Ideias de Atividades Práticas e divertidas de Volta às Aulas para crianças da educação infantil

Atividades práticas e divertidas Volta ás Aulas na educação infantil 

Preparar atividades práticas e divertidas para a volta às aulas na educação infantil é fundamental, pois ajuda as crianças a se sentirem acolhidas e motivadas a explorar o novo ambiente. Essas atividades facilitam a adaptação, promovem o desenvolvimento social, emocional e cognitivo, além de fortalecerem o vínculo entre o professor e os alunos. Ao envolver as crianças de forma lúdica, o professor estimula a curiosidade, a criatividade e o prazer pelo aprendizado desde o início do ano letivo.

Experiências 1: Estação de Descobertas

Monte diferentes estações temáticas (arte, ciência, leitura, construção) pela sala. As crianças podem se revezar entre as estações, explorando diferentes atividades e materiais. Isso promove a curiosidade e a adaptação ao novo ambiente. De acordo com a BNCC devemos proporcionar a exploração do ambiente por meio de experiencias sensoriais.

 Exemplos de atividades para cada estação temática:

1. Estação de Arte


Habilidades BNCC:
(EI01TS02) Traçar marcas gráficas, em diferentes suportes, usando instrumentos riscantes e tintas.


(EI02TS02) Utilizar materiais variados com possibilidades de manipulação (argila, massa de modelar), explorando cores, texturas, superfícies, planos, formas e volumes ao criar objetos tridimensionais.


(EI03TS02) Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais

Objetivos específicos:

Trabalhar a coordenação motora fina através do uso de diferentes materiais artísticos, como pincéis, esponjas e tesouras 

Participar das atividades proposta desenvolvendo a criatividade e a expressão individual ao criar obras de arte únicas

Explorar diferentes texturas, cores e formas, promovendo a percepção visual e sensorial.

Atividades propostas para esta estação:

Pintura com Esponja: Forneça esponjas cortadas em diferentes formas e tintas para que as crianças criem suas próprias obras de arte.

Colagem de Texturas: Ofereça papéis com diferentes texturas, tecidos e outros materiais para que as crianças façam colagens criativas.

Desenho Coletivo: Um grande papel é colocado no chão ou na parede, e as crianças desenham juntas uma grande cena ou mural.

Avaliação: 

Observação: Avaliar a participação e a capacidade das crianças de utilizarem diferentes materiais artísticos, observando a coordenação motora e a expressão criativa.

Produto Final: Conversar com as crianças sobre obras de arte produzidas por elas, considerando a diversidade de cores e formas utilizadas.

2. Estação de Ciência


Habilidades BNCC:

(EI01ET03) Explorar o ambiente pela ação e observação, manipulando, experimentando e fazendo descobertas. 

(EI02ET03) Compartilhar, com outras crianças, situações de cuidado de plantas e animais nos espaços da instituição e fora dela. 

(EI03ET03) Identificar e selecionar fontes de informações, para responder a questões sobre a natureza, seus fenômenos, sua conservação

Objetivos específicos:  

Explorar fenômenos científicos básicos, como a mistura de cores e o crescimento das plantas.

Observar e investigar através da exploração de materiais naturais e experiências simples

Reconhecer conceitos básicos de ciência, como causa e efeito, de forma lúdica e acessível.

Atividades propostas para esta estação:

Experiência com Cores: Utilize copos de água, corantes alimentares e papel-toalha para que as crianças observem a mistura de cores e como a água se move pelo papel.

Explorando a Natureza: Ofereça lupas e diversos itens da natureza (folhas, pedras, conchas) para que as crianças possam explorar e observar detalhes.

Mini Jardim: As crianças plantam sementes em pequenos vasos e aprendem sobre o crescimento das plantas.

Avaliação:

Registro de Observações: Verificar se as crianças conseguem descrever o que observaram durante as atividades científicas.

Participação Ativa: Observar o envolvimento e a curiosidade demonstrada durante as experiências.

3. Estação de Leitura


Habilidades BNCC:

(EI03EF08) Selecionar livros e textos de gêneros conhecidos para a leitura de um adulto e/ou para sua própria leitura (partindo de seu repertório sobre esses textos, como a recuperação pela memória, pela leitura das ilustrações etc.).

(EI01EF09) Conhecer e manipular diferentes instrumentos e suportes de escrita.

(EI02EF09) Manusear diferentes instrumentos e suportes de escrita para desenhar, traçar letras e outros sinais gráficos.

Objetivos específicos:

Familiarizar com o manuseio de livros e outros materiais de leitura.

Ampliar o vocabulário e a compreensão verbal através da escuta de histórias e da participação em discussões sobre as narrativas.

Trabalhar a  imaginação e o pensamento crítico ao participar de atividades de leitura interativa, como o teatro de fantoches.

Atividades propostas para esta estação:

Cantinho de Histórias: Organize um espaço com almofadas e uma seleção de livros infantis. As crianças podem escolher livros para folhear ou ouvir uma história lida pelo professor.

Teatro de Fantoches: Disponibilize fantoches para que as crianças recriem histórias ou inventem suas próprias.

Livro Gigante: Tenha um livro de grande tamanho para leitura compartilhada, onde as crianças podem ajudar a virar as páginas e comentar sobre as ilustrações.

Avaliação: 
Interação com Histórias: Avaliar o interesse pelas histórias e a capacidade de recontar ou comentar sobre elas.
Compreensão Oral: Fazer perguntas simples para verificar a compreensão do vocabulário e das narrativas.

4. Estação de Construção



Habilidades BNCC:

(EI03CG05) Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas. 

(EI01CG05) Utilizar os movimentos de preensão, encaixe e lançamento, ampliando suas possibilidades de manuseio de diferentes materiais e objetos. 

(EI02CG05) Desenvolver progressivamente as habilidades manuais, adquirindo controle para desenhar, pintar, rasgar, folhear, entre outros.

Objetivos específicos 

Manipular diferentes materiais de construção, como blocos e peças recicláveis.

Trabalhar o pensamento lógico e a resolução de problemas ao planejar e construir estruturas.

Colaborar e realizar trabalho em equipe ao participar de projetos de construção em grupo.

Atividades propostas para esta estação:

Blocos de Construção: Forneça blocos de madeira ou plástico para que as crianças possam construir suas próprias estruturas.

Construção com Materiais Recicláveis: Ofereça caixas, tubos de papelão, tampas e outros materiais recicláveis para que as crianças criem suas próprias invenções.

Desafio de Torre: Dê o desafio de construir a torre mais alta possível usando blocos ou outros materiais seguros.

Avaliação: 

Habilidades de Montagem: Observar a capacidade das crianças de planejar e construir usando os materiais disponíveis.

Colaboração: Avaliar como as crianças trabalham juntas, compartilham ideias e resolvem problemas durante as atividades em grupo.

A proposta de estações permitem que as crianças explorem diferentes interesses e habilidades, incentivando o aprendizado ativo e colaborativo.

Experiências 2: Caça ao Tesouro da Sala de Aula

Crie uma caça ao tesouro pela sala, onde as crianças possam explorar e descobrir diferentes áreas e materiais disponíveis. Isso ajuda a familiarizá-las com o ambiente de maneira divertida.

Aqui está um exemplo de como organizar uma Caça ao Tesouro pela Sala de Aula para crianças da educação infantil:

Objetivos gerais: 

Familiarizar as crianças com a sala de aula de maneira divertida, incentivando a exploração e a descoberta dos diferentes espaços e materiais disponíveis.

Preparação:

Mapa ou Lista de Pistas: Crie um mapa simples da sala ou uma lista de pistas com desenhos e palavras-chave fáceis para que as crianças possam seguir.

Esconder Itens: Escolha itens ou cartões para esconder em áreas específicas da sala, como o cantinho da leitura, a estação de arte, a área de brinquedos, etc.

Prêmios ou Surpresas: Tenha pequenos prêmios ou surpresas (adesivos, carimbos, ou certificados de "Explorador") para entregar às crianças após a conclusão da caça ao tesouro.

Exemplo de Pistas:

Pista 1: Cantinho da Leitura

Pista: "Aqui você encontrará histórias e aventuras. Procure um livro que brilha de ternura!"

A criança deve encontrar um livro especial ou um cartão escondido entre os livros.


Pista 2: Estação de Arte

Pista: "Onde você pode pintar e criar, procure uma esponja para experimentar!"

A criança deve encontrar uma esponja de pintura ou um cartão escondido entre os materiais de arte.


Pista 3: Área de Brinquedos

Pista: "Os brinquedos estão prontos para brincar, procure algo que roda sem parar!"

A criança deve encontrar um carro de brinquedo ou um cartão escondido na área de brinquedos.


Pista 4: Mesa de Ciências

Pista: "Se você gosta de explorar, aqui há algo que você pode observar!"

A criança deve encontrar uma lupa ou um cartão escondido entre os materiais de ciência.


Pista 5: Mesa de Construção

Pista: "Onde se constrói algo alto, procure um bloco quadrado e um sinal!"


Avaliação: Experiências 2: Caça ao Tesouro da Sala de Aula

Observação Direta:

Observe como as crianças se movem pela sala durante a atividade de exploração.

Note se elas conseguem identificar e nomear diferentes áreas e materiais.

Verifique se as crianças demonstram conforto e confiança ao navegar pelo ambiente.


Checklist de Descobertas:

Crie uma lista de áreas e materiais-chave da sala de aula.

Marque quais itens cada criança consegue localizar e explorar durante a atividade.


Feedback Oral:

Após a atividade, reúna as crianças e peça para que compartilhem o que descobriram e qual foi sua área ou material favorito.

Avalie a capacidade de cada criança de descrever suas descobertas e associá-las aos espaços explorados.


Desenho Reflexivo:

Peça às crianças que desenhem a parte da sala de aula que mais gostaram de explorar.

Analise os desenhos para verificar o entendimento dos espaços e materiais e como eles se conectaram com a atividade.


Questionário Simples:

Faça perguntas simples como "Onde está o cantinho da leitura?" ou "Qual foi o material mais divertido que você encontrou?" para avaliar o nível de familiarização das crianças com a sala.

Essa avaliação informal e lúdica permite entender como as crianças estão se adaptando ao novo ambiente e identifica áreas que podem precisar de mais atenção ou apoio.

Plano de aulas com história para volta ás aulas respeito e empatia


Tema da aula:

Consciência ecológica e a importância da escola 

Faixa etária:
Crianças pequenas (4 anos a 5 anos e 11 meses)

Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento BNCC

(EI03ET03) Identificar e selecionar fontes de informações, para responder a questões sobre a natureza, seus fenômenos, sua conservação.
(EI03EO01) Demonstrar empatia pelos outros, percebendo que as pessoas têm diferentes sentimentos, necessidades e maneiras de pensar e agir.

Campos de experiências da BNCC
Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.
O eu, o outro e o nós

Objetivos específicos

Ouvir atentamente a história contada.
Refletir sobre as atitudes que prejudicam a vida dos animais.
Refletir sobre os valores como: empatia, respeito, solidariedade.
Reconhecer a importância da escola e família para aprender a conviver em harmonia com a natureza.

Uma linda história de conscientização da importância  de respeitar a natureza. Discute, também, a relevância do papel da escola e da família para a formação da consciência  ecológica. 

Atividade inicial 

Leia a história para a turma e depois faça a exploração da história junto com os alunos. Faça algumas perguntas como: Por que o pássaro estava preso em uma gaiola? Como era a vida do passarinho? Pedrinho descobriu o motivo que colocou o passarinho na gaiola? O passarinho cometeu algum crime para que estivesse preso? É certo manter pássaros presos em gaiolas? Pedrinho quis ajudar o passarinho?  Que forma de ajuda pediu o passarinho? 



👉Todos os direitos autorais reservado ao autor da obra de acordo com o artigo 5º da Constituição Federal.

A história em vídeo: Um pássaro que queria voar 👇👇👇👇👇



Etapa 1

1- Atividade da empatia 

Depois da reflexão sobre a história, proponha a seguinte atividade: Imagine que você fosse o passarinho da história e estivesse em uma gaiola, como seria sua vida? Você seria alegre ou triste? Por que?  Se um amigo precisasse da sua ajuda você o ajudaria? Converse com a turma sobre bondade, empatia, solidariedade, respeito, e outros valores relacionados à história. 



2- Atividade da empatia 
Nesta atividade as crianças irão refletir sobre suas ações dentro dos vários espaços que elas normalmente estão inseridas: em sua casa, na escola, na sua comunidade, refletindo sobre o seu comportamento e os efeitos deles nas pessoas a sua volta.



3- Atividade da empatia
A solidariedade é uma forma muito especial de se colocar no lugar do outro. Existem várias formas de ajudar. Discuta com a turma sobre estas formas e como cada um da turma pode ser solidário com o próximo.    


Etapa 2


1- Atividade Cuidados com os animais 
A história traz uma reflexão sobre um passarinho triste porque estava preso em uma gaiola. A escola tem a responsabilidade trazer esses temas para reflexão na sala de aula. O cuidado com os animais, evitando assim maus tratos em que muitos animais são submetidos, a preservação do meio ambiente, entre outros.  



2- Atividade Cuidados com os animais 
Nesta atividade a turma vai aprender que os animais têm o seus habitats e que devemos respeitar. O cãozinho fica com os seres humanos em casas, o peixe no lago, a borboleta voando entre as flores e os pássaros ficam voando entre as árvores livres para reproduzirem e crescerem.   





Etapa 3

Atividade 1 A escola em nossa vida
O objetivo desta atividade é fazer uma reflexão sobre o espaço físico da escola, observando seus vários espaços. Se a turma for nova na escola faça um tour pela escola mostrando as suas dependências e explicando como se usa aquele espaço. É importante que a turma se familiarize com as dependências da escola. 


Atividade 2 A escola em nossa vida
Nesta atividade as crianças  deverão desenhar ou escrever sobre a escola. Peça as crianças que pensem nos detalhes sobre a estrutura da escola.  


Atividade 3 A escola em nossa vida
O passarinho da história falou para Pedrinho que se ele quisesse ajudá-lo teria que ir à escola e aprender a lição sobre a defesa da natureza. Converse com as crianças sobre os ensinamentos que aprendemos com a nossa família e com escola. Nesta hora volte a história e comente a fala do passarinho que acreditava que a escola é lugar onde aprendemos a respeitar a natureza. Proponha aos alunos que usem os crachás e sejam multiplicadores da ideia de que os pássaros devem ser livres.  



Avaliação:
A avaliação acontecerá de forma contínua iniciada nas perguntas orais diagnosticadas no início da aula. Posteriormente, as realizações das atividades e interesse pelo tema da aula. Registro e reflexão sobre as atividade realizadas sobre o aprendizado da turma com a experiência vivenciada.

Recursos:

História: Um pássaro que queria voar, folhas de atividades.

Fonte de consulta
http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf

Atividades e Plano de Aula Vogais para a Educação Infantil e Alfabetização


Atividades para ensinar as vogais para as crianças da educação infantil 

O ensino das vogais para crianças da educação infantil é fundamental para o desenvolvimento da linguagem e da alfabetização. Nessa etapa, as crianças estão explorando os sons e formas das letras, e as vogais (A, E, I, O, U) são essenciais porque aparecem em quase todas as palavras.

Abordagens comuns incluem:

  1. Reconhecimento Visual e Sonoro: Utilize cartazes coloridos, músicas, e jogos para associar o som de cada voz com sua forma escrita.
  2. Atividades Lúdicas: Jogos de correspondência, pintura, pintura e ajuda ajudaram a tornar o aprendizado mais divertido e engajador.
  3. Histórias e Rimas: Contar histórias e usar rimas que enfatizem as vogais facilitam a memorização e o entendimento.
  4. Atividades Sensoriais: Brincadeiras que envolvem o toque, como moldar letras com massinha, ajudam a estimular a aprendizagem.

Ao integrar essas práticas, as crianças desenvolvem uma habilidade de consideração, pronunciar e utilizar as vogais no contexto de palavras e frases, o que é um passo importante na alfabetização inicial.

 
EDUCAÇÃO INFANTIL 💜

Campo de Experiências da BNCC
Escuta, fala, pensamento e imaginação


Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento da BNCC
(EI03EF09) Levantar hipóteses em relação à linguagem escrita, realizando registros de palavras e textos, por meio de escrita espontânea.

Faixa Etária: Educação Infantil 4 e 5 anos (adaptar as atividades para cada faixa)

Observações: na educação infantil deve se aplicar atividades que comtemple os eixos da BNCC: as interações e as brincadeiras. O professor escolherá as atividades que melhor se ajusta para cada modalidade.

ALFABETIZAÇÃO 💙

Língua Portuguesa - 1º Ano Fundamental Anos Iniciais

Práticas de Linguagem:
Análise linguística/semiótica (Alfabetização)
Habilidades da Base Nacional Comum Curricular
(EF01LP05) Reconhecer o sistema de escrita alfabética como representação dos sons da fala.
(EF01LP07) Identificar fonemas e sua representação por letras.

Objeto do conhecimento
Construção do sistema alfabético.

Tema da aula
Letras: as vogais

Objetivos específicos 

Reconhecer os sons das vogais nas palavras apresentadas.
Identificar as vogais nas palavras apresentadas.
Grafar as vogais nas atividades de escrita.

Orientações: apresente as vogais e o seus sons. Converse com as crianças mostrando que as letras têm sons. Discuta com as crianças sobre as palavras que tem as vogais iniciais. Peça as crianças que identifiquem estas vogais nas palavras apresentadas. Faça com as crianças listas com as palavras que começam com as vogais. Exemplo animais que começam com as vogais. Trabalhe com rimas. Mostre também palavras que tenham vogais no meio e no final da palavra. É importante que a criança faça a conexão do som da fala com a letra. Assista com as crianças ao vídeo abaixo para começar o trabalho! Vídeo os sons das letras

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Atividade inicial
Cantando sobre as vogais uma com canção muito divertida, as crianças vão amar! Depois que o professor exibir o vídeo, poderá fazer a dinâmica das vogais abaixo:

Música das Vogais


DINÂMICA DAS VOGAIS
Objetivos:
Identificar as vogais
Memorizar as vogais 

Para fazer esta dinâmica você precisará de 5 plaquinhas com as vogais separadamente (uma plaquinha para cada vogal). Assim para cada vogal existe um comando. O professor explica o comando que devem fazer para cada vogal que for apresentada. Exemplo abaixo.


COMANDOS:
A- Braços Abertos
E- Braços Cruzados
I- Braço Direito Levantado
O- Braços para frente de forma Oval
U- Braços para o alto formando a letra U

Apresente as vogais de forma lúdica clicando na imagem abaixo!👇👇
Vídeo as vogais 



ORGANIZAÇÃO
Coloque a turma em círculo deixando um o espaço (mantenha o distanciamento social) entre os participantes para que possam se movimentar. O professor mostrará para turma aleatoriamente uma vogal de cada vez, a medida que for mostrando a vogal os participantes terão que fazer o comando para a vogal apresentada. Saiba mais sobre a atividade!


Para fazer a dinâmica imprima as vogais e cole em papel cartão. A seguir cole um palito de churrasco para fazer as plaquinhas. 👉Poderá gostar também de cantar fazendo o gesto das vogais com o GRUPO TRIII MÚSICA DAS VOGAIS










Atividade 1
Álbum de figurinhas das vogais
A atividade a seguir é uma tarefa de reconhecimento das vogais iniciais nas figuras. Para isso, oriente a criança dizer o nome da figura em voz alta e assim associar a imagem a vogal inicial. Colar figurinhas em um álbum é uma brincadeira prazerosa e estimulante.




Atividade 2
Letra inicial 
Reconhecimento da letra inicial da palavra, fazendo a diferença entre as vogais e seus sons. Esta atividade pode ser feita coletivamente, escrevendo na lousa. Desenhando a figura e as opções de letras para que as crianças identifiquem entre essas letras aquela que pertencem aquele som.



Atividade 3
Descubra a palavra
Nesta atividade o aluno irá tentar descobrir a palavra escondida escrevendo a letra inicial de cada figura. É uma atividade que inclui o reconhecimento de que juntando as vogais pode se formar palavras.


Atividade 4
Quebra- cabeça das vogais
Nesta atividade o aluno identificará as vogais iniciais das imagens brincando com o quebra-cabeça. O professor recortará as peças colocando no saquinho para que cada criança possa montar o seu.

Atividade 5
Percepção do som da letra inicial
Atividade de percepção do som inicial da letra. Nesta atividade a criança falará o nome das figuras em voz alta e em seguida irá circular aquela que não pertence ao conjunto de cada objeto que tem a mesma letra e o mesmo som

Atividade 6
Vogais faltosas
Nesta atividade o aluno escreverá as vogais que estão faltando na palavra. Observará que as vogais, também, estão no início, no meio e no final da palavra e não existem palavras sem vogal em nossa língua. 

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Materiais:
Folhas contendo as atividades, álbum das vogais, vídeo o sons das letras, tesoura.

Avaliação:
A avaliação acontecerá de forma contínua iniciada nas perguntas orais diagnosticadas no início da aula. Posteriormente, as realizações das atividades e interesse pelo tema da aula. Registro e reflexão sobre as atividades realizadas sobre o aprendizado da turma com a experiência vivenciada.

Fontes de consulta

http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf

Alimentação Saudável História A cesta da Dona Maricota Plano de Aula Educação Infantil

Trabalhar o tema alimentação saudável com crianças da educação infantil é fundamental para formar hábitos alimentares positivos desde cedo. Nessa fase, as crianças estão desenvolvendo suas preferências e atitudes em relação à comida. Ensinar sobre a importância de uma dieta balanceada contribui para o crescimento saudável, prevenção de doenças, e o desenvolvimento cognitivo. Além disso, promove a conscientização sobre as escolhas alimentares e incentiva a formação de uma relação positiva com a comida, que pode se estender ao longo da vida adulta. 

Por Maria Eduada J. R. e Mikaela Martins

Tema da aula: Alimentação saudável

Campo de Experiências: Corpo, Gestos e Movimentos

Objetivo de aprendizagem e Desenvolvimento: ( BNCC) (E103CG04)Adotar hábitos de autocuidado relacionados a higiene, alimentação, conforto e aparência.

Objetivos Específicos:

Identificar os tipos de alimentos processados e naturais.

Reconhecer a importância dos alimentos saudáveis para ter uma boa saúde.

Iniciar a aula apresentando o tema, fazendo perguntas sobre alimentos saudáveis e não saudáveis, colhendo informações sobre o que a turma já sabe sobre o tema e em seguida contar a história A cesta da Dona Maricota. Sugestão: assista ao vídeo junto com as crianças com a história abaixo👇


HISTÓRIA A CESTA DA DONA MARICOTA

Dona Maricota e as Cores da Saúde Dona Maricota adorava cuidar do seu jardim, cheio de frutas e verduras coloridas. Um dia, as crianças da vila foram visitá-la e perguntaram por que suas comidas eram tão gostosas.

Ela sorriu e disse: "O segredo é comer muitas cores! Cada fruta e verdura tem uma cor especial que ajuda nosso corpo a ficar forte e saudável." As crianças prometeram que sempre escolheriam alimentos coloridos, como os de Dona Maricota. E assim, aprenderam que comer bem é o primeiro passo para crescer forte e feliz. Livro disponível na AMAZON 👉 Livro A cesta da Dona Maricota

Após as crianças conhecerem a história, o professor conversará com a turma fazendo a diferença entre as frutas, as verduras e os legumes. Logo em seguida, as crianças resolverão a atividade abaixo: 



Classificando legumes, verduras e frutas:

Leguminosas:

  1. Cenoura
  2. Batata
  3. Abóbora
  4. Beterraba
  5. Chuchu
  6. Berinjela
  7. Vagem
  8. Abobrinha

Verduras:

  1. Alface
  2. Couve
  3. Espinafre
  4. Agrião
  5. Rúcula
  6. Brócolis
  7. Repolho
  8. Acelga

Frutas:

  1. Maçã
  2. Banana
  3. Laranja
  4. Uva
  5. Mangá
  6. Morango
  7. Melancia
  8. Abacaxi 

Alimentação saudável e não saudável

Ensinar crianças da educação infantil sobre alimentação saudável e não saudável é essencial para ajudá-las a compreenderem as diferenças entre alimentos que promovem a saúde e aqueles que devem ser consumidos com moderação. Utilizando atividades lúdicas e interativas, como jogos e histórias, é possível introduzir conceitos sobre os benefícios de frutas, verduras e legumes, enquanto explica os riscos do excesso de açúcar, sal, e gorduras. Esse aprendizado contribui para a formação de escolhas alimentares conscientes, o que pode prevenir problemas de saúde e promover uma vida mais equilibrada desde a infância. Converse com a turma sobre este tema antes de introduzir a atividade abaixo: 

Atividade 1: 

Para esta atividade, levar duas caixas para  a sala de aula: uma para alimentos saudáveis e outra para alimentos não saudáveis. Junto com as caixas, disponibilizar imagens de alimentos saudáveis e não saudáveis, e os alunos terão que colocar as imagens dos alimentos nas caixas que correspondam aos tipos de alimentos saudáveis e não saudáveis.

Fonte https://pin.it/29kIGVLLF

Atividade 2:

Para iniciar a atividade conversar com os alunos sobre os alimentos que podemos comer crus e aqueles que devemos cozinhar. Falar o nome de alguns alimentos e pedir para os alunos dizerem se podem comer crus ou cozidos. Chamando a atenção para a preparação dos alimentos e mesmo aqueles que podemos comer crus devem ser preparados e higienizados. Fale com as crianças sobre a importância de se preparar os alimentos e que existe um profissional chamado chefe de cozinha que cozinha para grandes restaurantes. Logo em seguida, apresentar a proposta da atividade.  Nesta atividade os alunos deverão colorir e enfeitar um chapéu de chefe de cozinha.


Atividade 3: 

Para esta atividade, fazer um cartaz junto com os alunos. Para a construção do cartaz serão usados pratinhos de papel e imagens de comidas saudáveis. Os alunos montaram o seu prato saudável e em seguida colarão no cartaz. 👉Sugestão de imagens: usar encarte de mercado em que as crianças poderão recortar e colar nos pratos. 


Atividade 4:

 Nessa atividade será apresentado a roleta das frutas. Para brincar da roleta das frutas serão apresentadas  frutas cortadas, separadas em potes, e a roleta com as imagens das frutas. Os alunos deverão rodar a roleta e a fruta que sair, eles terão que experimentar. Para montar a roleta recortar a roleta e ponteiro, colar em papel cartão e colocar prendedor papel bailarina que você encontra na papelaria. Ou construir sua própria roleta em cartolina com as fotos das frutas que irá utilizar nesta tarefa.  


Atividade 5: 

Realizar uma experiência em que os alunos serão vendados e experimentarão diferentes frutas. O objetivo é que eles descubram quais são as frutas utilizando apenas o paladar.


Atividade 6: 

Fazer um suco de goiaba com a turma, ressaltando que sucos naturais são saborosos, fazem bem para a saúde e são melhores que os sucos industrializados. Observação para esta atividade poderá se substituir a fruta mencionada acima por outra que esteja mais acessível no momento da aula.  


Atividade 7:

Nesta atividade, os alunos serão chefes de cozinha e farão o seu próprio sanduíche natural.  Para esta tarefa serão usados frango desfiado, pão de forma, maionese, cenoura ralada e milho para que os alunos montem o seu sanduíche.


Materiais: 

Caixas, imagens de alimentos saudáveis e não saudáveis, cartaz, pratinhos de papel, frutas, água, açúcar, jarra de suco, roleta das frutas, cacau em pó, aveia em flocos finos, pratos, colheres, forminhas, frango desfiado, pão de forma, maionese, cenoura ralada, milho, folha com atividades.

Avaliação: 

A avaliação acontecerá de forma contínua e registro quanto à participação, interesse e realização das atividades durante o desenvolvimento da aula.

 Referências: 

http://basenacionalcomum.mec.gov.br/

https://vm.tiktok.com/ZMrpRbcDD/

 https://vm.tiktok.com/ZMrpRWfsg/

 https://vm.tiktok.com/ZMrgMFEQ

Plano de aula Cultura Afro-Brasileira para Educação Infantil de acordo com a BNCC


Abordar a cultura afro-brasileira na educação infantil é essencial para enriquecer o aprendizado, proporcionando às crianças uma visão mais ampla e diversificada da história e das contribuições culturais. Isso ajuda a construir uma base de respeito e avaliação pela herança afrodescendente, estimulando a curiosidade e o reconhecimento das múltiplas influências que formam a sociedade

Campo de experiências da BNCC:
Eu, o outro e o nós

Habilidade da Base Nacional Comum Curricular
(EI03EO6) Manifestar interesse e respeito por diferentes culturas e modo de vida.
.
Objetivos de aprendizagem:
Identificar diferentes traços físicos em pessoas a sua volta.
Valorizar as características afrodescendentes.
Identificar e reconhecer a cultura afrodescendentes. 
Ouvir atentamente a história contada.
Interpretar a história contada.

Faixa etária: 
Educação Infantil (crianças pequenas 4 e 5 anos) 

Tempo estimado: 4 aulas



A história O cabelo de Lelê em vídeo 



Atividade1
Contação de histórias usando recursos (peruca e roupas) 


Livro "O cabelo de Lelê" 
Lelê não gosta do que vê. _ De onde vem tantos cachos?, pergunta, sem saber o que fazer. Joga pra lá, puxa pra cá. Jeito não dá, jeito não tem. “Toda pergunta exige resposta. Em um livro vou procurar! “ Pensa Lelê, no canto, a cismar. Fuça aqui, fuça lá. Mexe e remexe até encontrar o tal livro, muito sabido, que tudo aquilo pode explicar. Depois do Atlântico, a África chama E conta uma trama de sonhos e medos De guerra e vidas e mortes no enredo Também de amor no enrolado do cabelo Puxado, armado, crescido, enfeitado Torcido, virado, batido, rodado são tantos cabelos, tão lindos, tão belos. Lelê gosta do que vê! Vai à vida, vai ao vento Brinca e solta o sentimento.  Descobre a beleza de ser como é herança trocada no ventre da raça do pai, do avô, de além-mar até O negro cabelo é pura magia Encanta o menino e a quem se avizinha Lelê já sabe que em cada cachinho Existe um pedaço de sua história Que gira e roda no fuso da Terra De tantos cabelos que são a memória. Lelê ama o que vê! E você?

👉Livro disponível na Amazon! 
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Fotos da aula:  Priscila Zago e Maria da Penha Travassos 


Interpretação da história oral
Quem é a personagem principal?
Como é o cabelo da Lelê?
Quais são as características principais da Lelê?
Por que Lelê apresenta tais características? 
Como ela descobriu porque tinha tantos cachinhos?
Como vocês acham que são o pai e a mãe da Lelê? 
E o seu cabelo é igual ao da sua mãe ou do seu pai? 
Você gosta do seu cabelo do jeito que ele é?

Explique para as crianças que todos temos características físicas parecidas com nossos pais. Que assim como Lelê, todos nós somos parecidos e diferentes ao mesmo tempo. Alguns têm cabelos enrolados como os da Lelê, outros têm cabelos lisos, mas todos têm suas belezas! E que devemos ter orgulho de ser do jeito que somos. 

Atividade 2
Retratando os traços físicos da personagem da história 
As crianças irão desenhar e pintar as características físicas da Lelê como cabelos, olhos e cor da pele. 


Atividade 3
 

Aprendendo sobre a cultura afrodescendente
O professor irá explicar que o livro que Lelê leu na história contava da sua origem e de seus familiares. No livro dizia que eles vieram de um lugar muito lindo chamado África. E trouxeram com eles muitos conhecimentos de suas culturas como: brincadeiras (pular corda, bata quente) Cantigas (escravo de jó e pirulito que bate, bate) Culinária de origem africana (cocada e pamonha) e muitos outros elementos que compõem nossa cultura


Proponha aos alunos que brinquem de batata quente, e aquele que for queimado irá dizer uma característica do amigo que passou a batata quente para ele. (Variação do jogo)
   
Batata quente
Faixa etária a partir de 4 anos
Sala de aula ou pátio
Objetivos: Trabalhar a coordenação motora, atenção, agilidade e socialização.
Material: Um objeto que possa ser passado de mão e mão com rapidez.

Como brincar 
Os jogadores formam um círculo, com um deles sentado ao centro da roda com os olhos vendados. No círculo, cada jogador deve passar a bola – ou a batata – para o que está a sua direita. Enquanto o objeto circula, todos cantam: ‘Batata quente, quente, quente, quente... ’. A qualquer momento o jogador que está vendado pode gritar: ‘Queimou!’
Quem estiver com a bola nas mãos nesse instante será o próximo a ir para o centro da roda. 




Atividade 4
Desenhe suas características:
Leve para a escola um espelho de preferência que dê para que a criança se olhe de corpo inteiro. Peça a criança para falar dela mesma: como é seu cabelo, a cor do olho, cor da pele, etc. Depois que todas as crianças se verem a si mesmas o professor irá propor que cada criança desenhe suas características físicas na figura abaixo. Imprima o boneco na folha e deixe que a criança desenhe suas características físicas. Quando todos terminarem, deverão compartilhar seus desenhos explicando suas características. Cole em uma cartolina os desenhos feitos pelos alunos. As crianças irão comparar suas características com as dos colegas, observando as diferenças entre elas. O propósito da atividade é levar as crianças compreenderem que somos feitos da mesma matéria, porém, somos diferentes em muitos aspectos físicos e culturais.  


https://escoladossonhosclaudia.blogspot.com/
Créditos da imagem: Professorandas sthefany e Ysabelle

Molde do boneco 
Resultado de imagem para boneco corpo humano


Recursos:
Vídeo da história o cabelo de Lelê, folha com a imagem do boneco, folha branca, lápis preto e lápis de cor. 

Avaliação:
Observação e registro quanto à participação, interesse e realização das atividades durante a aula.
Fontes de consulta:
https://demonstre.com/brincadeiras-africanas-dia-da-consciencia-negra/

http://escjpedroosorio.blogspot.com/2012/07/brincadeiras-e-cantigas-de-origem.html

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