Plano de aula brincando com parlendas alfabetização BNCC




Língua Portuguesa / 1º Ano/ Ensino Fundamental

Práticas de Linguagem: Escrita compartilhada e autônoma; Oralidade

Habilidade da Base Nacional Comum Curricular BNCC

(EF01LP18) Registrar, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, cantigas, quadras, quadrinhas, parlendas, trava línguas, dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/finalidade do texto.

Objetos de conhecimento: Escrita compartilhada

Tema da aula: Parlendas

Objetivos específicos 
Identificar e reconhecer o gênero textual Parlendas
Identificar palavras no texto;
Diferenciar itens que estão presentes no texto dos que não estão;
Interpretar parlendas;
Escrever coletivamente sobre o tema da aula.

Tempo estimado: 5 aulas

Orientações
Tanto para as aulas presenciais quanto as remotas é necessário se organizar acerca do material a ser utilizado. É importante considerar nas aulas presenciais a nova realidade que nos cerca, por isso é essencial organizar os materiais e o espaço das atividades. Para as aulas remotas é importante a antecedência no envio de material e o bom diálogo com os responsáveis.

Atividade 1

O que são Parlendas?
Inicie a aula perguntando se os alunos sabem o que são parlendas. A partir das respostas acrescente ou reafirme informações. Ressalte que as parlendas são versos repetitivos e ritmados, geralmente curtos e com rimas. São criações anônimas de conhecimento popular que fazem parte do folclore brasileiro e passam de geração para geração. Após essa conversa, convide os alunos para ler a parlenda abaixo e fazer o que se pede nessa atividade. Você pode fazer a leitura com eles, pedindo para bater palmas quando são falados os números na parlenda. Pode também alternar a leitura, aonde metade da turma lê “Um, dois” e a outra “feijão com arroz”.


Atividade 2

Antes dessa brincadeira, o professor pode distribuir uma ou duas parlendas para cada aluno para que leve para casa (dever de casa) e o aluno fará a leitura da parlenda em casa pedindo a ajuda de um familiar para auxilia-lo nesta tarefa, caso o aluno apresente dificuldades na leitura. No dia combinado os alunos vão apresentar suas leituras para os colegas. O professor poderá estimular os alunos a fazerem perguntas sobre a parlenda que foi lida. Depois desse trabalho o professor já apresenta o jogo para a turma.

Bate Parlenda

Imprima o jogo de cartas abaixo e cole em papel cartão para ficar firme. Proteja com papel contact transparente, esse processo aumentará a durabilidade do jogo e facilitará a limpeza com álcool. Nessa atividade cada aluno deve escolher uma carta do baralho e tentar bate-la na mesa até ela virar. Quando conseguir virar o aluno deve ler em voz alta a parlenda da carta que tirou.

Bônus 
Esse jogo se impresso duplicado pode virar um jogo da memória muito divertido!


https://escoladossonhosclaudia.blogspot.com/

https://escoladossonhosclaudia.blogspot.com/

Atividade 3
Parlenda Mix
Em duplas ou trios, os alunos devem misturar as parlendas que cada um tirou no jogo Bate Parlenda e criar uma nova parlenda. Na parte inferior da folha irão ilustrar suas criações.

https://escoladossonhosclaudia.blogspot.com/


Atividade 4
Craques em Parlendas
As duplas ou trios irão ler suas novas parlendas para todos e os colegas devem dizer quais as parlendas foram juntadas no mix.

https://escoladossonhosclaudia.blogspot.com/

 


 Recursos: Folhas de exercícios, papel cartão, papel contact.


Avaliação:
A avaliação acontecerá durante a realização das atividades e interesse pelo tema da aula. Os registros feitos nas atividades são importante ferramenta para avaliação.

Fonte de consulta:
http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Plano de aula brincando com rimas de acordo com a BNCC educação infantil

Campo de experiências da BNCC Escuta, fala, pensamento e imaginação Habilidades da Base Nacional Comum Curricular (EI03EF02) Inventar bri...