Atividades e Plano de Aula para o Dia Nacional do Livro Infantil Educação Infantil e Alfabetização BNCC


Educação Infantil

Campos de Experiências
Escuta, fala, pensamento e imaginação
Corpo, gestos e movimentos

Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento
(EI03EF01) Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fotos, desenhos e outras formas de expressão.
(EI03CG02) Demonstrar controle e adequação do uso de seu corpo em brincadeiras e jogos, escuta e reconto de histórias, atividades artísticas, entre outras possibilidades.

Faixa etária: Crianças pequenas (4 anos a 5 anos e 11 meses)

Língua Portuguesa/ 1º Ano/ Ensino Fundamental

Habilidades da Base nacional comum Curricular BNCC
(EF15LP15) Reconhecer que os textos literários fazem parte do mundo do imaginário e apresentam uma dimensão lúdica, de encantamento, valorizando-os, em sua diversidade cultural, como patrimônio artístico da humanidade.
(EF15LP19) Recontar oralmente, com e sem apoio de imagem, textos literários lidos pelo professor.

Práticas de linguagem
Leitura/escuta (compartilhada e autônoma) e oralidade

Objetos de conhecimento
Formação do leitor literário
Contagem de histórias

Objetivos específicos
Valorizar os textos literários como parte integrante da cultura.
Reconhecer a importância da leitura como forma de aprender, se informar e se divertir.
Recontar histórias ouvidas usando recursos ou não.

Estudo sobre como foi criado o Dia Nacional do Livro Infantil 

Clique na imagem e baixe o material completo!


O que você vai encontrar no PDF pronto para baixar 

✅Como surgiu o dia do livro?
✅Descrição dos personagens do Sítio.
✅Atividades sobre os personagens do sítio.
✅Trecho do livro adaptado: A história da “Pílula Falante” de Monteiro Lobato.
✅Sugestões de lembrancinhas.


👉Veja o vídeo educativo sobre como foi criado o Dia Nacional do Livro Infantil e mais 
Monteiro Lobato e a Turma do Sítio 👇




Proposta inicial 
Para começar a comemoração do dia do livro conte a história da Menina da cabeça quadrada A proposta desse planejamento é estimular a leitura por parte dos alunos. É trazer para a discussão a importância da leitura no nosso dia a dia. Por que lemos? Para que lemos? Estamos vivendo em tempos que a tecnologia é uma aliada da educação. Mas não podemos negligenciar a leitura de um livro como forma de aprender, se informar e se divertir. A leitura desta história vai para além disso, ela nos adverte de que precisamos colocar nas nossas agendas "brincadeiras redondas" que mexem com imaginário e também com o corpo.


A Menina da Cabeça Quadrada
O livro da Menina da Cabeça Quadrada conta a estória de Cecília, uma garotinha que assim como muitas crianças apostam nos aparelhos eletrônicos sejam eles televisão, celulares ou tablets como uma forma frequente e rotineira de distração e diversão. Percebe que já passou dos limites quando sua cabeça amanhece quadrada, pois os prazeres e brincadeiras da infância ela esquece de viver. Preocupada, procura sua avó que a ajuda com dicas redondas de coisas para se fazer e brincar, dessas que todas as crianças precisam. Jogar bola, andar de bicicleta, pião, bolinhas de sabão e ciranda são algumas das coisas bem redondinhas que Cecília precisa fazer para que sua cabeça e a de muitas outras crianças volte ao normal.

Na roda de leitura 
Este trabalho poderá ser feito de forma remota por vídeo chamada utilizando a História da menina da cabeça quadrada em vídeo. Após contar a história, o professor fará perguntas sobre a história contada, enfatizando a importância das brincadeiras que mexam com o corpo, a mente e que estimulem a criatividade e a interação com os colegas.
Jogo de perguntas 
Adaptar as perguntas para o ensino remoto, visando o distanciamento social.

Sugestões de perguntas a cerca da história: A menina da cabeça quadrada
Vocês já viram alguém com a cabeça quadrada?
Por que a cabeça de Cecília ficou quadrada?
O que Cecília resolveu fazer para a sua cabeça voltar a ficar redondinha novamente?
Vocês costumam passar muito tempo assistindo televisão ou brincando no celular?
Qual a sua brincadeira preferida? (individual) na sua casa?
Vocês brincam na rua depois quando chegam da escola?
Brincam com os amiguinhos de coisas redondinhas? (como: bola de gude, futebol, bicicleta, bolinha de sabão).
Vocês gostam de ler um livro ou ouvir uma história? 
O que aprendemos com a história de Cecília? 
Por que lemos livros? Qual a importância da leitura?  

Sugestões de atividades com a história 

Nestes tempos de isolamento social estamos vivendo momentos em que as crianças não podem brincar nas ruas com os colegas, mas podem brincar em casa, jogar jogos e também ler um livro, ou ouvir uma história. O professor pode promover em suas aulas roda de leitura, seja ela presencial ou virtual. História da menina da cabeça quadrada em vídeo Por exemplo cada um ler uma parte da história durante a roda de leitura. Para as crianças que ainda não sabem ler, faça as atividades de leitura das gravuras da história, Ilustração sobre a história lida ou ouvida. Estimule as crianças criarem suas próprias histórias oral ou escrita. Mudar o final da história. Dar continuação a história. Lance desafios depois de cada história lida ou ouvida.  Proponha que as crianças criem suas próprias histórias através da escrita, desenhos ou oralmente.  

1- Desenhe a personagem principal da história 

Proponha aos alunos que desenhem a personagem da história  e também os objetos que deixaram a cabeça de Cecília quadrada. Após desenharem, deixe que compartilhem seus desenhos e falem suas opiniões sobre o assunto.

2- Reconte a história 

A proposta da atividade é dar oportunidade aos alunos de recontar a história do seu jeito. O professor lançará um desafio de recontar a história de formas diferentes, usando as sugestões abaixo ou outras que professor achar mais pertinentes para a turma. A turma pode ser divida em grupos ou pode ser feita de forma individual se aula for remota.  


3- Crie sua própria história 

Proponha que as crianças criem suas próprias histórias através da escrita, desenhos ou oralmente. Ou pode usar os dois recursos (escrita e desenho). Vai depender das idades e níveis de desenvolvimento das crianças.  



4- Adivinha a  brincadeira 

A avó de Cecília propôs que ela brincasse de brincadeiras redondinhas como Jogar bola, andar de bicicleta, pião, bolinhas de sabão e ciranda são algumas das coisas bem redondinhas que Cecília precisa fazer para que sua cabeça e a de muitas outras crianças volte ao normal. A proposta desta atividade é adivinhar as brincadeiras através das palavras que o professor falar. O professor poderá ajudar dando algumas pistas. 
1- BOLA/MÃO, 2- SOBRE/RODAS, 3- EMPURRAR/VEICULO, 4-BALANÇAR/VENTO, 
5- CANTAR/ RODANDO, 6- BOLHAS/TRANSPARENTES, 7-ANDAR/BIYK . 
8- PACIENTE/REMÉDIO

1- JOGAR BOLA

2- ESQUEITE, PATINETE 

3- BRINCAR DE CARRINHO 

4- BRINCAR DE BALANÇO 

5- BRINCADEIRA DE RODA

6- BOLHA DE SABÃO

7- ANDAR DE BICICLETA

8- BRINCAR DE MÉDICO

Modelo de ficha de leitura (Alfabetização)

Modelo de ficha de leitura (Educação Infantil)


Lembrancinha marcador de página

Faça esse dia especial de uma lembrança no dia do livro! Imprimir cortar e colar no papel cartão. 

Materiais:
Livro da história: A menina da cabeça quadrada e o vídeo da história, recursos para contar histórias, lápis de cor e folha. 

Avaliação:
A avaliação acontecerá de forma contínua iniciada nas perguntas orais diagnosticadas no início da aula. Posteriormente, as realizações das atividades e interesse pelo tema da aula. Registro e reflexão sobre as atividades realizadas sobre o aprendizado da turma com a experiência vivenciada.

Fontes de consultas:
https://escolakids.uol.com.br/datas-comemorativas/dia-nacional-do-livro-infantil.htm

http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf

Atividades e Plano de Aula para o Dia dos povos indígenas - Cultura indígena para Educação Infantil e Alfabetização


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Tema da aula:
Cultura indígena

💜Educação Infantil 

Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento BNCC
(EI03EF01) Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fotos, desenhos e outras formas de expressão. 
(EI03CG05) Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas.
(EI03EO06) Manifestar interesse e respeito por diferentes culturas e modos de vida.

Campos de Experiências  
Escuta, fala, pensamento e imaginação.
Corpo gestos e movimentos
O eu, o outro e o nós

Faixa etária: Crianças pequenas (4 anos a 5 anos e 11 meses) 

💚Alfabetização 

Arte/ 1º ano/ Ensino Fundamental 

Unidades temáticas
Artes integradas

Objetos de conhecimento
Patrimônio cultural
Matrizes estéticas culturais

Habilidades da BNCC Arte
(EF15AR25) Conhecer e valorizar o patrimônio cultural, material e imaterial, de culturas diversas, em especial a brasileira, incluindo-se suas matrizes indígenas, africanas e europeias, de diferentes épocas, favorecendo a construção de vocabulário e repertório relativos às diferentes linguagens artísticas.
(EF15AR24) Caracterizar e experimentar brinquedos, brincadeiras, jogos, danças, canções e histórias de diferentes matrizes estéticas e culturais.

Práticas de Linguagem/ Língua Portuguesa/1ºano/Ensino fundamental 
Oralidade

Objetos de conhecimento
Escuta atenta
Relato oral/Registro formal e informal

Habilidades da BNCC Língua Portuguesa
(EF15LP10) Escutar, com atenção, falas de professores e colegas, formulando perguntas pertinentes ao tema e solicitando esclarecimentos sempre que necessário.
(EF15LP13) Identificar finalidades da interação oral em diferentes contextos comunicativos (solicitar informações, apresentar opiniões, informar, relatar experiências etc.).

Objetivos específicos desta aula
Escutar com atenção a exposição do professor sobre o assunto da aula.
Apresentar suas considerações sobre o assunto estudado.
Comunicar resultado de pesquisas sobre o assunto em questão.
Valorizar a cultura indígena como parte integrante da cultura do nosso pais.
Confeccionar brinquedos referentes à cultura indígena.

Orientações: As atividades deverão ser adaptadas de acordo com as idades. São ideias de atividades que podem ser reformuladas de acordo com cada realidade escolar. O planejamento não é estanque e o professor poderá reformulá-lo para atender as necessidades de cada turma.

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Aprendendo sobre a cultura indígena 

Na roda de conversa apresente a cultura indígena. O professor poderá fazer alguns cartazes  com ilustrações para facilitar a compreensão dos pequenos. Poderá apresentar por parte como na divisão abaixo. Ou mesmo solicitar uma pesquisa  aos alunos sobre cada tópico apresentado. E depois na roda de conversa cada aluno apresentar suas descobertas. Se a escola tiver acesso à internet poderá facilitar esta pesquisa. Se a aula for remota certifique-se que todos tenham acesso à internet para realizar a pesquisa. Para realização desta pesquisa os alunos deverão contar com o auxilio do professor ou dos responsáveis. 



Vídeo educativo sobre a cultura indígena! Clique na foto e assista com seus alunos! 👇👀 Uma ótima ferramenta para abordar o tema!


Atividade 1 
Nesta atividade os alunos irão identificar objetos que pertencem à cultura indígena. De acordo com os estudos sobre a cultura indígena encontre os nomes das figuras que representam esta cultura. 


Atividade 2 
A arte indígena é muito rica. Os índios  criam seus próprios utensílios para preparar seus alimentos usando o barro, madeiras.  Usam a palha para fazer cestos, redes e outros objetos.  Use a criatividade e decore o vaso abaixo.  



Atividade 3
A culinária indígena é muito rica, e é feita com ingredientes naturais. Muitos desses alimentos são consumidos pelos brasileiros  e se tornou tradição em nossas mesas. A degustação desses alimentos também é uma atividade bastante interessante para se fazer numa feira da cultura indígena. Apresente algumas comidas de origem indígena e peça que identifiquem aquelas que conhecem e que já experimentaram.   


Atividade 4 
Faz parte da cultura indígena usar tintas naturais  para fazer decoração do corpo e utensílios. Faça tintas naturais juntos com seus alunos para fazer a atividade abaixo assista ao vídeo Aprenda a fazer tintas caseiras Muito divertido criar suas próprias tintas e depois decorar com elas. 

Tintas Naturais! Aprenda como fazer tinta caseira.

Atividade 5 
Bingo das palavras indígenas 
Muitas palavras que usamos no nosso dia a dia são de origens indígenas. Apresentar essas palavras as  crianças é sinalizar que o povo indígena  tem  um papel importante na construção da nossa cultura  e que devemos valorizar o povo indígena como parte integrante da nossa cultura, assim como os povos africanos.   




Atividade 6
Fazer e jogar peteca 
A peteca também faz parte da cultura indígena brasileira. É um brinquedo usado para atividade esportiva. A palavra peteca significa bater com a mão. Para saber mais sobre o brinquedo. O professor poderá pedir uma pesquisa sobre o brinquedo e depois propor a construção do brinquedo com materiais alternativos. Ainda fazer um concurso da peteca mais bonita! Faça a sua própria peteca Como fazer peteca de papel


Atividade 7
 
Pintar e desenhar o rosto do indígena no cocar








Materiais:
Folhas de atividades, folha de revistas, papel de presente, fita adesiva e barbante para confeccionar a peteca : Ver vídeo acima. Materiais para tinta caseira ver vídeo acima.

Avaliação:
A avaliação acontecerá de forma contínua iniciada nas perguntas orais diagnosticadas no início da aula. Posteriormente, as realizações das atividades e interesse pelo tema da aula. Registro e reflexão sobre as atividades realizadas sobre o aprendizado da turma com a experiência vivenciada.

Fontes de consultas:
http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf
http://g1.globo.com/educacao/blog/dicas-de-portugues/post/palavras-que-vem-das-linguas-indigenas.html
https://memoria.ebc.com.br/infantil/voce-sabia/2015/10/palavras-indigenas-nomeiam-maior-parte-das-plantas-e-animais-do-brasil
https://escolaeducacao.com.br/comidas-indigenas/

Projeto Educacional de combate ao bullying na escola Educação Infantil e Ensino Fundamental


PROJETO: "AMIGOS NÃO MACHUCAM"

Tema: Conscientização sobre o bullying na Educação Infantil e Ensino Fundamental I

Público-alvo: Crianças de 4 a 5 anos e crianças 6 a 7 anos

Duração: 1 semana (ou conforme a necessidade da turma)

Justificativa:

O bullying é um problema presente em diversos ambientes escolares, e sua prevenção deve começar desde a infância. Nesta fase as crianças da Educação Infantil e da alfabetização estão desenvolvendo sua comunicação e compreensão social no ambiente escolar, é fundamental fazer com que desde cedo elas possam desenvolver suas percepções sobre respeito, empatia e amizade.

Este projeto visa conscientizar as crianças sobre a importância de tratar bem os colegas, ajudando-as a identificar atitudes que podem machucar os outros e a valorizar comportamentos positivos. Por meio de atividades lúdicas, como histórias, teatro de fantoches e dinâmicas interativas, buscamos tornar o aprendizado acessível e significativo para essa faixa etária.

Além disso, o ambiente escolar tem um papel essencial na formação social e emocional das crianças. Ao trabalhar o tema bullying de forma preventiva, contribuímos para a construção de um espaço acolhedor, onde todos se sintam seguros, respeitados e incluídos. Dessa forma, este projeto não apenas combate o bullying, mas também fortalece os laços de amizade e promove um ambiente escolar mais harmonioso e saudável.

O Dia Nacional de Combate ao Bullying e à Violência na Escola

O Dia Nacional de Combate ao Bullying e à Violência na Escola, celebrado em 7 de abril no Brasil, foi instituído para conscientizar sobre a importância de prevenir e combater a violência no ambiente escolar. A data busca promover a reflexão sobre as consequências do bullying e incentivar práticas que favoreçam um ambiente educacional mais seguro, respeitoso e inclusivo.  A data foi instituída pela Lei nº 13.277, de 29 de abril de 2016. 

A data foi escolhida em memória do ocorrido na Escola Municipal Tasso da Silveira, no Rio de Janeiro, em 2011, quando um ex-aluno entrou armado e tirou a vida de 12 crianças. O episódio chamou a atenção para a gravidade do bullying e suas possíveis consequências extremas.

 O que é bullying?

O bullying é um comportamento agressivo e repetitivo que pode ser físico, verbal, psicológico ou virtual (cyberbullying), causando sofrimento à vítima. Entre os principais exemplos estão:

Insultos e xingamentos

Agressões físicas

Exclusão social

Intimidação e ameaças

Disseminação de boatos 

Público alvo do projeto

✔️ Educação Infantil

Campo de experiências da BNCC:
O eu, o outro e o nós
Corpo, gestos e movimentos

Habilidade da Base Nacional Comum Curricular:
(EI03EO01) Demonstrar empatia pelos outros, percebendo que as pessoas têm diferentes sentimentos, necessidades e maneiras de pensar e agir.
(EI03CG02) Demonstrar controle e adequação do uso de seu corpo em brincadeiras e jogos, escuta e reconto de histórias, atividades artísticas, entre outras possibilidades.

 ✔️ 1º ano do Ensino fundamental

Objetos de conhecimentos:

O eu, o outro e o nós

Imanência e transcendência

Habilidade da Base Nacional Comum Curricular:

(EF01ER01) Identificar e acolher as semelhanças e diferenças entre o eu, o outro e o nós.

(EF01ER03) Reconhecer e respeitar as características físicas e subjetivas de cada um

(EF01ER04) Valorizar a diversidade de formas de vida.

Objetivo Geral:

Desenvolver a conscientização sobre o bullying, adotando atitudes de respeito, amizade e empatia entre os colegas de classe.

Objetivos Específicos:

✔️ Reconhecer a prática do bullying como atitudes negativas que pode ferir as pessoas.
✔️ Demonstrar empatia pelos colegas de classe através de atitudes positivas.
✔️ Identificar as ações que podem caracterizar a prática do bullying.
✔️ Participar de atividades que envolva a possiblidade de reflexão sobre o tema.

 Metodologia (Atividades)

Orientações de trabalho:

O professor pode trabalhar durante a semana de combate ao bullying uma atividade por dia dentro de suas aulas.

1-  Mediação de leitura 

Objetivos:
Identificar atitudes de bullying, refletir sobre os sentimentos dos envolvidos, adotando positivas para resolver conflitos.

 Materiais necessários:

  • Um livro sobre bullying 👉Sugestões de livros ou vídeo educativo sobre o tema. 👉Sugestão de vídeo  'Bullying, na minha escola não! 👇
  • Fantoches ou bonecos (opcional).
  • Cartões com expressões faciais (feliz, triste, bravo, assustado, etc.).
  • Caixa surpresa com "Soluções Mágicas" (explicação abaixo).

Como aplicar:

1️- Preparando o momento mágico:

  • Crie expectativa dizendo que irão conhecer um monstro especial chamado "Monstro do Bullying".
  • Antes de começar a leitura, mostre os cartões com expressões faciais e peça para as crianças identificarem os sentimentos.

2️-Leitura interativa:

  • Leia a história escolhida, fazendo pausas para perguntar:
    • "Como esse personagem está se sentindo agora?"
    • "Vocês acham que essa atitude foi correta?"
    • "Se isso acontecesse com um amigo nosso, o que poderíamos fazer?"
  • Se possível, use fantoches para tornar a história mais envolvente.

3️- O Desafio do Herói:

  • Diga que agora as crianças serão "heróis da amizade" e precisam ajudar o personagem a vencer o Monstro do Bullying.
  • Apresente a Caixa das Soluções Mágicas, onde há cartões com ações positivas para combater o bullying (exemplo: chamar um adulto, dar apoio ao amigo, dizer palavras gentis).
  • Cada criança pega um cartão e tenta aplicar a solução ao problema do personagem da história.

4️- Encerramento especial:

  • Pergunte: "Como podemos derrotar o Monstro do Bullying na nossa escola?".
  • Incentive as crianças a fazerem um pacto da amizade, onde cada uma se compromete a ser gentil e ajudar os amigos.
  • Se quiser, finalize com uma música sobre amizade e respeito.

Dicas extras:
✔️ Ao longo da semana, sempre que uma criança demonstrar uma atitude positiva contra o bullying, coloque um adesivo ou estrela em um mural chamado "Heróis da Amizade".
✔️ Se houver tempo, peça para as crianças desenharem como imaginam o Monstro do Bullying e como derrotá-lo.

 

 2- A Caixa das Palavras Mágicas

Objetivo:
Demonstrar empatia usando palavras gentis no dia a dia, promovendo empatia e um ambiente positivo na sala de aula.

 Materiais necessários:

  • Uma caixa decorada (pode ser chamada de "Caixa Mágica da Amizade").
  • Papéis coloridos ou cartõezinhos.
  • Canetinhas ou lápis de cor.
  • Adesivos ou figurinhas (opcional).

 Como aplicar:  

1️- Explorando o poder das palavras:

  • Comece perguntando: "Como vocês se sentem quando alguém diz algo bonito para vocês?" e "E quando alguém fala algo que machuca?".
  • Dê exemplos de palavras que fazem as pessoas felizes (por favor, obrigado, você é especial, eu gosto de você).

2️- Criando a Caixa Mágica:

  • Apresente a caixa e diga que ela só aceita palavras mágicas (palavras gentis e positivas).
  • Cada criança recebe um papel e pode escrever (ou ditar para o professor) uma palavra ou frase positiva.
  • Se quiser deixar mais lúdico, peça para desenharem algo que represente gentileza e amizade junto com a palavra.

3️- O momento mágico:

  • Misture os papéis dentro da caixa.
  • Faça um sorteio: cada criança pega um papel e lê (ou o professor lê para elas).
  • Depois de lerem, pergunte: "Como essa palavra ou frase faz você se sentir?".

4️- Espalhando a magia:

  • Fixe os papéis em um mural chamado "Palavras que Acolhem".
  • Combine com a turma que sempre que alguém estiver triste, pode pegar uma palavra da caixa para se sentir melhor.
  • Desafie as crianças a usarem pelo menos uma palavra mágica durante o dia com os colegas.

Dicas extras:
✔️ Transforme a atividade em um hábito semanal, renovando as palavras na caixa.
✔️ Use adesivos ou carimbos para premiar quem usa palavras mágicas no dia a dia.
✔️ Introduza a brincadeira do "Amigo Secreto da Palavra Mágica", onde cada criança recebe um colega para dizer algo gentil.

 

2- O Balão dos Sentimentos

Objetivo:
Demonstrar, de forma visual e lúdica, como as palavras e ações influenciam os sentimentos das pessoas, incentivando a empatia e o respeito.

 Materiais necessários:

  • Balões coloridos.
  • Canetinhas permanentes.
  • Tirinhas de papel ou post-its.

Como aplicar:

1️-        Explorando os sentimentos:

  • Pergunte às crianças: "Como vocês se sentem quando alguém fala algo bonito para vocês?" e "E quando alguém diz algo ruim?".
  • Anote no quadro palavras boas e palavras ruins ditas por elas.

2️- O balão triste:

  • Entregue um balão murcho para cada criança e peça que desenhem nele um rosto triste.
  • Em seguida, peça para elas dizerem palavras ruins (como apelidos feios, gritos, exclusão) enquanto vão enchendo lentamente o balão.
  • Explique que essas palavras ruins enchem o coração da pessoa de tristeza, assim como o balão está ficando cheio.
  • No final, avise que, se continuarmos enchendo o balão com sentimentos ruins, ele pode estourar (representando alguém que não aguenta mais a dor do bullying). (Opcional: estoure um dos balões para enfatizar o impacto das palavras ruins.)

3️- O balão feliz:

  • Agora, entregue um novo balão e peça que desenhem rostinhos felizes.
  • Cada criança deve dizer ou escrever uma palavra gentil (como "amigo", "carinho", "brincar juntos", "ajudar") em tirinhas de papel e colocá-las dentro do balão antes de enchê-lo.
  • Conforme enchem os balões, explique que boas palavras e atitudes fazem nosso coração crescer de alegria.

4️- Reflexão final:

  • Pergunte: "Qual balão vocês gostariam de ser? O cheio de palavras ruins ou o cheio de palavras boas?".
  • Reforce a ideia de que nossas palavras e atitudes podem encher o coração de alguém de tristeza ou felicidade.

Dicas extras:

  • Faça um mural com as palavras gentis usadas no balão feliz.
  • Ensine a "Regra de Ouro": "Trate os outros como gostaria de ser tratado."
  • Finalize com um abraço coletivo ou uma música sobre amizade.

4- O Espelho da Empatia

Objetivo:
Trabalhar a empatia e a consciência emocional para que compreenderem como suas ações podem impactar os outros.

 Material necessário:

  • Um espelho grande ou um espelho de mão.
  • Cartões ou imagens representando diferentes emoções (alegria, tristeza, raiva, medo, surpresa, etc.).
  • Bonecos ou fantoches (opcional).

 Como aplicar:
1️-Explorando emoções: Antes de usar o espelho, mostre os cartões com expressões faciais e pergunte às crianças: "O que essa expressão significa?" ou "Quando você já se sentiu assim?".

2️-O espelho das emoções: Peça para uma criança olhar no espelho e dizer como se sente quando alguém a trata com carinho e respeito. Incentive a descrever a expressão do próprio rosto.

3️- Vivenciando o oposto: Simule uma situação negativa (como um amigo não querer brincar ou alguém dizer algo rude). Peça para a criança observar sua própria expressão no espelho e compartilhar como se sente.

4️- Transformando sentimentos: Agora, pergunte: "O que podemos fazer para mudar essa carinha triste para uma feliz?". Deixe que as crianças sugiram atitudes gentis que podem melhorar o dia de alguém.

5️- Finalização: Reforce a "Regra de Ouro" da empatia: "Devemos tratar os outros como gostaríamos de ser tratados."

 Dica extra:

  • Use fantoches ou personagens para criar pequenas histórias e pedir que as crianças ajudem a resolver as situações com empatia.
  • Deixe que as crianças desenhem suas próprias expressões faciais e montem um "Mural das Emoções".

5. O Abraço da Amizade

Objetivo:
Fortalecer os laços entre os colegas de classe, valorizando o respeito, a empatia e a amizade dos colegas.

 Material necessário:

  • Cartões com frases iniciadoras (opcional).
  • Música suave de fundo (opcional).

 Como aplicar:
1️- Roda do carinho: Reúna as crianças em círculo e explique a importância de dizer palavras gentis para os amigos. Diga que cada um terá a chance de elogiar ou dizer algo positivo sobre um colega.

2️- Elogio especial: Cada criança deve escolher um colega para elogiar, começando frases como:

  • "Eu gosto do (nome) porque ele(a)..."
  • "O (nome) é especial porque..."
  • "O que mais gosto no (nome) é..."

 Dica: Se necessário, use cartões com sugestões para ajudar as crianças que tiverem dificuldade em expressar um elogio.

3️- Momento do carinho: Após cada elogio, a dupla pode trocar um gesto de carinho, como um abraço, um toque de mãos ou um "high five" (cumprimento com as mãos).

4️- Corrente do bem: Para envolver toda a turma, peça que cada criança que recebe um elogio passe adiante para outro colega até que todos tenham sido reconhecidos.

5️- Fechamento especial: No final, proponha um "abraço coletivo" (ou outra demonstração de carinho, como um grande círculo de mãos dadas). Finalize reforçando que palavras gentis fazem o dia de alguém mais feliz.

Dicas extras:

  • Use uma "Caixinha da Amizade", onde as crianças podem deixar bilhetinhos gentis para os colegas durante a semana.
  • Ao longo do mês, faça um "Cartaz da Turma", onde cada criança pode colar um elogio recebido.

Atividade de Encerramento: "O Túnel do Amor e da Amizade"

Essa atividade é divertida, emocionante e cheia de carinho para fortalecer os laços de amizade e reforçar a importância do respeito entre as crianças.

 

Materiais:

Música animada e inspiradora (ex: "Amigos para Sempre" ou uma música infantil alegre)

Papel colorido e canetinhas

Balões ou bandeirinhas para enfeitar

 

O Túnel da Superação

Organize as crianças em duas filas, formando um túnel com os braços levantados e tocando as pontas das mãos.

Cada criança passará pelo túnel enquanto os colegas falam palavras bonitas e incentivadoras, como "Você é especial!", "Adoro brincar com você!", "Você é um bom amigo!"

A Mensagem do Coração

Antes da atividade, cada criança desenha e escreve (com ajuda do professor, se necessário) uma mensagem de carinho para um colega. Pode ser um elogio ou um agradecimento.

Após passar pelo túnel, cada criança recebe sua mensagem e pode trocar abraços ou um aperto de mão com o amigo que escreveu para ela.

O Grito da Amizade

No final, todos dão as mãos e gritam juntos uma frase escolhida pela turma, como:
"Somos amigos e cuidamos uns dos outros!" ou "Na nossa turma, bullying não tem vez!"

Avaliação do Projeto "Amigos Não Machucam"

A avaliação será realizada de forma contínua e lúdica, considerando a participação das crianças, a mudança de comportamento e a compreensão sobre o tema. A avaliação será feita por meio de observação, rodas de conversa e atividades interativas.

O professor observará se, ao longo do projeto, houve mudanças no comportamento das crianças, como:
✅ Maior respeito e gentileza entre os colegas.
Identificação de atitudes inadequadas e busca por ajuda.
✅ Demonstração de empatia e acolhimento.
Redução de comportamentos agressivos ou excludentes.

 Fontes de consultas

https://www.spsp.org.br/dia-nacional-de-combate-ao-bullying-e-a-violencia-na-escola/

https://lunetas.com.br/10-livros-para-ajudar-na-conversa-sobre-bullying-com-as-criancas/

https://www.gov.br/mec/pt-br/escola-em-tempo integral/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal.pdf

Plano de aula: como falar de bullying na escola de acordo com a BNCC


Tema: Bullying

Campo de experiências da BNCC:
O eu, o outro e o nós
Corpo, gestos e movimentos

Habilidade da Base Nacional Comum Curricular:
(EI03EO01) Demonstrar empatia pelos outros, percebendo que as pessoas têm diferentes sentimentos, necessidades e maneiras de pensar e agir.
(EI03CG02) Demonstrar controle e adequação do uso de seu corpo em brincadeiras e jogos, escuta e reconto de histórias, atividades artísticas, entre outras possibilidades.

Público Alvo:
Educação Infantil 4 e 5 anos. Também pode ser trabalho com Ensino Fundamental I (adaptar as atividades de acordo com a faixa etária).

Tempo estimado: 6 aulas

Objetivos específicos 
Reconhecer a prática do bullying como atitudes negativas que pode ferir as pessoas.
Demonstrar empatia pelos colegas de classe através de atitudes positivas.
Identificar as ações que podem caracterizar a prática do bullying. 


Como falar de bullying na escola?
Uma professora jogou uma maçã no chão e depois pediu que os alunos xingassem a maçã. Ela mostrou a maçã para os alunos e comparou com uma outra maçã que parecia ser igual, mas havia recebido elogios. Quando ela abriu as duas maças, seus alunos tiveram uma surpresa. Isso também acontece com quem ouve palavras feias. As vezes a pessoa que fala não percebe que feriu, mas quem foi ofendido fica ferido por dentro.

Quer saber como falar de bullying para crianças da educação infantil ou ensino fundamental? Quer saber o que é bullying? Está com dificuldades de conversar sobre preconceito na escola? Assista essa contação de história e mostre para seus alunos. É um ensinamento muito bacana sobre Bullying na escola de educação infantil ou ensino fundamental.

É uma ideia interessante para trabalhar o preconceito em sala de aula, afinal as vezes é difícil lidar com bullying na escola. Marina Bastos

A professora britânica Rosie Dutton encontrou uma criativa e bem eficaz maneira de se falar com as crianças sobre os efeitos do bullying
Ela só precisou de duas maçãs. Para saber mais sobre esta história

A dinâmica da maçã pode ser usada com a Educação Infantil e Ensino Fundamental

Incentivo Inicial:

Vídeo Vermelhinha ou Vermelhona - Como falar de Bullying na escola?


Após assistir ao vídeo faça perguntas para crianças sobre a história observando as duas atitudes que viram. Mostre a elas que as maças da história representam o coração das pessoas, e quando maltratamos alguém usando palavras que ofendem, o coração fica machucado e quando usamos palavras de elogio o coração fica feliz! Deixe que elas percebam que existem atitudes e palavras que entristecem os corações das pessoas e que as atitudes positivas alegram os corações das pessoas. O professor perguntará aos alunos o que são palavras de elogios e também perguntará o que não são. Pergunte, também, quais atitudes machucam os corações das pessoas.
Atividade 1

Dinâmica: Dizendo palavras de elogios

Objetivos: Facilitar o entrosamento, despertar a cordialidade, usar a prática do elogio, dizendo uma qualidade sobre o colega.
Material:  Fichas ou crachás com os nomes das crianças participantes e uma caixa para colocar os crachás
Tempo aproximado: 15 minutos
Como fazer:
Colocar todos os crachás em uma caixa;
As crianças se sentam na roda e a professora fica com um apito;
A caixa vai passando e quando ouvir o apito, o aluno abre a caixa e pega uma ficha/crachá e diz alguma qualidade do colega escolhido pelo nome para os outros adivinharem quem é.
(Adaptado) Para saber mais!

https://escoladossonhosclaudia.blogspot.com/
Atividade 2
Árvore do elogio 
O professor construirá uma árvore do elogio e colocará envelopes (um por aluno) pendurados nela . O professor fará sorteio do nome do aluno que começará a brincadeira tirando um envelope da árvore. O aluno lerá o elogio que está dentro dele, ( se forem alunos da educação infantil o professor poderá ler para eles). E o aluno dirá para quem ele indicará aquele elogio, assim o aluno que foi indicado deverá indicar outro colega até terminar a brincadeira. (Adaptado) Para saber mais! 
https://escoladossonhosclaudia.blogspot.com/



Atividade 3
Recebendo elogios 
Observação: Essa dinâmica é para ser trabalhada como os alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental

Objetivos:  Demonstrar sentimentos através de palavras de elogios.

Tempo aproximado: 15 minutos

Material uma folha, caneta hidrocor e um pedaço de fita crepe para cada participante

Como fazer: Cada criança cola uma folha nas costas com fita crepe e fica com uma caneta nas mãos ao som da música andam pelo espaço
Quando a música parar, escrever uma palavra de elogio/qualidade nas costas de um colega que estiver mais próximo. Depois de algumas vezes, o professor para a brincadeira e pede que os alunos retirem o papel das costas e leiam o que os colegas escreveram sobre ele. Faça um mural juntos com os alunos para compartilhar o trabalho com as outras turmas da escola. (Adaptado) Para saber mais!

https://escoladossonhosclaudia.blogspot.com/


Atividade 4
Música para cantar e dançar! Faça um musical com sua turma para apresentar a comunidade escolar. Música com ritmo dançante, fácil de aprender, as crianças vão amar! 

Música Cristina Mel - Bullying, Sai Pra Lá





Bullying, Sai Pra lá

Meu cabelo, meu nariz, minha orelha e barrigão

Apelidos que machucam eu não quero ouvir não
O meu pé, meu corpicho, minha boca ou dentão
Apelidos que machucam eu não quero ouvir não
Deus me ama
Eu me amo, bullying sai pra lá
Bullying sai pra lá!

O preconceito está nos olhos daquele que me vê
Respeito é bom e eu gosto vou avisando a você
Cada um tem seu jeitinho todo lindo de ser
Somos todos exclusivos feitos a imagem de Deus

Deus me ama
Eu me amo, bullying sai pra lá
Bullying sai pra lá!
Como amar ao próximo
Se eu não me amo

Eu me aceito como sou
Eu sou lindo do meu jeito
Eu sou lindo do meu jeito!

Deus me ama
Eu me amo, bullying sai pra lá
Bullying sai pra lá!

Materiais:
Vídeo Vídeo Vermelhinha ou Vermelhona - Como falar de Bullying na escola? Vídeo Bullying, Sai Pra lá.

Avaliação:
Observação e registro quanto à participação, interesse e realização das atividades durante a aula.

Fonte de consulta:
http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf
https://exame.abril.com.br/mundo/professora-da-licao-sobre-bullying-usando-duas-macas/
https://www.papodaprofessoradenise.com.br/7-dinamicas-rapidas-para-o-inicio-das-aulas/
https://www.vagalume.com.br/cristina-mel/bullying-sai-pra-la.html

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