Plano de aula cantigas folclóricas populares para alfabetização



Língua Portuguesa/ 1º Ano / Práticas de Linguagem / Leitura e Escrita 

Tema da aula 
Atividades com a cantiga popular "A Canoa Virou"

Habilidades da BNCC
(EF01LP02) Escrever, espontaneamente ou por ditado, palavras e frases de forma alfabética – usando letras/grafemas que representem fonemas.

(EF12LP03) Copiar textos breves, mantendo suas características e voltando para o texto sempre que tiver dúvidas sobre sua distribuição gráfica, espaçamento entre as palavras, escrita das palavras e pontuação.

(EF01LP16) Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, quadras, quadrinhas, parlendas, trava línguas, dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto e relacionando sua forma de organização à sua finalidade.

Objetos de conhecimento 
Compreensão em leitura
Correspondência fonema-grafema
Construção do sistema alfabético/ Estabelecimento de relações anafóricas na referenciação e construção da coesão  

Objetivos específicos:
Cantar, ler e  interpretar a letra da música.
Produzir listas de palavras usando letras/grafemas que representem fonemas.
Copiar textos observando sobre distribuição gráfica, espaçamento entre as palavras, escrita das palavras e pontuação.  

Tempo de estimado: 4 aulas 




A Canoa Virou  - vídeo da música 
https://www.youtube.com/watch?time_continue=7&v=MjltZ2okiJk

Atividade 1 
Cantar, ler e interpretar a parlenda "A canoa virou" 
Proponha as crianças que cantem a música acompanhando com a leitura da letra em mãos. Após cantarem a música diversas vezes, substituindo o nome de Maria pelos nomes dos alunos, faça perguntas sobre o que eles compreenderam. O que acontece na música? Que fato a música conta? A  onde acontece o fato? Pergunte se sabem como é o mar e já viram as espécies marinhas que vivem lá. Fale para nomearem os animais marinhos. O professor pode mostrar figuras de animais marinhos e escrever seus nomes no quadro para que os alunos se familiarizem com os nomes desses animais. 


Atividade 2 
Reescrita da música 
Nesta atividade os alunos rescreverão a parlenda substituindo as figuras pelos nomes, mantendo as características do texto e voltando para o texto sempre que tiver dúvidas sobre sua distribuição gráfica, espaçamento entre as palavras, escrita das palavras e pontuação.  


Atividade 3 
Trabalhando com lista nomes
Cante a parlenda trocando o nome de Maria pelo os nomes dos colegas. Peça os alunos que façam uma lista escrevendo os nomes de seus colegas.  Depois os alunos faram orientados pelo professor um cartaz coletivo com a música ilustrando com o desenho do fundo do mar e escreveram seus nomes no cartaz.   

Atividade 4 
Ditado visual 
Nesta atividade os alunos escreverão os nomes dos animais marinhos que aparecem na imagem. Em seguida escolheram o animal marinho que mais gostou e reescreverão a parte da música "Se eu fosse um peixinho e  soubesse nadar. Eu tirava Maria do fundo do mar"  substituindo nome peixinho pelo animal marinho preferido! 





Avaliação:
A avaliação acontecerá de forma contínua iniciada nas perguntas orais diagnosticadas no início da aula. Posteriormente,  as realizações das atividades e  interesse pelo tema da aula. Registro e  reflexão sobre as atividade realizadas sobre o aprendizado da turma com a experiência vivenciada.

Recursos:
Letra da música A canos virou, Vídeo da música, cartolina, figuras de animais marinhos, folhas com as atividade. 

Fontes de consulta 
http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf

Plano de aula criar e contar histórias com objetos e acessórios educação infantil BNCC



Campo de Experiências
Escuta, fala, pensamento e imaginação

Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento da BNCC
(EI02EF06) Criar e contar histórias oralmente, com base em imagens ou temas sugeridos. 
(EI02EF09) Manusear diferentes instrumentos e suportes de escrita para desenhar, traçar letras e outros sinais gráficos.

Objetivos da aula
Criar histórias oralmente dando vida aos personagens inventados!  
Contar histórias usando objetos do cotidiano.
Desenhar e traçar letras, e outros sinais gráficos a partir dos personagens inventados. 
Explorar diferentes materiais para desenhar, grafar letras e outros sinais gráficos! 

Faixas etárias 
Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses) (adaptar as atividades para cada faixa etária) 

Tema da aula: Contar história usando objetos do cotidiano.

Orientações
Separar os materiais que serão utilizados na aula com antecedência. Observar as capacidades e necessidades de cada criança. Fazer uma avaliação prévia dos conhecimentos da turma em relação aos conteúdos a serem aprendidos. A proposta desse plano de trabalho é proporcionar  momentos de contato e exploração dos suportes para escrever e desenhar de forma atrativa e contextualizada.  

Organização 
Para essa atividade o professor poderá utilizar diferentes objetos como brinquedos, frutas, legumes etc. de acordo com os temas que foram trabalhados, por exemplo, em outro momento ou que já foram trabalhados com a turma como: alimentação, meios de transportes e outros! 


Atividade 1 
Dando vidas aos objetos na criação de histórias 
O professor poderá sugerir para a turma inventar pequenas histórias usando elementos fantásticos. Os alunos vão dar vida aos objetos. Exemplo: era uma vez uma batata falante! Era uma vez um abacaxi que era rei! O professor iniciará a história pegando um objeto e aquele objeto ganhará vida na historia dos alunos. Deixe que todos os alunos participem da criação da história. Poderá inserir novos objetos na narrativa tornando-a mais emocionante! O professor poderá gravar o áudio das histórias e depois reproduzi-las. 


Atividade 2 
Reproduzindo a história gravada na forma escrita 
Na roda de conversa será explicado para as crianças que as histórias criadas por elas podem ser registradas também na forma escrita e que mesmo depois de muito tempo poderá ser lembrada através do registro escrito. O professor reproduzirá a história na lousa ou em cartaz. Escreva os nomes dos objetos que foram usados como personagens em destaque. Se possível desenhe esses objetos. Depois da história escrita, o professor lerá a história e em seguida perguntará se o que foi escrito se parece com aquela que foi narrada por elas. Sempre mostrando a posição da leitura da esquerda para direita. Poderá ser usado uma régua para apontar as palavras em destaque (os nomes dos personagens). 



Atividade 3 
Ensaiar a escrita
Ainda usando os objetos escolhidos pelo professor, a turma irá desenhar e traçar letras e outros sinais gráficos que representem os personagens das histórias inventadas! Proponha a turma que desenhe os personagens dando a eles características humanas como olhos, bocas e etc. Quando todos os desenhos estiverem prontos, peça aos alunos que escrevam os nomes desses personagens. É lógico que as crianças dessa faixa etária, ainda, não conhecem o processo da escrita. Mas o professor irá proporcionar as crianças a oportunidade de ensaiarem uma forma de grafar letras conhecidas, rabiscos e outros sinais gráficos sem ter a obrigação de escrever de maneira correta! 




Recursos
Objetos diversos, lápis de cor, telefone para gravar o áudio. 

Avaliação:
A avaliação acontecerá de forma contínua iniciada nas perguntas orais diagnosticadas no início da aula. Posteriormente, as realizações das atividades e interesse pelo tema da aula. Registro e reflexão sobre as atividades realizadas sobre o aprendizado da turma com a experiência vivenciada.

Fonte de consulta:
http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf

Plano de aula brincando com parlendas alfabetização BNCC




Língua Portuguesa / 1º Ano/ Ensino Fundamental

Práticas de Linguagem: Escrita compartilhada e autônoma; Oralidade

Habilidade da Base Nacional Comum Curricular BNCC

(EF01LP18) Registrar, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, cantigas, quadras, quadrinhas, parlendas, trava línguas, dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/finalidade do texto.

Objetos de conhecimento: Escrita compartilhada

Tema da aula: Parlendas

Objetivos específicos 
Identificar e reconhecer o gênero textual Parlendas
Identificar palavras no texto;
Diferenciar itens que estão presentes no texto dos que não estão;
Interpretar parlendas;
Escrever coletivamente sobre o tema da aula.

Tempo estimado: 5 aulas

Orientações
Tanto para as aulas presenciais quanto as remotas é necessário se organizar acerca do material a ser utilizado. É importante considerar nas aulas presenciais a nova realidade que nos cerca, por isso é essencial organizar os materiais e o espaço das atividades. Para as aulas remotas é importante a antecedência no envio de material e o bom diálogo com os responsáveis.

Atividade 1

O que são Parlendas?
Inicie a aula perguntando se os alunos sabem o que são parlendas. A partir das respostas acrescente ou reafirme informações. Ressalte que as parlendas são versos repetitivos e ritmados, geralmente curtos e com rimas. São criações anônimas de conhecimento popular que fazem parte do folclore brasileiro e passam de geração para geração. Após essa conversa, convide os alunos para ler a parlenda abaixo e fazer o que se pede nessa atividade. Você pode fazer a leitura com eles, pedindo para bater palmas quando são falados os números na parlenda. Pode também alternar a leitura, aonde metade da turma lê “Um, dois” e a outra “feijão com arroz”.


Atividade 2

Antes dessa brincadeira, o professor pode distribuir uma ou duas parlendas para cada aluno para que leve para casa (dever de casa) e o aluno fará a leitura da parlenda em casa pedindo a ajuda de um familiar para auxilia-lo nesta tarefa, caso o aluno apresente dificuldades na leitura. No dia combinado os alunos vão apresentar suas leituras para os colegas. O professor poderá estimular os alunos a fazerem perguntas sobre a parlenda que foi lida. Depois desse trabalho o professor já apresenta o jogo para a turma.

Bate Parlenda

Imprima o jogo de cartas abaixo e cole em papel cartão para ficar firme. Proteja com papel contact transparente, esse processo aumentará a durabilidade do jogo e facilitará a limpeza com álcool. Nessa atividade cada aluno deve escolher uma carta do baralho e tentar bate-la na mesa até ela virar. Quando conseguir virar o aluno deve ler em voz alta a parlenda da carta que tirou.

Bônus 
Esse jogo se impresso duplicado pode virar um jogo da memória muito divertido!


https://escoladossonhosclaudia.blogspot.com/

https://escoladossonhosclaudia.blogspot.com/

Atividade 3
Parlenda Mix
Em duplas ou trios, os alunos devem misturar as parlendas que cada um tirou no jogo Bate Parlenda e criar uma nova parlenda. Na parte inferior da folha irão ilustrar suas criações.

https://escoladossonhosclaudia.blogspot.com/


Atividade 4
Craques em Parlendas
As duplas ou trios irão ler suas novas parlendas para todos e os colegas devem dizer quais as parlendas foram juntadas no mix.

https://escoladossonhosclaudia.blogspot.com/

 


 Recursos: Folhas de exercícios, papel cartão, papel contact.


Avaliação:
A avaliação acontecerá durante a realização das atividades e interesse pelo tema da aula. Os registros feitos nas atividades são importante ferramenta para avaliação.

Fonte de consulta:
http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf

Plano de aula Tipos de moradia e reconto de histórias de acordo com a BNCC



Habilidade da Base Nacional Comum Curricular

Geografia / 1º Ano 
(EF01GE01) Descrever características observadas de seus lugares de vivência (moradia, escola etc.) e identificar semelhanças e diferenças entre esses lugares

Língua Portuguesa/ 1º Ano 
(EF12LP05) Planejar e produzir, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, (re)contagens de histórias, poemas e outros textos versificados (letras de canção, quadrinhas, cordel), poemas visuais, tiras e histórias em quadrinhos, dentre outros gêneros do campo artístico-literário, considerando a situação comunicativa e a finalidade do texto

Plano de aula - Tipos de moradias e reconto de histórias 

Objetivos específicos 
Identificar os diferentes tipos de moradias e descrever as características e semelhanças existente entre elas.
Ouvir atentamente a história dos três Porquinhos fazendo a Interpretação oralmente da mesma. 
Reproduzir a história contada através da escrita e dramatização.   

Tempo estimado:
 6 aulas

Componente curricular  
Geografia-  Os tipos de moradia 
Língua Portuguesa - Escrita compartilhada

 Incentivo inicial:
Sistematizando: O professor apresentará os tipos de moradia através do vídeo abaixo.



Atividade 1
Praticando
O professor poderá recortar as moradias abaixo colar em um papel cartão e em seguida colar atras palitos de churrasco. O professor conversará com a turma sobre os tipos de moradia e enquanto fala, irá mostrar as figuras da moradias. Em seguida o professor chamará os alunos um de cada vez para também comentar sobre as moradias que mais gostaram. Praticando... O professor poderá aplicar a atividade abaixo para maior fixação sobre o aprendido!



Atividade 2

Produzindo:
Dobradura da casinha
O professor apresentará a turma a dobradura da casinha. O professor estimulará a turma a fazer a dobradura também! Junto com os alunos o professor fará a dobradura da casinha e cada aluno vai personalizar a sua dobradura para ficar parecida com a sua casa.
Resultado de imagem para dobradura da casa

Atividade 3

O professor contará a história dos Três Porquinhos apresentando as casinhas dos porquinhos! O professor fará as três casinhas que aparecem na historia a de tijolos, a de palha e a de madeira.

 
Resultado de imagem para história dos tres porquinhos 

Os Três Porquinhos
ERA UMA VEZ três porquinhos que viviam na floresta com a sua mãe. Um dia, como já estavam muito crescidos, decidiram ir viver cada um em sua casa. A mãe concordou, mas avisou-os:
- Tenham muito cuidado, pois na floresta também vive o lobo mau, e eu não vou estar lá para vos proteger…
- Sim amanhã! – Responderam os três ao mesmo tempo.
Os porquinhos procuraram um bom lugar para construir as suas casas e, assim que o encontraram, cada um começou a fazer a sua própria casa.
O porquinho mais novo, que só pensava em brincar, fez a sua casa muito rapidamente, usando palha. O porquinho do meio, ansioso por ir brincar com o mais novo, juntou uns paus e depressa construiu uma casa de madeira. O porquinho mais velho, que era o mais ajuizado, lembrou-se do que a sua mãe lhe tinha dito, e disse:
- Vou construir a minha casa de tijolos. Assim terei uma casa muito resistente para me proteger do lobo mau.
É claro que foi o que demorou mais tempo a construir a casa mas, no fim, estava muito orgulhoso dela, e só aí se juntou aos seus irmãos para brincar.
Um dia andavam os três porquinhos a saltar, muito divertidos, quando aparece o lobo mau:
- Olá! Vejo três deliciosos porquinhos à minha frente.
Ao verem o lobo mau, fugiram, cada um para a sua casa.
O lobo, que estava cheio de fome, chegou ao pé da casa do porquinho mais novo, e disse:
- Cheira-me a porquinho! Sai daí que eu vou-te comer! Se não saíres, deito a tua casa de palha abaixo…
E vendo a casa de palha à sua frente, soprou tão forte, que fez a casinha ir pelo ar!
O porquinho assustado correu para a casa do irmão do meio, que tinha uma casa de madeira.
Quando o lobo lá chegou, gritou novamente:
- Cheira-me a porquinho! E eu estou com tanta fome que vos vou comer aos dois…
E com dois sopros, conseguiu deitar a casa de madeira abaixo.
Os dois porquinhos mais novos correram então, apavorados, para a casa do irmão mais velho, que era de tijolo.
O lobo, vendo que os três porquinhos estavam todos numa só casa, exclamou, louco de alegria:
- Cheira-me a porquinho! E mais fome não vou eu ter, pois apanhei três porquinhos para comer!
Então o lobo encheu o peito de ar e soprou com toda a força que tinha, mas a casinha de tijolos não se mexeu nem um bocadinho. Aliviados, os três porquinhos saltaram de contentes. Mas o lobo não desistiu, e disse:
- Não consegui deitar a casa de tijolos abaixo nem derrubar a sua porta mas eu tenho outra ideia… esperem que já vão ver! E começou a subir o telhado, em direção à chaminé.
Os porquinhos mais novos ficaram aflitos mas o mais velho, que era muito esperto, colocou no fogão, por baixo da chaminé, um grande caldeirão de água a ferver.
O lobo, ao entrar pela chaminé, caiu no caldeirão de água quente e queimou o rabo, fugindo o mais rápido que podia para o meio da floresta. Os dois porquinhos agradeceram ao seu irmão mais velho, e aprenderam a lição.
Deste lobo mau, nunca mais se ouviu falar…


Os Três Porquinhos em vídeo


Atividade 4
Com ajuda do professor os alunos produziram coletivamente um texto de reconto da história dos Três Porquinhos, logo após os alunos dramatizarão a história utilizando dedoches.



 
Materiais:
Vídeo: Tipos de moradia, folha de atividade com os tipos de moradia, folha com a dobradura da casinha, moldes dos dedoches, papel branco para fazer a dobradura da casinha.

Avaliação:
A avaliação acontecerá de forma contínua iniciada nas perguntas orais diagnosticadas no início da aula. Posteriormente, as realizações das atividades e interesse pelo tema da aula. Registro e reflexão sobre as atividades realizadas sobre o aprendizado da turma com a experiência vivenciada.

Referências:
Molde dos dedoches
http://espacodacriatividadeencantado.blogspot.com/2016/06/molde-dedoches-em-feltro.html

Dobradura da casinha
http://historiasdelueteca.blogspot.com/2014/01/atividades-para-enxergando-com-o-coracao.html

Atividades dos tipos de moradia
https://www.mundinhodacrianca.net/2011/10/historia-das-moradias-atividadesmodelos.html

Atividades e Plano Dia do Estudante alinhado à BNCC

💜Educação Infantil

Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento BNCC

(EI03EO03) Ampliar as relações interpessoais, desenvolvendo atitudes de participação e cooperação.

(EI03EO04) Comunicar suas ideias e sentimentos a pessoas e grupos diversos.

Campos de Experiências
O eu, o outro e o nós


Faixa etária: Crianças pequenas (4 anos a 5 anos e 11 meses)


💚Alfabetização


Ensino Religioso/ 1º ano/ Ensino Fundamental


Unidades temáticas
Identidades e alteridades


Habilidades da BNCC para Ensino Religioso
(EF01ER01) Identificar e acolher as semelhanças e diferenças entre o eu, o outro e o nós.


Objetos de conhecimento
O eu, o outro e o nós


Objetivos específicos desta aula

Expressar suas preferências e vivências através de desenho.

Demonstrar empatia e interesse e acolher as diferenças.
Expressar suas ideias e emoções as pessoas a sua volta.
Cooperar com os colegas demonstrando sentimentos de empatia.


Como foi criado o Dia do estudante?
No dia 11 de agosto, é comemorado, no Brasil, o Dia do Estudante. Essa comemoração acontece desde o ano de 1927 e teve como ponto de partida algo que ocorreu 100 anos antes, isto é, em 1827, na época do recém-instituído Império Brasileiro. Em 11 de agosto de 1827, o então imperador Dom Pedro I 1 autorizou a criação das duas primeiras faculdades do Brasil, a Faculdade de Direito de Olinda, em Pernambuco, e a Faculdade de Direito do Largo do São Francisco, em São Paulo. Para saber mais

Atividade 1

Leitura e roda de conversa sobre o poema " Sou estudante e sou sonhador" 

Para iniciar o tem a " O dia do estudante" Leia o poema e converse com a turma sobre a importância da escola na vida das pessoas. A escola promove a convivência e  o respeito  às diferenças de ideias e opiniões. É na escola a onde aprendemos a pavimentar o caminho para os nossos sonhos. Cada ser humano tem um sonho e devemos respeitar o sonho de cada um. Por mais diferente e  inalcaçavél que o sonho possa parecer não devemos desmotivar o sonho de uma pessoa. Para ilustrar a conversa, dê exemplos de grandes inventores como Thomas Édison, o inventou da lâmpada, Graham Bell, inventor do telefone. Todas essas pessoas tiveram grandes sonhos que se realizaram e ajudaram a melhorar a vida da humanidade. Os sonhos podem se pequenos, podem ser enormes, mas todos os tipos de sonhos são importantes e devem ser respeitados. 

👉Todos os direitos autorais reservado ao autor da obra de acordo com o artigo 5º da Constituição Federal.


 


Atividade 2

Adivinhando sonhos... 

Para esta atividade irá precisar da lousa ou folha branca. O professor fará o sorteio dos alunos para quem irá começar a brincadeira. O primeiro aluno irá desenhar algo que tem a ver com seu sonho e os demais vão tentar adivinhar somente a através do desenho qual é o sonho do colega. 

Atividade 3 

Brincadeiras dos sonhos

Proponha aos alunos que, individualmente, fale ou escreva o seu sonho. O professor colocará em um envelope e cada aluno pegará um papel com um sonho. Tendo cuidado para o aluno não pegar o papel com o próprio sonho. A proposta é, cada que um fique responsável por um sonho. Um de cada vez apresentará o sonho que está no seu papel.  O professor poderá ler o papel com o sonho daqueles alunos que ainda não sabem ler. O professor perguntará se a turma tem ideia de quem é esse sonho? O que a turma acha sobre o sonho do colega e como ele poderá realizar este sonho? Os amigos podem dar sugestões e soluções para que o colega realize esse sonho.  A proposta da atividade é compartilhar ideias, expressar pensamentos, respeitar o sonho do colega, aprender o valor da empatia, entre outros.

Atividade 4 

O sonho na palma da mão

Nesta atividade o aluno escreverá seu sonho ou irá desenhar o seu sonho. A proposta é desenhar o contorno da sua própria mão e dentro escrever ou desenhar o seu sonho. Todos os alunos vão compartilhar os seus desenhos com os colegas. Em seguida, o professor poderá montar um mural juntamente com a turma de todos os desenhos. 


 Lembrancinhas do Dia do Estudante 

Imprimir o marcador de páginas no papel mais firme ou colar no papel cartão. Poderá colocar um chocolate ou doce para acompanhar o marcador de páginas.














Materiais:
Folhas de atividades, lápis de cor e folha, lousa e marcador de quadro. 

Avaliação:
A avaliação acontecerá de forma contínua iniciada nas perguntas orais diagnosticadas no início da aula. Posteriormente, as realizações das atividades e interesse pelo tema da aula. Registro e reflexão sobre as atividades realizadas sobre o aprendizado da turma com a experiência vivenciada.

Fontes de consultas:
http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf
https://brasilescola.uol.com.br/datas-comemorativas/dia-estudante.htm

Atividades e Plano de Aula Primavera para a Educação Infantil alinhado à BNCC



Faixas etárias:
Crianças pequenas (4 anos a 5 anos e 11 meses)

Objetivos de Aprendizagem e desenvolvimento BNCC
(EI03ET03) Identificar e selecionar fontes de informações, para responder a questões sobre a natureza, seus fenômenos, sua conservação.
(EI03CG05) Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas.
(EI03EO04) Comunicar suas ideias e sentimentos a pessoas e grupos diversos.
(EI03TS02) Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais.
(EI03EF01) Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fotos, desenhos e outras formas de expressão.

Campos de Experiências
Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações
Corpo, gestos e movimentos
Eu, o outro e o nós
Traços, sons, cores e formas
Escuta, fala, pensamento e imaginação

Objetivos da aula:
Identificar as características da primavera e suas peculiaridades
Diferenciar a primavera das demais estações.
Reconhecer a importância das flores para a manutenção e promoção da biodiversidade.
Observar através de vídeo a transformação das flores em frutos.
Aplicar os conhecimentos adquiridos em atividades práticas.
Expressar suas ideias oralmente, por desenhos e através da escrita espontânea.
Usar habilidades manuais para confeccionar cartões de primavera.


Atividade inicial

Leitura do poema "O Nascimento das Flores" em vídeo 👉Vídeo o nascimento das flores

Após o a leitura do poema discuta com as crianças sobre a importância das flores para produção de frutos.  As flores, além de serem belas, tem um papel importante na natureza, a produção de alimentos como as frutas. O poema conta o nascimento de uma flor e consequentemente de uma planta e seu fruto. Devemos proporcionar aos alunos reflexões, trazendo o tema  primavera como um momento para abordar este assunto de forma envolvente e de muito aprendizado. A proposta do planto é fazer as crianças pensarem sobre a importância e o papel das flores na natureza.

👉Todos os direitos autorais reservado ao autor da obra de acordo com o artigo 5º da Constituição Federal.


Atividade 1
Experiências 
Depois de ler o poema "O nascimento das flores", leve para sala  de aula fotos de pés de laranjas, laranjeira na florada e com laranjas. Leve também a fruta e  parta ao meio, mostrando as sementes aos alunos. Antes de partir a laranja e mostrar as sementes, deixe que as crianças tirem suas próprias conclusões sobre as flores, a partir do poema que foi trabalhado. 


Para completar o exposto, exiba o vídeo Flores e Frutos 🌺🍊 | O Show da Luna! que é bem interessante para e ilustrar a transformação da flor em fruta. Um desenho animado que tem proposições bem interessantes e vai aguçar a curiosidade dos alunos sobre as flores.


Atividade 2
Produção de frutos e flores  
Apoiado no poema, conte para as crianças o que acontece com a semente quando ela cai na terra " As flores nascem da semente, que caem ao solo a germinar. De uma simples sementinha, vemos uma planta se formar" depois proponha a atividade abaixo. E que também poderá ser feita por meio de desenho pelos alunos representando o ciclo de reprodução de uma planta.
  


Atividade 3 
As cores das flores
Leve as crianças para um passeio em um jardim com intuito de mostrar as diversas cores das flores. Se a escola não tiver essa opção, use imagens de flores (de preferência de flores naturais, flores de verdade) Peça as crianças para verbalizarem as cores. Explique para a turma que as cores das flores funcionam como um atrativo para determinados tipos de insetos com as abelhas que são responsáveis pela polinização. A polinização é o ato de levar o pólen do órgão masculino da flor para o órgão feminino para que haja fecundação e possam nascer novos frutos e novas plantas. Os coloridos das flores atraem insetos e pequenos animais que em seus pezinhos e bicos transportam esse material. Quando voltarem para sala de aula faça uma lista junto com as crianças das cores e tipos de flores que encontraram durante o passeio.  
Atividade 4
As características da primavera 
Na primavera ocorrem temperaturas mais amenas. Esta estação acontece depois do inverno. E é, a época de muitas chuvas que favorecem a florada das plantas. Tudo fica mais verde e colorido pelo o aparecimento de muitas flores. As flores servem de alimentos para muitos insetos como as abelhas que produzem o mel a partir do pólen que são retirados das flores. O pólen é encontrado no interior da flor, também chamado de miolo da flor. 


Atividade 5 
O quebra-cabeças da primavera 
Para ficar mais firme colar no papel cartão e recortar na linha demarcada. A importância de se trabalhar com quebra-cabeças vai muito além da diversão, pois exercita a memória visual e trabalha a capacidade de resolver problemas. Ao montar a imagem articulando as peças, a criança busca estratégias para que possa formar o desenho a partir de cores e outros elementos que a  imagem apresenta.

Atividade 6
Cestinha e cartão de primavera 
A primavera é muito importante na natureza e ela é responsável pela transformação da paisagem. Os jardins ficam cheios de belas flores, borboletas, beija-flores e pássaros de todas as espécies. É um momento de renascimento, um refazer da paisagem. Podemos comemorar a chegada da primavera oferecendo cartões da primavera para nossos familiares e nossos amigos. Você pode criar seu próprio cartão desenhando as paisagens floridas.     



Recursos
Folhas de atividades, lápis de cor, papel branco para fazer o cartão da primavera, laranjas para a experiências, imagens de pés de laranjas, poema ' O nascimento das flores" Vídeo flores e frutos - Show da Luna https://youtu.be/YTuS0j8BEuM   

Avaliação
A avaliação acontecerá de forma contínua iniciada nas perguntas orais diagnosticadas no início da aula. Posteriormente, as realizações das atividades e interesse pelo tema da aula. Registro e reflexão sobre as atividade realizadas sobre o aprendizado da turma com a experiência vivenciada.


Fontes de consultas
https://escolakids.uol.com.br/ciencias/por-que-as-flores-sao-coloridas-e-perfumadas.htm
https://pontobiologia.com.br/qual-o-papel-das-flores-em-uma-planta/
http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf



Plano de aula sobre os conceitos grande pequeno e médio de acordo com a BNCC


Campo de experiência da BNCC:  Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações

Habilidade da Base Nacional Comum Curricular (EI03ET05) Classificar objetos e figuras de acordo com suas semelhanças e diferenças

Público alvo:
Educação infantil 4 e 5 anos (adaptar as atividades de acordo com a faixa etária)

Tema da aula: Meio físico e seus elementos

Objetivos específicos:
Classificar objetos diversos discriminando pelo tamanho: grande, pequeno e médio.
Participar de atividades que desenvolva a capacidade de observação e percepção visual.

Incentivo Inicial
Vídeo muito interessante para trabalhar o conceito de grande, pequeno e médio. A medida que o narrador conta a história vai falando dos objetos e seus tamanhos. Exemplo três tigelas de mingau na mesa: uma grande, uma média e uma pequena. E assim vai falando sobre os objetos dando enfase no conceito.

Vídeo Cachinhos Dourados e os Três Ursos - Histórias e contos para Crianças



Atividade 1

Primeira etapa: O professor colocará em um local diversos objetos de diversos tamanhos. Incentivará a manipulação e o agrupamento dos materiais em grande, pequeno e médio. O professor explorará junto com a turma o conceito. Para facilitar a compreensão o professor poderá fazer caixas no tamanho grande, pequeno e médio e as crianças vão separando mediante a observação dos tamanhos das caixas.


Segunda etapa: O professor distribuirá para cada criança (círculos de cartolina de cores diferentes) nos tamanhos grande, pequeno e médio. Todos devem sentar de frente para professor que pronunciará grande, todos deverão apanhar a circulo grande. O mesmo processo se repetirá o com pequeno e o médio.


Atividade 2

Resultado de imagem para atividade de grande medio e pequeno com a historia de cachinho dourado

Atividade 3

Referência da imagem: http://bloguinhodapro.blogspot.com/2013/05/cachinhos-de-ouro.html

Atividade 4

Referência da imagem: http://bloguinhodapro.blogspot.com/2013/05/cachinhos-de-ouro.html


Clique👇 na imagem e faça parte dos nossos canais de comunicações


Materiais:
Cachinhos Dourados e os Três Ursos - Histórias e contos para Crianças, cartolinas coloridas para a os círculos, objetos diversos para a primeira dinâmica, folhas de exercícios.

Avaliação:
A avaliação acontecerá de forma contínua iniciada nas perguntas orais diagnosticadas no início da aula. Posteriormente, as realizações das atividades e interesse pelo tema da aula. Registro e reflexão sobre as atividade realizadas sobre o aprendizado da turma com a experiência vivenciada.

Referências:
Das atividades http://bloguinhodapro.blogspot.com/2013/05/cachinhos-de-ouro.html
https://basenacionalcomum.mec.gov.br/

Plano de aula dúzia e meia dúzia para o 2º ano de acordo com a BNCC

Tema da aula   Dúzia e meia dúzia Habilidade da Base Nacional Comum Curricular  (EF01MA01) Utilizar números naturais como indica...