Plano de aula atividades artísticas bidimensionais e tridimensionais de acordo com a BNCC



Plano de aula para Educação Infantil e Ensino Fundamental

Adaptar as atividades para cada série! 


Campo de Experiências da BNCC
Traços, sons, cores e formas

Objetivos de Aprendizagem e Aesenvolvimento BNCC
(EI03TS02) Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais.

Objetivos aulas:

Criar produções artísticas bidimensionais e tridimensionais: pintura, desenho, escultura e modelagem. 

Faixa: etária: 
Educação Infantil:Crianças pequenas (4 anos a 5 anos e 11 meses)

Tempo estimado: 8 aulas

1º Ano do Ensino Fundamental - 
Arte

Componente Curricular: Arte
Unidade Temática  - Artes visuais

Objeto do Conhecimento: Materialidades

Habilidade da Base Nacional Comum Curricular para o Ensino Fundamental 
(EF15AR04) Experimentar diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem, quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia etc.), fazendo uso sustentável de materiais, instrumentos, recursos e técnicas convencionais e não convencionais.


Tema da aula: Atividades artísticas bidimensionais e tridimensionais

Objetivos de Aprendizagem
Expressar-se por meio das artes visuais suas percepções e opiniões a partir de objetos bidimensionais e tridimensionais. 
Confeccionar materiais artísticos pintura, desenho, escultura e modelagem usando materiais alternativos.
Comunicar suas ideias e opiniões sobre as diversas manifestações artísticas.

BIDIMENSÃO
Uma pintura ou desenho é considerado bidimensional porque ocupa duas dimensões no espaço, isto é, altura e largura.

Quando desenvolvemos algo em bidimensão geralmente trabalhamos com: desenho, recorte e colagem plana, montagem plana ou pintura.

Os materiais mais utilizados nas atividades acima são:
Desenho (bidimensão) – lápis preto, lápis de cor, giz de cera, canetinhas e marcadores permanente.

Atividade 1
Explorando às cegas 
A proposta é oferecer papel pardo para cada criança. O professor poderá dividir a folha de papel pardo em 4 e distribuir para a turma. O professor pedirá que fechem os olhos e que façam riscos com a canetinha a vontade por um determinado tempo, fixado pelo professor. Ao sinal do professor as crianças param de riscar e abrem os olhos, dizendo que acham das formas que desenharam. Cada criança irá dizer com que se parece o seu desenho



Atividade 2

Usar o desenho como forma de representação
Faça a leitura de um história e incentive a criança a recontar a história em forma de desenho. Para crianças maiores incentive a mudar o gênero da história por exemplo: proponha aos alunos que transforme, por exemplo, um conto de fadas em história em quadrinhos. Não precisa ser um exímio desenhista para fazer um quadrinho, podem ser usado os "bonecos palitos" para representar os personagens.



Atividade 3 
Colagem com jornais e revistas 
A colagem é uma técnica de arte, através da qual, podemos ensinar às crianças muito sobre simetrias, formas e figuras geométricas. Qualquer material que tenhamos em casa pronto a ser descartado pode ser bem vindo para realizar a tarefa: papeis, revistas e, claro, tesoura e cola. 



Atividade 4
Pintura 
A pintura na educação infantil levará a criança ao tocar no pincel e fazer movimentos sobre uma superfície, a conhecer e aprimorar a sua coordenação motora. Conhecer novas cores, desenvolver novas formas através da sua imaginação e podendo explorar esta forma de arte, não apenas com o pincel, mas com as mãos também. Bom trabalho! Veja aqui 30 técnicas de pintura


TRIDIMENSÃO
As esculturas, modelagens e construções apresentam três dimensões: altura, largura e profundidade.
Quando desenvolvemos algo em tridimensão, geralmente trabalhamos com: escultura, modelagem, sucata, armação e papietagem ou papelagem, etc.

Os materiais mais utilizados nas atividades acima são: argila, papel machê, sucata (todos os tipos, principalmente caixas vazias, embalagens plásticas e papelão), jornais, arames, tintas, fitas adesivas, cola quente, palitos de sorvete, churrasco, tesoura, estilete, grampeador, etc.

Atividade 1
Esculturas com sucatas
O professor  poderá apresentar para as crianças as criações de Juam Miró e propor as elas que também façam esculturas usando sucatas. Para ver suas esculturas de Juam Miró clique aqui! 
escultura inspirada em miró
A modelagem
A modelagem é uma atividade que provoca e mobiliza o pensamento espacial. Modelar provoca componentes cognitivos, sensitivos e expressivos diferentes dos mobilizados pelo desenho. Diferente da massa de modelar comprada a massa de papel machê a criança pode modelar a sua escultura e após secar pintar e levar para casa.

Receita da massa de papel machê sem cola e com farinha de trigo

A receita com farinha de trigo deixa a peça mais dura quando seca.
Ingredientes:
1 litro de água
500 g de farinha de trigo
Jornal ou papel de seda picado
Acrescente progressivamente a água ao papel picado, evitando grumos. Deixe descansar por 12 horas. Esprema para retirar o excesso da água e adicione a farinha de trigo, até formar uma massa homogênea. Para que a peça fique mais dura, faça diferentes camadas de massa de papel machê. Para saber mais!

Atividade 2   

Escultura de papel machê

Professor, você pode usar a atividade de modelar agregando conteúdos que estão sendo trabalhados em outras disciplinas. Ao contar uma história poderá propor a turma que modele os personagens em 3D. Ao trabalhar o tema animais poderá propor aos alunos que modele os animais para representa-los em seus habitats, por exemplo. Como fazer escultura de papel machê Bom trabalho!




Materiais
Diversos materiais de sucatas, tinta guache, pinceis, lápis preto, lápis de cores, jornais revistas, cola, tesoura. materiais para a massa de papel machê.  

Avaliação:
Observação e registro quanto à participação, interesse realização das atividades durante a aula.

Fonte de consulta:

https://acrilex.com.br/portfolio-item/bi-e-tridimensao/

Atividades com a letra T e Plano de Aula para a Alfabetização BNCC


Língua Portuguesa - 1º Ano Fundamental Anos Iniciais

Práticas de Linguagem: Análise linguística/semiótica (Alfabetização)

Habilidades da Base Nacional Comum Curricular
(EF01LP05) Reconhecer o sistema de escrita alfabética como representação dos sons da fala.
(EF01LP07) Identificar fonemas e sua representação por letras.

Objeto do conhecimento

Construção do sistema alfabético.

Tema da aula

Letra T e seu som

Objetivos da aula

Reconhecer o som da letra T nas palavras apresentadas.
Identificar a letra T nas palavras apresentadas.
Grafar a letra T em atividades de escrita.

Apresentando a letra T
Orientações: apresente a letra e o seu som. Converse com as crianças mostrando que as letras tem sons. Discuta com as crianças sobre as palavras que tem o som da letra T. Peça as crianças que identifiquem este som nas palavras apresentadas. Faça com as crianças listas com as palavras que começam com letra T. Exemplo animais que começam com letra T. Música que tenha palavras com a letra T. Trava-línguas. Trabalhe com rimas. Mostre também palavras que tenham T no meio e no final da palavra. É importante que a criança faça a conexão do som da fala com a letra. Assista com as crianças o vídeo abaixo para começar o trabalho! Vídeo Os sons das letras

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Nota 
A importância da consciência fonológica para alfabetização
Especialistas afirmam que a habilidade mais importante para a alfabetização é o desenvolvimento da consciência fonológica, ou seja, a capacidade de reconhecer os sons individuais que compõem as palavras. Mais informações aqui!
Os três tipos de consciência fonológica 
Consciência sintática: percepção de que a palavra é composta por sílaba. Consciência silábica: manipulação de sílabas na construção de novas palavras. Consciência fonêmica: percepção de que as sílabas são compostas de sons.


Atividade 1 
Apresente a letra T  a partir do texto abaixo. É uma forma bem interessante de estar iniciando o estudo de uma letra. Deixe que as crianças descubram com que letra se inicia as palavras apresentadas. O professor pode escrever o texto na lousa ou no cartaz e apresentá-lo para as crianças fazendo uma leitura inicial do texto e depois uma nova leitura destacando as palavras que tem a letra T inicial e também no meio delas. O professor junto com os alunos destacará as palavras que começam com a letra T e aquelas que tem no seu interior também! Sempre trabalhando o som da letra. Após a leitura o professor dará a folhinha para que cada criança faça a atividade individualmente.


Atividade 2
Nesta tarefa o aluno reconhecerá a letra T inicial ligando a figura a letra destacada. É uma atividade que exigirá do aluno o reconhecimento da letra e também o som que está letra faz.


Atividade 3
Nesta atividade o aluno irá fazer a leitura da palavra com a ajuda da imagem, além de grafar a letra T inicial  de cada palavra.

Atividade 4
Atividade de leitura associando à imagem e fazendo a diferença das letras iniciais das palavras apresentadas na atividade.



Atividade 5
A atividade consiste em circular a palavra que tem o mesmo som inicial. Assim o professor estimulará a consciência fonológica no aluno, tão importante para o processo de alfabetização.


Atividade 6
Atividade de percepção do som inicial da letra. Nesta atividade a criança falará o nome das figuras em voz alta e em seguida irá circular aquela que não pertence ao conjunto de cada objeto que tem a mesma letra.


Atividade 7
Quebra- cabeça das vogais 
Nesta atividade o aluno identificará as famílias silábicas da letra T das imagens brincando com o quebra-cabeça. O professor recortará as peças colocando no saquinho para que cada criança possa montar o seu.



Materiais:
Folhas contendo as atividades.  

Avaliação:

A avaliação acontecerá de forma contínua iniciada nas perguntas orais diagnosticadas no início da aula. Posteriormente, as realizações das atividades e interesse pelo tema da aula. Registro e reflexão sobre as atividade realizadas sobre o aprendizado da turma com a experiência vivenciada.

Fonte de consulta
http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf

Atividades com a letra V e Plano de Aula para a Alfabetização BNCC

 Língua Portuguesa - 1º Ano Fundamental Anos Iniciais

Práticas de Linguagem: Análise linguística/semiótica (Alfabetização)

Habilidades da Base Nacional Comum Curricular
(EF01LP05) Reconhecer o sistema de escrita alfabética como representação dos sons da fala.
(EF01LP07) Identificar fonemas e sua representação por letras.

Objeto do conhecimento

Construção do sistema alfabético.

Tema da aula

Letra V e seu som

Objetivos da aula

Reconhecer o som da letra V nas palavras apresentadas.
Identificar a letra V nas palavras apresentadas.
Grafar a letra V em atividades de escrita.


Apresentando a letra V
Orientações: apresente a letra e o seu som. Converse com as crianças mostrando que as letras tem sons. Discuta com as crianças sobre as palavras que tem o som da letra V. Peça as crianças que identifiquem este som nas palavras apresentadas. Faça com as crianças listas com as palavras que começam com letra V. Exemplo animais que começam com letra V. Música que tenha palavras com a letra V. Trava-línguas. Trabalhe com rimas. Mostre também palavras que tenham V no meio e no final da palavra. É importante que a criança faça a conexão do som da fala com a letra. Assista com as crianças o vídeo abaixo para começar o trabalho! Vídeo os sons das letras

📒Adquira a nossa Apostila de atividades para trabalhar a ​consciência fonológica com uma média de 7 ​atividades por letra com texto para cada letra. ​Habilidades trabalhadas em cada letra: nome ​da letra, grafia da letra e som da letra. Além dos ​bônus de atividades para trabalhar as vogais e o ​alfabeto ilustrado de parede com silabário. O ​material possui 207 páginas em PDF. 👉Clique na imagem e saiba mais👇


Nota 
A importância da consciência fonológica para alfabetização
Especialistas afirmam que a habilidade mais importante para a alfabetização é o desenvolvimento da consciência fonológica, ou seja, a capacidade de reconhecer os sons individuais que compõem as palavras. 
Os três tipos de consciência fonológica 
Consciência sintática: percepção de que a palavra é composta por sílaba. Consciência silábica: manipulação de sílabas na construção de novas palavras. Consciência fonêmica: percepção de que as sílabas são compostas de sons.

Atividade 1 
Apresente a letra V  a partir do texto abaixo. É uma forma bem interessante de estar iniciando o estudo de uma letra. Deixe que as crianças descubram com que letra se inicia as palavras apresentadas. O professor pode escrever o texto na lousa ou no cartaz e apresentá-lo para as crianças fazendo uma leitura inicial do texto e depois uma nova leitura destacando as palavras que tem a letra V inicial e também no meio delas. O professor junto com os alunos destacará as palavras que começam com a letra V e aquelas que tem no seu interior também! Sempre trabalhando o som da letra. Após a leitura o professor dará a folhinha para que cada criança faça a atividade individualmente.


Atividade 2
Nesta tarefa o aluno reconhecerá a letra V inicial ligando a figura a letra destacada. É uma atividade que exigirá do aluno o reconhecimento da letra e também o som que está letra faz.

Atividade 3
Nesta atividade o aluno irá fazer a leitura da palavra com a ajuda da imagem, além de grafar a letra V inicial  de cada palavra.

Atividade 4
Atividade de leitura associando à imagem e fazendo a diferença das letras iniciais das palavras apresentadas na atividade.

Atividade 5
A atividade consiste em circular a palavra que tem o mesmo som inicial. Assim o professor estimulará a consciência fonológica no aluno, tão importante para o processo de alfabetização.


Atividade 6
Atividade de percepção do som inicial da letra. Nesta atividade a criança falará o nome das figuras em voz alta e em seguida irá circular aquela que não pertence ao conjunto de cada objeto que tem a mesma letra inicial.



Atividade 7
Brincando de achar a letra inicial. Nesta atividade o aluno colocará pregadores de roupas nas figuras que começam com a letra V. Recomendação: recorte a cartela e cole o jogo no papel cartão e coloque papel contact para melhor manipulação e limpeza.


Materiais:
Folhas contendo as atividades, jogo roda da letra B, pregadores de roupas para jogar, O clip As letras falam.

Avaliação:

A avaliação acontecerá de forma contínua iniciada nas perguntas orais diagnosticadas no início da aula. Posteriormente, as realizações das atividades e interesse pelo tema da aula. Registro e reflexão sobre as atividades realizadas sobre o aprendizado da turma com a experiência vivenciada.

Fonte de consulta
http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf
https://blog-pt.kinedu.com/alfabetizacao-a-importancia-da-consciencia-fonologica

Plano de aula reconto de histórias de acordo com a BNCC

Campo de experiências da BNCC Escuta, fala, pensamento e imaginação Habilidade da Base Nacional Comum Curricular (EI03EF04) Recontar h...