Plano de aula Dia das Crianças com história Direitos das crianças BNCC



Tema da aula 
Direitos da criança

Campo de experiências
O eu , o outro e o nós

Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento da BNCC
(EI03EO06) Manifestar interesse e respeito por diferentes culturas e modos de vida.
(EI03EO04) Comunicar suas ideias e sentimentos a pessoas e grupos diversos.

Faixa etária: Crianças pequenas 4 e 5 anos.

Objetivos específicos:
Ouvir atentamente a história contada pelo professor.
Expressar ideias sobre o tema da aula através da oralidade e desenhos.
Identificar os direitos e deveres da criança relacionados à história contada.

O dia da criança é uma data muito especial  e é comemorado com muita brincadeira, mas também é um momento de reflexão sobre os direitos e deveres das crianças. 

Atividade 1 

Conte a história da Vivi em: Que direito é esse? e logo em seguida converse com as crianças sobre as várias situações que foram imaginadas por Vivi. Vivi começou a pensar sobre os vários significados da palavra direito.. Peça as crianças para pensarem nas várias situações que aparecem na história e desenharem no papel. Logo depois, peça os alunos para compartilharem seus desenhos, falando sobre as suas percepções ao ouvir a história.   Poderá gostar também de: Brincadeiras e Atividades para a Semana do Dia da Criança




História  da Vivi em Vídeo 👇
Atividade 2

Converse com a turma sobre os direitos e deveres da criança que aparecem na história. Existem outros deveres como: respeitar os pais e responsáveis, assim como a seus professores. Respeitar o próximo e as suas diferenças (como religião, classe social ou cor da pele); Proteger o meio ambiente entre outros. E que existe uma Lei (ECA) e também a Constituição brasileira que garante esses direitos, assim como os deveres. Agora desenhe o dever de toda criança que foi ouvido na história. 


Atividade 3 

Depois da conversa, proponha aos alunos que relacionem os direitos que foram vistos na história como: atenção, moradia, saúde, educação,  brincar, lazer, proteção, alimento, paz, união, solidariedade, igualdade, respeito com as imagens apresentadas. O professor pode mostrar as imagens abaixo ou outras imagens que o professor tiver. O professor pode falar uma palavra e explicar seu significado para os alunos fazerem a conexão com a imagem. Falar uma palavra por vez e perguntar sobre qual imagem relaciona com a palavra que foi dita. 
Atividade 4 
Jogo da memória sobre os direitos da criança. Imprimir a cartela duas vezes, recortar  as cartimhas e jogar. 

Lembrancinhas para o dia das crianças  viseiras comemorativas dia das crianças 





Materiais
Lápis, papel, história da 
 Vivi em: Que direito é esse? 

Avaliação

A avaliação acontecerá de forma contínua iniciada nas perguntas orais diagnosticadas no início da aula. Posteriormente, as realizações das atividades e interesse pelo tema da aula. Registro e reflexão sobre as atividade realizadas sobre o aprendizado da turma com a experiência vivenciada.

Fonte de consulta
http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Brincadeiras e Atividades para a Semana do Dia da Criança

Planejamento semana da criança: uma brincadeira para cada dia da semana. Poderá gostar também de   Plano de aula Dia das Crianças com histór...