O Blog Profissão Professor compartilha de forma gratuita atividades, planos de aulas e orientações de ensino para professores da educação infantil e do ensino fundamental
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento da BNCC (EI03EO06) Manifestar interesse e respeito por diferentes culturas e modos de vida. (EI03EO04) Comunicar suas ideias e sentimentos a pessoas e grupos diversos.
Faixa etária: Crianças pequenas 4 e 5 anos.
Objetivos específicos: Ouvir atentamente a história contada pelo professor. Expressar ideias sobre o tema da aula através da oralidade e desenhos. Identificar os direitos e deveres da criança relacionados à história contada.
O dia da criança é uma data muito especial e é comemorado com muita brincadeira, mas também é um momento de reflexão sobre os direitos e deveres das crianças.
Atividade 1
Conte a história da Vivi em: Que direito é esse? e logo em seguida converse com as crianças sobre as várias situações que foram imaginadas por Vivi. Vivi começou a pensar sobre os vários significados da palavra direito.. Peça as crianças para pensarem nas várias situações que aparecem na história e desenharem no papel. Logo depois, peça os alunos para compartilharem seus desenhos, falando sobre as suas percepções ao ouvir a história. Poderá gostar também de: Brincadeiras e Atividades para a Semana do Dia da Criança
História da Vivi em Vídeo 👇
Atividade 2
Converse com a turma sobre os direitos e deveres da criança que aparecem na história. Existem outros deveres como: respeitar os pais e responsáveis, assim como a seus professores. Respeitar o próximo e as suas diferenças (como religião, classe social ou cor da pele); Proteger o meio ambiente entre outros. E que existe uma Lei (ECA) e também a Constituição brasileira que garante esses direitos, assim como os deveres. Agora desenhe o dever de toda criança que foi ouvido na história.
Atividade 3
Depois da conversa, proponha aos alunos que relacionem os direitos que foram vistos na história como: atenção, moradia, saúde, educação, brincar, lazer, proteção, alimento, paz, união, solidariedade, igualdade, respeito com as imagens apresentadas. O professor pode mostrar as imagens abaixo ou outras imagens que o professor tiver. O professor pode falar uma palavra e explicar seu significado para os alunos fazerem a conexão com a imagem. Falar uma palavra por vez e perguntar sobre qual imagem relaciona com a palavra que foi dita.
Atividade 4
Jogo da memória sobre os direitos da criança. Imprimir a cartela duas vezes, recortar as cartimhas e jogar.
Lembrancinhas para o dia das crianças viseiras comemorativas dia das crianças
Materiais Lápis, papel, história da Vivi em: Que direito é esse? Avaliação A avaliação acontecerá de forma contínua iniciada nas perguntas orais diagnosticadas no início da aula. Posteriormente, as realizações das atividades e interesse pelo tema da aula. Registro e reflexão sobre as atividade realizadas sobre o aprendizado da turma com a experiência vivenciada.
Fonte de consulta http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf
Na mediação de leitura, o educador ou mediador lê um texto junto com as crianças, incentivando a participação: faz pausas para comentar, pergunta o que entenderam, relaciona a história com a vida deles e estimula a interpretação. É um momento de construção coletiva de sentido.
Já a contação de história é mais voltada para o encantamento: o contador narra ou dramatiza a história, muitas vezes de memória, usando voz, gestos, expressões faciais e até recursos visuais. O objetivo principal é envolver e emocionar o público, despertando a imaginação.
Assim, enquanto a mediação de leitura privilegia a interação com o texto e a formação de leitores críticos, a contação de história destaca a oralidade, a fantasia e a tradição cultural.
Técnicas para contar história
Use a sua voz, como se ela fosse um prolongamento do corpo. Com a voz também se emociona, se tateia, se abraça, se acaricia;
- Use os gestos, movimente o corpo como se movimenta a alma, de modo a provocar emoções nos ouvintes;
- Use o olhar: olhe para as imagens mentais da história que está contando; olhe para o ouvinte, olhe para dentro de si;
- Seja espontâneo: dê emoção e volume a sua fala, esteja segura do texto que está contando;
- Memorize o texto, de credibilidade a ele, trabalhe a pausa, o silêncio.
Na hora de contar:
- Olhar os ouvintes, distribuindo o olhar para todos;
- Utilizar uma linguagem de acordo com a platéia;
- Visualizar a história enquanto narra; criar um roteiro visual e verbal, na seqüência da história;
- Usar gestos expressivos;
- Não explicar a história, o texto deve falar por si;
- Prepare a história antes;
- Modificar seu tom de voz;
- Acreditar na história que está sendo contada.
Faixa etária e interesses:
- até 3 anos - fase pré-mágica: histórias de bichinhos, brinquedos, objetos, seres da natureza (humanizados), histórias de crianças.
- 3 a 6 anos - fase mágica: histórias de repetição e acumulativas (Dona Baratinha, A formiguinha e a Neve, Os três Porquinhos...), histórias de fadas.
- 7 anos - histórias de crianças, animais e encantamento; aventuras no ambiente próximo: família, comunidade; histórias de fadas.
- 8 anos - Histórias de fadas; histórias vinculadas à realidade.
- 9 anos - Histórias de fadas com enredo mais elaborado; histórias humorísticas.
- Simples Narrativa: é sem dúvida a mais fascinante de todas as formas, a mais antiga, tradicional e autêntica. Não requer nenhum acessório e se processa por meio da voz do narrador, de sua postura. Mãos livres, concentra-se toda a sua forma na expressão corporal.
- Com livros: devemos mostrar o livro para o ouvinte virando lentamente as páginas com a mão direita, enquanto a esquerda sustenta a parte inferior do livro, aberto de frente para o público. Narrar com o livro não é, propriamente, ler a história. O narrador a conhece, já estudou e vai contando com suas próprias palavras. Fazer a leitura com entonação e mostrando as figuras são formas de incentivar a leitura – a criança associa ler ao prazer.
- Com desenhos: Narramos a história a partir de uma seqüência de desenhos, sem texto (Eva Furnari).
(EF04GE05) Distinguir unidades político-administrativas oficiais nacionais (Distrito, Município, Unidade da Federação e grande região), suas fronteiras e sua hierarquia, localizando seus lugares de vivência.
Plano de aula:
4º ano do Fundamental - Geografia - conexões e escala
Tema da aula:
Conceito de país, estado e município - organização, localização e representação
Objeto do conhecimento:
Unidades político-administrativas do Brasil
Objetivos de aprendizagem:
Construir os conceitos de organização, localização e representação de unidades político-administrativas oficiais nacionais ( país, estado e município).
Construir noções de território, observando a relação entre os agentes sociais, políticos e econômicos.
Identificar o município onde mora e os municípios vizinhos percebendo as interações entre eles.
Território
Conjunto de paisagens contido pelos limites políticos e administrativos de sua cidade, estado ou país. É algo criado pelos homens, é uma instituição. Todo território é definido e delimitado segundo as relações de poder, domínio e apropriação do nele se instalam. Territorialidade é a relação entre os agentes sociais, políticos e econômicos interferindo na gestão do espaço geográfico, não é apenas uma expressão cartográfica. (Diretrizes Curriculares dos anos iniciais do Ensino Fundamental de História
O território brasileiro possui grande extensão, e é considerado um verdadeiro país-continente, sua área territorial o coloca em quinto lugar entre os maiores países em extensão territorial, com aproximadamente 8.514.876 km². Para saber mais sobre o assunto!
Atividade 1 Brincadeira - defendendo seu território
Em um primeiro momento da aula, explique brevemente a
importância do conceito de território, sem dizer o que essa expressão
propriamente significa, a fim de estimular a curiosidade da turma com relação a
essa expressão. Apenas elucide que ele está presente em todos os lugares, sob
diferentes formas e com diferentes níveis de poder e complexidade.
Em seguida, divida a sala em grupos – que podem variar entre
3 e 6 alunos por grupo, dependendo do tamanho da turma. No estabelecimento da
divisão, demarque na sala de aula um espaço específico para cada grupo, o qual,
a partir de então, irá lhes “pertencer”, ou seja, durante a atividade eles
exercerão um certo domínio sobre suas fronteiras.
Depois disso, estabeleça critérios para ganho ou perda de
territórios. Pode ser através de um quiz ou uma competição rápida, em
que os grupos derrotados vão cedendo parte de seu território para os
vencedores. Fonte da atividade aqui!
Atividade 2 Leitura de mapas
Apresentar aos alunos o mapa político do Brasil explicando que o Brasil foi dividido em Estados, essa divisão foi feita para facilitar a governabilidade. Cada estado tem seu governo próprio que são representados pelos governadores eleito pelo povo que moram naquele estado. Eles representam os interesses do povo daquele território. Os estados são de tamanhos diferentes. E em cada um deles há diversos municípios. A divisão do Estado em municípios também foi feita para facilitar a administração e a melhoria das condições de vida da população. (A maneira lúdica de ensinar de Graça Baltituci e Clélia Marcia de A. Melo) Peça aos alunos que localizem no mapa o estado a qual pertencem o seu município. Proponha, ainda, que que localizem os outros estados que fazem fonteiras com este estado sinalizado. Deixe que os alunos percebam as linhas imaginárias do mapa que indicam limites de territórios.
Atividade 3
Noções de pertencimento Explique de forma bem simples o conceito de país, estado e município usando um esquema abaixo como exemplo. Faça o exemplo na lousa para facilitar a visibilidade e a compreensão. Para relembrar os conceitos de lugares onde vivemos comece da representação da casa da criança fazendo conexão com sua realidade, a casa fica na rua, a rua fica no bairro, o bairro fica no município, o município fica no estado e o estado pertence ao pais Brasil. Exemplo 1
Outro exemplo que também pode ser usado é da boneca “Matrioska".Você conhece um brinquedo russo chamado “matrioska”? “Matrioska” é um brinquedo constituído por bonecas ocas que são colocadas uma dentro da outra. Nada melhor para ensinar na aula de Geografia o conceito de município, estado e país. Com essa atividade, as turminhas do 2º ano relacionaram as bonecas ao nível político-administrativo no Brasil e entenderam que o município faz parte do estado e que o estado pertence a um país.Fonte da atividade aqui! Exemplo 2
Município
O município é uma divisão legalmente realizada de
um território. São as várias partes que compõem um mesmo estado. Podemos dizer
que todo e qualquer lugar do Brasil, independentemente de seus domínios, está
localizado dentro de uma área municipal, que é administrada por uma prefeitura. Para saber mais sobre o assunto!
Atividade 4
Apresente o mapa do município de estudo a turma. Distribua a turma em grupos para fazer a leitura desse mapa indicando os municípios que fazem fronteiras com o município em estudo. Após a leitura cada grupo irá compartilhar suas descobertas.
Avaliação:
Será avaliado durante a aula o interesse, a participação e o desempenho nas atividades propostas através de observação do professor.
Plano de aula elaborado para educação infantil para que o aluno identifique o semáforo como sinal de trânsito para a segurança dos motoristas e pedestres. Reconhecer e diferenciar as cores do semáforo associando as suas funções para um trânsito seguro.
Tema da aula:
Sinalização de trânsito: Semáforo
Campo de experiências
Escuta, fala, pensamento e imaginação Corpo, gestos e movimentos
Faixa etária da Educação Infantil Crianças pequenas 4 a 5 anos e 11 meses
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento da BNCC
(EI03EF01)Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fotos, desenhos e outras formas de expressão.
(EI03CG05)
Coordenar suas habilidades
manuais no atendimento
adequado a seus interesses
e necessidades em situações
diversas
Objetivos da aula:
Expressar-se oralmente sobre o tema da aula. Utilizar a escrita espontânea para escrever palavras.
Criar um semáforo com os desenhos das mãos. Desenhar um trajeto, observando sinalização de trânsito e pontos de referências. Identificar o semáforo como sinal de transito para a segurança dos motoristas e pedestres.
Reconhecer e diferenciar as cores do semáforo associando as suas funções para um transito seguro.
Veja o vídeo educativo👇 pronto para usar com sua turma
Incentivo inicial:
Música da Xuxa Dirigindo meu carro
Dirigindo meu carro,
Dirigindo meu carro, Eu vou a praia dirigindo, O meu carro,
Sinal vermelho, Parou, Como é que faz o barulho do para-brisa? Xiu-xiu-xiu, Sinal vermelho, Parou, Como é que faz o barulho da buzina? Bi-bi-bi, Sinal vermelho, Parou, Como é que faz o barulho do motor? Brum-brum-brum.
Vídeo da música Dirigindo meu carro
Atividade 1
Apresentar o semáforo a turma explicando as cores e suas funções. Deixar que as crianças discutam sobre o tema.
Atividade 2
Aprendendo o significado das cores do semáforo
Propor as crianças uma série de perguntas utilizando o semáforo como sinal para seguir e parar. O sinal vermelho significa que o motorista deve parar, o amarelo atenção o sinal está preste a se fechar, necessitando cautela e o verde o motorista pode seguir em frente, está livre.
Simular algumas situações que aconteceria no trânsito. Converse com as crianças sobre a atividade, dizendo que para brincar devem seguir algumas regras. Eles vão ser os carros no trânsito. E que se desobedecerem serão multados, tendo que ficar na garagem.
Colocar as crianças em fila como se fosse o ônibus. A fila vai andar e a medida que o professor falar , a fila anda, diminui o ritmo ou para.
O ônibus corria pela cidade com muitos passageiros em seu interior. Ele vinha pela pela rua de repente o sinal ficou amarelo! Logo em seguida o sinal ficou vermelho. Minutos depois o sinal ficou verde. Agora troque o ônibus pelo carro (os alunos vão fazer individual) O professor vai fazer a mesma situação com os pedestres. Joana estava andando pela rua e precisava atravessar, o sinal está vermelho o que joana deve fazer? O sinal ficou verde e agora ela pode atravessar?
Atividade 3
Propor aos alunos que façam o seu próprio semáforo para brincar em casa com seus familiares. O semáforo pode ser feito com qualquer material que a criança tiver em casa , ser o for o caso de aula remota.
Semáforo com carimbo das mãos
Passo a Passo:
Pintar toda mão do aluno e carimbar na folha ofício branca;
Recortar a mãozinha em circulo;
Colar no painel de EVA
Fazer a estrada ao lado com pedaços de EVA branco.
http://valarteehabilidade.blogspot.com
Atividade 4
Criando...
O aluno desenhará o trajeto que ele faz da sua casa até chegar a escola. Outro lugar que o aluno frequente. Peça ao aluno para colocar os detalhes que ele encontrar pelo caminho: carros, praças, viadutos, pontos marcantes de sua cidade e outros. Depois do desenho pronto ele irá compartilhar seu desenho contando para os colegas sobre seu desenho.
Materiais: Vídeo: Dirigindo meu carro, Letra da música, EVA, cola, tinta guache, folha branca. Avaliação:
A avaliação acontecerá de forma contínua iniciada nas perguntas orais diagnosticadas no início da aula. Posteriormente, as realizações das atividades e interesse pelo tema da aula. Registro e reflexão sobre as atividades realizadas sobre o aprendizado da turma com a experiência vivenciada.
Referências:
Fonte da atividade Semáforo com os carimbos das mãos: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf
Plano de aula elaborado para educação infantil para que o aluno identifique e reconheça a sinalização de trânsito para segurança dos motoristas e pedestres. Reconhecer as regras de circulação de trânsito para um trânsito mais seguro.
Campo de experiências
Escuta, fala, pensamento e imaginação
Faixa etária da Educação Infantil Crianças pequenas 4 a 5 anos e 11 meses
Tema da aula: Sinalização de trânsito
Habilidade da Base Nacional Comum Curricular (EI03EF01)Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fotos, desenhos e outras formas de expressão.
Objetivos de Aprendizagem:
Expressar-se oralmente sobre o tema da aula. Utilizar a escrita espontânea para escrever palavras. Desenhar um trajeto, observando sinalização de trânsito e pontos de referências. Identificar e reconhecer a sinalização de trânsito para segurança dos motoristas e pedestres. Reconhecer as regras de circulação de trânsito para um trânsito mais seguro.
Incentivo inicial:
Apresentando a sinalização de trânsito para a turma por meio de placas. O professor pode imprimir as placas e colar no papel cartão para ficar mais firme. Durante a apresentação fará observações da importância de obedecer a sinalização de trânsito para a nossa segurança. Perguntará aos alunos se veem essas placas nas ruas e se conhecem suas funções.
t;http://educacaodigitalemtransito.wordpress.com/
Atividade 1
Apresentando a sinalização de trânsito por meio de placas
Professoranda Sthefany
Atividade 2
Assistir ao vídeo, abaixo, sobre as regras de segurança no dia a dia.
Pare, olhe e siga as regras de segurança
Após assistir ao vídeo, fazer uma roda de conversa sobre as normas de trânsito e de como motoristas e pedestres devem se portar para manter o trânsito seguro. Perguntas para nortear a conversa: Como devemos atravessar a rua? Como deve ser o transporte de crianças nos carros? Pode brincar nas ruas onde os carros circulam? Crianças pequenas podem ser transportadas em motocicletas? Pode colocar os braços e a cabeça para fora quando o carro estiver em movimento? Por que devemos usar o sinto de segurança? Atividade 3
O professor criará uma pista de trânsito utilizando o TNT preto e amarelo, carros de papelão para fazer a simulação com os alunos. O professor levará a turma para o pátio, onde colocará as placas e os sinais de trânsito trabalhados na pista para que os alunos reconheçam suas funções e respeitem a sinalização na brincadeira.
Pista, semáforo e carrinhos feitos pela professoranda Sthefany
Atividade 4 Desenhar o trajeto de casa a até a escola. Proponha aos alunos que desenhem os trajetos que cada um faz da sua casa até a escola, observando as placas de trânsito, faixa de pedestre, sinais de trânsito... existente neste trajeto. Peça a eles que coloquem pontos referências (padaria, açougue, ponte, etc.) e escreva seus nomes utilizando a escrita espontânea.
Materiais:
Vídeo: Pare, olhe e siga as regras de segurança, Folha de exercício, TNT preto e amarelo para a construção da pista, caixa de papelão, papel para encapar as caixas para a construção dos carrinhos.
Avaliação:
A avaliação acontecerá de forma contínua iniciada nas perguntas orais diagnosticadas no início da aula. Posteriormente, as realizações das atividades e interesse pelo tema da aula. Registro e reflexão sobre as atividades realizadas sobre o aprendizado da turma com a experiência vivenciada.
Fonte: Educação Digital em trânsito. Principais Placas de Trânsito. Disponível em: <http://educacaodigitalemtransito.wordpress.com/>. (Neste sítio você encontrará várias placas de trânsito.). Acesso em: 8 de setembro de 2018
Campo de experiências da BNCC Escuta, fala, pensamento e imaginação Traços, sons, cores e formas
Habilidade da Base Nacional Comum Curricular (EI03EF06)Produzir suas próprias histórias orais e escritas (escrita espontânea), em situações com função social significativa. (EI03TS02)
Expressar-se livremente
por meio de desenho,
pintura, colagem, dobradura
e escultura, criando
produções bidimensionais e
tridimensionais Público Alvo: Educação Infantil 4 e 5 anos (adaptar as atividades para cada faixa Tempo estimado:4 aulas
Objetivos de Aprendizagem: Interpretar oralmente a história contada. Produzir histórias orais e escritas. Produzir listas de palavras usando a escrita espontânea. Recriar a personagem da estória na forma de origami e desenho. Participar de atividades que desenvolva a percepção de esquema corporal e desenvolvimento da coordenação motora e motricidade fina. O vestido azul Conto popular criado por Sandra Aymone
2. Você mudaria o título ? Que nome você daria para a historinha?
3. Onde a menina morava?
4. Como ela costumava ir para a escola? Diga como você vai para a escola e depois compare com a menina.
5. Quem comprou roupa nova para a menina?
6. Depois que a garota ganhou roupa nova, o que fez sua mãe?
7. Qual foi a atitude do pai? Como ficou a casa do casal ?
8. O que fizeram os vizinhos ?
9. Como ficou o bairro ? O que disse o político ao ver as mudanças que os moradores fizeram no bairro ?
10. Como é o seu bairro? Qual o nome do seu bairro ? Em que cidade está situado? As ruas são limpas ? As casas são pintadas?
Atividade 2
Recriando a história da Menina do Vestido Azul
O professor inicia a história ou mostra um desenho relacionado a história contada. Ao sinal, uma criança continua a história da forma como ela desejar, um após o outro vai falando assim que o colega parar a narrativa. Assim todas as crianças tem a oportunidade de falar e criar um pedacinho da história.
O professor pode gravar a narrativa das crianças e depois reproduzir de forma escrita na lousa para que as crianças percebam que a fala delas podem ser transformar em registro escrito.
Torna-se fascinante dar à criança o poder de inventar e reinventar a história à sua maneira. Onde a criança possa mudar os fatos, o título, os personagens e o final da história dando o seu toque pessoal. O professor pode propiciar isso à criança através do fantoche, figuras ou mesmo na narrativa coletiva.
Atividade 3
Produção oral de texto e escrita espontânea
Eu começo, e você continua...
O professor lança uma frase como por exemplo " No meu bairro tem casas...outro aluno repete a frase do professor e escolhe outra palavra para acrescentar. No bairro tem casas, padarias... A terceira criança repete todas as palavras e assim sucessivamente.
Agora escreva uma lista das coisas que tem no bairro.
Após a criação da produção do texto oral, o professor irá propor para que as crianças que escrevam sobre que tem no bairro ditos por elas usando a escrita espontânea. Chamamos de escrita espontânea o fato de a criança registar do seu modo, de acordo com a fase em que se encontra e não de acordo com o código de escrita estabelecido. E logo após o aluno transformará aquilo que escreveu em um desenho do seu bairro.
Atividade 4
Trabalhando com listas (utilizando a escrita espontânea)
Leve para sala produtos de higiene corporal ou peça para cada aluno para trazer um produto de higiene corporal. Na roda de conversa, recordando a história da menina do vestido azul, faça perguntas sobre a higiene diária e como ela é importante para manter a saúde e bem estar das pessoas.
Após a reflexão do tema, proponha as crianças que façam uma lista de compras de produtos de higiene corporal que a família do aluno costuma comprar no supermercado.
Atividade 5
Dobradura do vestido Azul
Pedir aos alunos que façam um vestido de dobradura na cor azul e colar no meio de uma folha branca. A partir do vestido desenharão as partes que faltam para a construção do personagem da Menina do vestido azul.
Na construção do origami será desenvolvido estímulo da criatividade, aumento da capacidade de concentração, desenvolvimento da coordenação motora e motricidade fina, visão espacial e forma de expressão.
No desenho das partes que faltam do personagem será desenvolvido a percepção de esquema corporal que é a consciência do corpo como meio de comunicação consigo mesmo e com o meio. Um bom desenvolvimento do esquema corporal pressupõe uma boa evolução da motricidade, das percepções espaciais e temporais, e da afetividade.
Materiais: Papel colorido na cor azul, folha branca, lápis de cor e lápis preto, vídeo, folha de execício. Avaliação A avaliação acontecerá de forma contínua iniciada nas perguntas orais diagnosticadas no início da aula. Posteriormente, as realizações das atividades e interesse pelo tema da aula. Registro e reflexão sobre as atividades realizadas sobre o aprendizado da turma com a experiência vivenciada.