Plano de aula cantigas folclóricas populares para alfabetização
Plano de aula criar e contar histórias com objetos e acessórios educação infantil BNCC
Plano de aula brincando com parlendas alfabetização BNCC
Língua Portuguesa / 1º Ano/ Ensino Fundamental
Práticas de Linguagem: Escrita compartilhada e autônoma; Oralidade
Habilidade da Base Nacional Comum Curricular BNCC
(EF01LP18) Registrar, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, cantigas, quadras, quadrinhas, parlendas, trava línguas, dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/finalidade do texto.
Objetos de conhecimento: Escrita compartilhada
Tema da aula: Parlendas
Objetivos específicos
Identificar e reconhecer o gênero textual Parlendas
Identificar palavras no texto;
Diferenciar itens que estão presentes no texto dos que não estão;
Interpretar parlendas;
Escrever coletivamente sobre o tema da aula.
Tempo estimado: 5 aulas
Orientações
Tanto para as aulas presenciais quanto as remotas é necessário se organizar acerca do material a ser utilizado. É importante considerar nas aulas presenciais a nova realidade que nos cerca, por isso é essencial organizar os materiais e o espaço das atividades. Para as aulas remotas é importante a antecedência no envio de material e o bom diálogo com os responsáveis.
Atividade 1
O que são Parlendas?
Antes dessa brincadeira, o professor pode distribuir uma ou duas parlendas para cada aluno para que leve para casa (dever de casa) e o aluno fará a leitura da parlenda em casa pedindo a ajuda de um familiar para auxilia-lo nesta tarefa, caso o aluno apresente dificuldades na leitura. No dia combinado os alunos vão apresentar suas leituras para os colegas. O professor poderá estimular os alunos a fazerem perguntas sobre a parlenda que foi lida. Depois desse trabalho o professor já apresenta o jogo para a turma.
Bate Parlenda
Recursos: Folhas de exercícios, papel cartão, papel contact.
Avaliação:
A avaliação acontecerá durante a realização das atividades e interesse pelo tema da aula. Os registros feitos nas atividades são importante ferramenta para avaliação.
Fonte de consulta:
http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf
Plano de aula Tipos de moradia e reconto de histórias de acordo com a BNCC
Língua Portuguesa/ 1º Ano
(EF12LP05) Planejar e produzir, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, (re)contagens de histórias, poemas e outros textos versificados (letras de canção, quadrinhas, cordel), poemas visuais, tiras e histórias em quadrinhos, dentre outros gêneros do campo artístico-literário, considerando a situação comunicativa e a finalidade do texto
6 aulas
Geografia- Os tipos de moradia
Língua Portuguesa - Escrita compartilhada
Atividade 1
Praticando
O professor poderá recortar as moradias abaixo colar em um papel cartão e em seguida colar atras palitos de churrasco. O professor conversará com a turma sobre os tipos de moradia e enquanto fala, irá mostrar as figuras da moradias. Em seguida o professor chamará os alunos um de cada vez para também comentar sobre as moradias que mais gostaram. Praticando... O professor poderá aplicar a atividade abaixo para maior fixação sobre o aprendido!
Produzindo:
Dobradura da casinha
O professor apresentará a turma a dobradura da casinha. O professor estimulará a turma a fazer a dobradura também! Junto com os alunos o professor fará a dobradura da casinha e cada aluno vai personalizar a sua dobradura para ficar parecida com a sua casa.

O professor contará a história dos Três Porquinhos apresentando as casinhas dos porquinhos! O professor fará as três casinhas que aparecem na historia a de tijolos, a de palha e a de madeira.

ERA UMA VEZ três porquinhos que viviam na floresta com a sua mãe. Um dia, como já estavam muito crescidos, decidiram ir viver cada um em sua casa. A mãe concordou, mas avisou-os:
- Tenham muito cuidado, pois na floresta também vive o lobo mau, e eu não vou estar lá para vos proteger…
- Sim amanhã! – Responderam os três ao mesmo tempo.
Os porquinhos procuraram um bom lugar para construir as suas casas e, assim que o encontraram, cada um começou a fazer a sua própria casa.
O porquinho mais novo, que só pensava em brincar, fez a sua casa muito rapidamente, usando palha. O porquinho do meio, ansioso por ir brincar com o mais novo, juntou uns paus e depressa construiu uma casa de madeira. O porquinho mais velho, que era o mais ajuizado, lembrou-se do que a sua mãe lhe tinha dito, e disse:
- Vou construir a minha casa de tijolos. Assim terei uma casa muito resistente para me proteger do lobo mau.
É claro que foi o que demorou mais tempo a construir a casa mas, no fim, estava muito orgulhoso dela, e só aí se juntou aos seus irmãos para brincar.
Um dia andavam os três porquinhos a saltar, muito divertidos, quando aparece o lobo mau:
- Olá! Vejo três deliciosos porquinhos à minha frente.
Ao verem o lobo mau, fugiram, cada um para a sua casa.
O lobo, que estava cheio de fome, chegou ao pé da casa do porquinho mais novo, e disse:
- Cheira-me a porquinho! Sai daí que eu vou-te comer! Se não saíres, deito a tua casa de palha abaixo…
E vendo a casa de palha à sua frente, soprou tão forte, que fez a casinha ir pelo ar!
O porquinho assustado correu para a casa do irmão do meio, que tinha uma casa de madeira.
Quando o lobo lá chegou, gritou novamente:
- Cheira-me a porquinho! E eu estou com tanta fome que vos vou comer aos dois…
E com dois sopros, conseguiu deitar a casa de madeira abaixo.
Os dois porquinhos mais novos correram então, apavorados, para a casa do irmão mais velho, que era de tijolo.
O lobo, vendo que os três porquinhos estavam todos numa só casa, exclamou, louco de alegria:
- Cheira-me a porquinho! E mais fome não vou eu ter, pois apanhei três porquinhos para comer!
Então o lobo encheu o peito de ar e soprou com toda a força que tinha, mas a casinha de tijolos não se mexeu nem um bocadinho. Aliviados, os três porquinhos saltaram de contentes. Mas o lobo não desistiu, e disse:
- Não consegui deitar a casa de tijolos abaixo nem derrubar a sua porta mas eu tenho outra ideia… esperem que já vão ver! E começou a subir o telhado, em direção à chaminé.
Os porquinhos mais novos ficaram aflitos mas o mais velho, que era muito esperto, colocou no fogão, por baixo da chaminé, um grande caldeirão de água a ferver.
O lobo, ao entrar pela chaminé, caiu no caldeirão de água quente e queimou o rabo, fugindo o mais rápido que podia para o meio da floresta. Os dois porquinhos agradeceram ao seu irmão mais velho, e aprenderam a lição.
Deste lobo mau, nunca mais se ouviu falar…
Com ajuda do professor os alunos produziram coletivamente um texto de reconto da história dos Três Porquinhos, logo após os alunos dramatizarão a história utilizando dedoches.


Vídeo: Tipos de moradia, folha de atividade com os tipos de moradia, folha com a dobradura da casinha, moldes dos dedoches, papel branco para fazer a dobradura da casinha.
Avaliação:
A avaliação acontecerá de forma contínua iniciada nas perguntas orais diagnosticadas no início da aula. Posteriormente, as realizações das atividades e interesse pelo tema da aula. Registro e reflexão sobre as atividades realizadas sobre o aprendizado da turma com a experiência vivenciada.
Molde dos dedoches
Atividades e Plano Dia do Estudante alinhado à BNCC
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento BNCC
(EI03EO03) Ampliar as relações interpessoais, desenvolvendo atitudes de participação e cooperação.
(EI03EO04) Comunicar suas ideias e sentimentos a pessoas e grupos diversos.
O eu, o outro e o nós
Faixa etária: Crianças pequenas (4 anos a 5 anos e 11 meses)
💚Alfabetização
Ensino Religioso/ 1º ano/ Ensino Fundamental
Unidades temáticas
Identidades e alteridades
Habilidades da BNCC para Ensino Religioso
(EF01ER01) Identificar e acolher as semelhanças e diferenças entre o eu, o outro e o nós.
Objetos de conhecimento
O eu, o outro e o nós
Objetivos específicos desta aula
Expressar suas preferências e vivências através de desenho.
Demonstrar empatia e interesse e acolher as diferenças.
Expressar suas ideias e emoções as pessoas a sua volta.
Cooperar com os colegas demonstrando sentimentos de empatia.
Como foi criado o Dia do estudante?
No dia 11 de agosto, é comemorado, no Brasil, o Dia do Estudante. Essa comemoração acontece desde o ano de 1927 e teve como ponto de partida algo que ocorreu 100 anos antes, isto é, em 1827, na época do recém-instituído Império Brasileiro. Em 11 de agosto de 1827, o então imperador Dom Pedro I 1 autorizou a criação das duas primeiras faculdades do Brasil, a Faculdade de Direito de Olinda, em Pernambuco, e a Faculdade de Direito do Largo do São Francisco, em São Paulo. Para saber mais
Leitura e roda de conversa sobre o poema " Sou estudante e sou sonhador"
Para iniciar o tem a " O dia do estudante" Leia o poema e converse com a turma sobre a importância da escola na vida das pessoas. A escola promove a convivência e o respeito às diferenças de ideias e opiniões. É na escola a onde aprendemos a pavimentar o caminho para os nossos sonhos. Cada ser humano tem um sonho e devemos respeitar o sonho de cada um. Por mais diferente e inalcaçavél que o sonho possa parecer não devemos desmotivar o sonho de uma pessoa. Para ilustrar a conversa, dê exemplos de grandes inventores como Thomas Édison, o inventou da lâmpada, Graham Bell, inventor do telefone. Todas essas pessoas tiveram grandes sonhos que se realizaram e ajudaram a melhorar a vida da humanidade. Os sonhos podem se pequenos, podem ser enormes, mas todos os tipos de sonhos são importantes e devem ser respeitados.
Atividade 2
Adivinhando sonhos...
Para esta atividade irá precisar da lousa ou folha branca. O professor fará o sorteio dos alunos para quem irá começar a brincadeira. O primeiro aluno irá desenhar algo que tem a ver com seu sonho e os demais vão tentar adivinhar somente a através do desenho qual é o sonho do colega.
Atividade 3
Brincadeiras dos
sonhos
Proponha aos alunos que, individualmente, fale ou escreva o seu
sonho. O professor colocará em um envelope e cada aluno pegará um papel com um
sonho. Tendo cuidado para o aluno não pegar o papel com o próprio sonho. A proposta
é, cada que um fique responsável por um sonho. Um de cada vez apresentará o
sonho que está no seu papel. O professor
poderá ler o papel com o sonho daqueles alunos que ainda não sabem ler. O
professor perguntará se a turma tem ideia de quem é esse sonho? O que a turma
acha sobre o sonho do colega e como ele poderá realizar este sonho? Os amigos podem
dar sugestões e soluções para que o colega realize esse sonho. A proposta da atividade é compartilhar ideias,
expressar pensamentos, respeitar o sonho do colega, aprender o valor da
empatia, entre outros.
Atividade 4
O sonho na palma da mão
Nesta atividade o aluno escreverá seu sonho ou irá desenhar o seu sonho. A proposta é desenhar o contorno da sua própria mão e dentro escrever ou desenhar o seu sonho. Todos os alunos vão compartilhar os seus desenhos com os colegas. Em seguida, o professor poderá montar um mural juntamente com a turma de todos os desenhos.
Imprimir o marcador de páginas no papel mais firme ou colar no papel cartão. Poderá colocar um chocolate ou doce para acompanhar o marcador de páginas.
Atividades e Plano de Aula Primavera para a Educação Infantil alinhado à BNCC
Objetivos de Aprendizagem e desenvolvimento BNCC
(EI03ET03) Identificar e selecionar fontes de informações, para responder a questões sobre a natureza, seus fenômenos, sua conservação.
(EI03CG05) Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas.
(EI03EO04) Comunicar suas ideias e sentimentos a pessoas e grupos diversos.
(EI03TS02) Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais.
(EI03EF01) Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fotos, desenhos e outras formas de expressão.
Campos de Experiências
Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações
Corpo, gestos e movimentos
Eu, o outro e o nós
Traços, sons, cores e formas
Escuta, fala, pensamento e imaginação
Objetivos da aula:
Identificar as características da primavera e suas peculiaridades
Diferenciar a primavera das demais estações.
Reconhecer a importância das flores para a manutenção e promoção da biodiversidade.
Observar através de vídeo a transformação das flores em frutos.
Aplicar os conhecimentos adquiridos em atividades práticas.
Expressar suas ideias oralmente, por desenhos e através da escrita espontânea.
Usar habilidades manuais para confeccionar cartões de primavera.
Atividade inicial
Leitura do poema "O Nascimento das Flores" em vídeo 👉Vídeo o nascimento das flores
Após o a leitura do poema discuta com as crianças sobre a importância das flores para produção de frutos. As flores, além de serem belas, tem um papel importante na natureza, a produção de alimentos como as frutas. O poema conta o nascimento de uma flor e consequentemente de uma planta e seu fruto. Devemos proporcionar aos alunos reflexões, trazendo o tema primavera como um momento para abordar este assunto de forma envolvente e de muito aprendizado. A proposta do planto é fazer as crianças pensarem sobre a importância e o papel das flores na natureza.
Avaliação
A avaliação acontecerá de forma contínua iniciada nas perguntas orais diagnosticadas no início da aula. Posteriormente, as realizações das atividades e interesse pelo tema da aula. Registro e reflexão sobre as atividade realizadas sobre o aprendizado da turma com a experiência vivenciada.
Fontes de consultas
https://escolakids.uol.com.br/ciencias/por-que-as-flores-sao-coloridas-e-perfumadas.htm
https://pontobiologia.com.br/qual-o-papel-das-flores-em-uma-planta/
http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf
Plano de aula sobre os conceitos grande pequeno e médio de acordo com a BNCC
Habilidade da Base Nacional Comum Curricular (EI03ET05) Classificar objetos e figuras de acordo com suas semelhanças e diferenças
Público alvo:
Educação infantil 4 e 5 anos (adaptar as atividades de acordo com a faixa etária)
Tema da aula: Meio físico e seus elementos
Objetivos específicos:
Classificar objetos diversos discriminando pelo tamanho: grande, pequeno e médio.
Participar de atividades que desenvolva a capacidade de observação e percepção visual.
Incentivo Inicial
Vídeo muito interessante para trabalhar o conceito de grande, pequeno e médio. A medida que o narrador conta a história vai falando dos objetos e seus tamanhos. Exemplo três tigelas de mingau na mesa: uma grande, uma média e uma pequena. E assim vai falando sobre os objetos dando enfase no conceito.
Vídeo Cachinhos Dourados e os Três Ursos - Histórias e contos para Crianças


Atividade 3
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Plano de aula dúzia e meia dúzia para o 2º ano de acordo com a BNCC
Tema da aula Dúzia e meia dúzia Habilidade da Base Nacional Comum Curricular (EF01MA01) Utilizar números naturais como indica...
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