Plano de aula: trânsito placas e as regras de circulação BNCC para Educação Infantil


Plano de aula elaborado para educação infantil para que o aluno identifique e reconheça a sinalização de trânsito para segurança dos motoristas e pedestres. Reconhecer as regras de circulação de trânsito para um trânsito mais seguro.  


Campo de experiências   
Escuta, fala, pensamento e imaginação

Faixa etária da Educação Infantil
 Crianças pequenas 4 a 5 anos e 11 meses


Tema da aula:  
Sinalização de trânsito


Habilidade da Base Nacional Comum Curricular 
(EI03EF01) Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fotos, desenhos e outras formas de expressão.

Objetivos de Aprendizagem:
Expressar-se oralmente sobre o tema da aula. 
Utilizar a escrita espontânea para escrever palavras. 
Desenhar um trajeto, observando sinalização de trânsito e pontos de referências. 
Identificar e reconhecer a sinalização de trânsito para segurança dos motoristas e pedestres.
Reconhecer as regras de circulação de trânsito para um trânsito mais seguro.  
  
Incentivo inicial:
Apresentando a sinalização de trânsito  para a turma por meio de placas. O professor pode imprimir as placas e colar no papel cartão para ficar mais firme. Durante a apresentação fará observações da importância de obedecer a sinalização de trânsito para a nossa segurança. Perguntará  aos alunos se veem essas placas nas ruas e se conhecem suas funções. 


t;http://educacaodigitalemtransito.wordpress.com/ 

Atividade 1

Apresentando a sinalização de trânsito por meio de placas  
Professoranda Sthefany

Atividade 2 
Assistir ao vídeo, abaixo, sobre as regras de segurança no dia a dia.   

Pare, olhe e siga as regras de segurança




Após assistir ao vídeo, fazer uma roda de conversa sobre as normas de trânsito e de como motoristas e pedestres devem se portar para manter o trânsito seguro.  

Perguntas para nortear a conversa:
Como devemos atravessar a rua?
Como deve ser o transporte de crianças nos carros? 
Pode brincar nas ruas onde os carros circulam?
Crianças pequenas podem ser transportadas em  motocicletas?
Pode colocar os braços e a cabeça para fora quando o carro estiver em movimento?
Por que devemos usar o sinto de segurança? 

Atividade 3
O professor criará uma pista de trânsito utilizando o TNT preto e amarelo, carros de papelão para fazer a simulação com os alunos. O professor levará a turma para o pátio, onde colocará as placas e os sinais de trânsito trabalhados na pista para que os alunos  reconheçam suas funções e respeitem a sinalização na brincadeira. 

 Pista, semáforo e carrinhos feitos pela professoranda Sthefany
Atividade 4
Desenhar o trajeto de casa a até a escola. 
Proponha aos alunos que desenhem os trajetos que cada um faz da sua casa até a escola, observando as placas de trânsito, faixa de pedestre, sinais de trânsito... existente neste trajeto.  Peça a eles que coloquem pontos referências (padaria, açougue, ponte, etc.)  e escreva seus nomes utilizando a escrita espontânea.   

Materiais: 
Vídeo: Pare, olhe e siga as regras de segurança, Folha de exercício, TNT preto e amarelo para a construção da pista, caixa de papelão, papel para encapar as caixas para a construção dos carrinhos.  
   

Avaliação:
A avaliação acontecerá de forma contínua iniciada nas perguntas orais diagnosticadas no início da aula. Posteriormente, as realizações das atividades e interesse pelo tema da aula. Registro e reflexão sobre as atividades realizadas sobre o aprendizado da turma com a experiência vivenciada.

Referências:

ttps://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_siteh.pdf

Fonte: Educação Digital em trânsito. Principais Placas de Trânsito. Disponível em: <http://educacaodigitalemtransito.wordpress.com/ >. (Neste sítio você encontrará várias placas de trânsito.). Acesso em: 8 de setembro de 2018

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Brincadeiras e Atividades para a Semana do Dia da Criança

Planejamento semana da criança: uma brincadeira para cada dia da semana. Poderá gostar também de   Plano de aula Dia das Crianças com histór...