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Língua Portuguesa - 1º Ano Fundamental Anos Iniciais
Práticas de Linguagem: Análise linguística/semiótica (Alfabetização)
Habilidades da Base Nacional Comum Curricular
(EF01LP05) Reconhecer o sistema de escrita alfabética como representação dos sons da fala.
(EF01LP07) Identificar fonemas e sua representação por letras.
Objeto do conhecimento
Construção do sistema alfabético.
Tema da aula
Letra E e seu som
Objetivos específicos
Reconhecer o som da letra E nas palavras apresentadas.
Identificar a letra E nas palavras apresentadas.
Grafar a letra E em atividades de escrita.
Apresentando a letra E
Orientações: apresente a letra e o seu som. Converse com as crianças mostrando que as letras têm sons. Discuta com as crianças sobre as palavras que tem o som da letra E. Peça as crianças que identifiquem este som nas palavras apresentadas. Faça com as crianças listas com as palavras que começam com letra E. Exemplo animais que começam com letra E. Música que tenha palavras com a letra E. Trava-línguas. Trabalhe com rimas. Mostre também palavras que tenham E no meio e no final da palavra. É importante que a criança faça a conexão do som da fala com a letra. Assista com as crianças o vídeo abaixo para começar o trabalho! Os sons das letras Para assistir no YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=pNQpOiSixrw
Nota
A importância da consciência fonológica para alfabetização
Especialistas afirmam que a habilidade mais importante para a alfabetização é o desenvolvimento da consciência fonológica, ou seja, a capacidade de reconhecer os sons individuais que compõem as palavras. Mais informações aqui!
Os três tipos de consciência fonológica
Consciência sintática: percepção de que a palavra é composta por sílaba. Consciência silábica: manipulação de sílabas na construção de novas palavras. Consciência fonêmica: percepção de que as sílabas são compostas de sons.
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Atividades para fazer todos os dias na alfabetização
Atividade 1
Apresente a letra E letra a partir do texto abaixo. É uma forma bem interessante de estar iniciando o estudo de uma letra. Deixe que as crianças descubram com letra se inicia caracol. O professor pode escrever a charada na lousa ou no cartaz e apresentar o texto para as crianças fazendo uma leitura inicial do texto e depois uma nova leitura destacando as palavras que tem a letra E inicial e também no meio delas. O professor com os alunos destacará as palavras que começam com a letra E aquelas que tem no seu interior também! Sempre trabalhando o som da letra. Após a leitura o professor dará a folhinha para que cada criança faça a atividade individualmente.
Atividade 2
Nesta tarefa o aluno reconhecerá a letra E inicial ligando a figura da letra
destacada. É uma atividade que exigirá do aluno o reconhecimento da letra e
também o som que está letra faz.
Atividade 3
Nesta atividade o aluno irá fazer a leitura da palavra com a ajuda da imagem além de grafar a letra E inicial de cada palavra.
Atividade 4
Atividade de leitura associando à imagem e fazendo a diferença das letras iniciais das palavras apresentadas na atividade.
Atividade 5
A atividade consiste em circular a palavra que tem o mesmo som inicial. Assim o professor estimulará a consciência fonológica no aluno, tão importante para o processo de alfabetização.
Atividade 6
Atividade de percepção do som inicial da letra. Nesta atividade a criança falará o nome das figuras em voz alta e em seguida circulará aquela que não pertence ao conjunto de cada objeto que tem a mesma letra.
Atividade 7
Antes das crianças iniciarem o Jogo da memória com a letra inicia E, trabalhe com essas palavras fazendo uma leitura inicial do som da letra E. Recomendação: recorte as cartas e cole o jogo no papel cartão e coloque papel contact para melhor manipulação e limpeza.
Materiais:
Folhas contendo as atividades, jogo quebra- cabeça D, vídeo, o sons das letras, tesoura para cortar.
Avaliação:
A avaliação acontecerá de forma contínua iniciada nas perguntas orais diagnosticadas no início da aula. Posteriormente, as realizações das atividades e interesse pelo tema da aula. Registro e reflexão sobre as atividades realizadas sobre o aprendizado da turma com a experiência vivenciada.
Língua Portuguesa - 1º Ano Fundamental Anos Iniciais
Práticas de Linguagem:Análise linguística/semiótica (Alfabetização)
Habilidades da Base Nacional Comum Curricular (EF01LP05) Reconhecer o sistema de escrita alfabética como representação dos sons da fala. (EF01LP07) Identificar fonemas e sua representação por letras.
Objeto do conhecimento Construção do sistema alfabético.
Tema da aula Letra D e seu som
Objetivos específicos Reconhecer o som da letra D nas palavras apresentadas. Identificar a letra D nas palavras apresentadas. Grafar a letra D em atividades de escrita.
Apresentando a letra D
Orientações: apresente a letra e o seu som. Converse com as crianças mostrando que as letras têm sons. Discuta com as crianças sobre as palavras que tem o som da letra D. Peça as crianças que identifiquem este som nas palavras apresentadas. Faça com as crianças listas com as palavras que começam com letra D. Exemplo animais que começam com letra D. Música que tenha palavras com a letra D, trava línguas Trabalhe com rimas. Mostre também palavras que tenham D no meio e no final da palavra. É importante que a criança faça a conexão do som da fala com a letra. Assista com as crianças o vídeo abaixo para começar o trabalho!
Os sons das letras
Nota
A importância da consciência fonológica para alfabetização
Especialistas afirmam que a habilidade mais importante para a alfabetização é o desenvolvimento da consciência fonológica, ou seja, a capacidade de reconhecer os sons individuais que compõem as palavras. Mais informações aqui!
Os três tipos de consciência fonológica
Consciência sintática: percepção de que a palavra é composta por sílaba. Consciência silábica: manipulação de sílabas na construção de novas palavras. Consciência fonêmica: percepção de que as sílabas são compostas de sons.
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Atividades para fazer todos os dias na alfabetização
Atividade 1
Apresente a letra D letra a partir do texto abaixo. É uma forma bem interessante de estar iniciando o estudo de uma letra. Deixe que as crianças descubram com letra se inicia caracol. O professor pode escrever a charada na lousa ou no cartaz e apresentar o texto para as crianças fazendo uma leitura inicial do texto e depois uma nova leitura destacando as palavras que tem a letra D inicial e também no meio delas. O professor com os alunos destacará as palavras que começam com a letra D e aquelas que tem no seu interior também! Sempre trabalhando o som da letra. Após a leitura o professor dará a folhinha para que cada criança faça a atividade individualmente.
Atividade 2
Nesta tarefa o aluno reconhecerá a letra D inicial ligando a figura a letra destacada. É uma atividade que exigirá do aluno o reconhecimento da letra e também o som que está letra faz.
Atividade 3
Nesta atividade o aluno irá fazer a leitura da palavra com a ajuda da imagem além de grafar a letra D inicial de cada palavra.
Atividade 4
Atividade de leitura associando à imagem e fazendo a diferença das letras iniciais das palavras apresentadas na atividade.
Atividade 5
A atividade consiste em circular a palavra que tem o mesmo som inicial. Assim o professor estimulará a consciência fonológica no aluno, tão importante para o processo de alfabetização.
Atividade 6
Atividade de percepção do som inicial da letra. Nesta atividade a criança falará o nome das figuras em voz alta e em seguida circulará aquela que não pertence ao conjunto de cada objeto que tem a mesma letra.
Atividade 7
Neste jogo, o aluno irá recortar as partes da letra contendo as figuras ou o professor já entregará o quebra- cabeça recortado para gerar mais suspense. Depois montará a letra lendo as palavras com a letra D e associando à imagem ao som da letra.
Materiais:
Folhas contendo as atividades, jogo quebra- cabeça D, vídeo os sons das letras, tesoura para cortar.
Avaliação:
A avaliação acontecerá de forma contínua iniciada nas perguntas orais diagnosticadas no início da aula. Posteriormente, as realizações das atividades e interesse pelo tema da aula. Registro e reflexão sobre as atividades realizadas sobre o aprendizado da turma com a experiência vivenciada.
Marcela é uma garota especial. Ela tem nove anos de idade e vai se apresentar como bailarina pela primeira vez. Está ansiosa, mas se sente segura, pois, mesmo sem enxergar, conseguiu desenvolver várias habilidades, como dançar, andar de bicicleta, nadar. Graças ao carinho e à atenção de todos, sente-se aceita e autoconfiante.
Orientações:
Reservar espaços para maior liberdade de movimentos. Separar os materiais que serão utilizados na aula com antecedência. Observar as capacidades e necessidades de cada criança. Fazer uma avaliação prévias dos conhecimentos da turma em relação aos conteúdos a serem aprendidos.
Observações: poderá ser utilizado neste trabalho outras histórias do interesse do professor. Bom trabalho!
Atividade 1
Antes de contar
Para essa atividade use uma história que as crianças, ainda não conheçam seu enredo. Se for usar o livro deixe que as crianças manipulem e formulem ideias sobre o livro através das ilustrações. Se for usar o vídeo deixe sem som para que as crianças façam suas considerações sobre a história só olhando suas imagens. Depois da exploração pergunte sobre o que elas acharam das ilustrações sobre o que essas imagens contam. Deixe que as crianças exponham suas ideias sobre a história.
Atividade 2
Comparando a história contada
Conte a história (leia a historia na integra, lembre- se que é uma atividade de leitura) deixe que as crianças acompanhem vendo as ilustrações da mesma. Ao terminar de contar, chame a atenção das crianças para história comparando com as suposições que foram feitas por elas antes da história ser contada. As crianças devem perceber que o texto conta a história que as ilustrações são composições que ajudam na narração, mas que não são os elementos principais.
Atividade 3
Jogo das perguntas e respostas
Explique as crianças que serão feitas perguntas sobre a história e que elas deverão responder sem falar uma única palavra, usando apenas gestos ou imitações. O professor poderá usar perguntas como: Qual o nome da história? Qual a idade de marcela? Qual é a fantasia de marcela? Qual a dança que marcela aprendeu? Por que macela é uma criança especial?
Recursos
História "A felicidade das borboletas"
Avaliação:
A avaliação acontecerá de forma contínua iniciada nas perguntas orais diagnosticadas no início da aula. Posteriormente, as realizações das atividades e interesse pelo tema da aula. Registro e reflexão sobre as atividades realizadas sobre o aprendizado da turma com a experiência vivenciada.
Reservar espaços para maior liberdade de movimentos. Separar os materiais que serão utilizados na aula com antecedência. Observar as capacidades e necessidades de cada criança. Fazer uma avaliação prévia dos conhecimentos da turma em relação aos conteúdos a serem aprendidos.
Tema da aula
Corpo e movimento
Campo de experiências
Corpo, gestos e movimentos
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento BNCC
(EI02CG03)
Explorar formas de
deslocamento no espaço
(pular, saltar, dançar),
combinando movimentos e
seguindo orientações.
Faixa etária: Crianças bem pequenas (1 ano
e 7 meses a 3 anos e 11 meses)
Objetivos da aula:
Saltar, pular e dançar seguindo orientações ao executar movimentos.
Explorar diferentes movimentos com o corpo.
Ouvir orientações e esperar a vez para executar o comando pedido.
Atividade 1
Atividade de experimentação
O professor poderá usar um apito, ou música, ou um tambor para chamar atenção para o movimento que será executado! Em roda e em pé, o professor explicará que os alunos deverão andar em sentido horário quando ouvir o som do apto e parar quando ouvir o som novamente. Fazer o movimento em sentido ante horário e parar quando ouvir o som novamente. Sempre usando o som como comando. Repetir o movimento sem parar. Ao som do apto fazer o movimento horário e quando ouvir o apto novamente mudar o sentido para o ante horário.
Atividade 2
Dance conforme a música
Colocar um pot-pourri (executar várias músicas em uma única faixa) de várias músicas escolhida pelo professor com batidas diferentes lentas, rápidas, de diferentes estilos. Num primeiro momento as crianças deveram dançar livremente de acordo com o ritmo da música. Em seguida, será explicado que o professor fará o movimento e todos terão que imitar. Depois disso, o professor chamará um aluno e pedir que ele faça o movimento e todos terão que imitar. E assim, poderá ser feito com cada criança.
Atividade 3
O mestre mandou
O professor começará como mestre. A criança que não errar nada se torna
o novo mestre.
Participantes devem seguir exatamente a ação que o "mestre"
mandar;
Só são válidos os comandos que começam com a frase "O mestre
mandou...";
Quem errar sai da brincadeira e fica sentado até a próxima partida.
"O mestre mandou.... Pular de um pé só!"
"O mestre mandou... Colocar a mão na cabeça!"
"O mestre mandou... Colocar
a mão no chão”
"O mestre mandou... Pular
com os dois pés?”
"O mestre mandou... imitar
macaco”
“O mestre mandou... Pular igual sapo.”
“O mestre mandou... Colocar um pé na frente do outro.”
Atividade 4
Saltar sobre os objetos
Objetos (objetos que não causem perigo) variados que tem em casa ou na sala de aula. Coloque duas fileiras de objetos com espaços entre si, para que a criança possa saltar entre um objeto e outro. Um competidor vai saltar em cada fileira, enquanto os outros esperam a sua vez. Ao comando do professor os competidores começam a saltar depois que responderem as perguntas do professor. Exemplo: a primeira letra do seu nome, a última letra, sua idade, etc. e outras perguntas que o professor venha elaborar de acordo com o conteúdo pretendido. Quem não conseguir responder sai da brincadeira e fica esperando outra rodada.
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Materiais:
Objetos diversos, música e apito.
Avaliação:
A avaliação acontecerá de forma contínua iniciada nas perguntas orais
diagnosticadas no início da aula. Posteriormente, as realizações das atividades
e interesse pelo tema da aula. Registro e reflexão sobre as atividades
realizadas sobre o aprendizado da turma com a experiência vivenciada.
Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento da BNCC
(EI02ET04) Identificar relações espaciais (dentro e fora, em cima, embaixo, acima, abaixo, entre e do lado) e temporais (antes, durante e depois).
(EI02ET08) Registrar com números a quantidade de crianças (meninas e meninos, presentes e ausentes) e a quantidade de objetos da mesma natureza (bonecas, bolas, livros etc.).
Objetivos da aula
Identificar relações espaciais dentro e fora.
Explorar diferentes situações observando as posições das pessoas e objetos.
Contar objetos associando o número a sua quantidade.
Faixas Etárias
Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses) adaptar as atividades de acordo com a faixa etária.
Tempo estimado: 3 aulas
Atividade 1
Dentro e fora utilizando objetos do dia a dia
Para esta atividade vai precisar de folha de papel pardo ou cartolina ou se tiver espaço giz para riscar no chão. E também objetos de uso do dia a dia. Para fazer em casa, poderá usar caixas de papelão. Para o primeiro material, o professor fará vários círculos coloridos ou numerados na cartolina. Este papel será colocado no chão e ao redor as crianças sentadas em circulo. Será colocado os objetos ao alcance das crianças. O professor iniciará a atividade dando o comando aos alunos, um por um irá colocar o objeto dentro do círculo de acordo do com o comando do professor. Por exemplo: coloque o livro dentro do circulo amarelo ou coloque o livro dentro circulo número 1. Quando todos os círculos estiverem preenchidos com os objetos, é hora de trabalhar a noção de fora. O professor pedira aos alunos um por um que retirem alguns objetos dos círculos, deixando outros. Desta forma o professor questionará aos alunos perguntando quais objetos que estão dentro dos círculos e quais estão fora?
Atividade 2
Dentro e fora utilizando o próprio corpo
Para essa atividade precisará de espaço maior: sala de aula, pátio, refeitório ou sala de estar se a atividade for feita em casa. Poderá ser usado bambolê, ou giz para riscar o chão. Para executar essa atividade usará o mesmo critério dos objetos, sendo que os alunos quem entrarão nos círculos. Organização: metade dos alunos entrarão nos círculos ao comando do professor. E a outra metade ficarão de fora. O professor iniciará pedindo que os alunos troquem de lugar com quem está de fora, sempre usando o termo dentro e fora.
Atividade 3
Trabalhando quantidades e noções dentro e fora
Utilizando caixa de papelão grande e peças de vestuário. Para essa atividade serão separadas peças de vestuário da mesma espécie em quantidades diferentes ou de outros objetos que tenha em quantidade suficiente para a atividade. Exemplo: dois casacos, 3 pares de sapatos, três camisetas, 4 pares de meias e outros. O professor colocará a caixa no centro vazia e pedirá aos alunos que um por um, seguindo a orientações, comecem a colocar as peças na caixa. Por exemplo coloque um par de meias dentro da caixa, Coloque 2 casacos dentro da caixa, etc. Deixe, também, algumas peças fora da caixa. Em seguida, questione aos alunos sobre a quantidade de peças que estão fora da caixa as que estão dentro da caixa.
Recursos: objetos usados no dia a dia, cartolina ou papel pardo, caixa de papelão, peças de vestuários.
Avaliação:
A avaliação acontecerá de forma contínua iniciada nas perguntas orais diagnosticadas no início da aula. Posteriormente, as realizações das atividades e interesse pelo tema da aula. Registro e reflexão sobre as atividades realizadas sobre o aprendizado da turma com a experiência vivenciada.
Campo de Experiências da BNCC Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações
Habilidade da Base Nacional Comum Curricular (EI03ET01) Estabelecer relações de comparação entre objetos, observando suas propriedades. DAD:Explorar Objetivos de Aprendizagem: Distinguir elementos do meio físico, estabelecendo relações entre eles e observando suas propriedades. Discriminar estímulos visuais e táteis a partir de exploração do meio físico e seus elementos.
Educação Infantil - Pré escolar idade 4 e 5 anos
Tempo estimado: 4 aulas
Atividade 1
Coleta de materiais para estudos e análises
A coleta de materiais pode ser feita pelos alunos junto com o professor se tiver um local adequado e que não ofereça risco para as crianças: como um parque, uma praça, ou mesmo no entorno da escola. Outra opção e pedir aos pais para que cada aluno possa trazer objetos como: areia, pedras pequenas, argila, pó de madeira, gravetos, flores, folhas etc. A coleta dos objetos devem ser organizada em recipientes de acordo com suas características.
Atividade 2 Catalogando e separando em grupos
Fazer uma exposição dos materiais na sala, o professor solicitará o auxílio das crianças para catalogar esses materiais. Poderá ser divido em grupos dos seres vivos ( folhas, plantas, gravetos, flores, sementes, etc.) e não vivos (areia, pedra, argila, etc.). O professor deve oferecer o contato e manuseio deste material para que a criança tenha a oportunidade de explorar de forma tátil, observando as texturas, formatos e diferenças entre os materiais.
Atividade 3
Construindo com o material coletado
O professor incentivará seus alunos a usarem os recursos coletados por eles na natureza para criar belos trabalhos. As crianças vão adorar compor desenhos com vegetação e também com outros materiais coletados.
Atividade 4
Carimbo de folhas
O carimbo com folhas que encontramos na natureza podem se transformar em uma atividade divertida e lúdica. A criança vai exercitar sua criatividade a partir da pintura da folha que será carimbada no papel e que podem virar fantásticas pinturas para ser compartilhadas e expostas no mural sala.
Vídeo Como Fazer um Carimbo de Folhas | Atividades Manuais para Crianças
Materiais:
Materiais coletados na natureza: areia, pedras pequenas, argila, pó de madeira, gravetos, flores, folhas, sementes, tinta guache, folha branca.
Avaliação:
Observação e registro quanto à participação, interesse
e realização das atividades durante a aula.
Fonte de consulta
Livro a Nova Pré - Escola
Observação: Direitos de Aprendizagem e Desenvolvimento (DAD) Explorar movimentos, gestos, sons, formas, texturas, cores, palavras, emoções, transformações, relacionamentos, histórias, objetos, elementos da natureza, na escola e fora dela, ampliando seus saberes sobre a cultura, em suas diversas modalidades: as artes, a escrita, a ciência e a tecnologia.
(EI02CG02)
Deslocar seu corpo no espaço,
orientando-se por noções
como em frente, atrás, no alto,
embaixo, dentro, fora etc., ao
se envolver em brincadeiras
e atividades de diferentes
naturezas.
Objetivos específicos
Nomear as partes do corpo, orientados pelos movimentos corporais.
Fazer movimentos com os membros do corpo para frente e para atrás, para cima e para baixo.
Explorar os movimentos do corpo de forma tátil.
Faixa etária:
Crianças bem pequenas (1 ano
e 7 meses a 3 anos e 11 meses) Adaptar para as atividades para cada idade.
Orientações: Reservar espaços para maior liberdade de movimentos. Observar as capacidades e necessidades de cada criança. Separar os materiais que serão utilizados na aula com antecedência. Fazer uma avaliação prévias dos conhecimentos da turma em relação aos conteúdos a serem aprendidos.
Atividade 1
Contar a história Juju e as partes do corpo musicalizando os versos e indicando cada parte do corpo. Orientar os movimentos e a exploração tátil do corpo.
Video educativo contendo a história
👇
Atividade 2
Brincadeira do espelho
O professor explicará que as crianças deverão imitar seus movimentos (como se fossem espelhos). O professor fará os movimentos verbalizando. Primeiro movimento corpo reto, pés juntos, braços para baixo. Segundo movimento colocar um dos pés para frente ( crianças maiores trabalhar direita e esquerda) colocar um dos pés para frente. Terceiro movimento colocar uma das mãos para frente ( crianças maiores trabalhar direita e esquerda). Voltando ao ponto inicial e fazer o mesmo movimento com os outros membros. Repetir os movimentos colocando para atrás. Ande dois passos para frente, dois passos para trás, dois passos para o lado e dois passos para o outro lado ( com os maiores trabalhar direita e esquerda).
Atividade 3
Mostre no colega as partes do corpo
Em pares, as crianças ficarão de frente uma para outra. O professor vai dizer para os pares que fiquem de costas e em seguida, fiquem de frente para seu par. Agora aponte no seu par as partes do corpo que o professor irá dizer: cabeça, pernas, braços, mãos, pés, etc. Oriente aos alunos para fazerem um de cada vez e depois trocar o que estava apontado irá ficar imóvel e outro irá apontar.
Atividade 4
Boneco articulado
Em pares os alunos irão imitar os movimentos do professor. O professor chamará um aluno e fará os movimentos para que as duplas possam imitar. Um dos pares ficará imóvel enquanto o outro irá articular o colega obedecendo aos comandos. Cabeça para o lado, levante um dos braços, coloque um dos pés para frente e o outro para trás. Agora coloque a mão na orelha, nos olhos, na cabeça, joelhos, etc. e vai trocando os movimentos.
Materiais: A história Juju e as partes do corpo.
Avaliação:
A avaliação acontecerá de forma contínua iniciada nas perguntas orais
diagnosticadas no início da aula. Posteriormente, as realizações das atividades
e interesse pelo tema da aula. Registro e reflexão sobre as atividades
realizadas sobre o aprendizado da turma com a experiência vivenciada.