Roteiro e técnicas para contar histórias para crianças

           

A difrença entre mediação de leitura (ler um livro) e contação de história 

A mediação de leitura e a contação de história têm pontos em comum, mas não são a mesma coisa.
Na mediação de leitura, o educador ou mediador lê um texto junto com as crianças, incentivando a participação: faz pausas para comentar, pergunta o que entenderam, relaciona a história com a vida deles e estimula a interpretação. É um momento de construção coletiva de sentido.

Já a contação de história é mais voltada para o encantamento: o contador narra ou dramatiza a história, muitas vezes de memória, usando voz, gestos, expressões faciais e até recursos visuais. O objetivo principal é envolver e emocionar o público, despertando a imaginação.

Assim, enquanto a mediação de leitura privilegia a interação com o texto e a formação de leitores críticos, a contação de história destaca a oralidade, a fantasia e a tradição cultural.

Técnicas para contar história   

Use a sua voz, como se ela fosse um prolongamento do corpo. Com a voz também se emociona, se tateia, se abraça, se acaricia; 

- Use os gestos, movimente o corpo como se movimenta a alma, de modo a provocar emoções nos ouvintes; 

- Use o olhar: olhe para as imagens mentais da história que está contando; olhe para o ouvinte, olhe para dentro de si; 

- Seja espontâneo: dê emoção e volume a sua fala, esteja segura do texto que está contando; 

- Memorize o texto, de credibilidade a ele, trabalhe a pausa, o silêncio. 


Na hora de contar: 

- Olhar os ouvintes, distribuindo o olhar para todos; 

- Utilizar uma linguagem de acordo com a platéia; 

- Visualizar a história enquanto narra; criar um roteiro visual e verbal, na seqüência da história; 

- Usar gestos expressivos; 

- Não explicar a história, o texto deve falar por si; 

- Prepare a história antes; 

- Modificar seu tom de voz; 

- Acreditar na história que está sendo contada. 


Faixa etária e interesses: 



- até 3 anos - fase pré-mágica: histórias de bichinhos, brinquedos, objetos, seres da natureza (humanizados), histórias de crianças. 

- 3 a 6 anos - fase mágica: histórias de repetição e acumulativas (Dona Baratinha, A formiguinha e a Neve, Os três Porquinhos...), histórias de fadas. 

- 7 anos - histórias de crianças, animais e encantamento; aventuras no ambiente próximo: família, comunidade; histórias de fadas. 

- 8 anos - Histórias de fadas; histórias vinculadas à realidade. 

- 9 anos - Histórias de fadas com enredo mais elaborado; histórias humorísticas. 

- 10 anos em diante - Aventuras, narrativas de viagens, explorações, invenções; fábulas, mitos e lendas.


Formas de contar histórias: 

- Simples Narrativa: é sem dúvida a mais fascinante de todas as formas, a mais antiga, tradicional e autêntica. Não requer nenhum acessório e se processa por meio da voz do narrador, de sua postura. Mãos livres, concentra-se toda a sua forma na expressão corporal. 

- Com livros: devemos mostrar o livro para o ouvinte virando lentamente as páginas com a mão direita, enquanto a esquerda sustenta a parte inferior do livro, aberto de frente para o público. Narrar com o livro não é, propriamente, ler a história. O narrador a conhece, já estudou e vai contando com suas próprias palavras. Fazer a leitura com entonação e mostrando as figuras são formas de incentivar a leitura – a criança associa ler ao prazer. 

- Com desenhos: Narramos a história a partir de uma seqüência de desenhos, sem texto (Eva Furnari). 

- Com diferentes recursos: fantoches, fantasias, massa de modelar, argila, brinquedos, miniaturas de porcelana, sementes... 

Fonte: 

Helena Moreno Zorman 

Bibliotecária – CRB/1197 

Colégio Marista de Maringá

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