Indicações de livros com jogos e atividades para trabalhar com a educação infantil e alfabetização


Olá, meu nome é Cláudia Corrêa, sou professora e o meu trabalho é formar novos professores. Sou formada em Pedagogia, já atuei no magistério do Ensino Fundamental nos anos iniciais. Atualmente trabalho no curso de formação de professores no Ensino Médio Modalidade Normal. Há mais de 11 anos, o Blog Profissão Professor contribui com o trabalho dos professores de todo o Brasil. Conheça os nossos planos de aulas para a educação infantil e alfabetização navegando por nosso site! 

Professora Cláudia Corrêa, administradora do Blog Profissão Professor 

Selecionei alguns títulos de livros bastantes úteis para a prática do professor que contém muitas atividades práticas que tornarão suas aulas mais atrativas e dinâmicas. Eu fiz uma lista desses livros que me inspiro para planejar minhas aulas.

Para mais informações sobre os livros clique nos links!

Este livro, Brincadeiras para sala de aula traz muitas propostas bem interessantes de brincadeiras criativas, compartilha com os professores, pais e interessados conhecimentos da importância das brincadeiras para o desenvolvimento humano, tanto nas esferas emocional, cognitiva, quanto na social e física.  A autora do livro: Angela Cristina Munhoz Maluf  Para saber mais ou adquirir 👉Brincadeiras para a sala de aula

A arte de brincar é um livro que reúne mais de 200 brincadeiras tradicionais, são brincadeiras que estão no imaginário nossos os pais e avós que eram praticadas na rua, na praça e sem muitos recursos. Hoje em dia, essas brincadeiras já não ocupam os pensamentos das crianças que dão lugar a televisão, o computador, os videogames e pode prejudicar o desenvolvimento da criança por ficar muitas horas envolvidas com atividades que proporcionam pouco ou nenhum movimento. Este livro torna-se uma contribuição para uma infância mais saudável e criativa. Atora Adriana Friedmann 👉A Arte de Brincar

Brincar com elementos rítmicos permite à criança desenvolver experiências perceptivas motoras que desenvolvem o seu conhecimento global da expressão corporal. Este livro, Jogos de ritmos apresenta 75 Jogos de ritmo e oferecerem ao professor atividades para uma educação rítmica orientada e prática que permite a aquisição fácil por parte da criança do sentindo do tempo, da velocidade, do espaço e da duração do movimento. Autoras Jordina Ros e Sonia Alins 👉Jogos de Ritmo

O grande livro dos jogos é um livro reúne 250 atividades de jogos, selecionados de acordo com o nível de dificuldade, os recursos que serão utilizados e o modo como podem ser realizados. O conteúdo desta livro é dividido em três grandes blocos, para facilitar a escolha do jogo mais adequado às condições do ambiente: Jogos de raciocínio, Jogos para ambientes fechados e Jogos para ambientes abertos. Autor Josep Maria Allué 👉O grande livro dos jogos  

Jogos para educação infantil é livro que  propõe atividades lúdicas, criativas, prazerosas, livres e espontâneas que visa dá suporte aos professores numa metodologia eficaz para o desenvolvimento infantil  com  objetivos bem definidos para cada faixa etária da educação infantil. O livro traz uma seleção de jogos em formato de fichas, distribuídos em várias seções: hábitos; noções espaciais e psicomotricidade; o corpo humano; propriedades dos objetos; ciências naturais e expressão artística, para que as crianças de 3 a 5 anos possam usufruir, conhecer e expressar seu mundo através do jogo. Autores  Sofiá Kloppe (Autor), Jorge Batllori Aguilá (Autor) 👉Jogos para a educação infantil  

O livro 90 ideias de jogos e atividades para sala de aula é um livro que mostra as várias possibilidades que podem ser exploradas em um contexto grupal. Está obra pode ser de grande ajuda na preparação de atividades para a sala de aula. Esse livro presenta várias sugestões de atividades que possibilita a ludicidade e o desafio nas tarefas de sala de aula. 👉90 ideias de jogos e atividades para a sala de aula

O livro Jogos de expressão corporal trabalhar a expressão corporal usando atividades que possibilita ao individuo o conhecimento do próprio corpo, além de desenvolver a coordenação de movimentos. A criança pode aprender a se comunicar e a expressar-se através da linguagem corporal dando uma nova dimensão às suas capacidades corporais. Estes 75 Jogos de expressão corporal permitem aprofundar a descoberta do funcionamento do corpo criando um mundo de possibilidades. Autoras Jordina Ros e Sonia Alin 👉Jogos de Expressão Corporal

O livro Dificuldades específicas de aprendizagem traz informações diretas, acessíveis e práticas para reconhecer e entender quais são os sintomas relacionados às dificuldades de aprendizagem mais comuns: dislexia, discalculia, disgrafia, dispraxia, Tdah, ASD, TOC, juntamente com estratégias e diretrizes de ação relacionadas especificamente a esses alunos. A autora descreve de uma forma muito precisa uma visão das fraquezas e pontos fortes associados a cada uma dessas dificuldades, mostrando o que pode ser feito pelo professor para que ele consiga um pleno desenvolvimento de seus alunos. Autora  Diana Hudson 👉Dificuldades Específicas de Aprendizagem

Neste livro Jogos para a estimulação das múltiplas inteligências Celso Antunes propõe mais de trezentos e trinta jogos ou propostas de estímulos para trabalharmos as inteligências lingüística, lógico-matemática, espacial, musical, cinestésico-corporal, naturalista, pictórica e as inteligências pessoais. É uma obra destinada a professores, estudantes de magistério e pedagogia, psicólogos, psicopedagogos, diretores, orientadores educacionais, pais e profissionais de RH. 👉Jogos para estimulação das múltiplas inteligências

Os cinco sentidos – visão, audição, olfato, paladar e tato – transformados na prosa poética de Bartolomeu Campos de Queirós instigam o leitor a compreender e a refletir sobre o caráter expressivo, sensível e criativo da linguagem nas suas diferentes formas.
Por meio dos sentidos produzimos linguagem. Por meio dela o homem dialoga consigo mesmo, com os outros e com o mundo a sua volta.
A linguagem, seja verbal ou não verbal, está presente em todas as atividades humanas; saber usá-la com sensibilidade é um desafio da sociedade contemporânea.
Por meio dos sentidos suspeitamos o mundo. (…) Com os olhos nós olhamos a vida.
Olhamos as águas rolando entre pedras, peixes, algas. (…) Com os ouvidos nós escutamos o silêncio do mundo. (…) Com o nariz sentimos os cheiros do mundo. (…) Com a boca sentimos o sabor das coisas… (…) Quando alguém especial nos olha nós nos sentimos tocados. (…) Em cada sentido moram outros sentidos. Veja mais sobre o livro👉 Os cinco sentidos

 👉Compartilho sempre dicas de livros no Meu Instagram. Para mais informações acesse o meu Instagram https://www.instagram.com/blogprofissaoprofessor/


Plano de aula brincando com rimas de acordo com a BNCC educação infantil


Campo de experiências da BNCC
Escuta, fala, pensamento e imaginação


Habilidades da Base Nacional Comum Curricular

(EI03EF02) Inventar brincadeiras cantadas, poemas e canções, criando rimas, aliterações e ritmos.
(EI03EF01) Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita( escrita espontânea), de fotos, desenhos e outras formas de expressão.
Faixa etária  Educação Infantil 4 a 5 anos e 11 meses (adaptar as atividades para cada faixa)

Tempo estimado: 6 aulas

Objetivos de Aprendizagem:
Criar rimas cantadas a partir de modelos.
Produzir texto oral e escrito com ajuda do professor.
Escrever listas de palavras usando a escrita espontânea

Rima
A rima é a repetição de sons semelhantes no final das palavras proporcionando sonoridade, ritmo e musicalidade. As crianças pequenas gostam muito de brincadeiras e músicas que rimam! Muitas vezes, as rimas são engraçadas e se tornam um convite para a imaginação das crianças e criação de novas combinações.
Outra brincadeira que chama a atenção das crianças para a sonoridade das palavras é a aliteração. Ela consiste na repetição consecutiva de sons idênticos ou parecidos numa mesma frase. Um exemplo comum do uso da aliteração são os “trava-línguas”. Para saber mais sobre o assunto “Um prato de trigo para três tigres tristes.” “O rato roeu a roupa do rei de Roma.”

Atividade 1 
Faça leitura do poema usando recursos de imagens representando cada animal. Para o primeiro verso o professor pode utilizar por exemplo a figura do telhado e a do gato. O professor pergunta: Quem está no telhado? E as crianças respondem olhando a figura  do  gato. E assim o professor fará com todo o poema.

A casa dos bichos.
Quem está no telhado  
Um gato assanhado 
Quem está na janela?
Uma pata amarela. 
Quem está na varanda?
Um urso panda.
Quem está na porta?
O burro da horta.
Quem está no jardim?
Um lindo pinguim.
Quem está no poço?
Um cão com Um osso.
Quem está no portão?
Um bicho que fala chamado João.

Atividade 2
Brincadeira da rima
A brincadeira da Rima consiste em cantar uma palavra e dessa palavra as crianças vão completando a música uma palavra que rima com aquela que foi dita. E é uma brincadeira gostosa de se fazer e muito criativa. Por exemplo: o que rima com cão. Quando o professor cantar a palavra cada crianças irá dizer uma palavra que rima com aquela. Quem não conseguir dizer a palavra vai saindo da brincadeira.
Brincadeira da rima - Musicalização
https://www.youtube.com/watch?v=5yGfg2VXQQs
Atividade 3
Jogo das rimas
Palavras que rimam são palavras que apresentam uma repetição de sons iguais ou parecidos. Apresente as crianças várias imagens que representam palavras que rimam entre si. Exemplo: Pato rima com gato, camelo rima com cabelo, bola rima com sacola, porta rima com torta. Comece o jogo das rimas mostrando duas imagens de palavras que rimam. Desafie as crianças a criarem oralmente frases que encaixe as duas palavras que rimam em mesma frase. O professor pode começar dizendo a primeira frase. Exemplo: Beto colocou a bola na sacola. A torta foi jogada na porta. O camelo comeu o cabelo. Assim o professor estimulará seus alunos a criarem sonoridade, ritmo e musicalidade.

Atividade 4
Criando poemas a partir de modelos
Professor poderá utilizar como exemplo o poema "A casa dos bichos". Irá propor as crianças que também construa o poema da turma de forma coletiva. A proposta será substituir assim os animais por brinquedos como: bola, pião, pipa, patinete, etc. As crianças irão fazer junto com o professor usando a escrita espontânea a lista dos brinquedos que serão utilizados no processo de criação. Devem ser objetos de uso do cotidiano das crianças. A construção será de formar oral tendo o professor como escriba.
Materiais:
Papel colorido na cor azul, folha branca, lápis de cor e lápis preto, vídeo, folha de exercícios. 
Avaliação 
Observação e registro quanto à  participação, interesse e realização das atividades durante a aula.
Referências:
https://www.marciabaima.com.br/single-post/2017/05/04/AS-BRINCADEIRAS-COM-RIMAS-E-ALITERA%C3%87%C3%95ES-NA-EDUCA%C3%87%C3%83O-INFANTIL-E-SUA-IMPORT%C3%82NCIA-PARA-A-ALFABETIZA%C3%87%C3%83O

Plano de aula cantigas folclóricas populares para alfabetização



Língua Portuguesa/ 1º Ano / Práticas de Linguagem / Leitura e Escrita 

Tema da aula 
Atividades com a cantiga popular "A Canoa Virou"

Habilidades da BNCC
(EF01LP02) Escrever, espontaneamente ou por ditado, palavras e frases de forma alfabética – usando letras/grafemas que representem fonemas.

(EF12LP03) Copiar textos breves, mantendo suas características e voltando para o texto sempre que tiver dúvidas sobre sua distribuição gráfica, espaçamento entre as palavras, escrita das palavras e pontuação.

(EF01LP16) Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, quadras, quadrinhas, parlendas, trava línguas, dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto e relacionando sua forma de organização à sua finalidade.

Objetos de conhecimento 
Compreensão em leitura
Correspondência fonema-grafema
Construção do sistema alfabético/ Estabelecimento de relações anafóricas na referenciação e construção da coesão  

Objetivos específicos:
Cantar, ler e  interpretar a letra da música.
Produzir listas de palavras usando letras/grafemas que representem fonemas.
Copiar textos observando sobre distribuição gráfica, espaçamento entre as palavras, escrita das palavras e pontuação.  

Tempo de estimado: 4 aulas 




A Canoa Virou  - vídeo da música 
https://www.youtube.com/watch?time_continue=7&v=MjltZ2okiJk

Atividade 1 
Cantar, ler e interpretar a parlenda "A canoa virou" 
Proponha as crianças que cantem a música acompanhando com a leitura da letra em mãos. Após cantarem a música diversas vezes, substituindo o nome de Maria pelos nomes dos alunos, faça perguntas sobre o que eles compreenderam. O que acontece na música? Que fato a música conta? A  onde acontece o fato? Pergunte se sabem como é o mar e já viram as espécies marinhas que vivem lá. Fale para nomearem os animais marinhos. O professor pode mostrar figuras de animais marinhos e escrever seus nomes no quadro para que os alunos se familiarizem com os nomes desses animais. 


Atividade 2 
Reescrita da música 
Nesta atividade os alunos rescreverão a parlenda substituindo as figuras pelos nomes, mantendo as características do texto e voltando para o texto sempre que tiver dúvidas sobre sua distribuição gráfica, espaçamento entre as palavras, escrita das palavras e pontuação.  


Atividade 3 
Trabalhando com lista nomes
Cante a parlenda trocando o nome de Maria pelo os nomes dos colegas. Peça os alunos que façam uma lista escrevendo os nomes de seus colegas.  Depois os alunos faram orientados pelo professor um cartaz coletivo com a música ilustrando com o desenho do fundo do mar e escreveram seus nomes no cartaz.   

Atividade 4 
Ditado visual 
Nesta atividade os alunos escreverão os nomes dos animais marinhos que aparecem na imagem. Em seguida escolheram o animal marinho que mais gostou e reescreverão a parte da música "Se eu fosse um peixinho e  soubesse nadar. Eu tirava Maria do fundo do mar"  substituindo nome peixinho pelo animal marinho preferido! 





Avaliação:
A avaliação acontecerá de forma contínua iniciada nas perguntas orais diagnosticadas no início da aula. Posteriormente,  as realizações das atividades e  interesse pelo tema da aula. Registro e  reflexão sobre as atividade realizadas sobre o aprendizado da turma com a experiência vivenciada.

Recursos:
Letra da música A canos virou, Vídeo da música, cartolina, figuras de animais marinhos, folhas com as atividade. 

Fontes de consulta 
http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf

Plano de aula criar e contar histórias com objetos e acessórios educação infantil BNCC



Campo de Experiências
Escuta, fala, pensamento e imaginação

Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento da BNCC
(EI02EF06) Criar e contar histórias oralmente, com base em imagens ou temas sugeridos. 
(EI02EF09) Manusear diferentes instrumentos e suportes de escrita para desenhar, traçar letras e outros sinais gráficos.

Objetivos da aula
Criar histórias oralmente dando vida aos personagens inventados!  
Contar histórias usando objetos do cotidiano.
Desenhar e traçar letras, e outros sinais gráficos a partir dos personagens inventados. 
Explorar diferentes materiais para desenhar, grafar letras e outros sinais gráficos! 

Faixas etárias 
Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses) (adaptar as atividades para cada faixa etária) 

Tema da aula: Contar história usando objetos do cotidiano.

Orientações
Separar os materiais que serão utilizados na aula com antecedência. Observar as capacidades e necessidades de cada criança. Fazer uma avaliação prévia dos conhecimentos da turma em relação aos conteúdos a serem aprendidos. A proposta desse plano de trabalho é proporcionar  momentos de contato e exploração dos suportes para escrever e desenhar de forma atrativa e contextualizada.  

Organização 
Para essa atividade o professor poderá utilizar diferentes objetos como brinquedos, frutas, legumes etc. de acordo com os temas que foram trabalhados, por exemplo, em outro momento ou que já foram trabalhados com a turma como: alimentação, meios de transportes e outros! 


Atividade 1 
Dando vidas aos objetos na criação de histórias 
O professor poderá sugerir para a turma inventar pequenas histórias usando elementos fantásticos. Os alunos vão dar vida aos objetos. Exemplo: era uma vez uma batata falante! Era uma vez um abacaxi que era rei! O professor iniciará a história pegando um objeto e aquele objeto ganhará vida na historia dos alunos. Deixe que todos os alunos participem da criação da história. Poderá inserir novos objetos na narrativa tornando-a mais emocionante! O professor poderá gravar o áudio das histórias e depois reproduzi-las. 


Atividade 2 
Reproduzindo a história gravada na forma escrita 
Na roda de conversa será explicado para as crianças que as histórias criadas por elas podem ser registradas também na forma escrita e que mesmo depois de muito tempo poderá ser lembrada através do registro escrito. O professor reproduzirá a história na lousa ou em cartaz. Escreva os nomes dos objetos que foram usados como personagens em destaque. Se possível desenhe esses objetos. Depois da história escrita, o professor lerá a história e em seguida perguntará se o que foi escrito se parece com aquela que foi narrada por elas. Sempre mostrando a posição da leitura da esquerda para direita. Poderá ser usado uma régua para apontar as palavras em destaque (os nomes dos personagens). 



Atividade 3 
Ensaiar a escrita
Ainda usando os objetos escolhidos pelo professor, a turma irá desenhar e traçar letras e outros sinais gráficos que representem os personagens das histórias inventadas! Proponha a turma que desenhe os personagens dando a eles características humanas como olhos, bocas e etc. Quando todos os desenhos estiverem prontos, peça aos alunos que escrevam os nomes desses personagens. É lógico que as crianças dessa faixa etária, ainda, não conhecem o processo da escrita. Mas o professor irá proporcionar as crianças a oportunidade de ensaiarem uma forma de grafar letras conhecidas, rabiscos e outros sinais gráficos sem ter a obrigação de escrever de maneira correta! 




Recursos
Objetos diversos, lápis de cor, telefone para gravar o áudio. 

Avaliação:
A avaliação acontecerá de forma contínua iniciada nas perguntas orais diagnosticadas no início da aula. Posteriormente, as realizações das atividades e interesse pelo tema da aula. Registro e reflexão sobre as atividades realizadas sobre o aprendizado da turma com a experiência vivenciada.

Fonte de consulta:
http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf

Plano de aula brincando com parlendas alfabetização BNCC




Língua Portuguesa / 1º Ano/ Ensino Fundamental

Práticas de Linguagem: Escrita compartilhada e autônoma; Oralidade

Habilidade da Base Nacional Comum Curricular BNCC

(EF01LP18) Registrar, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, cantigas, quadras, quadrinhas, parlendas, trava línguas, dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/finalidade do texto.

Objetos de conhecimento: Escrita compartilhada

Tema da aula: Parlendas

Objetivos específicos 
Identificar e reconhecer o gênero textual Parlendas
Identificar palavras no texto;
Diferenciar itens que estão presentes no texto dos que não estão;
Interpretar parlendas;
Escrever coletivamente sobre o tema da aula.

Tempo estimado: 5 aulas

Orientações
Tanto para as aulas presenciais quanto as remotas é necessário se organizar acerca do material a ser utilizado. É importante considerar nas aulas presenciais a nova realidade que nos cerca, por isso é essencial organizar os materiais e o espaço das atividades. Para as aulas remotas é importante a antecedência no envio de material e o bom diálogo com os responsáveis.

Atividade 1

O que são Parlendas?
Inicie a aula perguntando se os alunos sabem o que são parlendas. A partir das respostas acrescente ou reafirme informações. Ressalte que as parlendas são versos repetitivos e ritmados, geralmente curtos e com rimas. São criações anônimas de conhecimento popular que fazem parte do folclore brasileiro e passam de geração para geração. Após essa conversa, convide os alunos para ler a parlenda abaixo e fazer o que se pede nessa atividade. Você pode fazer a leitura com eles, pedindo para bater palmas quando são falados os números na parlenda. Pode também alternar a leitura, aonde metade da turma lê “Um, dois” e a outra “feijão com arroz”.


Atividade 2

Antes dessa brincadeira, o professor pode distribuir uma ou duas parlendas para cada aluno para que leve para casa (dever de casa) e o aluno fará a leitura da parlenda em casa pedindo a ajuda de um familiar para auxilia-lo nesta tarefa, caso o aluno apresente dificuldades na leitura. No dia combinado os alunos vão apresentar suas leituras para os colegas. O professor poderá estimular os alunos a fazerem perguntas sobre a parlenda que foi lida. Depois desse trabalho o professor já apresenta o jogo para a turma.

Bate Parlenda

Imprima o jogo de cartas abaixo e cole em papel cartão para ficar firme. Proteja com papel contact transparente, esse processo aumentará a durabilidade do jogo e facilitará a limpeza com álcool. Nessa atividade cada aluno deve escolher uma carta do baralho e tentar bate-la na mesa até ela virar. Quando conseguir virar o aluno deve ler em voz alta a parlenda da carta que tirou.

Bônus 
Esse jogo se impresso duplicado pode virar um jogo da memória muito divertido!


https://escoladossonhosclaudia.blogspot.com/

https://escoladossonhosclaudia.blogspot.com/

Atividade 3
Parlenda Mix
Em duplas ou trios, os alunos devem misturar as parlendas que cada um tirou no jogo Bate Parlenda e criar uma nova parlenda. Na parte inferior da folha irão ilustrar suas criações.

https://escoladossonhosclaudia.blogspot.com/


Atividade 4
Craques em Parlendas
As duplas ou trios irão ler suas novas parlendas para todos e os colegas devem dizer quais as parlendas foram juntadas no mix.

https://escoladossonhosclaudia.blogspot.com/

 


 Recursos: Folhas de exercícios, papel cartão, papel contact.


Avaliação:
A avaliação acontecerá durante a realização das atividades e interesse pelo tema da aula. Os registros feitos nas atividades são importante ferramenta para avaliação.

Fonte de consulta:
http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf

Plano de aula Tipos de moradia e reconto de histórias de acordo com a BNCC



Habilidade da Base Nacional Comum Curricular

Geografia / 1º Ano 
(EF01GE01) Descrever características observadas de seus lugares de vivência (moradia, escola etc.) e identificar semelhanças e diferenças entre esses lugares

Língua Portuguesa/ 1º Ano 
(EF12LP05) Planejar e produzir, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, (re)contagens de histórias, poemas e outros textos versificados (letras de canção, quadrinhas, cordel), poemas visuais, tiras e histórias em quadrinhos, dentre outros gêneros do campo artístico-literário, considerando a situação comunicativa e a finalidade do texto

Plano de aula - Tipos de moradias e reconto de histórias 

Objetivos específicos 
Identificar os diferentes tipos de moradias e descrever as características e semelhanças existente entre elas.
Ouvir atentamente a história dos três Porquinhos fazendo a Interpretação oralmente da mesma. 
Reproduzir a história contada através da escrita e dramatização.   

Tempo estimado:
 6 aulas

Componente curricular  
Geografia-  Os tipos de moradia 
Língua Portuguesa - Escrita compartilhada

 Incentivo inicial:
Sistematizando: O professor apresentará os tipos de moradia através do vídeo abaixo.



Atividade 1
Praticando
O professor poderá recortar as moradias abaixo colar em um papel cartão e em seguida colar atras palitos de churrasco. O professor conversará com a turma sobre os tipos de moradia e enquanto fala, irá mostrar as figuras da moradias. Em seguida o professor chamará os alunos um de cada vez para também comentar sobre as moradias que mais gostaram. Praticando... O professor poderá aplicar a atividade abaixo para maior fixação sobre o aprendido!



Atividade 2

Produzindo:
Dobradura da casinha
O professor apresentará a turma a dobradura da casinha. O professor estimulará a turma a fazer a dobradura também! Junto com os alunos o professor fará a dobradura da casinha e cada aluno vai personalizar a sua dobradura para ficar parecida com a sua casa.
Resultado de imagem para dobradura da casa

Atividade 3

O professor contará a história dos Três Porquinhos apresentando as casinhas dos porquinhos! O professor fará as três casinhas que aparecem na historia a de tijolos, a de palha e a de madeira.

 
Resultado de imagem para história dos tres porquinhos 

Os Três Porquinhos
ERA UMA VEZ três porquinhos que viviam na floresta com a sua mãe. Um dia, como já estavam muito crescidos, decidiram ir viver cada um em sua casa. A mãe concordou, mas avisou-os:
- Tenham muito cuidado, pois na floresta também vive o lobo mau, e eu não vou estar lá para vos proteger…
- Sim amanhã! – Responderam os três ao mesmo tempo.
Os porquinhos procuraram um bom lugar para construir as suas casas e, assim que o encontraram, cada um começou a fazer a sua própria casa.
O porquinho mais novo, que só pensava em brincar, fez a sua casa muito rapidamente, usando palha. O porquinho do meio, ansioso por ir brincar com o mais novo, juntou uns paus e depressa construiu uma casa de madeira. O porquinho mais velho, que era o mais ajuizado, lembrou-se do que a sua mãe lhe tinha dito, e disse:
- Vou construir a minha casa de tijolos. Assim terei uma casa muito resistente para me proteger do lobo mau.
É claro que foi o que demorou mais tempo a construir a casa mas, no fim, estava muito orgulhoso dela, e só aí se juntou aos seus irmãos para brincar.
Um dia andavam os três porquinhos a saltar, muito divertidos, quando aparece o lobo mau:
- Olá! Vejo três deliciosos porquinhos à minha frente.
Ao verem o lobo mau, fugiram, cada um para a sua casa.
O lobo, que estava cheio de fome, chegou ao pé da casa do porquinho mais novo, e disse:
- Cheira-me a porquinho! Sai daí que eu vou-te comer! Se não saíres, deito a tua casa de palha abaixo…
E vendo a casa de palha à sua frente, soprou tão forte, que fez a casinha ir pelo ar!
O porquinho assustado correu para a casa do irmão do meio, que tinha uma casa de madeira.
Quando o lobo lá chegou, gritou novamente:
- Cheira-me a porquinho! E eu estou com tanta fome que vos vou comer aos dois…
E com dois sopros, conseguiu deitar a casa de madeira abaixo.
Os dois porquinhos mais novos correram então, apavorados, para a casa do irmão mais velho, que era de tijolo.
O lobo, vendo que os três porquinhos estavam todos numa só casa, exclamou, louco de alegria:
- Cheira-me a porquinho! E mais fome não vou eu ter, pois apanhei três porquinhos para comer!
Então o lobo encheu o peito de ar e soprou com toda a força que tinha, mas a casinha de tijolos não se mexeu nem um bocadinho. Aliviados, os três porquinhos saltaram de contentes. Mas o lobo não desistiu, e disse:
- Não consegui deitar a casa de tijolos abaixo nem derrubar a sua porta mas eu tenho outra ideia… esperem que já vão ver! E começou a subir o telhado, em direção à chaminé.
Os porquinhos mais novos ficaram aflitos mas o mais velho, que era muito esperto, colocou no fogão, por baixo da chaminé, um grande caldeirão de água a ferver.
O lobo, ao entrar pela chaminé, caiu no caldeirão de água quente e queimou o rabo, fugindo o mais rápido que podia para o meio da floresta. Os dois porquinhos agradeceram ao seu irmão mais velho, e aprenderam a lição.
Deste lobo mau, nunca mais se ouviu falar…


Os Três Porquinhos em vídeo


Atividade 4
Com ajuda do professor os alunos produziram coletivamente um texto de reconto da história dos Três Porquinhos, logo após os alunos dramatizarão a história utilizando dedoches.



 
Materiais:
Vídeo: Tipos de moradia, folha de atividade com os tipos de moradia, folha com a dobradura da casinha, moldes dos dedoches, papel branco para fazer a dobradura da casinha.

Avaliação:
A avaliação acontecerá de forma contínua iniciada nas perguntas orais diagnosticadas no início da aula. Posteriormente, as realizações das atividades e interesse pelo tema da aula. Registro e reflexão sobre as atividades realizadas sobre o aprendizado da turma com a experiência vivenciada.

Referências:
Molde dos dedoches
http://espacodacriatividadeencantado.blogspot.com/2016/06/molde-dedoches-em-feltro.html

Dobradura da casinha
http://historiasdelueteca.blogspot.com/2014/01/atividades-para-enxergando-com-o-coracao.html

Atividades dos tipos de moradia
https://www.mundinhodacrianca.net/2011/10/historia-das-moradias-atividadesmodelos.html

Atividades e Plano Dia do Estudante alinhado à BNCC

💜Educação Infantil

Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento BNCC

(EI03EO03) Ampliar as relações interpessoais, desenvolvendo atitudes de participação e cooperação.

(EI03EO04) Comunicar suas ideias e sentimentos a pessoas e grupos diversos.

Campos de Experiências
O eu, o outro e o nós


Faixa etária: Crianças pequenas (4 anos a 5 anos e 11 meses)


💚Alfabetização


Ensino Religioso/ 1º ano/ Ensino Fundamental


Unidades temáticas
Identidades e alteridades


Habilidades da BNCC para Ensino Religioso
(EF01ER01) Identificar e acolher as semelhanças e diferenças entre o eu, o outro e o nós.


Objetos de conhecimento
O eu, o outro e o nós


Objetivos específicos desta aula

Expressar suas preferências e vivências através de desenho.

Demonstrar empatia e interesse e acolher as diferenças.
Expressar suas ideias e emoções as pessoas a sua volta.
Cooperar com os colegas demonstrando sentimentos de empatia.


Como foi criado o Dia do estudante?
No dia 11 de agosto, é comemorado, no Brasil, o Dia do Estudante. Essa comemoração acontece desde o ano de 1927 e teve como ponto de partida algo que ocorreu 100 anos antes, isto é, em 1827, na época do recém-instituído Império Brasileiro. Em 11 de agosto de 1827, o então imperador Dom Pedro I 1 autorizou a criação das duas primeiras faculdades do Brasil, a Faculdade de Direito de Olinda, em Pernambuco, e a Faculdade de Direito do Largo do São Francisco, em São Paulo. Para saber mais

Atividade 1

Leitura e roda de conversa sobre o poema " Sou estudante e sou sonhador" 

Para iniciar o tem a " O dia do estudante" Leia o poema e converse com a turma sobre a importância da escola na vida das pessoas. A escola promove a convivência e  o respeito  às diferenças de ideias e opiniões. É na escola a onde aprendemos a pavimentar o caminho para os nossos sonhos. Cada ser humano tem um sonho e devemos respeitar o sonho de cada um. Por mais diferente e  inalcaçavél que o sonho possa parecer não devemos desmotivar o sonho de uma pessoa. Para ilustrar a conversa, dê exemplos de grandes inventores como Thomas Édison, o inventou da lâmpada, Graham Bell, inventor do telefone. Todas essas pessoas tiveram grandes sonhos que se realizaram e ajudaram a melhorar a vida da humanidade. Os sonhos podem se pequenos, podem ser enormes, mas todos os tipos de sonhos são importantes e devem ser respeitados. 

👉Todos os direitos autorais reservado ao autor da obra de acordo com o artigo 5º da Constituição Federal.


 


Atividade 2

Adivinhando sonhos... 

Para esta atividade irá precisar da lousa ou folha branca. O professor fará o sorteio dos alunos para quem irá começar a brincadeira. O primeiro aluno irá desenhar algo que tem a ver com seu sonho e os demais vão tentar adivinhar somente a através do desenho qual é o sonho do colega. 

Atividade 3 

Brincadeiras dos sonhos

Proponha aos alunos que, individualmente, fale ou escreva o seu sonho. O professor colocará em um envelope e cada aluno pegará um papel com um sonho. Tendo cuidado para o aluno não pegar o papel com o próprio sonho. A proposta é, cada que um fique responsável por um sonho. Um de cada vez apresentará o sonho que está no seu papel.  O professor poderá ler o papel com o sonho daqueles alunos que ainda não sabem ler. O professor perguntará se a turma tem ideia de quem é esse sonho? O que a turma acha sobre o sonho do colega e como ele poderá realizar este sonho? Os amigos podem dar sugestões e soluções para que o colega realize esse sonho.  A proposta da atividade é compartilhar ideias, expressar pensamentos, respeitar o sonho do colega, aprender o valor da empatia, entre outros.

Atividade 4 

O sonho na palma da mão

Nesta atividade o aluno escreverá seu sonho ou irá desenhar o seu sonho. A proposta é desenhar o contorno da sua própria mão e dentro escrever ou desenhar o seu sonho. Todos os alunos vão compartilhar os seus desenhos com os colegas. Em seguida, o professor poderá montar um mural juntamente com a turma de todos os desenhos. 


 Lembrancinhas do Dia do Estudante 

Imprimir o marcador de páginas no papel mais firme ou colar no papel cartão. Poderá colocar um chocolate ou doce para acompanhar o marcador de páginas.














Materiais:
Folhas de atividades, lápis de cor e folha, lousa e marcador de quadro. 

Avaliação:
A avaliação acontecerá de forma contínua iniciada nas perguntas orais diagnosticadas no início da aula. Posteriormente, as realizações das atividades e interesse pelo tema da aula. Registro e reflexão sobre as atividades realizadas sobre o aprendizado da turma com a experiência vivenciada.

Fontes de consultas:
http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf
https://brasilescola.uol.com.br/datas-comemorativas/dia-estudante.htm

Brincadeiras e Atividades para a Semana do Dia da Criança

Planejamento semana da criança: uma brincadeira para cada dia da semana. Poderá gostar também de   Plano de aula Dia das Crianças com histór...