismos de manutenção e promoção da biodiversidade na Terra. Quando uma abelha posa em uma flor ela recolhe em seus pés o pólen e quando  pousa em outra flor deposita esse material. 


Vídeo animado sobre a polinização

Atividade 1
Virando abelha
Depois de assistirem ao vídeo sobre polinização, construa com a criança uma flor com rolinhos de papel. A criança deve construir também o miolo da flor que representará o pólen como na foto. Fazer bolinhas de papel utilizando jornal ou encarte de supermercado. Depois da flor pronta, deixe a criança simular o fenômeno da polinização como ela observou no vídeo. Será usada uma pinça para fazer o papel da abelha transportando o pólen de uma flor para outra. 

https://escoladossonhosclaudia.blogspot.com/

Atividade 2 
Contando histórias 
Contar a história infantil "Amiga Primavera" usando alguns recursos como palitoches dos personagens Primavera, Verão, Outono e Inverno, logo em seguida fazer a interpretação oral para saber o nível de entendimento das crianças em relação ao tema. Proponha as crianças que também contem a história utilizando os palitoches. Chame as crianças de em quatro para interpretar os personagens da história.  Esta história é bem interessante para trabalhar também as estações do ano. 
https://escoladossonhosclaudia.blogspot.com/
👉Todos os direitos autorais reservado ao autor da obra de acordo com o artigo 5º da Constituição Federal.





Vídeo educativo sobre a história Amiga Primavera e as estações do ano 👇assista clicando na imagem




Atividade 3
Exercitando o aprendido
As crianças irão recortar as figuras e colar nos quadrados de acordo com as características de cada estação do ano. 
https://escoladossonhosclaudia.blogspot.com/
Atividade 4 
Confeccionando um cartão de primavera
Converse com a turma sobre as características mais marcantes da primavera e incentive as crianças confeccionarem um cartão de primavera para presentear seus colegas ou familiares. Exercitando assim, o desenho e também  a escrita espontânea. A criança escreverá o seu nome e o destinatário do cartão, além de outras palavras de acordo com o desenvolvimento da turma. Oportunize a criança  a usar a criatividade para criar seu cartão. Antes da confecção pergunte para quem ela gostaria de ofertar o seu cartão para que assim possa personalizar de acordo com destinatário. 


Atividade 5 
Incentivando ações de preservação
Converse com as crianças sobre a importância das flores e que devemos contribuir para a natureza preservando as abelhas que são responsáveis por 80% de toda a polinização do planeta. Sem as abelhas seria impossível a reprodução de muitas plantas, consequentemente a produção de alimentos.  Proponha as crianças que plantem um vaso de flores em sua casa com a ajuda de seus familiares. Existem flores que podem ser cultivadas em recipientes pequenos com as margaridas. E suas sementes podem ser encontradas em lojas para plantio. O professor também pode fazer na escola com as crianças um pequeno jardim usando garrafas PET. 

👉Veja mais atividade aqui

Recursos: papelão, jornal, rolinhos de papel higiênico, pinça, papel branco para confecção do cartão, lápis de cor e lápis preto. Vídeos Polinização, Amiga Primavera. história escrita Amiga Primavera.  

Avaliação
A avaliação acontecerá de forma contínua iniciada nas perguntas orais diagnosticadas no início da aula. Posteriormente, as realizações das atividades e interesse pelo tema da aula. Registro e reflexão sobre as atividade realizadas sobre o aprendizado da turma com a experiência vivenciada.



Fontes de consultas
https://escolakids.uol.com.br/ciencias/por-que-as-flores-sao-coloridas-e-perfumadas.htm
https://pontobiologia.com.br/qual-o-papel-das-flores-em-uma-planta/
http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf
https://www.youtube.com/watch?v=6qYZmy2Tbk0
https://www.youtube.com/watch?v=aUN6imIwcCI&t=3s

Atividades com a letra Z e Plano de Aula para a Alfabetização BNCC


 Língua Portuguesa - 1º Ano Fundamental Anos Iniciais

Práticas de Linguagem: Análise linguística/semiótica (Alfabetização)

Habilidades da Base Nacional Comum Curricular

(EF01LP05) Reconhecer o sistema de escrita alfabética como representação dos sons da fala.
(EF01LP07) Identificar fonemas e sua representação por letras.

Objeto do conhecimento

Construção do sistema alfabético.

Tema da aula

Letra Z e seu som

Objetivos da aula

Reconhecer o som da letra Z nas palavras apresentadas.
Identificar a letra Z nas palavras apresentadas.
Grafar a letra Z em atividades de escrita.


Apresentando a letra Z
Orientações: apresente a letra e o seu som. Converse com as crianças mostrando que as letras tem sons. Discuta com as crianças sobre as palavras que tem o som da letra Z. Peça as crianças que identifiquem este som nas palavras apresentadas. Faça com as crianças listas com as palavras que começam com letra Z. Exemplo animais que começam com letra Z. Música que tenha palavras com a letra Z. Trava-línguas. Trabalhe com rimas. Mostre também palavras que tenham Z no meio e no final da palavra. É importante que a criança faça a conexão do som da fala com a letra. Assista com as crianças o vídeo abaixo para começar o trabalho! Vídeo os sons das letras

Nota 
A importância da consciência fonológica para alfabetização
Especialistas afirmam que a habilidade mais importante para a alfabetização é o desenvolvimento da consciência fonológica, ou seja, a capacidade de reconhecer os sons individuais que compõem as palavras. 
Os três tipos de consciência fonológica 
Consciência sintática: percepção de que a palavra é composta por sílaba. Consciência silábica: manipulação de sílabas na construção de novas palavras. Consciência fonêmica: percepção de que as sílabas são compostas de sons.


📕Adquira a nossa Apostila de atividades para trabalhar a ​consciência fonológica com uma média de 7 ​atividades por letra com texto para cada letra. ​Habilidades trabalhadas em cada letra: nome ​da letra, grafia da letra e som da letra. Além dos ​bônus de atividades para trabalhar as vogais e o ​alfabeto ilustrado de parede com silabário. O ​material possui 207 páginas em PDF

👉Clique na imagem e adquira a sua👇


Atividade 1 
Apresente a letra Z  a partir do texto abaixo. É uma forma bem interessante de estar iniciando o estudo de uma letra. Deixe que as crianças descubram com que letra se inicia as palavras apresentadas. O professor pode escrever o texto na lousa ou no cartaz e apresentá-lo para as crianças fazendo uma leitura inicial do texto e depois uma nova leitura destacando as palavras que tem a letra Z inicial e também no meio delas. O professor junto com os alunos destacará as palavras que começam com a letra Z e aquelas que tem no seu interior também! Sempre trabalhando o som da letra. Após a leitura o professor dará a folhinha para que cada criança faça a atividade individualmente.


Atividade 2
Nesta tarefa o aluno reconhecerá a letra Z inicial ligando a figura a letra destacada. É uma atividade que exigirá do aluno o reconhecimento da letra e também o som que está letra faz.

Atividade 3
Nesta atividade o aluno irá fazer a leitura da palavra com a ajuda da imagem, além de grafar a letra Z inicial  de cada palavra.


Atividade 4
Atividade de leitura associando à imagem e fazendo a diferença das letras iniciais das palavras apresentadas na atividade.

Atividade 5
A atividade consiste em circular a palavra que tem o mesmo som inicial. Assim o professor estimulará a consciência fonológica no aluno, tão importante para o processo de alfabetização.


Atividade 6
Atividade de percepção do som inicial da letra. Nesta atividade a criança falará o nome das figuras em voz alta e em seguida irá circular aquela que não pertence ao conjunto de cada objeto que tem a mesma letra inicial.


Atividade 7
Nesta atividade a criança será desafiada a fazer o caminho para chegar a letra inicial do unicórnio. O labirinto é uma atividade pedagógica realizada para desenvolver habilidades na criança, como a coordenação motora, o senso de lógica, o senso direcional ou lateralidade, o senso de organização, o planejamento, entre outras.


Materiais:
Folhas contendo as atividades.  

Avaliação:

A avaliação acontecerá de forma contínua iniciada nas perguntas orais diagnosticadas no início da aula. Posteriormente, as realizações das atividades e interesse pelo tema da aula. Registro e reflexão sobre as atividade realizadas sobre o aprendizado da turma com a experiência vivenciada.

Fonte de consulta
http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf

Atividades com a letra Y e Plano de Aula para a Alfabetização BNCC


 Língua Portuguesa - 1º Ano Fundamental Anos Iniciais

Práticas de Linguagem: Análise linguística/semiótica (Alfabetização)

Habilidades da Base Nacional Comum Curricular
(EF01LP05) Reconhecer o sistema de escrita alfabética como representação dos sons da fala.
(EF01LP07) Identificar fonemas e sua representação por letras.

Objeto do conhecimento

Construção do sistema alfabético.

Tema da aula

Letra Y e seu som

Objetivos da aula

Reconhecer o som da letra Y nas palavras apresentadas.
Identificar a letra Y nas palavras apresentadas.
Grafar a letra Y em atividades de escrita.

Apresentando a letra Y
Orientações: apresente a letra e o seu som. Converse com as crianças mostrando que as letras têm sons. Discuta com as crianças sobre as palavras que têm o som da letra Y. A letra Y tem  o mesmo som da letra I. A letra Y é uma letra estrangeira, mas algumas palavras que conhecemos e fazem parte do nosso dia a dia, como nome de marcas de produtos e nomes de pessoas, por isso ela foi incorporada ao nosso alfabeto. Peça as crianças que identifiquem este som nas palavras apresentadas. Faça com as crianças listas com as palavras que começam com letra y. Exemplo nomes de pessoas que começam com letra Y. Marcas que tenham palavras com a letra Y. É importante que a criança faça a conexão do som da fala com a letra. Assista com as crianças o vídeo abaixo para começar o trabalho! 

Nota 
A importância da consciência fonológica para alfabetização
Especialistas afirmam que a habilidade mais importante para a alfabetização é o desenvolvimento da consciência fonológica, ou seja, a capacidade de reconhecer os sons individuais que compõem as palavras. Mais informações aqui!
Os três tipos de consciência fonológica 
Consciência sintática: percepção de que a palavra é composta por sílaba. Consciência silábica: manipulação de sílabas na construção de novas palavras. Consciência fonêmica: percepção de que as sílabas são compostas de sons.


📕Adquira a nossa Apostila de atividades para trabalhar a ​consciência fonológica com uma média de 7 ​atividades por letra com texto para cada letra. ​Habilidades trabalhadas em cada letra: nome ​da letra, grafia da letra e som da letra. Além dos ​bônus de atividades para trabalhar as vogais e o ​alfabeto ilustrado de parede com silabário. O ​material possui 207 páginas em PDF

👉Clique na imagem e adquira a sua👇


Atividade 1 
Apresente a letra Y a partir do texto abaixo. É uma forma bem interessante de estar iniciando o estudo de uma letra. Deixe que as crianças descubram com que letra se inicia as palavras apresentadas. O professor pode escrever o texto na lousa ou no cartaz e apresentá-lo para as crianças fazendo uma leitura inicial do texto e depois uma nova leitura destacando as palavras que tem a letra Y inicial e também no meio delas. O professor junto com os alunos destacará as palavras que começam com a letra Y e aquelas que tem no seu interior também! Sempre trabalhando o som da letra. Após a leitura o professor dará a folhinha para que cada criança faça a atividade individualmente.
Atividade 2
Nesta tarefa o aluno reconhecerá a letra Y inicial ligando a figura a letra destacada. É uma atividade que exigirá do aluno o reconhecimento da letra e também o som que está letra faz.

Atividade 3
Nesta atividade o aluno irá fazer a leitura da palavra com a ajuda da imagem, além de grafar a letra Y inicial  de cada palavra.

Atividade 4
Atividade de leitura associando à imagem e fazendo a diferença das letras iniciais das palavras apresentadas na atividade.

Atividade 5
A atividade consiste em circular a palavra que tem o mesmo som inicial. Assim o professor estimulará a consciência fonológica no aluno, tão importante para o processo de alfabetização.

Atividade 6
Atividade de percepção do som inicial da letra. Nesta atividade a criança falará o nome das figuras em voz alta e em seguida irá circular aquela que não pertence ao conjunto de cada objeto que tem a mesma letra.


Atividade 7
Nesta atividade a criança será desafiada a fazer o caminho para chegar a letra inicial do unicórnio. O labirinto é uma atividade pedagógica realizada para desenvolver habilidades na criança, como a coordenação motora, o senso de lógica, o senso direcional ou lateralidade, o senso de organização, o planejamento, entre outras.

Materiais:
Folhas contendo as atividades.  

Avaliação:

A avaliação acontecerá de forma contínua iniciada nas perguntas orais diagnosticadas no início da aula. Posteriormente, as realizações das atividades e interesse pelo tema da aula. Registro e reflexão sobre as atividade realizadas sobre o aprendizado da turma com a experiência vivenciada.

Fonte de consulta
http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf

Brincadeiras e Atividades para a Semana do Dia da Criança

Planejamento semana da criança: uma brincadeira para cada dia da semana. Poderá gostar também de   Plano de aula Dia das Crianças com histór...