Brincadeiras em circuito interativo no ensino fundamental


Por Isabella de Queiroz

O circuito interativo é composto por várias estações, cada estação possui uma brincadeira que desenvolve habilidades diversas dos participantes.

Público alvo: Ensino Fundamental I 
Regras: A turma será dividida em dois grupos, cada grupo fará o circuito uma vez. Dois membros do grupo vão para a primeira estação completar a tarefa. Quando conseguirem voltarão ao início do circuito, baterão na mão de mais dois colegas e eles irão até a próxima estação. Assim será feito até o final do circuito. O grupo que terminar o circuito em menos tempo ganha.
Estação 1: Mímica.
Habilidades desenvolvidas: Representar um personagem e desenvolver a percepção visual.
Um dos participantes pega um papel na caixinha com o nome do que terá que imitar apenas com gestos. O outro participante tenta adivinhar o que ele está imitando.
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Estação 2: Engarrafados
Habilidades desenvolvidas: percepção visual e habilidade motora.  
Nessa estação haverá duas garrafas cheias de furos. Cada membro da dupla participante dessa estação tem que passar um cadarço por todos os furos de sua garrafa. Eles só podem voltar ao início do circuito quando as duas garrafas forem conferidas pelo professor.
Resultado de imagem para garrafa pet
Estação 3: Espantalho
Habilidades desenvolvidas:  agilidade e percepção de tempo.
Haverá uma caixa cheia de pregadores que tem quer ser pregado em um dos integrantes da dupla em menor tempo possível.

Estação 4: Verdadeiro ou falso
Habilidades desenvolvidas: ouvir e responder em menor tempo as perguntas feitas pelo professor.
Nessa estação o professor fará perguntas de verdadeiro ou falso. A dupla só pode voltar ao início do circuito quando responder 5 perguntas corretamente.

Estação 5: Cadeado
Habilidades desenvolvidas: agilidade e percepção de tempo.
Nessa estação os alunos devem abrir um cadeado. Eles terão um molho de chaves para tentar abrir o cadeado no menor tempo possível. No molho de chaves apenas uma chave abre o cadeado.

Rotina de participação e cooperação na educação infantil BNCC

Rotina de participação e cooperação na educação infantil BNCC

Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento BNCC

(EI03EO03) Ampliar as relações interpessoais, desenvolvendo atitudes de participação e cooperação.

(EI03EO02) Agir de maneira independente, com confiança em suas capacidades, reconhecendo suas conquistas e limitações.
(EI03EF08) Selecionar livros e textos de gêneros conhecidos para a leitura de um adulto e/ou para sua própria leitura (partindo de seu repertório sobre esses textos, como a recuperação pela memória, pela leitura das ilustrações etc.).
(EI03EF03) Escolher e folhear livros, procurando orientar-se por temas e ilustrações e tentando identificar palavras conhecidas.

Campos de Experiências da BNCC
Eu, o outro e o nós
Escuta, fala, pensamento e imaginação

Faixa etária: Crianças pequenas (4 anos a 5 anos e 11 meses)

Objetivos: 
Reconhecer a importância das regras de convivência no ambiente escolar
Criar uma rotina de participação e cooperação.
Agir com autonomia para executar tarefas simples.
Selecionar suas próprias leituras e histórias para serem contadas. 
Praticar a escuta atenta e a expressão oral. 

É importante que o professor crie uma rotina de trabalho e cooperação junto com os seus alunos.  Essa rotina deve ser desenvolvida para que haja uma aprendizagem efetiva e uma e interação positiva entre aluno/aluno e professor/aluno na sala de aula. A participação dos alunos deve ser ativa em todo o processo de construção da aula. Veja também: 

Rotina usando a contação de histórias (EI03EF08)
Apresente alguns livros já conhecidos pelos alunos e deixe que eles escolham uma história (uma para cada dia da semana)  para ser contada pelo professor no início da aula. E o professor  incentivará os alunos a recontarem essas histórias (do seu jeito) no final da aula. O professor poderá desenvolver um calendário semanal para que cada dia da semana três ou quatro alunos contem histórias. E uma prática em que o aluno vai desenvolver a escuta ativa  e também a expressão oral. No início poucos vão querer participar, mas com o tempo  a turma toda será engajada neste projeto! 


Faça a rotina da sua sala usando frases musicalizadas (EI03EO03) e (EI03EO02)
A rotina facilita a organização da sua sala de  aula e também evita o desgaste desnecessário para colocar ordem no ambiente. O objetivo é desenvolver uma rotina de participação e cooperação nas atividades realizadas pela turma. 


Observação:
Você mesmo pode criar a melodia das frases ou criar suas próprias frases de acordo com sua necessidade. Vejamos alguns exemplos: 

Para ouvir a explicação do professor 
É hora de ouvir... É hora de ouvir...
A professora vai  falar, é hora de ouvir..  

Para fazer a atividade 
Está na hora de sentar, atividade vamos lá! 
A tarefa vou fazer, assim vou aprender!  

Para ouvir histórias 
Historias vou ouvir, histórias vou sentir.  
Silêncio vou fazer,  para a historia conhecer. 

Para fazer a rodinha de conversa 
Vamos pra rodinha, bem quietinhos vamos lá.
Se ouvir toda conversa, sabidinhos vão ficar.

Para fazer fila 
O trenzinho está chegando, seus vagões veio apanhar.
Ei, você, entre na fila,  para um lindo trem formar. 

Para guardar materiais ou brinquedos
Guardar eu, guardar você, para sala arrumar.
Tudo bem organizado, dessa forma vai ficar.  

Autora: Cláudia Corrêa 

O áudio das frases musicalizadas 


Autonomia 
Faça com a criança e evite fazer por ela (EI03EO02)

Oriente a criança:  

1- Fazer atividades simples como: guardar sua mochila ao chegar na sala de aula.

2- Guardar materiais e brinquedos.  

3-  A executar uma tarefa com autonomia (não faça por ela para ficar "bonitinho").   

4- A falar e ouvir na hora certa, deixe ela perceber que o silêncio é necessário e que  esperar para falar faz parte de um ambiente organizado.  

5- A se posicionar diante do pedido professor: roda de conversa, hora da fila. 
  

Plano de aula formação de palavras a partir de sílabas Alfabetização de acordo com a BNCC



1º Ano do Ensino Fundamental - Língua Portuguesa
Práticas de linguagem:

Análise linguística/semiótica (Alfabetização)

Objeto do Conhecimento:
Construção do sistema alfabético


Habilidade da Base Nacional Comum Curricular

EF01LP08) Relacionar elementos sonoros (sílabas, fonemas, partes de palavras) com sua
representação escrita.

Objetivos específicos
Formar palavras a partir de sílabas dadas.
Reconhecer as sílabas como unidades sonoras que compõem uma palavra.  

Tema da aula: 
Formação de palavras com nomes de animais 

Toda criança tem curiosidade em relação aos animais. Por isso achamos interessante trabalhar com esse tema neste plano de aula, partindo  de um tema significativo que chame a  atenção.
Atividade 1
Bichos de jardim
Assistir ao vídeo dos bichinhos do jardim. Faça perguntas orais sobre os bichinhos que aparecem no video, enfatizando os nomes dos animais, buscando fazer comparações entre os sons e as sílabas de cada palavra.



Atividade 2
Desembaralhando sílabas
Proponha aos alunos que desembaralhem as sílabas para escrever os nomes dos bichinhos que aparecem na música. 

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Atividade 3
Interpretação da música
De volta ao vídeo os bichinhos do jardim, faça a interpretação oral da música perguntando sobre o que cada bichinho do jardim faz. Depois de trabalhar oralmente a interpretação da música, ofereça o exercício abaixo para que os alunos escrevam os nomes dos bichos nas quadriculadas.
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Poderá gostar também de: Atividades com o tema sílabas

Bichos do mar

Atividade 4 
Apresentar os nomes dos  bichos do mar enfatizando a forma escrita de cada nome. Busque fazer comparações entre as palavras e os sons das mesmas. Qual das palavras apresentadas começam com sílaba CA por exemplo.Qual das palavras apresentadas começam com a letra P? Essas palavras têm sons iguais? Por que? Quantas palavras apresentam sílabas iguais entre si? Quantas sílabas tem a palavra caranguejo? Quantas palavras tem duas sílabas? Quantas palavras tem três sílabas? Entre outras perguntas.







Atividade 5
Descobrindo o animal marinho
Nesta atividade, através da percepção visual, o aluno descobrirá o animal marinho das sombras e escreverá seus nomes nos retângulos.

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Materiais:
Imagens com os animais trabalhados, folhas de atividades, o vídeo da música Bichinhos do jardim.

Avaliação:

A avaliação acontecerá de forma contínua iniciada nas perguntas orais diagnosticadas no início da aula. Posteriormente, as realizações das atividades e interesse pelo tema da aula. Registro e reflexão sobre as atividade realizadas sobre o aprendizado da turma com a experiência vivenciada.

Fonte de consulta
http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf

Plano de aula atividades artísticas bidimensionais e tridimensionais de acordo com a BNCC



Plano de aula para Educação Infantil e Ensino Fundamental

Adaptar as atividades para cada série! 


Campo de Experiências da BNCC
Traços, sons, cores e formas

Objetivos de Aprendizagem e Aesenvolvimento BNCC
(EI03TS02) Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais.

Objetivos aulas:

Criar produções artísticas bidimensionais e tridimensionais: pintura, desenho, escultura e modelagem. 

Faixa: etária: 
Educação Infantil:Crianças pequenas (4 anos a 5 anos e 11 meses)

Tempo estimado: 8 aulas

1º Ano do Ensino Fundamental - 
Arte

Componente Curricular: Arte
Unidade Temática  - Artes visuais

Objeto do Conhecimento: Materialidades

Habilidade da Base Nacional Comum Curricular para o Ensino Fundamental 
(EF15AR04) Experimentar diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem, quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia etc.), fazendo uso sustentável de materiais, instrumentos, recursos e técnicas convencionais e não convencionais.


Tema da aula: Atividades artísticas bidimensionais e tridimensionais

Objetivos de Aprendizagem
Expressar-se por meio das artes visuais suas percepções e opiniões a partir de objetos bidimensionais e tridimensionais. 
Confeccionar materiais artísticos pintura, desenho, escultura e modelagem usando materiais alternativos.
Comunicar suas ideias e opiniões sobre as diversas manifestações artísticas.

BIDIMENSÃO
Uma pintura ou desenho é considerado bidimensional porque ocupa duas dimensões no espaço, isto é, altura e largura.

Quando desenvolvemos algo em bidimensão geralmente trabalhamos com: desenho, recorte e colagem plana, montagem plana ou pintura.

Os materiais mais utilizados nas atividades acima são:
Desenho (bidimensão) – lápis preto, lápis de cor, giz de cera, canetinhas e marcadores permanente.

Atividade 1
Explorando às cegas 
A proposta é oferecer papel pardo para cada criança. O professor poderá dividir a folha de papel pardo em 4 e distribuir para a turma. O professor pedirá que fechem os olhos e que façam riscos com a canetinha a vontade por um determinado tempo, fixado pelo professor. Ao sinal do professor as crianças param de riscar e abrem os olhos, dizendo que acham das formas que desenharam. Cada criança irá dizer com que se parece o seu desenho



Atividade 2

Usar o desenho como forma de representação
Faça a leitura de um história e incentive a criança a recontar a história em forma de desenho. Para crianças maiores incentive a mudar o gênero da história por exemplo: proponha aos alunos que transforme, por exemplo, um conto de fadas em história em quadrinhos. Não precisa ser um exímio desenhista para fazer um quadrinho, podem ser usado os "bonecos palitos" para representar os personagens.



Atividade 3 
Colagem com jornais e revistas 
A colagem é uma técnica de arte, através da qual, podemos ensinar às crianças muito sobre simetrias, formas e figuras geométricas. Qualquer material que tenhamos em casa pronto a ser descartado pode ser bem vindo para realizar a tarefa: papeis, revistas e, claro, tesoura e cola. 



Atividade 4
Pintura 
A pintura na educação infantil levará a criança ao tocar no pincel e fazer movimentos sobre uma superfície, a conhecer e aprimorar a sua coordenação motora. Conhecer novas cores, desenvolver novas formas através da sua imaginação e podendo explorar esta forma de arte, não apenas com o pincel, mas com as mãos também. Bom trabalho! Veja aqui 30 técnicas de pintura


TRIDIMENSÃO
As esculturas, modelagens e construções apresentam três dimensões: altura, largura e profundidade.
Quando desenvolvemos algo em tridimensão, geralmente trabalhamos com: escultura, modelagem, sucata, armação e papietagem ou papelagem, etc.

Os materiais mais utilizados nas atividades acima são: argila, papel machê, sucata (todos os tipos, principalmente caixas vazias, embalagens plásticas e papelão), jornais, arames, tintas, fitas adesivas, cola quente, palitos de sorvete, churrasco, tesoura, estilete, grampeador, etc.

Atividade 1
Esculturas com sucatas
O professor  poderá apresentar para as crianças as criações de Juam Miró e propor as elas que também façam esculturas usando sucatas. Para ver suas esculturas de Juam Miró clique aqui! 
escultura inspirada em miró
A modelagem
A modelagem é uma atividade que provoca e mobiliza o pensamento espacial. Modelar provoca componentes cognitivos, sensitivos e expressivos diferentes dos mobilizados pelo desenho. Diferente da massa de modelar comprada a massa de papel machê a criança pode modelar a sua escultura e após secar pintar e levar para casa.

Receita da massa de papel machê sem cola e com farinha de trigo

A receita com farinha de trigo deixa a peça mais dura quando seca.
Ingredientes:
1 litro de água
500 g de farinha de trigo
Jornal ou papel de seda picado
Acrescente progressivamente a água ao papel picado, evitando grumos. Deixe descansar por 12 horas. Esprema para retirar o excesso da água e adicione a farinha de trigo, até formar uma massa homogênea. Para que a peça fique mais dura, faça diferentes camadas de massa de papel machê. Para saber mais!

Atividade 2   

Escultura de papel machê

Professor, você pode usar a atividade de modelar agregando conteúdos que estão sendo trabalhados em outras disciplinas. Ao contar uma história poderá propor a turma que modele os personagens em 3D. Ao trabalhar o tema animais poderá propor aos alunos que modele os animais para representa-los em seus habitats, por exemplo. Como fazer escultura de papel machê Bom trabalho!




Materiais
Diversos materiais de sucatas, tinta guache, pinceis, lápis preto, lápis de cores, jornais revistas, cola, tesoura. materiais para a massa de papel machê.  

Avaliação:
Observação e registro quanto à participação, interesse realização das atividades durante a aula.

Fonte de consulta:

https://acrilex.com.br/portfolio-item/bi-e-tridimensao/

Atividades com a letra T e Plano de Aula para a Alfabetização BNCC


Língua Portuguesa - 1º Ano Fundamental Anos Iniciais

Práticas de Linguagem: Análise linguística/semiótica (Alfabetização)

Habilidades da Base Nacional Comum Curricular
(EF01LP05) Reconhecer o sistema de escrita alfabética como representação dos sons da fala.
(EF01LP07) Identificar fonemas e sua representação por letras.

Objeto do conhecimento

Construção do sistema alfabético.

Tema da aula

Letra T e seu som

Objetivos da aula

Reconhecer o som da letra T nas palavras apresentadas.
Identificar a letra T nas palavras apresentadas.
Grafar a letra T em atividades de escrita.

Apresentando a letra T
Orientações: apresente a letra e o seu som. Converse com as crianças mostrando que as letras tem sons. Discuta com as crianças sobre as palavras que tem o som da letra T. Peça as crianças que identifiquem este som nas palavras apresentadas. Faça com as crianças listas com as palavras que começam com letra T. Exemplo animais que começam com letra T. Música que tenha palavras com a letra T. Trava-línguas. Trabalhe com rimas. Mostre também palavras que tenham T no meio e no final da palavra. É importante que a criança faça a conexão do som da fala com a letra. Assista com as crianças o vídeo abaixo para começar o trabalho! Vídeo Os sons das letras

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Nota 
A importância da consciência fonológica para alfabetização
Especialistas afirmam que a habilidade mais importante para a alfabetização é o desenvolvimento da consciência fonológica, ou seja, a capacidade de reconhecer os sons individuais que compõem as palavras. Mais informações aqui!
Os três tipos de consciência fonológica 
Consciência sintática: percepção de que a palavra é composta por sílaba. Consciência silábica: manipulação de sílabas na construção de novas palavras. Consciência fonêmica: percepção de que as sílabas são compostas de sons.


Atividade 1 
Apresente a letra T  a partir do texto abaixo. É uma forma bem interessante de estar iniciando o estudo de uma letra. Deixe que as crianças descubram com que letra se inicia as palavras apresentadas. O professor pode escrever o texto na lousa ou no cartaz e apresentá-lo para as crianças fazendo uma leitura inicial do texto e depois uma nova leitura destacando as palavras que tem a letra T inicial e também no meio delas. O professor junto com os alunos destacará as palavras que começam com a letra T e aquelas que tem no seu interior também! Sempre trabalhando o som da letra. Após a leitura o professor dará a folhinha para que cada criança faça a atividade individualmente.


Atividade 2
Nesta tarefa o aluno reconhecerá a letra T inicial ligando a figura a letra destacada. É uma atividade que exigirá do aluno o reconhecimento da letra e também o som que está letra faz.


Atividade 3
Nesta atividade o aluno irá fazer a leitura da palavra com a ajuda da imagem, além de grafar a letra T inicial  de cada palavra.

Atividade 4
Atividade de leitura associando à imagem e fazendo a diferença das letras iniciais das palavras apresentadas na atividade.



Atividade 5
A atividade consiste em circular a palavra que tem o mesmo som inicial. Assim o professor estimulará a consciência fonológica no aluno, tão importante para o processo de alfabetização.


Atividade 6
Atividade de percepção do som inicial da letra. Nesta atividade a criança falará o nome das figuras em voz alta e em seguida irá circular aquela que não pertence ao conjunto de cada objeto que tem a mesma letra.


Atividade 7
Quebra- cabeça das vogais 
Nesta atividade o aluno identificará as famílias silábicas da letra T das imagens brincando com o quebra-cabeça. O professor recortará as peças colocando no saquinho para que cada criança possa montar o seu.



Materiais:
Folhas contendo as atividades.  

Avaliação:

A avaliação acontecerá de forma contínua iniciada nas perguntas orais diagnosticadas no início da aula. Posteriormente, as realizações das atividades e interesse pelo tema da aula. Registro e reflexão sobre as atividade realizadas sobre o aprendizado da turma com a experiência vivenciada.

Fonte de consulta
http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf

Contando histórias na sala de aula BNCC

Este plano pode ser trabalhado com a Educação Infantil   e Ensino Fundamental   Campo de experiências da BNCC Escuta, fala, pensamento e...