Plano de aula elaborado para educação infantil para que o aluno identifique e reconheça a sinalização de trânsito para segurança dos motoristas e pedestres. Reconhecer as regras de circulação de trânsito para um trânsito mais seguro.
Crianças pequenas 4 a 5 anos e 11 meses
Sinalização de trânsito
(EI03EF01) Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fotos, desenhos e outras formas de expressão.
Utilizar a escrita espontânea para escrever palavras.
Desenhar um trajeto, observando sinalização de trânsito e pontos de referências.
Identificar e reconhecer a sinalização de trânsito para segurança dos motoristas e pedestres.
Reconhecer as regras de circulação de trânsito para um trânsito mais seguro.

Pare, olhe e siga as regras de segurança
Após assistir ao vídeo, fazer uma roda de conversa sobre as normas de trânsito e de como motoristas e pedestres devem se portar para manter o trânsito seguro.
Perguntas para nortear a conversa:
Como devemos atravessar a rua?
Como deve ser o transporte de crianças nos carros?
Pode brincar nas ruas onde os carros circulam?
Crianças pequenas podem ser transportadas em motocicletas?
Pode colocar os braços e a cabeça para fora quando o carro estiver em movimento?
Por que devemos usar o sinto de segurança?
Atividade 3
Desenhar o trajeto de casa a até a escola.
Proponha aos alunos que desenhem os trajetos que cada um faz da sua casa até a escola, observando as placas de trânsito, faixa de pedestre, sinais de trânsito... existente neste trajeto. Peça a eles que coloquem pontos referências (padaria, açougue, ponte, etc.) e escreva seus nomes utilizando a escrita espontânea.
Avaliação: